O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 299 Compartilhado 170 Comentários

Diretor da Motorola diz que Apple pratica preços absurdos!

Você conhece a máxima "pimenta nos olhos dos outros é refresco"? Depois do designer da Apple, Jony Ive, criticar o serviço "Moto Maker", da Motorola, dizendo que a fabricante estava "abdicando da responsabilidade sobre o projeto de design" dos seus dispositivos móveis ao oferecer ao usuário a chance de criar o próprio aparelho, Rick Osterloh, diretor da Motorola, respondeu à crítica à altura.

motoXpersonalizacion
O Moto Maker oferece ao usuário a chance de montar um smartphone exclusivo ao optar pelas características de design do mesmo.! / © Motorola

Com o Moto Maker, a Motorola oferece a oportunidade de customização do design do dispositivo ao usuário e isso parece ter causado uma reação negativa no designer da Apple durante uma entrevista a revista New Yorker. Jony Ive teria pedido para a publicação não citar o nome da empresa a qual ele se referia, mas as coincidências apontaram para uma crítica direta à Motorola:

A proposta deles era: "Faça ele como você quiser. Você pode escolher a cor que você quiser". E acredito que isso seja abrir mão da responsabilidade sobre o projeto.

Depois de ser confrontado com essa declaração, Osterloh foi direto na jugular da Apple, dizendo que a filosofia da empresa de Ive é diferente:

"Nós estamos fazendo toda a linha de produtos acessível. E, francamente, estamos tendo uma atitude oposta à deles [Apple]. Nós vemos uma dicotomia real neste mercado, onde você tem gente como a Apple fazendo tanto dinheiro e cobrando preços tão exorbitantes.

Nós achamos que este não é o futuro. Acreditamos que o futuro está em oferecer experiências semelhantes e a chance de escolha ao consumidor a preços acessíveis. O maior fracasso do setor de telefonia móvel é também a sua maior oportunidade: fazer bons aparelhos de fato, a preços acessíveis para as pessoas que não querem gastar muito dinheiro. Um grande smartphone e uma excelente experiência de internet móvel não devem ser um luxo caro. Devem ser uma escolha simples para todos."

Claramente, as duas empresas possuem caminhos diferentes e filosofias opostas. Claro que enquanto fã do Android, prefiro ter um grande número de opções à minha disposição, e minha opinião sobre o Moto Maker é que oferece aos usuários a chance de poder se destacar da massa por optar por escolhas exclusivas usando uma plataforma online para tanto.

Se você olhar para o mercado da moda, por exemplo, a Nike oferece a chance dos seus clientes personalizarem seus produtos e participarem da criação dos seus sneakers. Nunca vi ninguém dizer que a Nike estava se eximindo da responsabilidade criativa sobre seus produtos, pelo contrário.

E você, o que acha das declarações acima? Será que a Motorola está "tirando o corpo fora" ou será que a Apple está colocando os usuários dentro do mesmo quadrado? Estou realmente curiosa para saber a sua opinião aqui.

Fonte: BBC

299 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  •   60
    jefferson hoffmeister 19/fev/2015

    Só uma pergunta,precisa de design pra fazer o mesmo aparelho com a mesma aparência todos os anos?(Apple)

  • Romário Rodrigues 19/fev/2015

    Oi sou o Romário, sou novo aqui, vim dá minha opinião em relação a isso.
    Concordo com o executivo da Motorola, o preço dos iPhones são muito altos. E a afirmação do executivo da Apple de que o Moto Maker é uma maneira de abdicar a responsabilidade do designer da Motorola é infundada, pois, o design do aparelho ja está feito, o Moto Maker é apenas uma ferramenta de personalização, um ferramenta para dar individualidade ao aparelho, atingindo vários gostos. E a afirmação do executivo da Motorola em relação ao preço dos iPhones tem seus fundamentos. Antes que eu seja atacado por algum fanboy, seja do Android ou do iOS, afirmo que não há dúvidas que o iPhone tem seus méritos, tem uma boa câmera, um sistema bem fluido, nunca usei iPhone, mas ja vi muitos comentários em relação a fluidez do sistema, mesmo com tudo isso o preço praticado não justifica tais funcionalidades. o Android também tem seus méritos, tem maiores opções de personalização, os preços são mais acessíveis, e a câmera dos smartphones Android também têm evoluído bastante. E se pegarmos o preço do iPhone 6 16gb, ele está a venda atualmente por R$ 3200,00, com esse preço da para comprar 2 Moto X (2ª Geração) de 32gb, ou um Galaxy Note 4, e ainda sobra um pouco. Embora a câmera do Moto X não seja muito boa, mas pelo preço do iPhone, da pra comprar um Moto X e uma câmera profissional. E o Novo Moto X não perde em desempenho para o iPhone. Não me ataquem por dar minha opinião, existem poucas coisas que se devem brigar na vida, e smartphones não é uma delas. Peguei do Zangado Games essa, mas serve para smartphones também.

  • Carlos Cerqueira 19/fev/2015

    Correto amigo. Não muda muita coisa. Inclusive o preço. Já a Apple, a cada lançamento, fica mais caro e não muda muita coisa.

  • Alex.Oliveir 19/fev/2015

    Apple🍎 =MODINHA..Design repetitivo preço absurdamente exagerado.😎

    Motorola ^^ = Custo beneficio excelente preço acessível aos usuários possibilidade de personalização.👏👏👏

  • Danilo Cesar 19/fev/2015

    Não precisa ser nenhum Expert no assunto pra saber que a apple abusa nos preços;
    Ostentação fora do normal; Por isso que eu fico com o meu android mesmo ^^

170 Comentários

Escreva um comentário:
  • a Motorola só teria o poder de fazer tal comentário, se ele tivesse sido feito em 2014 ou 2013, já que o preço da linha x e g subiram muito um moto x 3 por 2500 ? isso não é barato, e de custo benefício tem pouco, eu tenho um moto x style(3 geração) amo meu aparelho, mas se não estivesse em preço de promoção(por 1700) eu não teria comprado. ;)

  • todos nos sabemos que a apple sempre foi uma exploradora do consumidor mais sempre vai existi os fanaticos para comprar mais esse tipo de gente nao devemos levar em conta.

  • Modinha ou não, o celular é bom.

  • Tive o moto g 1, iphone 4 e tenho o moto g 2... Em questão de design eu prefiro iphone, mas em questão de hardware eu prefiro a linha moto... a câmera do iphone (na minha opinião) é um lixo... Tem celular mais barato e melhor que iphone, mas só de pensar em ter a maçã em mãos já é (ou era) um luxo!!!

  • Compra quem quer!

  • é por isso que prefiro da meu cú pro androide que tem _(_ do que pra uma maçã que já foi abusada com uma mordida. #prontofalei.

  •   3

    Gente Apple, iPhone são marketing , o marketing que eles criaram ao longo do tempo impera ate hoje e mesmo que seus concorrentes ultrapassem o iPhone o povo sempre vai falar que o iPhone e melhor.

    E só marketing , modinha !

    E como falar mal de um filho seu , você vai escutar calado , eles sempre vão retrucar, não vão querer que falem mal.

    • falou tudo só acrescento que alem do marketing exagerado o iphone tem um universo a parte dos Smartfones com o seu próprio sistema operacional e controle absoluto sobre tudo o que entra e sai dos aparelhos por isso o preço é tão absurdo.

  • simplismente aqui onde moro quando fala em iphone os caras ja pensam em playboizinho de corrent usando so pra ostentar kkkkkkkk

  • Tenho um xperia z3 dual e dei a uns 6 meses um iPhone 5s pra minha filha, se não fosse a barreira do bluetooth e o fato do iPhone não possuir suporte otg eu teria um iPhone pois por causa da pirataria os programas para Android ou não estão saindo ou saem sem as mesmas opções do ios. Moto g nem pensar, moto x não tem bateria e moto maxx é feio demais!

  • Bem em relação a Apple e Motorola fico com a Motorola.
    Da Apple já tive o 3gs (Nunca deu problema), 4 (Começou os problemas), 4s (Perdeu o wifi apos uma atualização e a Apple nem ai), 5 (Foi trocado e voltou com o mesmo problema: Cristal da placa que carrega a bateria deu defeito é só outra placa = outro celular) e o 5s (Travando direto sem ter quase nada instalado).
    Da Motorola já tive C200 (O melhor de todos), C115 (Cabeção, o 2ª Melhor), Moto Spice xt300 (Nunca deu problema), D1 (Nunca deu problema), Moto X (Nunca deu problema) e Moto Maxx (Nunca deu problema)
    Ai eu te pergunto qual o melhor, um celular que sempre se atualiza normalmente e nunca da problema ou um celular que quando atualiza (com medo) corre o risco de você perde o wifi e algo mais? (E se não estiver na garantia Fud**)
    E melhor um celular com um custo mais em conta livre de limitações, bom, com câmera boa (Se vc souber usar, mas claro que falta algumas melhorias como o estabilizador) ou um aparelho com um custo absurdo cheio de limitações, bom tbm e com uma câmera que não muda?
    Pra mim não vale, não vale você 3500$ em um celular que não vale os 3500$ só por modinha, pra dizer que tem ... E é sagrado os produtos da Apple da defeito depois de um ano ou antes, tiro pelo que já passei, pelo relatos que já tive e pelo iPad que minha mulher ganhou, com menos de 2 meses já apresentou problema e tbm tem o problema sobre a garantia, eles não lhe dão um novo eles te dão um 'Semi Novo' com peças recondicionadas, isso é legal? Pra mim é coisa de gente mala (sabida) que na hora de vender faz moh coisa e na hora de 'ajudar' ta nem ai.
    Eu acho que não vale tamanho investimento, depois de muito problemas que tive com IOS me desiludi, agora não troco meu Moto Maxx (Android) por nada.

    Mas como diz o velho ditado: Gosto é que nem c*, cada um tem o seu.

  • Eu acho que a motorola sempre inova já a Apple os smartphones todos são quase a mesma coisa (na questão do disin) a maioria das vezes só muda o material o tamanho e a espessura esses smartphones só prq custam os olhos da cara e tem uma maçãsinha atrás n significa que os i phones são os melhores smartphones que existem do que adianta ter um smartphone "lindo" e ter uma bateria que dura pouco e um smartphone que é cheio de nojera pra fazer uma coiza simples

  • Já tive um iphone 4S e digo que é uma boa merda, depois que atualizou para o iOS 7 deu bug no WiFi e parou de funcionar, travamentos e etc fora que é um celular fresco qualquer tombo ou queda ele trinca toda tela de vidro, a unica coisa que presta no iOS é que os aplicativos são personalizados para sua interface muito rapidamente coisa que a Google deveria exigir pra quem desenvolve para Android, sobre Desing, Iphone, Ipod, Ipad são todos IGUAIS a diferença está no tamanho da tela, um é mais largo outro é mais estreito porém o conceito é igual a ANOS, a linha moto só tem dois anos de vida e já trouxe mais inovação que a Apple. Iphone é celular modinha com OS restrito igual ao Windows.

  • Não sou fã da Apple então prefiro não deixar nada a não ser #ChupaApple, uso os produtos da motorola e acho digno assim como o exemplo da nike onde o usuário pode montar o seu aparelho, se nao me engano uma montadora de veículo fez a mesma coisa em seu site deixou os usuário personalizarem o carro #applelixophone.

  • Obrigado Mr Osterloh por colocar produto de boa qualidade e acessível aqui no Brasil. E de podermos customizar do jeito que quisermos. Quanto a maçã, só vai sobrar o preço (sic) hehe!!

  • A esqueci quem quiser um boomerang compre o Iphone 6.😝.

  • Se Fudeu Apple! Preço não é qualidade! Por a caso o Moto G é ruim? 😉

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi