O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 66 Compartilhado 14 Comentários

Dicas de uso para o Sony Xperia Z1

O Sony Xperia Z1 reinou como o carro-chefe da companhia japonesa por um tempo bem curto, pois o Z2 já foi lançado internacionalmente e está para chegar a muitos mercados. Isso não quer dizer, contudo, que ele já seja um dispositivo veterano. A Sony inclusive decidiu não lançar o Z1 Compact no Brasil para se concentrar na distribuição do original, que teve boa recepção no país. Pensando nos proprietários atuais e futuros do Xperia Z1, preparei uma série de dicas para otimizar o uso do aparelho.

de z1 z2 camera
© AndroidPIT

Smart Connect: automatização de fábrica

Com o aplicativo da Sony chamado Smart Connect, você pode decidir o que acontecerá automaticamente quando você conectar um dispositivo ao aparelho. Como “dispositivo” estão disponíveis as opções do carregador, do fone de ouvido e do headset. Outros dispositivos podem ser adicionados clicando-se no botão de +. Dessa forma, você pode configurar o aplicativo do Walkman para ser ativado sozinho quando você inserir os fones de ouvido, ou que o celular fique mudo automaticamente quando ele estiver conectado ao carregador durante a noite, entre outros.

xpz
O Smart Connect automatiza várias ações do Z1. / © AndroidPIT

Personalizar as configurações rápidas

O número e a ordem dos ícones das configurações rápidas podem ser determinados por você indo ao menu de configurações e depois em “Personalização > Configurações rápidas”. Alternativamente, você também pode acessar as config. rápidas e selecionar “Editar”.

xpz1
Personalizando as configurações rápidas. / © AndroidPIT

Info-eye: a câmera como ferramenta de pesquisa

Entre os modos do aplicativo da câmera, encontra-se a função chamada Info-eye. Trata-se de uma espécie de opção de Realidade Aumentada, em que o conteúdo da imagem captada é identificado e informações relacionadas são pesquisadas na internet em tempo real. Isso vale para rótulos de bebidas, códigos de barras de produtos, monumentos famosos e atrações nos arredores, e muito mais.

xpbon
O Info-eye é um interessante modo da câmera do Z1. / © AndroidPIT

Otimizar a bateria

A Sony oferece algumas opções para otimizar a autonomia da bateria. A mais efetiva é chamada de Modo Stamina, achado em “Configurações > Gerenciamento de energia”. O Modo Stamina desativa aplicativos e e funções quando a tela estiver desligada. Como você pode ver nas capturas de tela abaixo, a duração da bateria aumenta de maneira significativa quando esse modo é ativado.

xpz2
O modo Stamina aumenta a autonomia da sua bateria. / © AndroidPIT

Soft Reset

Quando o dispositivo tiver travado, muitas vezes só o chamado Soft Reset pode ajudar. Como no Z1 a bateria não pode ser removida, existe uma maneira alternativa de reiniciar o seu dispositivo. Na lateral direita, ao lado da entrada para o cartão Micro SIM, existe um pequeno botão vermelho, acessível apenas com um clipe ou alfinete. Clicando nesse botão, o Z1 será reiniciado.

Melhor som com o equalizador

O aplicativo Walkman da Sony é um dos melhores players nativos para smartphones, e uma das razões é o fato de oferecer muitas possibilidades de personalização. Nas configurações do aplicativo encontra-se, por exemplo, um equalizador de 5 bandas que pode ser regulado manualmente. Uma dica: para um melhor som geralmente basta elevar um pouco os valores dos graves e agudos.

xpz3
Configurando o equalizador. / © AndroidPIT

Liberar memória

O Xperia Z1 tem uma entrada para microSD, mas salva em princípio todas as fotos, músicas e vídeos na memória interna. Para ganhar espaço, transfira arquivos para o cartão de microSD (basta ir a “Configurações > Armazenamento > Transferir dados para cartão SD”).

Desativar bloatware

A Sony tem uma série de aplicativos nativos, e alguns coincidem com serviços já oferecidos pelo Google, com os quais um usuário Android pode estar mais acostumado. Sem acesso root, não é possível apagar esses apps, mas ainda assim você pode desativá-los e removê-los da gaveta de aplicativos. Para isso, basta ir às “Configurações > Aplicativos”, selecionar o app e clicar em “Desativar”. O processo pode ser revertido a todo momento.

xpz4
Desativando um aplicativo nativo indesejado. / © AndroidPIT

Você conhece outras dicas para o Xperia Z1? Compartilhe conosco nos comentários!

66 Compartilhado

14 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi