O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 Compartilhado 27 Comentários

Eis o dispositivo VR mais inovador do Samsung C-Lab no MWC17

A Samsung vem levando a realidade virtual muito a sério nos últimos. Durante a MWC 2017, a Samsung apresentou os projetos que vem desenvolvendo no C-Lab que conectam as tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).

O Creative Labs (C-Lab) da Samsung começou em 2012. Neste projeto, a Samsung oferece apoio a engenheiros e desenvolvedores para tornar ideias em produtos reais. Na maioria dos casos, os produtos chegam até o mercado. Por isso, podemos dizer que o C-Lab funciona como um catalisador de tecnologias. Para o MWC 2017, a Samsung trouxe diversos projetos do C-Lab e aqui estão os que mais curti.

Monitorless (sem monitor)

O Monitorless é uma aplicativo de realidade aumentada (AR) com o qual através de óculos especiais (tipo o Hololens, da Microsoft) podemos ver telas flutuando na frente dos nossos olhos e interagir com estas.

Na demonstração, infelizmente, os óculos na versão final ainda não estavam prontos, por isso, tive uma experiência usando o próprio Gear VR. Através do óculos da realidade virtual da Samsung, pude ver o ambiente em que estava, graças à câmera do smartphone.

As telas virtuais que vemos podem ser opacas ou com alguma transparência para que possamos enxergar o que está atrás delas. O processamento dos dados é todo feito na nuvem, pois assim o hardware não precisa ser tão robusto.

Abaixo, você confere uma demonstração de como este dispositivo funciona na prática:

Relúmĭno

A realidade virtual pode também desempenhar um papel importante no campo da saúde. O objetivo do Relúmĭno é resolver certos graus de cegueira.

Isso acontece com o uso da câmera do smartphone, que varre e recria o ambiente ao nosso redor enquanto o Relúmĭno captura essa imagem ao vivo e transforma-a de forma que o usuário com deficiência visual possa reconhecer melhor o ambiente. Para testar isso, tive que usar este óculos para simular certo grau de deficiência visual:

samsung c lab relumino 1
Com esses óculos pude similar certo grau de deficiência visual / © AndroidPIT

Usando os óculos, coloquei o Gear VR com o Relúmĭno funcionando e tudo o que não podia ver antes ficou visível de forma instantânea. Pessoalmente, fiquei bastante surpreso e senti que funcionou melhor em imagens com alto contraste. É claro que não é possível ter uma grande melhoria na nitidez, mas melhorou muito o reconhecimento do ambiente e podia me movimentar nele sem problemas.

samsung c lab relumino 2
Com o Relúmĭno reconhecer o ambiente é muito mais fácil / © AndroidPIT

Mas o que realmente me impressionou foi o reconhecimento de texto. Com o Relúmĭno consegui fazer uma excelente leitura do texto que me foi apresentado. Fiquei muito surpreso com este dispositivo e todo o potencial dele.

TraVRer

O TraVRer é simples, mas realmente impressionante. Na verdade, é apenas um reprodutor de imagem em 360º executado em um smartphone usando o Gear VR.

Não apenas fotos ou vídeos são exibidos aqui, o aplicativo também acessa os metadados, que mostram onde as imagens ou vídeos foram feitos. Com essas informações, você pode fazer um pequeno tour, por exemplo, em Barcelona, com a câmera Gear 360.

Todas as três tecnologias chamaram a minha atenção, cada qual por um motivo específico, no entanto, o uso de tecnologias VR e AR em um mesmo dispositivo mostra um potencial ainda maior consequente da mistura de ambas as realidades.

Qual destes três dispositivos você curtiu mais?

6 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

27 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi