O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 83 Compartilhado 42 Comentários

A geração Millenium não é a mais cuidadosa na segurança dos seus celulares

Uma pesquisa da empresa de segurança Kaspersky Labs indicou que, em 2015, 30% dos jovens internautas (entre 16 e 24 anos) perderam um dispositivo (17%) ou tiveram o celular roubado (13%). Mas o que chamou a atenção é que 83% desse total afirmaram ter sofrido consequências negativas pela perda do celular, incluindo violação de privacidade e roubo de dados.

O fato de perder seus telefones mais vezes não é exatamente uma surpresa. Os jovens tendem a ser mais distraídos e se metem em situações que expõem mais os seus telefones. Mas o que é preocupante é o fato dessa faixa etária ser totalmente despreocupada com a proteção dos dados armazenados nos aparelhos. 

A geração Millenium não pode reclamar da falta de conteúdo sobre como proteger seus smartphones

Senão vejamos: dos 83% que tiveram dor de cabeça com a perda do telefone, um terço (34%) teve suas contas online invadidas, 25% perderam definitivamente suas imagens e vídeos pessoais e 24% tiveram suas informações pessoais e sigilosas vazadas.

Além disso, um quinto dos usuários sofreram punições no trabalho, pois o dispositivo perdido ou roubado continha dados corporativos (22%). E 21% notaram que as informações financeiras armazenadas no dispositivo foram usadas inapropriadamente. 

Androidpit privacy security
Preocupação com a segurança do smartphone não é exatamente uma preocupação entre os jovens/ © ANDROIDPIT

E, para completar o quadro, menos da metade das vítimas (40%) - após a perda ou roubo do dispositivo - solicitou o bloqueio do celular à operadora ou comunicaram o incidente à polícia. A pesquisa apontou também que apenas 29% limparam o dispositivo remotamente ou tentaram encontrá-lo usando um software de localização (15%).

O acesso maior a recursos não torna ninguém mais cuidadoso

Esses números são alarmantes pelo seguinte motivo: os jovens de hoje já são totalmente adaptados com dispositivos móveis e aplicativos afins e não precisaram passar por nenhum tipo de familiarização tecnológica, como ocorreu aos mais velhos (este que vos escreve incluso). Mas, mesmo assim, a falta de preocupação mínima com a segurança dos aparelhos ainda é notória. 

AndroidPIT virus 2
Soluções de segurança gratuitas para smartphones existem aos montes/ © ANDROIDPIT

“É fundamental, no mínimo, usar a proteção por senha, criptografar todos os dados sigilosos e manter os aplicativos de segurança atualizados”, declarou Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky. “O uso de recursos antirroubo bloqueia o acesso de terceiros, ajuda a localizar o aparelho e apaga seus dados pessoais, se necessário. Essas boas práticas melhoram em muito a proteção dos usuários, mesmo após um perda ou roubo”, acrescenta o especialista.

Que tal gastar um pouco do seu tempo para saber mais sobre segurança?

E mesmo com uma infinidade de recursos de segurança disponível (e, muitas vezes, gratuitos), a faixa etária mais conectada da população continua se importando muito pouco com a segurança do aparelho. E não é por falta de informação. 

Uma busca rápida aqui no AndroidPIT (ou em outros sites especializados) permite que se encontre uma variedade de matérias sobre segurança, dicas de como tornar o smarpthone mais protegido, de como bloqueá-lo em caso de roubo ou perda e indicações de apps que podem transformar seu telefone em uma pequena caixa-forte. Basta querer se atualizar. 

AndroidPIT antivirus teaser
No AndroidPIT você vai encontrar uma infinidade de matérias com dicas de segurança/ © ANDROIDPIT

A evolução dos dispositivos mobile tornou a nossa vida muito mais fácil para diversas tarefas. Na mesma medida, os pilantras – físicos ou virtuais – também enxergaram maiores oportunidades de botar a mão no seu suado dinheiro, seja acessando seus dados dentro do smartphone, seja simplesmente vendendo o aparelho. Ou apenas sumindo com as boas lembranças que você tenha guardado dentro do telefone.

Logo, que tal gastarmos um pouco mais do nosso tempo entendendo como tornar nosso smartphone mais seguro? Nossa privacidade e nosso bolso agradecem. 

E que medidas de segurança você tem no seu smartphone?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Andreu Vasconcelos há 10 meses

    Ser roubado é uma situação involuntária , assim ñ depende da vontade do indivíduo. Agora esses 17% que perdem o celular é demais. Desse montante de distraídos, gostaria de saber quantos pagaram por seus aparelhos. Pra mim a pessoa só dá valor e toma um cuidado redobrado com seus pertences qd sabe o quanto custa. Agora se perder e o papai e/ou mamãe vai lá e compra outro no dia seguinte, e ainda presenteia com um modelo superior aí fica fácil.

  • Marcelo Neri há 10 meses

    Os mais jovens são descuidados com segurança e também na conservação e limpeza do aparelho! Vejo cada aparelho num bagaço que dá até dó.

42 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
83 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi