X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Dogfight

Mauro Feola
0

Você já parou para imaginar como deve ter sido pilotar um avião durante a Primeira Guerra Mundial? O jogo de hoje, o Dogfight, transporta-o para o interior de um avião de combate da época. O Dogfight é um simulador de voo que promete muita ação e ainda possui um modo multiplayer. Acompanhe a análise que preparamos para ele.

3 ★★★☆☆

Avaliação

Versão testada Versão atual
4.4 4.4.54

Funções & Utilização

Dispositivo: Samsung Galaxy Nexus
Versão do Android: 4.0.1
Mods: Root

O aplicativo exige 10MB de memória interna e 35MB no cartão SD

Se você achar que é difícil já começar jogando como piloto de avião da Primeira Guerra Mundial, então experimente o modo treino para ganhar prática. Você tem diversos aviões dentre os quais é possível escolher um para iniciar seu voo (a versão de teste só oferece uma opção de avião). Cada um dos aviões dispõe de diferentes especificações para velocidade, controle e blindagem. Selecionado o avião, você já pode começar a jogar e voar. As primeiras voltas com o avião consistem mais em técnicas para adquirir prática de voo e para isso basta voar através de uma série de aros. Uma flecha indica a direção do voo até o próximo aro. Flechas não são sempre visíveis. Por sorte, os desenvolvedores incluíram um minimapa no jogo para auxiliar os pilotos perdidos pelo caminho.

A missão seguinte consiste em encontrar o aeródromo do inimigo. Na verdade, não sabíamos que chegaríamos num aeródromo. Falta ao jogo, talvez, informar de antemão o jogador sobre a missão que ele deve cumprir.

Modo multijogador

O que você tem de fazer é derrubar os aviões inimigos, utilizando suas metralhadoras e, por fim, destroçar o acampamento inimigo com artilharia pesada. Ao mesmo tempo, você terá que garantir a segurança de seu espaço. Isso implica trabalho em equipe. Para que você possa comunicar-se com seus parceiros de voo, há um chat disponível para se organizar as posições. O tempo todo é importante entrar em contato com os parceiros de guerra para saber quem defenderá a base ou quem será responsável por invadir o espaço inimigo, por exemplo.

Os controles de inclinação funcionam muito bem, mesmo quando se está teclando com os companheiros de batalha. Isso porque a janela de chat ocupa uma parte relativamente pequena da tela. É claro que não é tão recomendável assim ficar teclando em plena batalha.

É possível alterar de vários modos a perspectiva da câmera. Ou seja, você pode visualizar tudo a partir do ponto de vista do piloto ou ainda através de uma câmera virtual 3D colocada na parte traseiro do avião. Os controles foram concebidos para propiciar uma volta nostálgica aos anos 20, o que, por fim, não parece agradar a todos.

O jogo tem um trilha sonora muito interessante, mas infelizmente ela só é reproduzida no menu principal. Quando o jogo começa para valer, você só escutará o rugido dos velhos motores. A versão anterior do Dogfight apresentava problemas com FX, incluindo interrupções no som. Com o recente update, o problema foi solucionado. Na opção de configurações, é possível alterar o modo de controle, os gráficos, o idioma e ativar ou desativar os efeitos de som.

Conclusão:

O Dogfight tem muito potencial para melhorar e com o novo update tornou-se uma boa opção entre tantos apps existentes no Android Market.

Tela & Controles

Uma coisa é patente: os desenvolvedores do Dogfight depositaram muito empenho e tempo para chegarem a um design e ambietação interessantes. Nossos testadores afirmaram que a simulação de estar num avião de combate da Primeira Guerra Mundial é bastante eficaz. Sem contar que o jogo possui diferentes ambientações, como neve, nuvens, chuva ou neblina. 

Na versão 4.4 do jogo, ou seja, na sua versão mais recente, alguns erros no motor gráfico foram eliminados, aspecto que prejudicava bastante a versão anterior. Ponto para os desenvolvedores.

Os controles são bons. Leva-se um pouco de tempo para se acostumar com eles, mas isso é bastante comum acontecer, sobretudo com jogos simuladores. Há duas opções de controle: o modo clássico, usando os botões na tela, e o modo inclinação (para este modo, não se esqueça de calibrar bem seu telefone).

 

Velocidade & Estabilidade

O Dogfight ainda apresenta um problema que, ao nosso ver, faz com que ele perca muitas estrelas em nossa avaliação: o tempo de carregamento é muito longo. Há ocasiões em que se deve esperar até 40 segundos para se passar de um menu a outro. Vale dizer que o jogo foi testado em sua última versão e num Samsung Galaxy X, que não pode ser considerado um low end smartphone, ou seja, ele tem especificações top de linha. Porém, com o Dogfight, o Galaxy X pareceu um aparelho de baixa qualidade. É esse o aspecto a ser melhorado no Dogfight para que ele seja um dos melhores jogos do Android.

Relação Preço/Desempenho

Existe uma versão gratuita do Dogfight no Market. Porém, não a achamos tão interessante quanto a versão paga. Esta, por sua vez, também disponível no Android Market, custa EUR1,99. Dados os problemas detectados, não seria mal se o Dogfight custasse um pouquinho mais barato...

Screenshots

Dogfight Dogfight Dogfight Dogfight Dogfight

Apps semelhantes

Não conhecemos nenhum app semelhante. Caso você conheça algum, por favor, informe-nos.

Desenvolvedor

Joaquin Grech

Joaquin Grech, www.joaquingrech.com

Enviar e-mail ao desenvolvedor Perfil do desenvolvedor

Comentários

Escreva um comentário: