O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
90 Compartilhado 76 Comentários

Cinco coisas que você deve observar em um smartphone usado antes de comprá-lo

Em tempos em que as fabricantes de smartphones não estão aliviando para o lado do consumidor no quesito preços, comprar um modelo usado pode ser um bom negócio. Mas, claro, sempre há chances do aparelho apresentar defeitos ou falhas de desempenho que muitos donos, convenientemente. “omitem” na hora de vender. 

Logo, confira abaixo cinco coisas que sobre smartphones seminovos que você precisa ficar de olho antes de comprá-lo. Isso pode evitar dores de cabeça no futuro

Apps de bechmarking para analisar a performance do smarrphone (CPU, GPU, câmera, etc)

Ainda que eles não indiquem muita coisa para os mais leigos, os apps de benchmarking podem ter uma outra finalidade: como eles testam mais a fundo a capacidade de hardware do aparelho, podem servir para que você note se há alguma coisa errada. Logo, a palavra de ordem durante esse processo é: não tenha pressa. 

samsung galaxy s2 9 7 benchmark
Antes de comprar um smartphone usado, teste seu desempenho/ © ANDROIDPIT

Para avaliar CPU e GPU (placa gráfica), apps mais tradicionais como AntTutu, Geekbench, 3DMark e Basemark podem funcionar muito bem. Mas existem outros aplicativos de bechmarking que avaliam outros componentes do aparelho.  O MobileXPRT, por exemplo,  analisa cinco recursos do smartphone relacionados à sua câmera: criação de slideshows, criação de colagens, criação de efeitos, detecção de faces para organizar as fotos e encriptação pessoal de conteúdo. 

Já o PCMark for Android analisa o desempenho do smartphone em quatro áreas variadas: edição de fotos, execução de vídeos, navegação na internet e produção de documentos (escrita). Seus desenvolvedores  afirmam que a avaliação do desempenho dos smartphones é baseado em tarefas reais e não em algoritmos “artificiais” como acontece em outros apps.  

PCMARK1
PCMark: um app benchmarking "tudo em um" / © ANDROIDPIT

Rode jogos e mais jogos

Rodar games no smartphone usado que você quer comprar é uma boa forma de testar o aparelho mais a fundo. Eles costumam exigir bastante do hardware e entregam em pouco tempo se o dispositivo tem algo errado, como, por exemplo, um superaquecimento que o faz travar. 

Mas claro que, nessa hora, você precisa usar o bom senso. Se o objetivo é comprar um smartphone de entrada ou intermediário, teste-os apenas com jogos indicados para este tipo de aparelho. Não adianta, por exemplo, rodar um Real Racing 3 ou um Wild Blood em um modelo mid-range de 2013 ou 2014 e esperar um desempenho impecável. 

AndroidPIT real racing 3 1
Real Racing 3: game indicado para testar smartphones topos de linha / © ANDROIDPIT

Nesses casos, utilize games mais simples, como Angry Birds, Color Switch e Rayman Adventures. Ou seja, títulos mais casuais, que devem rodar bem. Já para smartphones top de linha usados, aí sim, você pode executar jogos que exigem mais. Dead Trigger 2, Modern Combat 5: Blackout e Walking War Robots são boas dicas (além dos jogos citados no parágrafo acima). 

LV1A8503
Jogos como Angry Birds podem funcionar melhor para testes em smartphones intermediários/ © AndroidPIT

Avalie a qualidade dos alto-falantes

Ainda que não exista um app de benchmarking focado em avaliar a qualidade dos alto-falantes, há outros programas que podem te ajudar a analisar se o áudio do smartphone usado é satisfatória. 

São aplicativos focados em melhorar a qualidade e potencializar o volume do smartphone, como equalizadores e softwares que otimizam o áudio do sistema. A partir deles, você pode verificar se os alto-falantes estão funcionando bem, se o som que eles emitem está livre de ruídos e outras interferências e, claro, aproveite para avaliar a qualidade dos fones de ouvido que vêm com o aparelho. 

volumebooster
O Volume Booster promete incrementar o volume em até 30%. Bom momento para testar o alto-falnte / © ANDROIDPIT

Veja logo abaixo os melhores aplicativos para isso:

Avalie a bateria do dispositivo

Se você não tiver a oportunidade de ficar um dia inteiro com o smartphone para checar como está o desempenho da bateria, uma boa dica é usar aplicativos que fazem um bechmarking deste componente. 

O PCMark for Android, que citamos logo acima, também analisa a vida útil da bateria, mas essa é realizada em um processo separado. Ele verifica como esse componente se comporta a partir da ativação de diversas funções do telefone, entre elas a edição de fotos, execução de vídeos, navegação na internet e produção de documentos (escrita) . 

PCMARK2
Para analisar a bateria, o app exige, no mínimo, 80% de energia/ © ANDROIDPIT

Mas, mesmo assim, o processo exige paciência do usuário, já que ele pode demorar bastante. Além disso, a bateria do aparelho tem de ter, no mínimo, 80% de carga.

Teste recursos que normalmente não prestamos muita atenção

Às vezes, na empolgação diante de um possível (semi) novo aparelho, acabamos nos esquecendo de testar funções mais básicas. E só nos damos conta de que elas estão com problemas lá na frente, quando precisamos das mesmas. Aí já é tarde. 

Logo, quando tiver o aparelho em mãos, não esqueça de analisar à exaustão funcionalidades como a sensibilidade da tela (velocidade e fluidez de transição entre as páginas, scroll, efeito de zoom, etc) e o recurso de realizar chamadas (sensibilidade das teclas, viva-voz, microfone, saída de áudio para ouvir o interlocutor).

androidpit samsung galaxy s7 15
Sempre confira a sensibilidade da tela do smartphone que você quer comprar/ © ANDROIDPIT

Outro ponto importante a ser avaliado é o recurso de GPS do aparelho. Para isso, selecione o modo de “Alta precisão”. Para achá-lo, vá em Configurações > Localização - certifique-se de que os serviços de localização estão ativados; em seguida, clique em "Modo" e ative a "Alta precisão". Esse modo consumirá mais bateria, mas irá utilizar todas as redes sem fio disponíveis para obter o melhor sinal. 

altaprecisao
Ativando o modo de alta precisão do GPS / © ANDROIDPIT

Bonus track: Cuidados na hora da compra

Claro que para realizar todos esses testes, você precisa ter o aparelho em mãos, logo, aqui vão algumas dicas de como escapar de roubadas:

  • Se o vendedor for uma pessoa física, opte por aqueles que estejam na mesma cidade. Dessa forma, você pode marcar um encontro e testar o aparelho do modo que desejar;
     
  • Evite vendedores que estão em outras cidades. Mas se o site for confiável (Mercado Livre e OLX, por exemplo) e a oferta for interessante, analise se a pessoa é bem avaliada por outros compradores e use serviços que liberam o pagamento apenas quando você tiver o smartphone em mãos, como o Mercado Pago; 
LOJASONLINEDEF
OLX, Mercado Livre e Trocafone: opções para pesquisar smartphones usados/ © ANDROIDPIT
  • Já existem sites focados na venda de smartphone seminovos. O mais famoso deles é o Trocafone, especializado na compra e venda de aparelhos usados (incluindo tablets). Além disso, a página oferece até três meses de garantia, tempo suficiente para testar o telefone.

E você tem outras dicas na hora de comprar smartphones usados? Compartilhe com a gente!
 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Yure S. há 6 meses

    Não sou muito fã de comprar aparelho usado, inclusive de sites como barateiro que é campeão de reclamações por demora na entrega e devolução de dinheiro por problema no produto, prefiro esperar um pouco mais pra ter grana a vontade e pegar novo na loja.

    Não existe sensação mais gostosa do que arrancar o hímen de um celular (tirar o lacre da caixa) e tirar a virgindade dele com o desbloqueio de bootloader, tirar aquela pelicula da tela com as informações de hardware e tirar o plástico das bordas do aparelho, chega deu tesão de comprar um aparelho novo...

76 Comentários

Escreva um comentário:
  • Faltou verificar se a a tela do smartphone esta com o problema Burn In avançado.

  • Observe o preço ;)
    Isso é o mais importante kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Dica boa de usuário: Observe hábitos e costumes caso saiba quem foi o dono e estiver comprando direto de pessoa física. Se não sabe e for de loja de usados, observe a conservação externa; parece tolo isso, mas reflete os cuidados de quem o utilizava. Teste os recursos que lhe são úteis no dia a dia, pois se algo não funciona como deveria, mas não lhe afeta em nada, então não há razão alguma pra se incomodar. Preocupe-se em pesquisar na internet análises do aparelho com relação a durabilidade e resistência. E cuide mais do que cuidaria se fosse novo.
    Dica boa de programador/técnico mobile agora: não compre. Hardware interno dos gadgets da atualidade, estão cada dia mais frágeis, e com menor estimativa de durabilidade. Portanto, o que é lindo ao olhos e robusto nas configurações, pode deixar de funcionar num piscar de olhos no dia seguinte. A vida útil dos aparelhos desta década, está cada dia menor. Não me adiantaria ter um celular por mil reais usado que novo custaria dois mil, se posso acordar amanhã com um recurso dedicado onboard da placa mãe queimado, e não tenho meios de reposição de um recurso específico num modelo que já não é mais fabricado. Pense nisso.

  • Depois que eu conheci o mercado de usado, espero nunca mais fazer a burrada de pagar o preço desse mercado superfaturado que temos. Eu tenho um celular top de 2014 que hoje custa 2000 reais novo, só que paguei menos de 1100 reais nele. Completo, inteiro, com nota fiscal. As dicas estão ai, mas só fazendo uma observação ao sites de aparelhos usados. Evite-os! É melhor você negociar com vendedor procure saber quem é e aonde mora, sempre perguntando tudo, e se der pra marcar encontro, marque para ver o produto, sempre em lugares seguros. Dinheiro na mão sempre fará a diferença na hora de compra, sempre vai ter um belo desconto, se você souber negociar. Veja todos os detalhes do produto. Se não puder ver os detalhes reais do produto, não compre. Por isso evite sites como trocafone, pois eles compram por um valor e vendem pelo dobro. E é muito difícil você conseguir comprar um celular com caixa e acessórios originais pelo trocafone, na verdade acho que nem da pra fazer isso.

    •   45

      Estes sites de venda de usados, aparelhos que eles vendem por 1600... eles te pagam no máximo uns 500

  • As pessoas compram Iphone porque não fazem isso :)

  • Muito boa a matéria. Mas eu não compro smartphone usado de jeito nenhum.

  • O site TrocaFone deveria trabalhar com as imagens reais do aparelho, tirar fotos profissionais do estado do aparelho e não informar "eventuais sinais de uso" ou "sinais de uso um pouco mais nítido e etc...", por isso nunca tive coragem de comprar nesse site. No YT tem vídeos elogiando o site mesmo na opção de condição "BOM", mas garanto q nem todos chegaram em boas condições como foram passadas nos vídeos, até por que o próprio site afirma que nessa condição pode ter arranhões, riscos e pequenos amassados. Se o site trabalhasse com fotos reais com certeza passaria uma credibilidade maior.

    •   45

      Tem um site , não sei se é este ou o Soubarato que tinha uma foto de um xperia T2 no z3

  • São dicas úteis sim e que valem a pena avaliar cada sugestão. Porém nem sempre o comprador terá tempo o suficiente para realizar todos os testes acima. Testes rápidos como botões, touch, auto-falantes, câmeras são os mais comuns em compras rápidas. Mas testes de Benchmarking, jogos, duração de bateria... ja são mais difíceis vendedor e comprador avaliarem.

  • Bacana a dica do Trocafone. Ainda não conhecia o site.

  • Eu costumo verificar as câmeras e as memórias! Se estiver ok eu levo.

  • "Apps de bechmarking para analisar a performance do smarrphone"
    É a ultima coisa que procuro saber, esses testes sã manipulados pra kr@lho

    Acho que a única dica útil de verdade do artigo é a que diz respeito à bateria.

  •   45

    Saber se foi feito root

  • Esse lance de mercadopago tem dois lados, o de quem esta comprando e vai receber, que é um ponto positivo...e o da pessoa que esta vendendo...e esse lado tem varias reclamações é só pesquisar...de gente que recebe o aparelho aí quebra, desiste do aparelho...etc etc.

  • Alguém sabe me dizer se tem aqueles tipos de testes, como os da samsung para os da Sony? Estou pensando em adquirir um Z3 Compact.

    •   45

      Oi, tem um app de diagnostico para xperia. No meu z3+ é nativo, fica em configuraçoes>sobre o telefone... No z3c deve ter tbm.

  • manusear...pesquisar sobre att...saber se a bateria é boa...saber oq tem "por dentro" ter mais de 32GB de espaço...

  • Para mim agora a prioridade é ver o histórico empresa no quesito atualições se tiver boa reputação vale a pena comprar e se for de má reputação aí nem se fala.

  • Pra quem for comprar um Samsung usado basta apenas colocar esse código na tela de discagem: *#0*# , vai exibir todas opções de hardware para teste.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi