O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
11 Compartilhados 1 comentário

O desenho dos aplicativos Android que os usuário amam - Por Go!Chat

A minha colega, Isabel Valencia, foi à Múrcia, na Espanha, para cobrir o primeiro Droidcon espanhol com um Hackathon (combinação de “hackers” com o sufixo “thon” para referir-se a uma espécie de maratona de programação). Este é o ponto de encontro de desenvolvedores Android que realmente conhecem o ecossitema. Por lá, ela assistiu algumas palestras e apresentações, como a do pessoal do Go!Chat, confira o que Luis Santos falou o desenvolvimento de aplicativos para o sistema operacional da Google.

Luis Santos durante palestra sobre o design de aplicativos. (c) Isabel Valencia 

Por Isabel Valencia:

Na Droidcon de Múrcia, aconteceram várias conferências com foco no desenvolvimento de aplicativos. Algumas mais técnica do que outros. A equipe do Go!Chat falou nesta manhã sobre uma das coisas mais importantes no desenvolvimento de aplicativos Android: o Design. De uma forma bastante simples, Luis Santos utilizou apenas meia hora para compartilhar a chave para o sucesso de uma aplicativo.

"Não existe carinho nos aplicativos Android". Assim, Luis começou a apresentação no Droidcon de Múrcia. O desenvolvedor de Go!Chat veio para falar de amor, ou, o que dá no mesmo, em como criar aplicativos que o usuário ame. Desta forma, explica que muitos podem acreditar que o problema é a fragmentação, mas, na realidade, os desenvolvedores devem ver a fragmentação como uma oportunidade, pois podem criar uma melhor experiência para o usuário, de uma forma personalizada.

Luis deixou claro. Seu primeiro conselho foi enfático: "Não desenvolva algo que você não usaria". Estou totalmente de acordo. Após o conselho principal e geral, ele rtouxe alguns mais específicos:

1. Boa Landscape

Muitos desenvolvedores esquecem que o landscape é primordial. Para os recém-chegados ao Android, vou explicar o que isso significa. Quando nos referimos à Landscape, estamos falando do visual na horizontal. Existem muitas aplicações que não estão prontas para um bom posicionamento. Esta é uma falha bastante comum e grande, pois é lógico que muitos usuários vão utilizar a função landscape (e eu me incluo nisso) do nosso smartphone.

2. Animação

Este é dos elementos mais atraentes de um aplicativo e pode atrair ainda mais pessoas. Nas palavras de Luis: "O nosso mundo é animado, assim os aplicavos também devem ser." Só não exagere.

3. Configurações

O cenário ideal para um utilizador é aquele em que não são necessários ajustes. Isso não significa que um super usuário não possa ter ferramentas. Faça configurações necessárias para o usuário padrão e para o super usuário utilize outras ferramentas e suporte beta. Isto fará este tipo de usuário se sentir parte do aplicativo, o que é sempre bom e cria algo comum.

4. Barra de Notificações

Android oferece uma barra de notificação magnífica com infinitas possibilidades. Desenvolvedores devem familiarizar-se com ela, levá-la, respeitá-la, mas não sobrecarregar o usuário com notificações desnecessárias. Luis aconselhou a utilização de notificações em grupo.

5. Personalização

Todos os usuários são designers. "Todos nós gostamos de decorar a nossa casa e, é claro, personalizar o nosso smartphone." Assim, um bom aplicativo deve oferecer boas opções de personalização.

6. Anúncios

O usuário passa a aceitar os anúncios enquanto o aplicativo é gratuito. O problema surge quando estes anúncios dificultam a experiência do mesmo. É, portanto, muito importante saber como incorporar anúncios.

7. Fun

O usuário deve se divertir ao usar o aplicativo. Da mesma forma, o aplicavo precisa de um selo de identidade, que se torne um mascote. Estes ícones devem aparecer mesmo em momentos críticos, como falhas de sistema ou erro no envio de documentos ou o que seja.

Por fim, Luis resumiu em uma palavra o que para ele é desenvolver um aplicativo: LOVENGINEERING. Eu já avisou desde o início que essts dicas vinham com muito amor, porque o mais importante é fazer o usuário feliz. O que você acha disso? Existe amor nos aplicativos Android?

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi