O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
564 Compartilhados 144 Comentários

Como desbloquear o dispositivo se você esqueceu o padrão de desbloqueio?

Usar o padrão para bloqueio de tela é sempre muito útil e seguro, claro, desde que você não se esqueça qual o padrão definido por você para o seu dispositivo. Para você que já teve este problema de esquecimento ou por algum motivo inviabilizou o uso do aparelho, separamos as 3 principais soluções para resolver este problema.

lockscreen
Esqueceu seu padrão? Essas dicas podem te ajudar. / © ANDROIDPIT

Nota do editor: Este artigo foi escrito com o objetivo de auxiliar os membros da nossa comunidade Android e demais leitores do AndroidPIT. Todas estas informações também podem ser encontradas no serviço de suporte da Google.

1. Desbloqueio pela conta do Gmail

Após 5 tentativas inválidas, o dispositivo irá solicitar que seja aguardado 30 segundos para que o usuário possa refazer as tentativas. Neste momento, no canto inferior direito irá aparecer a opção “esqueci o desenho”, que levará o usuário a tela para inserir sua conta do Gmail (a mesma utilizada na Play store e em todo o dispositivo). Uma vez digitado corretamente o endereço do e-mail e senha, o dispositivo será desbloqueado e você poderá criar um novo padrão ou um novo método de bloqueio.

senhas
Redefina sua senha através da sua conta do Gmail padrão. / © ANDROIDPIT

2. Excluir o arquivo gesture.key do dispositivo

Este é um procedimento mais complexo, mas se realizado com calma e atenção não haverá problemas para desbloquear o padrão caso você tenha esquecido. Vale ressaltar que o dispositivo deve estar rooteado e também a opção de depuração USB deve estar ativada nas opções de desenvolvedor do seu dispositivo. Também é importante que todos os drivers do aparelho estejam devidamente instalados no computador onde será realizado este procedimento.

Bem, vamos ao que interessa. O gesture.key é o arquivo responsável por memorizar o padrão de desbloqueio que você definiu para o seu dispositivo, ou seja, uma vez excluído dos arquivos do sistema seu aparelho estará desbloqueado. Para começar é necessário ter instalado o ADB (Android Debug Bridge). Quando instalado você entrar na pasta aonde instalou e clicar no arquivo ADB. Feito isto uma janela pop up irá aparecer e desaparecer rapidamente.

O próximo passo é abrir uma janela de comando no mesmo lugar. Para isto pressione Shift + o botão direito do mouse, e vamos clicar em "Abrir Janela de Comando". Na janela que irá aparecer você deve digitar este comando -> adb shell rm /data/system/gesture.key, e após apertar a tecla “Enter”. Feito isto vamos reiniciar o telefone pela própria janela de comando, escrevendo adb shell reboot. Uma vez reiniciado o padrão de desbloqueio será removido e você poderá definir um novo padrão nas configurações do sistema.

unlock 2
Janela de comando deve aparecer conforme as indicações. / © ANDROIDPIT

O teste foi realizado com um Nexus 5 pela nossa equipe, e por um Moto X 2014 por mim. Se você seguiu todas as instruções acima e algo deu errado, deixe-me saber o que aconteceu para buscar uma solução através dos nossos comentários.

3. Hard Reset

Após realizar as duas tentativas acima e ainda assim nada deu certo, o modo hard reset será sua última escolha. A opção está acessível através do modo de recuperação, e para acessa-la deve se manter pressionado os botões volume down + power simultaneamente até que o dispositivo seja reiniciado. Uma vez no modo de recuperação, vamos percorrer as opções utilizando o botão de volume. Devemos escolher as opções Wipe data/Factory reset, que retornará seu dispositivo Android a configuração de fábrica.

nexus 5 recovery fastboot
Adeus! Todos os meus dados. / © AndroidPIT

O problema? Esta tentativa faz com que todos os dados, aplicativos e arquivos pessoais sejam apagados da memória interna do dispositivo. Portanto, você só deve usá-lo como último recurso.

Você alguma vez já esqueceu o padrão de desbloqueio do seu dispositivo? O que fez para resolver?

Os comentários favoritos dos leitores

144 Comentários

Escreva um comentário:
  • O meu também está assim, não aparece a opção "esqueci a senha" e não quero fazer o Hard reset.

  • Gente, me ajudaa! Assim que comprei meu moto g 2 no começo do ano passado eu coloquei o bloqueio de tela por desenho padrão. Deu problema (meus pais não sabiam colocar, toda hora alguem pedia, meu irmão bloqueava) então eu decidi tirar aí um dia desse quis colocar de novo . Mas não sabia o desenho atual ( aquele do ano passado) fiz uma bagunça , coloquei no modo convidado , tirei e quando voltei estava bloqueado . O grande problema ,além de eu não sabera a senha pra desbloquear, é que não aparece a opção "esqueci a senha" , nem pelo pin , nem pelo Google. Não queria fazer o Hard reset pois tem coisas importantes. Alguém pode ajudar???

    Só aprece "emergência" em baixo das bolinhas para desbloquear.

  • os ladrões que vão se beneficiar desta dica, mas tem que ser um ladrão bem antenado, pois mesmo com algumas dicas na internet esses são burros e não vão saber ....

    porém, pra quem usa o aparelho e esqueceu esta sequencia, eu só digo uma coisa. VOCÊ É BURRO(A) PRA CARALHO. VAI TOMAR NO CU, PRA QUE COLOCA UMA PORRA DE UMA SENHA DESSA E ESQUECE? TEM QUE TOMAR É NO MEIO DO CU MESMO E GASTAR DINHEIRO PRA PAGAR UM BOM TÉCNICO PRA RESOLVER O PROBLEMA.. POR ISSO EU TO NA ÁREA, EU FAÇO MANUTENÇÃO DESSAS MERDAS E ATENDO TANTA GENTE BURRA, E DOU GRAÇAS A DEUS POR EXISTIREM GENTE BURRA ASSIM QUE VEM ME DAR DINHEIRO PRA ARRUMAR ESSA BURRADA.. POVO BURRO DO CARALHO.. BRASILEIRO É BURRO DEMAIS PQP..

  • eu fis o modo recovere la mai aki deu certo so que na h que chga na parte de por as configurasoens eu n consigo passar da parte do email eu ponho oemail mais n da pq

  • Um método fácil (muito fácil) é utilizar o Gerenciador de arquivos do recovery, por exemplo o do Twrp, e procurar o local onde fica o gesture key, que é em: "Data/System/" e procurar o gesture key na pasta, pra quem usa a ROM do cianogen mod, deve também apagar o "CMGesture.key", e depois reiniciar o celular, se ainda aparecer para colocar senha, você vai ver que ao clicar em qualquer bolinha do padrão o celular vai desbloquear.

    • Olá Wanderson, preciso muito de sua ajuda, pois bloqueei meu aparelho através de senha numerica e estou a 2 dias tentando entrar, não consigo saber quais numeros coloquei, porém não gostaria de resetar pq perderei todos os meus dados internos, fotos do meu filho... por favor como fazer o que vc indicou acima? Não sei nem por onde começar... só sei q estou desesperada e não gostaria de perder meus dados. Tenho um S6.
      Por favor consegue me ajudar? COnsegue me orientar ?
      Desde já agradeço sua atenção.
      Att.
      Keli

  • Já errei a senha mais de 5 vezes, e não aparece pedido de e-mail. Não posso voltar ao modo de fábrica, pois preciso do que tem dentro, e a 2a opção, não sei fazer isso x.x hahahah Existe alguma outra forma ? :c

  • Eu faço o desbloqueio de email conta google de qualquer celular!
    chama no whats 34991078791
    ou na minha pagina www.facebook.com/desbloqueiocontagoogle/

  • Será que consigo o moto g?

  • Como deixado em aberto na publicação, na opção 2, que dando algo errado postar nos comentários, po favro, gostaria muito de ajuda.
    Quando faço o processo aparece "error: closed". O que pode estar acontecendo?

  • O desbloqueio com a conta do Google funciona se a conta do aparelho a ser desbloqueado já estiver sido cadastrada em outro aparelho?

  • Incrível como retiraram a opção de colocar o e-mail para desbloquear. Estou com esse problema no meu Motorola Moto X (XT 1058 - 1ª versão) android Lollipop, já cheguei a quase 200 tentativas e nada de bloquear para colocar e-mail. Como posso redefinir a tela? Se eu fazer o "reset" perco ou não meus dados do celular???

    Se puderem me enviar um e-mail para carbonieri_marcus@hotmail.com, agradeço demais.

    Obrigado.

    • estou com o mesmo problema que você, caso alguem tenha enviado algo para o seu email, me manda um emial tambem
      kamilaxavier24@hotmail.com

      • Não, ninguém me mandou nada.
        Eu fui no site do google e fiz o "reset". Deu certo, perdi as fotos e músicas, mas tinha salvo na nuvem. O celular voltou com todas as minhas configurações e aplicativos.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi