O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 270 Compartilhado 37 Comentários

10 dicas essenciais para o Facebook Messenger

Ainda que o Facebook seja dono do WhatsApp, é no Facebook Messenger que a rede social investe com mais carinho em recursos bacanas. Atualizamos nossa seleção de dicas e agora mostramos como compartilhar músicas do Spotify, além de indicar recursos que, por enquanto, só funcionam no exterior, mas, que podem chegar por aqui. Confira!

1. Como compartilhar músicas do Spotify via Messenger

Esta funcionalidade recente do Facebook é a ideal para você educar seus amigos sobre o que é, realmente, a boa música (ou não). E o mais legal é que o recurso chegou rápido também ao Brasil.

E enviar as músicas do serviço de streaming aos seus contatos é simples. Clique no botão de menu localizado na parte inferior direita da tela do Messenger e a opção do Spotify será exibida. Ao clicar nela, o app será carregado. Busque a canção que você quer compartilhar e dê um toque sobre ela. A seguir, a faixa aparecerá no display do seu smartphone e basta apertar em “Enviar”. Pronto! Seus amigos ficaram mais enriquecidos culturalmente...ou não. 

FACEBOOKSPOTIFY
Compartilhe músicas no Spotify via Messenger / © ANDROIDPIT

2. Use o chat do Facebook sem necessidade de usar o Facebook Messenger

Apesar de anunciarmos logo no primeiro parágrafo deste artigo que o download do Facebook Messenger é necessário para o uso do chat do Facebook, recentemente um desenvolvedor do fórum do XDA criou um app chamado Facebook Chat Enabler, que permite usar o chat sem a necessidade de ter o app mensageiro instalado. O aplicativo está disponível para download no fórum do XDA, funciona sem necessidade de root e é compatível com as versões do Android 2.3 até 5.0. 

As vantagens de usar Facebook Chat Enabler são enormes, começando pelo fato de que você economiza no consumo de bateria e memória RAM. Isso porque o Facebook Chat Enabler é apenas um habilitador e nunca será executado diretamente pelo sistema, logo, baixíssimo consumo de energia ou RAM.

Assim, para usar o Facebook Chat Enabler, você precisa desinstalar o Facebook Messenger primeiro e instalar o APK que permite habilitar a partir deste tópico do XDA. Depois de instalado, você não precisará fazer mais nada, nenhum ícone aparecerá no menu ou na gaveta de aplicativos e o chat do Facebook vai funcionar perfeitamente. O APK roda com sucesso nas seguintes versões do Facebook:

  • 20.0.0.25.15 + versões anteriores
  • 21.0.0.23.12 (a última versão disponível na Play Store)
  • 22.0.0.8.13

3. Envie imagens e vídeos em vez de texto

Em vez de digitar, você pode mandar fotos e vídeos praticamente in real time com o app: apenas toque no ícone da câmera na barra abaixo do campo de texto e faça as suas imagens, um pequeno viewfinder (que pode ser expandido) aparece, daí é só tocar uma vez para bater uma foto, ou manter pressionado, para gravar um vídeo. Seja qual for a opção, é enviada na hora para o seu contato.

Além disso, tocando no ícone de imagem, é possível mandar fotos ou vídeos que estejam salvos no seu dispositivo. 

messengerimagensevideos
O mini-viewfinder do Facebook Messenger/ © ANDROIDPIT

4. Fale em vez de digitar

Outra alternativa ao texto são as mensagens de voz, com o Facebook Messenger é possível fazer ligações gratuitas por VoIP ou mandar pequenos clipes de áudio, como no WhatsApp. Basta tocar no ícone do microfone, gravar sua mensagem e enviá-la ao contato: simples e prático.

messengerligacao
Com o Messenger é possível fazer ligações via VoIP ou mandar clipes de áudio./ © ANDROIDPIT

5. Contatos e grupos preferidos na sua Home Screen

Para aqueles contatos frequentes, um atalho na tela inicial pode poupar tempo, evitando a necessidade de abrir o app toda a vez que você for conversar com uma pessoa. Para criar o atalho é só selecionar o contato ou grupo e tocar nos três pontos que abrem o menu flutuante, nele, selecione "Criar atalho" e pronto, o contato estará na sua tela inicial automaticamente.

atalhochatheads
Seus contatos favoritos direto na tela inicial do seu Android / © ANDROITPIT

6. Sua localização na tela

O Facebook Messenger tem uma função de localização muito prática: ao lado do seletor de smiles há um ícone de local, que quando azul está ligado e mostra nas mensagens a sua localização. Entretanto, às vezes é necessário ser mais específico, para isso, basta tocar nos três pontos e selecionar "Ver mapa". Essa opção manda um mapa para o seu contato, indicando a localização de ambos (desde que ambos estejam com o localizador ativado). É bem mais fácil do que tentar explicar como chegar naquele bar que fica em um bairro diferente.

messengerlocalizacao
O mapa aparece para você e para seu contato/ © ANDROIDPIT
Facebook Messenger Install on Google Play

7. Usar o Facebook sem o Messenger

Essa vai para quem não quer utilizar o app do Messenger, seja por não gostar do aplicativo ou por qualquer outro motivo. Existe um modo de burlar o bloqueio do Facebook, apesar de não ser a solução ideal, é a única até o momento: utilizar o Facebook no navegador.

Utilizando o Chrome ou Firefox ou qualquer outro browser você pode logar normalmente no Facebook e usar o chat como se estivesse no computador, é só tocar no ícone de mensagens na parte superior central da janela e conversar. Infelizmente, várias funções não estão disponíveis nesse modo, apenas os smiles e enviar fotos. 

Além disso, desse modo também é possível se livrar do aplicativo do Facebook, ideal para quem tem problemas com armazenamento, por exemplo.

chatmessenger
Não tão completo como o app, mas funcional, o Facebook pode ser usado no browser. / © ANDROIDPIT

Recursos que você só encontra, por enquanto, no Facebook Messenger dos EUA

Pedir carro no Uber

Nos EUA, o Facebook fechou uma parceria com o nosso querido Uber, que permite que você solicite carros no serviço de transporte a partir do Messenger da rede social. 

Para pedir um carro, há duas opções. A primeira, a partir de uma conversa, em que o usuário toque no botão de menu e escolha a opção “Transporte”. Ele também pode acessar diretamente o Uber usando o ícone no formato de um carro, também presente no menu do Messenger. Nele, você receberá atualizações sobre o status do seu motorista e notificar seus amigos que você solicitou o serviço. 

Além de solicitar o carro, a parceria com o Uber permite que o usuário também pague pela viagem com por meio do Messenger, utilizando o seu cartão de crédito, previamente cadastrado no serviço de transportes. 

Transferir dinheiro entre seus contatos

O Facebook Messenger no exterior já permite que usuários realizem a transferência de dinheiro entre um amigo e outro, a partir do uso do cartão de débito. 

O cartão deve ser afiliado com as bandeiras Visa ou Mastercard e o processo parece simples (veja vídeo abaixo). Na conversa com seu amigo, vocês decidem quanto deve ser transferido de um para ou outro. Feito isso, basta apertar o ícone $, localizado no menu do Messenger  e digitar o valor a ser enviado. 

O app pedirá as informações do cartão de débito, você as digita e pronto! Ao final do processo, você e a pessoa creditada receberão uma mensagem de confirmação do processo, com o valor transferido. 

Aos mais preocupados (com razão) com a segurança da funcionalidade, o Facebook informa que a mesma funciona de forma independente de outros recursos da rede social. Dessa forma, é possível detectar com mais facilidade qualquer tipo de golpe ou fraude envolvendo a ferramenta. 

Fale com as marcas

A partir de uma parceria com a Zendesk, companhia especializada em software de atendimento ao cliente, o Facebook vem desenvolvendo uma solução que permite aos usuários do Messenger conversar com grandes marcas do varejo, como se ele estivesse batendo papo com os amigos. 

MESSENGERBRANDS side
Será que um dia conseguiremos falar com as marcas brasileiras via Messenger? / © ANDROIDPIT

Uma empresa que vem testando a solução é a Everlane, que vende roupas e acessórios. Uma vez que você compra alguma peça no site da varejista, o usuário recebe via Messenger os detalhes do pedido e ainda pode monitorar o status do envio, além de obter suporte junto a equipe de atendimento da empresa. 

Dada a complexidade da operação, o Facebook vem integrando as empresas aos poucos. Além da Everlane, apenas uma outra varejista online chamada Zulily (também especializada em roupas e acessórios) vem utilizando a ferramenta até o momento.

Essas são apenas algumas das funções do aplicativo, quais outras vocês conhecem e recomendam? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

37 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
270 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi