O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 267 Compartilhados 136 Comentários

A relação entre a Samsung e o Android não anda nada bem: divórcio à vista?

Há algum tempo ouvimos falar em mudanças na Samsung. Algumas fontes afirmam que a gigante coreana pode abandonar o Android e partir para o seu próprio sistema operacional, o Tizen. A ideia é boa na teoria: um pouco de competição nunca fez mal a ninguém; mas na prática as coisas não são tão simples.

Tizen: o terceiro mosqueteiro?

Atualmente, temos vários sistemas operacionais móveis no mercado, mas os dois principais, sem sombras de dúvida, são o iOS e o Android. A competição os força a ficar cada vez melhor (e a copiar, de vez em quando), mas a luta para os fabricantes vai além da tecnologia, alguns deles lutam por independência. Parece que uma nova tática é possível: o advento de um novo sistema operacional.

AndroidPIT samsung gear s3 frontier hero
O Tizen já está nos smartwatches da Samsung / © AndroidPIT

Abandonar o Android é uma decisão estratégica para a Samsung, já que oferece algumas vantagens. No caso da Samsung (uma vez que é o fabricante que nos interessa aqui), ela poderia colocar o seu próprio hardware (processadores Exynos) em um smartphone rodando seu próprio sistema operacional. Em suma, isso é copiar um modelo que funciona há anos: o da Apple com o seu iOS. Além disso, o Google agora tem seus Pixels.

As coisas são mais simples para o Google: seja qual for o app que você precisa, você provavelmente encontrará no Android, tendo um Pixel ou não. Para a Samsung, nem tudo é tão fácil assim: ela teria que investir no seu próprio sistema, que é muito menos utilizado que o Android. Apesar de o Tizen ser um pouco popular, principalmente por causa dos seus smartwatches.

AndroidPIT iphone 7 vs google pixel 0752
A Samsung irá se juntar ao Google e à Apple nessa luta? / © AndroidPIT

Pode o remédio milagroso funcionar?

Você entendeu bem: o principal problema do Tizen é o pequeno número de usuários. Poucos usuários significam poucos aplicativos, poucos aplicativos significam poucos usuários. Como se quebra esse círculo vicioso? A Samsung criou um programa de incentivo aos desenvolvedores: quem criar um app cumprindo as regras dela pode ganhar até 10.000 dólares.

É um modo forte de apelo. Os desenvolvedores são recompensados e os usuários podem encontrar os aplicativos que procuram: todos ficam felizes. Na teoria, isso funciona. O problema se encontra no acompanhamento desses apps no Tizen (em forma de atualizações) como temos no Android. Esse trabalho árduo, e agora sem recompensas, deverá ser feito para apenas alguns poucos usuários (que também não ficarão tão gratos assim).

O principal problema do Tizen é o pequeno número de usuários

Ao contrário de nós (geeks), um usuário “normal” não está tão interessado assim em qual é o seu sistema operacional, o mais importante são os aplicativos. Não importa se é Android, Tizen ou outro sistema operacional, o que importa é que os apps funcionem. Usuários mais avançados provavelmente achariam terrível não encontrar o Android em seu smartphone. O Tizen é desconhecido: pensar fora da caixa pode trazer algumas desvantagens.

Vai ser difícil para a Samsung agradar a todos, mas se um usuário conseguir encontrar os apps que quer, puder mexer no seu smartphone como faz com o Android, provavelmente não estará muito relutante em trocar o Android. Dito isso, esse seria um primeiro passo para a Samsung organizar o seu próprio ecossistema, como a Apple o faz. É como um jogo de xadrez: primeiro colocamos nossos peões estrategicamente, depois partimos para a ofensiva. A alternativa seria a Samsung se aliar a outros fabricantes para usar o seu sistema ao invés do da Google, o enfraquecendo e ao mesmo tempo conquistando usuários.

Será que a Samsung vai ter sucesso onde a Microsoft falhou?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Diego Nascimento há 2 semanas

    "A RELAÇÃO ENTRE A SAMSUNG E O ANDROID NÃO ANDA NADA BEM: DIVÓRCIO À VISTA?"

    Tá. E a fonte da informação, cadê?

  • Steven Oliver há 2 semanas

    Eu pularia fora rapidamente, sem pestanejar.

  • Marcio Torres há 2 semanas

    Abandonar o Android é pedir falência antecipada, vejam o caso da Microsoft , apesar de todo o investimento em marketing , hardware e software não passou de uma medíocre participação no cenário mundial. A diferença do Android nem é o próprio Android, mas sim a disponibilidade de um universo de apps a um click.

  • Vinicius Guerra há 2 semanas

    Criar um novo sistema operacional ou SO, dá muito trabalho, tanto que o Firefox OS foi descontinuado. Tem a questão da popularidade, desenvolvedores e aplicativos, será que vale apena correr o risco? A Microsoft com maior capital que a Samsung, naufragou com o Windows Mobile, sistema fluído, a moda IOS, mas sem recheio, sem popularidade, leia-se aplicativos!

    Claro que a Samsung já tem uma legião de fãs no mundo, agora, trocar o velho e bom Android pelo Tizen, pode ser bom e ruim ao mesmo tempo.

    Bom, porque a Samsung seria independente de vez do Google, seus modelos seriam atualizados muito mais rápido. Ruim, porque, o Google não é bobo, fechou as portas para a Microsoft, nenhum aplicativo Google roda no Windows Mobile, então rodaria no Tizen? Ao mesmo tempo, a saída da Samsung do Android, seria um caos, pois os lucros do Google cairiam bem, pois a Samsung é líder mundial em vendas de smartphones, portanto, seria melhor para todos, um acordo, o Google ceder um pouco, melhorar essa relação com os seus cooperados.

  • Claudio O. há 2 semanas

    Será que a Samsung vai ter sucesso onde a Microsoft falhou?
    Só o tempo dirá...

136 Comentários

Escreva um comentário:
  • "Onde a Microsoft falhou" kkkk, desculpem, tive que rir.

  • Povão que mete a boca serão os primeiros a comprar kkkk.

  • Do ponto de vista do usuário comum (aquele que compra um iPhone ou S7 pelo preço e status) e sequer conhece metade dos recursos que o aparelho oferece, se o Tizen começar com os apps básicos (Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, etc), disponibilizar os jogos com mais usuários (Pokemon GO, Clash, etc.) e principalmente mantiver a cara do TouchWiz, creio eu que tem sim boas chances de obter sucesso.

    Quem lê e comenta em fóruns e sites de tecnologia como esse é um usuário fora do espectro comum do mercado e nesse perfil a mudança do S.O. pode sim fazer muita diferença mas esse nicho de usuários é minoria comparado a grande massa que sequer sabe o que é um S.O.

    Vale lembrar que muitos dos usuários que compraram um Nokia no período Microsoft o fizeram pela marca do aparelho e não pelo S.O. A decepção quanto a experiência de uso acontecia quando o usuário precisava de um app que algum amigo utilizava e ele não encontrava na loja. O maior erro da Microsoft foi o de ter acreditado que a força das marcas sobrepujaria a falta de apps, atraindo desenvolvedores, quando em um mercado já estabelecido a lógica é inversa, atrai-se primeiro os desenvolvedores para depois alcançar os usuários. Como a Samsung já tem uma base de usuários grande que compra o aparelho pelo hardware, pela marca, as chances são muito boas.

    Estou torcendo para que a Samsung tome essa iniciativa e queria também ver a Microsoft retomar o mercado, concorrência é bom para todos

  • A Sammy não vai ser tão louca a ponto de abandonar o Android e arriscar tudo no Tizen. O OS dela precisa ganhar espaço aos poucos. Talvez ela devesse começar a vender os smartphones com Tizen pelo mundo todo, só que com um preço bem mais em conta, ou então premiar os clientes fiéis com um Tizen phone. Talvez patrocinar alguns youtubers famosos para fazerem a resenha do OS e etc...

  • Se sair do android, já era!!!

  • Claro que a matéria e uma opinião do site, mas eu como usuário de um s7 egde, saiu do Android adeus Samsung

  • Essa questão de SO de Smartphone depende muito do que virá, de repente, a samsung pode acertar no que a Microsoft errou. Essa questão, também, depende de cair na graça do povo. Se um SO agradar a Usuários e tiver uma leva boa, vai atrair desenvolvedores, e como o campo de um novo SO pode abrir portas para novos desenvolvedores, a coisa pode mudar. Me lembro do Symbian, imbatível até chegar o Android. Na verdade eu gostaria que tivéssemos outros SO de Smartphone, isso pode ajudar em muitos aspectos, inclusive em apps e vendas de aparelhos. Quem sabe, até mesmo aparelhos prontos para funcionar como um Micro, dual-boot, ou escolher entre um android ou o Tizen, ou outro qualquer. O Android é um bom sistema, mas precisamos de ver, pelo menos mais uns dois, além do iOS e Android. Que pena que a Microsoft não soube investir no seu SO, já tive um quando ainda tinha parceria de aparelhos com a Nokia, o SO, de fato, era bom, mas poucos apps, no meu caso, que não me interesso praticamente nada por jogo, quase a zero, estava muito bom, e a Microsoft falhou porque não dava a devida importância ao seu sistema e me parece que os desenvolvedores não tinham tanta facilidade em fazer aplicativos para o SO devido a certas complicações. Tomara que tenhamos, em breve, novos SO de smartphones, acredito que seria muito bom.

  • O que eles poderiam fazer ao inves de mudar de SO era modificar um pouco mais ja que modificam pouco HIAHIAHIAHIAHIAIHA

  • Depois que o Android realmente está maduro em relação ao iOS, a Samsung aparece com essa ideia. Agora é tarde. Tinha que ter feito isso na época do Android 2.x

    Seria mais fácil fazer como a Xiaomi faz, criar seu sistema baseado em Android e dar outro nome. A TouchWiz/GraceUX já está em um bom caminho para isso.

  • Isso se chama morte anunciada.

    É achar que o nome Samsung é forte o suficiente no setor mobile a forçar as pessoas ignorarem embaixo do capô, Android, e adotarem o TizenOS.
    No mínimo é preciso ter as ferramentas básicas (e-mail e etc) funcionando decentemente.

    O TizenOS que eu saiba está é afundando, indo parar no final da fila em Smart TVs pois não conseguiu ser adotado nos smartphones quando (e ainda se tentar) foi proposto.

  • Se fosse só dela, tudo bem
    Tizen é aberto
    não é?

  • Não é segredo para ninguém que a Samsung, deseja ter seu próprio sistema operacional igual a Apple, mas se ela fizer isso, ela vai dar um tiro no pé.

  • "Será que a Samsung vai ter sucesso onde a Microsoft falhou?" - Creio que não... a menos, não a curto prazo.

  • Dornelles fez um ensaio sobre a possibilidade da big Sam se desvencilhar da big G. Foi uma opinião em uma seara bastante polêmica e delicada,mas a meu ver tem sua validade. Nunca será fácil pra qualquer sistema retirar a hegemonia de outro, ainda mais dois fortes SO's como IOS e Android. Vi alguns comentários falando de ser impossível e ri bastante... Lembro de comentários bem parecidos na época do Symbiam e Nokia... Vejam hoje então a história: Apple desbancou a Nokia com a revolução dos smartphones com tela touch e depois a Google pegou a onda para evoluir o Android e acirrar a concorrência.
    O fato é que não será fácil mas para ter algum sucesso é preciso ter um grande atrativo para os usuários com APPs e para as fabricantes com SO open-source mas com um processo que não provoque uma fragmentação desfavorável de versões.

  • O Tizen vai ter morte rápida e indolor.
    Se não for assim então vou dizer que o povo realmente gosta de Samsung!!

  • O android está engolindo até o iOs e vc me vem com esta de tizen. Poupe me.

  • Pra Samsung n ter o mesmo prejuízo da Nokia/Microsof basta ter aplicativos.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi