O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 181 Compartilhado 41 Comentários

Essas são as melhores dicas para economizar a bateria do seu Android

O que consome mais a energia do seu smartphone? Muitos usuários deixam de utilizar recursos do sistema em prol de alguns minutos a mais fora da tomada. Neste artigo, resolvi reunir as melhores dicas e truques para você poupar a bateria do seu celular sem abrir mão da experiência de uso com o sistema.

1. Limite o modo de repouso da tela

O primeiro fato que você precisa ter em mente é o de que a tela é o que mais consome energia em um smartphone, logo, quanto mais você limitar o uso da mesma, mais bateria você preserva até a próxima carga. O fato de você diminuir o brilho da tela é crucial para uma maior economia de energia, mas limitar o modo de repouso da tela também possui um efeito significativo sobre a sua bateria.

O modo de repouso da tela é simplesmente a quantidade de tempo que o display do seu smartphone permanecerá ativo depois que você parou de usar o mesmo. Por padrão, ela vem definida com um tempo mais longo do que o necessário e a maioria das pessoas nunca pensa em reconfigurar tal recurso. Para configurá-lo, vá até: Configurações> Tela> Modo de repouso.

androidpit mododerepouso
Reduza o tempo de repouso da tela do seu celular / © ANDROIDPIT

2. Observe como anda o desempenho da sua tela

 O Android oferece um recurso bem útil para que você visualize a quantas a tela do seu smartphone está exigindo da bateria. Vá em: Configurações > Bateria e verifique qual a porcentagem de consumo energia a tela é responsável. No caso do meu smartphone, a tela está em quarto lugar no ranking e é responsável por 11% do gasto.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse consumo, clique na opção “Tela” e você verá quanto tempo da bateria o display tem consumido. Por exemplo, de um total de 21 minutos e 51 segundos com o meu telefone ligado, a bateria consumiu 11% da bateria. 

androidpit tela economizar
Verifique o consumo da tela com relação a bateria do celular / © ANDROIDPIT

3. Utilize um papel de parede escuro em telas AMOLED

Se o seu dispositivo tiver uma tela AMOLED (como muitos dos fabricados pela Samsung), utilize um fundo de tela escuro. As telas AMOLED só iluminam os pixels coloridos. Dessa forma, os pixels pretos ficam apagados e o dispositivo irá economizar bateria com fundos mais escuros.

Dica: Descubra qual é a diferença entre telas AMOLED, TFT e LCD, acessando o artigo abaixo:

androidpit samsung galaxy s5 s6 black light wallpaper
Com telas AMOLED, é sempre bom ter um fundo preto ou escuro / © ANDROIDPIT

4. Diminua o brilho da tela

Diminuindo o brilho da tela do seu smartphone a partir dos atalhos rápidos quando você estiver em ambientes escuros pode otimizar ainda mais a bateria do seu smartphone. Primeiro, certificar-se de que o brilho automático esteja desativado, visto que tudo relacionado ao ajuste do brilho consome muita bateria.

Além disso, você sempre poderá fazer uso deste recurso manualmente quando precisar dele. Caso você não conte com a opção nos atalhos rápidos, acesse: Configurações > Tela > Brilho.

androidpit diminuirbrilho
CDiminua o brilho da tela do seu Android / © ANDROIDPIT

5. Desative a vibração do celular

A menos que realmente precise, desative a função de vibração do seu smartphone. Ela consome muito mais energia do que um toque normal. Também desligue o Haptic Feedback (resposta tátil), pois ele consome a bateria sem acrescentar muito à sua experiência de usuário.

Para encontrar essas opções, acesse: Configurações do sistema> Som e notificação ou Configurações do sistema> Som e notificação> Outros sons. É possível pesquisar por "Vibração" na lupa que aparece no canto superior direito das Configurações do sistema.

androidpit vibrarparachamadas
Desative as vibrações do sistema Android / © ANDROIDPIT

6. Use apenas baterias e carregadores originais

Use apenas baterias originais. Economizar dinheiro comprando baterias potencialmente prejudiciais ao seu dispositivo pode sair bem mais caro no final. Essa não é uma boa opção. Evite usar carregador que tenham uma carga de saída elétrica maior do que o compatível com o seu dispositivo.

Para saber se o carregador é compatível com o aparelho, compare os valores de saída e entrada de energia descritos no carregador com o especificado na bateria ou na caixa do aparelho.

AndroidPIT elephone p9000 1164
Uso sempre carregadores originais e compatíveis com o seu celular / © ANDROIDPIT

7. Desligue funções e serviços desnecessários

Desligue o GPS, Bluetooth, NFC e a WiFi quando não precisar. Se usar o smartphone sempre em casa ou no trabalho, é melhor ter o WiFi ativado e colocá-lo em suspenso em vez de ativá-lo e desativá-lo sempre. Assim, você evitará o consumo excesso de bateria desativando opções não utilizadas com frequência.

AndroidPIT best ways to use nfc 5
Desligue recursos não utilizados com frequência / © ANDROIDPIT

8. Mantenha os seus aplicativos atualizados

Existe uma razão pela qual os desenvolvedores atualizam os seus aplicativos de tempos em tempos. Entre outras, há sempre a melhoria no rendimento do dispositivo e na vida útil da bateria. Portanto, procure verificar sempre na Play Store se não existem atualizações pendentes para os apps que você possui instalado em seu smartphone.

Algumas atualizações, inclusive, corrigem problemas de desempenho e melhoram a estabilidade do sistema. Da mesma forma, desinstale apps que você não utiliza.

E você, como economiza bateria do seu celular? 

 

41 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi