O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 18 Compartilhado 2 Comentários

CyanogenMod: anunciadas duas versões e nova função de vídeo

 E as novidades não param de chegar da popular ROM customizada/companhia de software. Desta vez temos um importante comunicado de um dos fundadores sobre o futuro da ROM, além do anúncio de uma nova função por parte de um de seus desenvolvedores.

androidkitkat09
Desde a sua transformação em empresa, as novidades chegam em ritmo acelerado do CM. © CyanogenMod

Duas edições

Steve Kondik revelou na conferência para desenvolvedores Big Android BBQ que a ROM terá em breve duas edições: uma “Community Edition” e uma “Pro Edition”. A Community Edition é, de maneira geral, a versão da ROM que já podemos instalar. Ela é destinada a todos que desejam liberdade completa em seus smartphones. Hacking e theming, além de outras ações, são possíveis com esta versão, que dá acesso root ao aparelho.

Com a Edição “Pro”, a história é outra. Apesar do nome sugerir tratar-se de uma versão especial do CyanogenMod para power users, ela é exatamente o contrário, voltando-se para o grupo que instalou a ROM customizada através do CyanogenMod Installer e não possui muita experiência no universo das ROMs.

Na Pro Edition, o acesso root vem desativado, e com isso a ROM à primeira vista se parece com as versões do Android produzidas pelos diversos fabricantes. A vantagem é que as configurações avançadas estão a qualquer momento disponíveis, o acesso root pode ser ativado e a Pro Edition pode se tornar facilmente a Community Edition.

Community Edition Pro Edition
Feita para Hacking/Modding Criada para dar segurança
Depuração pode ser feita pelo usuário Destinada ao usuário médio (sem possibilidade de debug)
Assinado com keys públicas Assinado com keys privadas
Root vem ativado Root vem desativado
Movido pela comunidade Projeto OSS como base
Updates de sistema altamente flexíveis Updates simples e automáticos
  Novas versões a cada 2 semanas
androidkitkat09
Uma das novidades são os Live Folders. / © CyanogenMod

Outras Novidades

Mas isso não é tudo. Além das duas edições o Steve Kondik anunciou as seguintes funções:

  • APIs especiais devem dar aos desenvolvedores acesso a funções específicas do CyanogenMod.
  • Remote Display Framework: com isso será possível transmitir sem fio o conteúdo do seu smartphone para outras telas. Como exemplos de utilização foram mencionados o Airplay, o Chromecast e vídeos da tela.
  • Live Folders mostrarão conteúdos alternativos diretamente na homescreen, como as últimas conversas.
  • Unified Messaging: com o novo app de mensagens serão unificados não apenas o SMS e o Hangouts, mas também todos os serviços de mensagem. A equipe do CyanogenMod defende que as pessoas com quem se conversa devem ter prioridade, e não os apps. O Live Folder “últimas conversas” se lembra do último serviço de mensagem utilizado com determinada pessoa e o abre automaticamente, direto da homescreen.

Algumas novidades como o Live Folder são estão integrados nas Nightly Versions, e podem ser testadas pela comunidade.

androidkitkat09
© AndroidPIT

Captura de Vídeo

Uma interessante função nova merece destaque. Ela foi anunciada pelo desenvolvedor Koushik Dutta, e permite que você grave vídeos das suas operações no smartphone.

Para fazer uma captura de tela em muitos dispositivos Android basta, como é sabido, clicar no botão de energia e no de abaixar volume ao mesmo tempo. Agora o pessoal do CM criou a possibilidade de ativar a captura de vídeo com o botão de energia e o de aumentar volume pressionados simultaneamente. Imagem e som externo são gravados, e o movimento do dedo na tela pode ser visto como um ponto branco.

A nova função é muito útil quando se deseja demonstrar funções ou aplicativos do smartphone ou tablet, e também para gravar um erro e enviar o vídeo como relatório de bug aos desenvolvedores.

Este app será em breve disponibilizado pelo CyanogenMod, mas uma data específica não foi mencionada pelo Koushik Dutta. Tampouco está planejado um aplicativo independente, que funcione sem a ROM customizada.

Assista abaixo ao vídeo demonstrativo da nova função:

18 Compartilhado

2 Comentários

Escreva um comentário:
  • Bom eu só gostaria de saber se vão produzir uma ROM para o Motorola RAZR D3 XT920.

    • Devido ao fato de os aparelhos Razr D1 e D3 serem comercializados inicialmente apenas no Brasil, ainda não tem previsão para lançamento de ROMs para esses aparelhos, já que brasileiro não sabe fazer nada construtivo, apenas destrutivo.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi