O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
117 Compartilhados 53 Comentários

Dicas para aumentar a segurança no Android

É possível aumentar a segurança do seu Android através de recursos nativos do sistema e por intermédio de aplicativos disponíveis na Play Store. Hoje, preparamos uma seleção com as melhores dicas para aumentar o nível de segurança do seu dispositivo, como proteção de dados pessoais, bloqueio e localização em caso de furto. Confira detalhes no artigo abaixo.

Backup automático de imagens e arquivos

As imagens armazenadas em um dispositivo possuem significados diferentes para cada usuário, no entanto, a preocupação em mantê-las seguras é um interesse comum. Muitos usuários optam por utilizar cartões microSD, que mantêm as imagens seguras em casos de problemas no sistema operacional. Entretanto, alguns dispositivos não possuem a entrada para cartões disponíveis e o melhor método para esses usuários será o backup através de serviços de armazenamento em nuvem.

O Google Fotos é a melhor opção para manter suas imagens e vídeos seguros. O serviço do Google oferece algumas opções para backup e sincronização automática logo em sua primeira instalação. Caso você não tenha realizado a configuração quando instalou o aplicativo pela primeira vez, poderá recorrer às configurações do Google Fotos e habilitar a opção "back up e sincronização". As imagens poderão ser acessadas a partir de qualquer dispositivo através do endereço photos.google.com. Todas as informações sobre o funcionamento do Google Fotos podem ser consultadas através do artigo abaixo:

backupgooglephotossecurity
Google Fotos backup de imagens durante o primeiro uso e configuração após a instalação (direita). / © ANDROIDPIT
Google Fotos Install on Google Play

Agora, caso sua preocupação seja com documentos, como PDF e arquivos da suíte Office, o Google Drive pode ser a melhor opção para mantê-los seguros. O serviço armazena e disponibiliza os arquivos para visualização offline a partir de qualquer dispositivo. Além dos serviços do Google, alternativas como o Box, Dropbox e OneDrive oferecem soluções para backups automáticos de arquivos em geral.

googledrivecripeback
Google Drive: Backup de documentos e visualização offline a partir de qualquer dispositivo. / © ANDROIDPIT
Google Drive Install on Google Play

Backup de contatos, e-mails e aplicativos

Ter uma cópia de seus contatos e aplicativos é algo importante. O Android oferece uma opção de backup que mantém informações de contatos, e-mails e aplicativos salvos nos servidores do Google. As informações armazenadas através do Android podem ser exportadas para outros dispositivos. Para isso, vá até a opção "Backup e Restauração" através do menu de "Configurações do sistema". Selecione a "conta do Google" e ative a sincronização de suas informações assinalando as opções que você deseja salvar. 

sincronizarinformacoescontagoogle
Sincronização de contatos, emails e dados do dispositivo na conta do Google.  / © ANDROIDPIT

Essa opção é útil principalmente em casos de furto, onde o usuário precisará resgatar suas informações a partir de um novo dispositivo. Vale lembrar que os contatos armazenados no cartão da operadora precisam ser exportados para a memória interna do dispositivo.

Para isso, siga o caminho: Agenda (pessoas ou contatos em alguns dispositivos) > Configurações (três pontos no canto superior direito ou inferior esquerdo) > Gerenciar contatos> Importar/Exportar e selecione "exportar para o armazenamento interno". Selecione os contatos desejados e aguarde o final do processo.

gerecniarcontatossecurity
Exporte os contatos do seu SIM card para a conta do Google. / © ANDROIDPIT

Bloqueio de tela e aplicativos

O Android possui diversas opções para bloqueio de tela, como senhas alfanuméricas, PIN ou desenho de pontos sequenciais. Para manter seu Android protegido é recomendado utilizar alguma das opções disponíveis no sistema para bloqueio de tela. Isso evitará o acesso fácil às informações pessoais armazenadas no dispositivo.

Para habilitar o bloqueio de tela vá até Configurações do sistema> Bloqueio de tela> Selecionar bloqueio de tela. Selecione o padrão desejado e prossiga com as etapas necessárias para a configuração.

bloqueiotelaappsecuritydefault
Utilize um bloqueio de tela para proteger as informações armazenadas em seu Android. / © ANDROIDPIT

Existem outras opções que aumentam a segurança do dispositivo e podem ser baixadas através da Play Store. O AppLock adiciona um padrão de senha configurado pelo usuário para diversos aplicativos instalados no dispositivo. É possível definir uma senha para abertura do Gmail, WhatsApp, Facebook e até mesmo da Play Store.

Durante a primeira instalação é preciso informar um e-mail para resgate da senha em casos de esquecimento. Você pode baixar o aplicativo através do botão abaixo da imagem a seguir.

galeriabloquearapplock
AppLock adiciona senha para aplicativos instalados no Android. / © ANDROIDPIT
Bloqueio (AppLock) Install on Google Play

Esconda álbuns de fotos no Android

Se você quer manter a sua privacidade, existe uma série de opções no Android. Uma das mais usadas é a possibilidade de esconder pastas. Assim, para quem não quer alguém abrindo a galeria de imagens, que tal esconder o álbum de fotos? O bom disso é que o processo também pode ser revertido facilmente. Tudo sem precisar de acesso root!

Se você não quiser baixar aplicativos de terceiros como mostramos acima, e proteger as suas fotos com senha, basta usar um arquivo chamado ".nomedia". Este tipo de arquivo numa pasta é um indicador do sistema para ignorar os conteúdos daquela pasta. Portanto, se você inserir esse indicador numa pasta com fotos, os conteúdos dessa pasta não serão mais mostrados na sua galeria.

ES Explorador de Arquivos Install on Google Play

Para facilitar o processo, baixe um aplicativo de gerenciamento de arquivos como o ES Explorador de Arquivos. Em seguida, procure as pastas que deseja esconder. As fotos geralmente se encontram na pasta "DCIM" ou "/sdcard". Você também pode esconder fotos de apps específicos, como pastas do WhatsApp, por exemplo.

nomedia
Procurando a pasta de fotos com o ES Explorer / © ANDROIDPIT

Depois de ter encontrado a pasta, basta clicar no sinal de "+ (Novo)" no canto inferior esquerdo da tela e selecionar  “Arquivo”. Quando aparecer a janela para nomeá-lo, digite ".nomedia" e salve (não se esqueça do ponto no começo). Dessa forma, na próxima vez em que for à galeria, os conteúdos dessa pasta não irão mais aparecer.

nomedia2
Selecionando "Arquivo" e inserindo o comando ".nomedia" / © ANDROIDPIT

Se quiser que as pastas escondidas reapareçam, entre nas configurações do seu gerenciador de arquivos (no ES Explorer basta clicar no globo azul do canto superior esquerdo) e ative a função de mostrar arquivos ocultos (chamada "Mostar ficheiros ocultos"). Se eles não aparecerem imediatamente, limpe o cache do seu app de galeria ou do servidor de mídia.

nomedia3
Clique no globo azul do canto superior da tela (esquerda) e depois selecione a opção de mostrar arquivos ocultos / © ANDROIDPIT

Esconda as suas senhas

No Android, você pode esconder as senhas, desde a tela de bloqueio às senhas específicas de aplicativos como a de aplicativos como Facebook e Twitter. Para tanto, acesse Configurações > Segurança > Tela de segurança > desmarque a seleção da opção "Tornar o padrão visível".

Depois, vá até a opção "Senhas" nesta mesma tela, e desmarque a opção "Tornar as senhas visíveis". Agora, toda vez que você inserir uma senha, por gesto ou numeral, não correrá o risco de alguém ver e identificar sua password.

senha esconder
Esconda suas senhas e deixe seu smartphone mais seguro / © ANDROIDPIT

Verifique e ajuste as permissões de aplicativos

Se o seu smartphone já roda com Android Marshmallow, provavelmente ficar de olho nas permissões de cada aplicativo é mais fácil. Entretanto, mesmo nas versões anteriores do sistema é possível saber quais permissões cada app no seu celular precisa para funcionar.

Assim, preste atenção na descrição dos aplicativos que você baixa na Play Store, pois é lá que você encontrará que tipo de acesso o app necessita no seu smartphone. Ainda assim, na hora de instalar um app também é possível ver este tipo de informação.

permissoes android 1
Acessando as permissões dos aplicativos / © ANDROIDPIT

No Marshmallow, depois que você ativar um permissão específica, como o acesso à câmera do aparelho, o app deixará de exigir tal permissão novamente. Mas tenha cuidado, pois algumas permissões são importantes para que o serviço em questão possa oferecer seus recursos.

Proteção e rastreamento do dispositivo

O Google oferece um sistema para bloqueio e rastreamento de dispositivos, que pode ser utilizado em casos de perda ou furto do mesmo. O Gerenciador de Dispositivos Android permite bloquear e apagar um dispositivo remotamente através da página: google.com/android/devicemanager.

Para isso, é preciso que o dispositivo perdido esteja conectado à internet e, preferencialmente, com os serviços de localização ativados (GPS).

teladogerenciadordedevicesandroid
Gerenciador de dispositivos Android bloqueia e apaga remotamente o seu Android / © ANDROIDPIT

Criptografia do dispositivo  

A Criptografia é uma maneira de codificar as informações selecionadas pelo usuário para um outro padrão, normalmente uma senha. Portanto, caso essas informações sejam acessadas por pessoas não autorizadas elas não terão nenhum significado: apenas com a senha de codificação é possível tornar a informação legível novamente.

Ou seja, após a criptografia só através da confirmação de senha é possível acessar os dados. O processo de codificação é complexo e irreversível, então recomendamos que você siga todas as informações indicadas no artigo abaixo para configurar o recurso em seu Android.

E aí, quais dicas desse tutorial você já segue em seu Android?

53 Comentários

Escreva um comentário:
  • Muito bom.
    Eu descobri no site abaixo, a app grátis amc security da Iobit para reforçar a segurança do meu Android. Tem várias funcionalidades, vários tipos de segurança e proteção que me deixa realmente mais seguro., mas quanto mais dicas melhor!
    appmarketreview.com/appsmobile/app-gratis-antivirus-para-android-amc-security-da-iobit/

  • Ótima dicas...

  • Cerberus, esse é o nome do app que realmente protege seu smartphone. RECOMENDO.

  • Por mais absurdo que possa aparecer, a sugestão de Proteção e rastreamento do dispositivo é a mais inútil por causa da forma que ela é implementada através da combinação de três requisitos:

    1. É necessário que o aparelho esteja ligado.
    2. É necessário que o aparelho esteja conectado à Internet.
    3. É necessário que o serviço de localização esteja ativado.

    Os três são falhos, mas o requisito nº 3 é o mais confiável na minha opinião. ^^

    O requisito nº 1 é falho porque no caso de roubo ou furto basta que o aparelho seja desligado pelo ladrão e pronto. Um recurso que poderia ser implementado é a adoção de uma senha de bloqueio de desligamento, assegurando que o aparelho não seja desligado “acidentalmente”, possibilitando o processo de rastreio. Infelizmente esse recurso não é à prova de bateria removível ou com baixíssima carga.

    No caso do requisito nº 2 eu acredito que ele poderia ser perfeitamente descartável. Só precisamos de acesso à Internet para os procedimentos de rastreio e bloqueio. O resto deveria ficar à cargo do serviço de localização, mas tem gente paranoica que prefere desativar o GPS do aparelho (o que vai contra ao requisito nº 2). Aí não adianta nada, fora que voltamos ao caso do requisito nº 1, onde o serviço de GPS não funciona com o aparelho desligado. E outra: aparelhos como o Moto X Play oferece acesso ao SIM Card pela lateral do aparelho. Se o bandido tiver um pouquinho de conhecimento e um alfinete (no caso do Moto X Play) ele arranca o SIM Card e adeus conexão à Internet.

    É aí que sugiro aos desenvolvedores de hardware incluir uma configuração que permita que um segundo GPS seja ativado automaticamente com o aparelho desligado, mediante permissão do usuário. E, para que o recurso seja à prova de falhas na bateria ou bateria removível este segundo GPS seria alimentado por uma pequena bateria interna recarregável, que seria recarregada pela bateria principal, tendo sua energia drenada apenas quando o segundo GPS fosse ativado.

    • eu pensei a mesma coisa apos ser vitima de furto mês passado, ao tentar bloquear/rastrear/apagar dados remotamente... não obtive sucesso pois esses serviços dependem de internet e GPS como o aparelho foi desligado facilmente pelo meliante não tive a menor chance...

      • Pois é. Esse recurso de rastreamento não vale de nada se o aparelho estiver de alguma forma desconectado ou desligado.

    • sua observação foi muito esclarecedora, acrescento que uma vez "extraviado" o celular, o que nos resta é : "senta e chora, senta e chora..."

    • Cara eu não tenho nada a esconder no meu smartphone mas moro em uma cidade com uma grande quantidade de assaltos e a melhor maneira que encontrei de proteger meu Cell foi, fazendo root e depois instalando o Cerberus como app do sistema e o deixando oculto, assim mesmo que ladrão leve e faça o hard reset eu vou estar batendo foto e rastreando até por comandos sms caso não haja internet.
      Caso vocês conheçam alguma solução melhor me passem por favor.

  • Se não fizer coisa errada, não tem o que esconder. Simples assim.

  • Mas hein,é não é que a Motorola liberou o último patch de segurança do Android pro Moto E 1° Ger.
    Nem esperava mais nada,mas aê,fui dar uma fuçada no aparelho e apareceu a atualização, por falar em segurança. .

  • Uma boa matéria útil para muitos, principalmente para quer esconder a pasta dos "nudes" da galeria kk

  • Quanto aos rastreadores nenhum se compara a quantidade de opções e eficiência do Cerberus.
    Conheci ao ler a matéria [Qual é o melhor aplicativo para rastrear o seu celular Android?], ainda estou na avaliação mas penso em comprar o app, é barato para utilizar em 3 dispositivos.

    Na minha lista seguem:
    2-Eset
    3-Nativo da Samsung [no meu caso que tenho aparelho dessa marca] não tira fotos
    4-Kaspersky
    5-Google [não tira fotos]

  • Belas dicas

  • Ativos todas as opções de backup disponíveis, tenho muito medo de perder minhas fotos, mas segurança em geral é uma boa senha, evitar clicar em links desconhecidos e um bom app de rastreamento (recomendo o Cerberus!).

  • Sugiro também a não instalação de aplicativos fora da Play Store. Pelo menos não se você for usuário iniciante, sem as maldades necessárias para se safar de algumas armadilhas embutidas em Apps por aí.

  • Ótimas dicas, principalmente para quem é mais "paranóico" em questões de segurança!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi