O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 566 Compartilhado 48 Comentários

Cyanogen OS deixa Google Now de lado e passa a usar Cortana

Não é segredo que os desenvolvedores da Cyanogen pretendem substituir os serviços da Google utilizados no Cyanogen OS pelos da Microsoft. Depois de adicionar serviços como o Skype, o OneDrive e o Outlook, agora é a vez de substituir o Google Now pela Cortana, o assistente de voz da Microsoft. Mas será que a Cyanogen consegue integrar este aplicativo ao restante do sistema operacional tão bem quanto o assistente do Google?

Em entrevista ao IB Times, o CEO da empresa, Kirt McMaster, confirmou a novidade e disse que tal movimento é necessário para que os usuários aproveitem todo o potencial do assistente de voz da Microsoft:

"A Cyanogen está trabalhando com a Microsoft para integrar a Cortana à próxima versão do Cyanogen OS. Esta é a chave para impulsionar a Cyanogen para o mercado de massa. Atualmente, a Cortana está disponível como um aplicativo para Android, mas para que possa fazer uma diferença real, é preciso que o aplicativo seja integrado ao sistema operacional para que possamos aproveitar todo o seu potencial."

A questão aqui é se a Cyanogen será capaz de oferecer a mesma qualidade de serviço que os usuários do Android possuem hoje com o Google Now, como receber informações com base na localização, lembretes de eventos e busca na internet e no próprio celular. A Cortana é um dos melhores serviços que a Microsoft oferece para os usuários do WindowsPhone e mesmo na versão beta para Android já conquistou alguns fãs. Será muito interessante ver como o Cyanogen OS irá incorporar o assistente de voz ao nível do sistema, mas isso não deve ser um problema para a equipe de McMaster.

Contudo, depois de declarar que "quer tirar o Android do Google", com este movimento a Cyanogen pode até se afastar da gigante das buscas, mas está definitivamente caminhando na direção oposta da "liberdade". Vale ainda lembrar que o Cyanogen OS não é a ROM customizada CyanogenMod, e para tê-lo é necessário comprar um dispositivo rodando com tal plataforma móvel.

E aí, você gostaria de testar o Cyanogen OS? Qual é o melhor assistente de voz para smartphones na sua opinião?

Fonte: IB Times

566 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Lucas T. 14/set/2015

    CyanogenMod e CyanogenOS são partes de uma empresa chamada Cyanogen Inc. A Cyanogen Inc e o CyanogenOS surgiram depois da CyanogenMod, que foi uma das primeiras ROMs Android modificadas. O que aconteceu depois de um tempo foi que os desenvolvedores envolvidos no projeto acabaram optando por monetizar o negócio e criaram a Cyanogen Inc e o CyanogenOS que nada mais é do que a junção das melhores características do CyanogenMod, mantido pela Cyanogen Inc e voluntários, e algumas características próprias, vendido como OEM em smartphones específicos. Resumindo, é como a Google faz com o Android, o vendem embarcado nos dispositivos mas mantém o projeto AOSP para que voluntários possam desenvolver soluções e ROMs além do que o Android "puro" oferece, e acabam, não com tanta frequência quanto a Cyanogen Inc, absorvendo algumas características para versões futuras do SO.

  • Guilherme T 14/set/2015

    O Google nunca atrasou uma atualização se quer nos meus dispositivos e também nunca tive problemas com instabilidades ou travamentos desde o Honeycomb 3.0, mas vale lembrar que tenho dois dispositivos Nexus.
    Se as outras fabricantes são porcas quanto as suas atualizações, bom, aí a conversa é outra.

48 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tô ansioso para ver isso na prática. ..
    Será q essa novidade vem na cm 13?

  • Gostei da ideia, pra mim não via vantagem em CyanogenOS com apps Google, sendo a mesma coisa que o Android, agora ai irá unir o Android com os apps da Microsoft, que convenhamos, pacote office é insubstituível, outlook e skype/skypeforbusiness, ótima ferramenta de trabalho.

  • Eu não vi nada demais nesta cortana da Microsoft...... Prefiro mil vezes o Google now.....

  • Que piada essa Cyanogen Inc. Recebendo investimentos da Microsoft, isso já era de se esperar. Adoro custom ROMs, mas hoje opto por qualquer coisa que não tenha a Cyanogen envolvida.

  • Gostei da ideia de ter a Cortana em uma variante de sistema operacional Android.
    Para aqueles que amam a rom CyanogenMod, não precisam de alardes, pois até o momento o projeto não engloba a rom.

  • MS e seus cavalos de tróia .....abre o olho Google.

  • CyanogenMod e CyanogenOS são partes de uma empresa chamada Cyanogen Inc. A Cyanogen Inc e o CyanogenOS surgiram depois da CyanogenMod, que foi uma das primeiras ROMs Android modificadas. O que aconteceu depois de um tempo foi que os desenvolvedores envolvidos no projeto acabaram optando por monetizar o negócio e criaram a Cyanogen Inc e o CyanogenOS que nada mais é do que a junção das melhores características do CyanogenMod, mantido pela Cyanogen Inc e voluntários, e algumas características próprias, vendido como OEM em smartphones específicos. Resumindo, é como a Google faz com o Android, o vendem embarcado nos dispositivos mas mantém o projeto AOSP para que voluntários possam desenvolver soluções e ROMs além do que o Android "puro" oferece, e acabam, não com tanta frequência quanto a Cyanogen Inc, absorvendo algumas características para versões futuras do SO.

    • E isso reforça e a coloca em destaque no mercado, tornando-a um grande e potencial atrativo para futuras aquisições, gente. Neste mundo, com competitividade em alta, não dá mais tempo de criar nada, desenvolver nada que leve muito tempo. Tem alguém pequeno (leia-se não gigante) que fez e está com uma solução pronta, como neste caso da Cyanogen, uma dessas gigantes vem e compra. Temos vários exemplos no mercado, que começaram como embriões e depois tomaram corpo com milhões de usuários. É o mercado hoje. Nada se cria. O que pouco que se cria acaba num termo elegante: entra em processo de aquisição. =D

    • Eu não sabia. Boa explicação. Vlw!

    • Na verdade não é bem assim que a Google trabalha. A parte da cyanogem está correta, a da Google não está 100%. A Google embarca o Android apenas e unicamente nos dispositivos Nexus, todos os outros aparelhos e fabricantes utilizam a AOSP, modificam e entregam em seus dispositivos. O que a Google faz é "vender" o ecossistema android, ou seja, os Gapps, se você quiser ter a Play Store no aparelho que irá comercializar, terá que enviar a requisição e atender algumas exigências contratuais da Google. Em suma, a Google não embarca o Android em aparelhos, por isso que as atualizações ficam por cargo da fabricante, já a Cyanogen Inc, comercializa o Cyanogen OS para fabricantes (Ficando responsável por todo o suporte ao sistema) e mantem o CyanogenMod para a comunidade de desenvolvedores.

      Em contrapeso a Google não cobra um único centavo pelo Android, ganhando unicamente com os seus aplicativos, enquanto a Cyanogen Inc vive de acordos comerciais entre parceiros e fabricantes.

  • tem muita gente equivocada aqui. cyanogemod não é cyanogen os. a cyanogemod não vai mudar nada pra nenhum dispositivo. enquanto a cyanogen os você tem que comprar um dispositivo que tenha. a cyanogemod continuará a mesma, sem nada de Microsoft.

  • Não duvido nada que daqui a algum tempo, uma dessas gigantes (Google, MS, Apple) paguem uma 'baba' por esse sistema, absorvam suas equipes, softwares e melhorias, e pronto! Voltaremos a ter Android, iOS, e WP como SO disponíveis de novo. Hoje em dia não existem mais ameaças. Quando elas começam a ser encaradas como tal, são convidadas para jantar num lugar chique e discreto, e lá recebem uma bolada como oferta para ser tornar 'parceira'. É o futuro....Mercado grande na mão de poucos.

  • Ainda prevejo Cyanogen rodando em smart com WP

  • Ixiii abre o olhoo Google , se não esse tiro de sistema aberto vai sai pela culatra ein ...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi