O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 9 Compartilhado 7 Comentários

Afinal, CyanogenMod vai ou não oferecer suporte ao Galaxy S4?

Como sabemos, um dos grandes pontos positivos do Android é ser livre e passível de personalização. Nesta semana, um dos colaboradores da CyanogenMod publicou um comentário no Fórum do XDA Developers no qual afirmava que um dos maiores coletivos de desenvolvedores que suportam a ideia de distribuir ROMs Android personalizadas não ofereceria suporte ao Galaxy S4. Para aqueles usuários que incentivam esta ideia e que gostariam de comprar o dispositivo, a novidade não foi nada boa, visto que teriam que se conformar com o Android de fábrica da Samsung. Entretanto, agora a tarde, no perfil da CyanogenMod no G+, foi publicada uma mensagem dizendo que "a CM não faz pré-anúncios de suporte ou não suporte de dispositivos".

cyanogenmod 101 m2 android 422
Samsung Galaxy S4 e a polêmica sobre o suporte da CyanogenMod. / © CyanogenMod

Em um desabafo logo pela manhã, o membro ZpLoDWilD, publicou a seguinte mensagem sobre a possibilidade do time Hacksung oferecer suporte ao Samsung Galaxy S4 no fórum do XDA Developers:

Ninguém na equipe Hacksung (time por trás do Galaxy S2, Note, Galaxy S3, Note 2, G Tabs ... portas oficiais da CM) planeja comprá-lo, nem mesmo desenvolvê-lo. Existem duas variantes que serão penosas de manter, [e] os erros que temos no S3, provavelmente, estarão no S4 também (câmera), e todos nós sabemos da capacidade da Samsung em liberar fontes enquanto permanecem em linha com a linha principal. Sim, a Qualcomm lança as fontes, mas as fontes Exynos que tínhamos estavam longe de [trabalharmo] com os atuais produtos Galaxy. Eu tenho certeza que o mesmo vai acontecer para este.

Este é o nosso "não" unificado.

Agora à tarde, a equipe da CyanogenMod foi taxativa e disse que qualquer anúncio a respeito da "falta" de suporte a dispositivos será comunicado através das suas páginas oficiais como Google+, Twitter, Facebook ou pelo blog do coletivo, mas nunca em um fórum de terceiros.  Além disso, frisaram que ninguém fala em nome do time CyanogenMod:

Esta manhã, um comentário de um colaborador da CM no XDA foi levado como "absoluto" no que diz respeito ao apoio ao S4. No comentário estavam a opinião de quatro mantenedores do TeamHacksung, suas frustrações e falta de interesse em apoiar o S4. O que está aparentemente escondido naquela leitura é que os comentários de um indivíduo não falam pela CyanogenMod enquanto organização. Quanto à nossa posição em relação ao S4, não há nenhuma neste momento e, definitivamente, não haverá nenhuma antes do dispositivo chegar ao varejo. 

Equipe CyanogenMod

Os desenvolvedores Codeworkx, Gokhan Moral e Entropy512 compartilham da opinião do primeiro e disseram que se recusariam a assumir o desenvolvimento da CyanogenMod para o S4. Como se sabe, o Samsung Galaxy S4 vem em duas versões ao mercado, uma com o Exynos 5 Octa, e outra com o processador da Qualcomm, Snapdragon 600. Este fato torna ainda mais difícil trabalhar a portabilidade da ROM do aparelho. Outra questão, é que a Samsung não é uma fã na hora de oferecer ajuda aos desenvolvedores, o que deixa complicado oferecer uma ROM estável, como foi o caso do Galaxy S3.

Até o momento, não temos nem um sim, nem um não por parte da equipe da CM, porém, não acredito que o fato da CyanogenMod não oferecer suporte ao Galaxy S4 vá ser sentida diretamente nas vendas do aparelho, mas é triste perceber que a empresa parece caminhar de encontro a um sistema operacional que descaracteriza o Android que conhecemos: aberto! Talvez este seja o preço da evolução dos dispositivos da sul-coreana.

9 Compartilhado

7 Comentários

Escreva um comentário:
  •   60

    +geraldo tu pode fazer um post no fórum? até mesmo para explicar mais a respeito desse cm9 que tu baixou da play store, se lá não se baixa rom.

  • Boa noite senhores !! tentei atualizar meu sansung galaxy ace para cyanogen 9
    baixei o aplicativo do play store . depois desliguei o aparelho e não ligou mais.
    alguém sabe o que pode ser feito para sanar essa pani.

  •   60

    a Samsung também ajuda ela tem a página Samsung opensource que tu encontra os código fonte de todos os aparelhos, o problemas são mesmo os drives de cpu, gpu, câmera, que normalmente não são elas que fazem e sim terceiro, e esses terceiro que não libera o código fonte tipo a Qualcomm, ela nunca liberou os código fonte das gpus, sempre foi um problema.

  • Completando a ideia, se não fosse pelo CM, os smartphones realmente ainda estariam no 2.1, meu Motorola Spice é exemplo de honra e luta por dias infernais: a Motorola o vendeu com a GPU desativada e nunca liberou os drivers para ligá-la. Sem driver, sem ROM.
    As empresas deveriam seguir o exemplo da Sony, a empresa que mais auxilia os desenvolvedores por meio do Sony Developer World.

  •   60

    +Camila, concordo plenamente.muitos aparelhos hoje estariam com o 2.1 se não fosse por eles, e acho que essa é a essência, se concentrar nos aparelhos que foram esquecidos pelos seu fabricantes, e não em lançamentos que terão suporte por no mínimo duas atualizações.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    19/mar/2013 Link para o comentário

    Pois é +Jefferson, por este motivo acredito que não se pode crucificar os desenvolvedores que usaram o canal do XDA Developers para desabafar... pois é difícil trabalhar com tantas limitações!

    Um salve à equipe da CyanogenMod!

  •   60

    em todas as roms que acompanheivo desenvovimento da parte da cyanogenmod, a maior dificuldade foi justamente a câmera e o processador, na parte do processador os fabricante deles que não é a Samsung, se recusam a fornecer o código fonte dos drives do processador, o força cos desenvolvedor a escrever ele do zero, o que por muita vezes torna inviável o trabalho como um todo, imagina trabalhar em cima de duas versões de processador recém lançado. acho que é por isso o desinteresse por parte deles, as pessoas não tem idéia o que é escrever código do zero, testar ver erros, erros esses que podem queimar o aparelhos, e sem nenhum suporte, não é estimulante, pelo menos essa é a minha visão do porquê da negativa.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi