Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta
Review Escrito por:

Dê voz Traduzir

Escrito por: Mauro Feola — 2/set/2012

Hoje em dia, os smartphones são capazes de fazer tudo e mais um pouco. Uma das ferramentas mais usadas por usuários é a de tradução. Queremos apresentar-lhes o Dê voz Traduzir, um app que faz as vezes de um intérprete. Imagine, portanto, ter em seu bolso um desses apps. A pergunta é se ele funciona bem. Para a resposta, leia o nosso review de hoje.

Avaliação

Versão testada Versão atual
1.0 1.3

Funções & Utilização

Dispositivo: Samsung Galaxy Nexus rodando Android 4.1.1
O aplicativo tem como princípio facilitar a comunicação de usuários que falem línguas diferentes. Na parte inferior da tela, encontram-se os botões para o reconhecimento vocal, os quais podem ser utilizados para traduzir alguma frase de uma língua para outra.

Traduzir um texto é brincadeira de criança: basta tocar no botão, falar, tocar novamente e pronto: o texto será exibido e traduzido na língua desejada. Muito bom para ser verdade? Mas tudo funciona mutio bem. Infelizmente, quando se quer traduzir algo do inglês para uma outra língua, o app não parece reconhecer muito bem tudo o que se diz, sobretudo se quem estiver falando tiver um sotaque muito forte. Na descrição do app, no entanto, diz-se que sotaques não são um problema. O fato é que mesmo os americanos e australianos que testaram nosso app perceberam que o app tende a suportar um inglês mais standardizado e que, nesse caso, parece estar mais próximo do britânico...

E mesmo se o app reconhecer precisamente o que você diz, isso não significa que a tradução para a frase seja das mais precisas. Uma vez que o texto esteja traduzido, é possível escutá-lo ou ainda compartilhá-lo. Através do botão da parte superior direita, você poderá acessar as configurações do app e selecionar o idioma desejado. Estão disponíveis, no momento, o seguintes idiomas: dinamarquês, holandês, inglês (UK, US, AUS), francês (UE, CAN), alemão, chinês (cantonês e mandarim), italiano, japonês, coreano, norueguês, polonês, português (UE, Brasil), russo, espanhol (UE, América), sueco e taiwanês (mandarim).

Nas configurações, é ainda possível selecionar a duração das gravações de voz, longa ou curta. Testamos este recurso e foi-nos difícil diferenciar o que é um e o que é outro.

Conclusão:
O Dê voz Traduzir é um instrumento para fazer traduções de diferentes idiomas. Para obter o máximo deste app, aconselhamos-lhe falar da maneira mais correta possível, ou seja, sem sotaque muito carregado e cadenciado. Apesar disso, você ainda poderá terá a ingrata surpresa de ter um texto traduzido de maneira imprecisa.

Não existe uma maneira de produzir textos a serem traduzidos que não por meio da voz. Isso pode dificultar a vida do usuário, sobretudo quando o app não reconhece precisamente o que se quer dizer. Em geral, não vemos grande vantagem em ter o Dê voz Traduzir, já que o Google Translate oferece uma gama de idiomas bem maior e permite a digitação de textos para tradução. E mais: é gratuito. Como o Dê voz... está em sua primeira versão, certamente virá com novidades. É esperar para ver.

Tela & Controles

O Dê voz Traduzir têm características que o fazem ser bastante agradável e simples de usar. Sem contar que o seu design é pra lá de bom.

Velocidade & Estabilidade

O Dê voz Traduzir funciona muito bem, seja em termos de velocidade ou estabilidade. Os nossos testes de tradução foram exibidos imediatamente e mesmo para escutar o áudio, tudo funciona muito rápido.

Relação Preço/Desempenho

O Dê voz Traduzir está disponível no App Center do AndroidPIT por 0,99 euros ou R$ 2,52. Evidentemente, o app vem sem banners publicitários. Não podemos deixar de mencionar que o Google também tem um serviço de tradução, o Google Translate, que não custa nenhum tostão e, até o momento, fornece um espectro de funcionalidade ainda mais amplo.

Screenshots

Dê voz Traduzir Dê voz Traduzir Dê voz Traduzir Dê voz Traduzir Dê voz Traduzir

Sem comentários

Escreva um comentário: