O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 10 Compartilhado 3 Comentários

Quais são as chances da Google parar a linha de smartphones Nexus?

O site All About Phones publicou um depoimento do VP da LG Mobile Europa, Kim Won, dizendo que a LG não está trabalhando em um novo dispositivo Nexus. Mais ainda, quando quetionado sobre lançar um dos carros-chefes da fabricante na versão "Google Edition" - nos moldes da Samsung e da HTC -, Won disse que smartphones sem as características da LG não agregam valor à companhia. Assim, além de acabar com os rumores sobre a LG dar nome ao Nexus 5, este desabafo também gerou uma série de questões quanto ao futuro dos dispositivos Nexus. Será que a Google pensa em parar com a fabricação de smartphones próprios?

Eu acho a versão flat do Galaxy S7 melhor do que o Galaxy S8 de bordas curvas.
O que você acha?
50
50
669 participantes
nexus5 v2
A Google pode optar por parcerias como a feita com a Samsung e a HTC em vez de investir na construção de novos dispositivos próprios. / © AndroidPIT

O fato de Hugo Barra ter apresentado a versão Google Edition do Galaxy S4 durante o keynote do Google I/O começa a fazer mais sentido depois deste depoimento de Kim Won. No início, a Google desenvolveu um sistema operacional e precisava colocá-lo em prática, então desenvolveu o Nexus One, em parceria com a HTC. Devido ás caracterísitcas de código aberto do software, não demorou muito para que as fabricantes absorvessem o OS desenvolvido pela gigante das buscas e o transformassem no sistema operacional que mais cresce hoje no mundo.

Aliás, a Samsung é uma das companhias que lidera o atual mercado mobile e é uma das principais responsáveis pelo sucesso do Android. fazendo um gancho aqui, o VP da LG Europa também fez referência a isso, pois o sucesso do Android parece incomodar a LG, visto que Won resolveu falar sobre o elefante branco na sala: o "duopólio" da Google e da Apple em termos de software para dipositivos móveis. Por este motivo, a LG parece estar disposta a trazer dispositivos rodando outras plataformas ao mercado. Porém, não pretende desenvolver o próprio software, mas dará suporte ao Mozilla Firefox OS, ou mesmo para outras plataformas open-source como o Tizen ou o Ubuntu.

Não acho ruim o fato da LG reduzir a dependência do Android em prol de novos sistemas operacionais, mas este depoimento soa mais como uma "dor de cotovelo" por não conseguir aumentar a fatia da empresa neste gigante mercado mobile. Por outro lado, se isso não aconteceu com o apoio ao Android, se jogar em algo completamente novo será bem arriscado.

Se por um lado a LG pretende investir em um novo software e até mesmo trazer um número maior de caracterísitcas próprias aos seus aparelhos, a Google parece colocar em segundo plano a construção de dispositivos próprio construídos em parceria com outras fabricantes. Exemplo disso é que o Big G pegou dois dos smartphones Premium do primeiro semestre de 2013 e trouxe um super hardware rodando com o stock Android: Samsung Galaxy S4 Google Edition e HTC One Google Edition. E não parece ter tido muita dificuladade em fazer isso.

google io galaxy s4
Galaxy S4 Google Edition possui um hardware de primeira e roda com Android stock, tudo o que um fã do OS da Google deseja. / © AndroidPIT

Caso a Google puxe o freio de mão na fabricação de smartphones que carregem a marca Nexus, a maior perda para o usuário estará no bolso, visto que o GS4 rodando com Android puro sairá pela "bagatela" de US$649. Se levarmos em consideração o fato de que a filosofia da empresa de Mountain View é "democratizar a tecnologia" - o que deu a enteder Larry Page no I/O 2013 - as chances de não termos mais Nexus no mercado são pequenas, mas a gradual diminuição destes lançamentos ainda é bastante plausível.

Por outro lado, a introdução do novo hardware da Samsung pode ser apenas o início de um novo modelo de participação da fabricante com a Google com o objetivo de trazer a experiência crua do Android para os usuários.

Respondendo à pergunta inicial, sobre o fato da Google substituir a linha Nexus em um futuro próximo por parcerias como esta feita com a Samsung: Na minha opinião, pode vir a acontecer; porém, a gigante das buscas deverá trazer uma solução com relação ao preço destes aparelhos. Por enquanto, esta iniciativa pode ser vista apenas como uma medida paliativa enquanto o Android 5.0 ainda é trabalhado. Mas isso, só saberemos com o tempo.

E aí, o que você acha, a Google pode vir a substituir a linha Nexus em prol de parcerias com as grandes fabricantes do mercado? Ou será que a Samsung, ao contrário da LG, vê o Android agregando valor à marca, mesmo sem as características da Sammy presentes no software? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

10 Compartilhado

3 Comentários

Escreva um comentário:
  • Concordo com o Jefferson, seria maior sucesso ainda se não fosse desta marca, eu mesmo ainda estou em fase decisiva se pego um S3 ou um Nexus4, mas estou tendendo para o nexus, visto que é um NEXUS, não é um LG propriamente, a google não permitiria um aparelho ruim. Outra coisa que me estimulou mais ao nexus foi a LG dizer que o aparelho não agrega a marca, ótimo, sinal de que a LG foi mera coadjuvante e quem comandou o aparelho provavelmente foi somente a google. Desculpem se disse alguma besteira.

  • Pouca relevancia? Não amigo, o Nexus 4 é um dos Smarts mais desejados do momento.

  •   60

    se a LG deixar de lado o Android, ela perde mais mercado ainda, quanto a não fazer mais a linha nexus, é um favor que ela faz, rsrsrsrs, a pouca relevância do nexus 4 muito se dá por ser LG, acredito que se fosse outro fabricante, venderia mais.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi