O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
101 Compartilhado 43 Comentários

Como tirar fotos melhores com o Moto G 2013 e Moto G 2014

A câmera do Motorola Moto G não é o seu ponto forte. Ela realiza seu trabalho de forma correta, mas não tira fotos excepcionais. Apesar disso, existem algumas dicas para que você possa tirar fotos melhores tanto com o Moto G 2013 quanto com o Moto G 2014. Confira abaixo.

Motorolla Moto G review 4
Com essas dicas você pode tirar fotos melhores com o seu Moto G. / © ANDROIDPIT

Primeiro, é preciso explicar que infelizmente não é possível solucionar um dos principais motivos para a perda da qualidade das fotos, ou seja, a compressão do tamanho das imagens integrada pela Motorola ao software da câmera. Com a memória interna de 8 GB, a companhia não tinha outra opção a não ser comprimir as fotos para que elas não ocupassem todo o armazenamento interno.

1. Ative as configurações avançadas da câmera do Moto G

Válida para usuários com ou sem premissões de root, trata-se de uma modificação que abre as portas das configurações avançadas do app da câmera do Moto G. A ideia aqui é melhorar as imagens que você captura com a câmera do aparelho, de forma manual, utilizando as configurações pré-estabelecidas. Para isso, basta seguir as instruções do seguinte artigo:

Camera moto g configuracoes avancadas android
Clicando na joaninha, você terá então acesso às configurações avançadas da câmera do Moto G! / © ANDROIDPIT

2. Controle de foco e exposição manual

Dentro das configurações da câmera (não as avançadas), encontramos o ícone de um dedo dentro de um quadrado. Trata-se do controle de foco e exposição. 

Se mover o dedo através da tela, verá como a exposição muda, mostrando uma imagem muito mais clara ou muito mais escura dependendo dos seus controles. Da mesma forma, o foco mudará de lugar seguindo a sua indicação na tela. É como se configurássemos o ISO de forma manual, mas de uma forma diferente, sendo possível escolher a quantidade de luz da imagem antes de tirar a foto.

3. Escolha a resolução padrão

O Moto G oferece duas opções de resolução, a 16:9, que fará fotos de 6 megapixels; e o formato 4:3, que irá tirar fotos de 8 MP. O sensor da câmera é de 8 MP, portanto, para tirar fotos de 6 MP, o software deve realizar um trabalho para transformá-la, piorando a qualidade da imagem. é sempre recomendável fazer fotos com a resolução padrão da câmera, sem mudar os megapixels que ela pode oferecer.

No caso do Moto G  primeira generação, você deve escolher a opção de 5 MP, a resolução máxima do sensor traseiro do dispositivo.

moto g camara
Escolha a opção de 8 MP no Moto G 2014. / © ANDROIDPIT

4. Modifique o arquivo media_profiles.xml

AVISO: se não for realizada corretamente, essa ação pode danificar a câmera do seu smartphone (mas ela pode ser restaurada facilmente com uma cópia de segurança). A modificação deste arquivo é por sua conta e risco, nem eu nem o AndroidPIT nos responsabilizamos por eventuais problemas.

O que estamos fazendo é modificar o software que gerencia a câmera, obrigando a melhorar a qualidade da "pós-produção", para que as fotografias sejam processadas de maneira diferente, aproveitando mais as possibilidades da câmera.

Para encontrar este arquivo, devemos ir até a memória interna do Moto G. Ele está localizado na pasta system/etc com o nome de media_profiles.xml.

moto g camara 2
O arquivo a ser modificado. / © ANDROIDPIT

AVISO: para evitar problemas, é recomendável fazer um cópia de segurança do arquivo, para em caso de erro poder restaurá-lo sem nenhum problema (copie e cole no seu PC o arquivo original para o backup).

Devemos conectar o smartphone ao PC para poder editá-lo. Para isso, abra o arquivo com o WordPad, já que é o mais básico dos editores de texto.

As mudanças devem ser feitas em certas cifras de quatro linhas do código. Devemos buscar o seguinte:

<ImageEncoding quality="95" />

<ImageEncoding quality="80" />

<ImageEncoding quality="70" />

<ImageDecoding memCap="20000000" />

moto g camara 1
Essa é a parte a ser modificada. / © ANDROIDPIT

Devemos mudar, das três primeiras linhas, os números 95, 80 e 70 e colocar 99 nos três casos. Isso irá melhorar o processamento da imagem e poderemos notar a diferença. Vamos encontrar essas linhas 2 vezes ao longo do arquivo, portanto temos de mudá-las em dois lugares. Uma vez mudado, salvamos o arquivo e reiniciamos o smartphone.

Conhece outras dicas para melhorar as fotos do Moto G?

43 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi