O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Opinião 165 Compartilhados 101 Comentários

Voltei a usar este navegador no meu Android e não me arrependo

Recentemente, escrevi um artigo contando como foi minha experiência com o navegador Opera Mimi, que fez com que eu deixasse o Chrome em segundo plano no meu Android. Com isso, muitos leitores indicaram outras opções de navegadores para testes, mas, um candidato em específico me chamou muita atenção. Continue lendo este artigo e descubra sobre qual navegador estou falando.

O Dolphin foi meu primeiro navegador favorito

Quando eu comecei a usar o Android, em meados de 2011, o sistema era o Gingerbread e existiam poucos navegadores de internet eficientes. O Chrome ainda não havia chegado para o sistema e a opção mais viável na época era o Dolphin. Era uma experiência muito satisfatória utilizá-lo, já que ele era rápido e sua interface uma das melhores.

O Dolphin deixava o navegador padrão do meu Xperia Arc no chinelo, mas, com o tempo, acabei abandonando-o e parti para o Chrome definitivamente. Claro, estou sempre experimentando aplicativos no meu smartphone atual, contudo, o Dolphin era uma opção que eu já considerava como carta fora do baralho.

Usei o Dolphin pela primeira vez na época em que meu Android era o 2.3 Gingerbread

No artigo que eu fiz contando minhas experiências com o Opera Mini, muitos usuários indicaram outras opções de navegadores de internet. Entre nomes como o CM Browser e o UC Browser, o Dolphin apareceu entre uma e outra indicação. Na hora, me veio na memória as boas experiências que este app havia me proporcionado. Resolvi baixá-lo e separei três recursos que eu mais gostei de ver e rever. Conheça-os a seguir.

1. O suporte opcional para o Flash Player continua

Atualmente, todos os principais sites que acessamos já abandonaram o Flash Player e partiram para o HTML 5, o padrão mais atual que existe para a construção de sites e conteúdos interativos para a web. Porém, muitos canais ainda disponibilizam conteúdos que precisam do Flash instalado, o que pode ser um problema para muitos usuários.

O Dolphin oferece suporte para esse plugin desde os seus primórdios, e isso deve permanecer até que o Flash seja extinto definitivamente. O lado bom dessa história é que o funcionamento deste recurso depende da aprovação do usuário, visto que através das configurações é possível ajustá-lo como padrão quando necessário ou de forma opcional.

dolphin modoflash
Configurações do Flash Player dentro do Dolphin / © ANDROIDPIT

Com isso, você não precisará deixar de acessar algum site por falta do Flash. Claro, existe uma ligeira interferência no consumo da bateria quando esse plugin está em execução, mas, esse impacto é mínimo e pode ser comparado com a reprodução de um vídeo em HD no YouTube.

2. O Dolphin é o rei das extensões 

A palavra que mais define o Dolphin é personalização. Esse navegador só perde em extensões e recursos de customização para a versão do Firefox para PC. O recurso mais básico é a mudança de temas, sendo que estes podem ser criados pelo usuário ou baixados através de uma loja interna do app. As opções são inúmeras, mas, é preciso tomar cuidado com alguns temas que deixam o navegador visualmente estranho.

Pré-instalado no dispositivo, é possível encontrar um modo noturno, que deixa o fundo dos sites escuro e as letras brancas; o modo privado, que não salva dados e caches das páginas visitadas; e a opção para visualizar artigos excluindo as imagens, que remove fotos e distrações visuais das páginas acessadas.

dolphin interface
Interface e recursos do Dolphin / © ANDROIDPIT

Porém, com a loja de complementos do Dolphin, é possível ir além. Existem algumas extensões que adicionam recursos básicos dentro do browser, como um player alternativo para vídeos em Flash, um otimizador de energia e até um leitor de QR Code. Gostei bastante do plugin de PDF, que converte páginas de sites em HTML e as salva neste formato no armazenamento do dispositivo.

dolphin pdfconvert
Extensão que converte HTML em PDF do Dolphin  / © ANDROIDPIT

As abas do navegador também são personalizáveis, assim como os favoritos, que podem ser reorganizados na página principal em pastas, igual ao Safari para Mac e iOS, da Apple.

Ah, e uma última dica: experimentem o recurso de pesquisa por gesto que vem nativo. Clicando e pressionando o botão do golfinho por alguns segundos, é possível pesquisar utilizando a escrita por gestos manuais. Você pode salvar a palavra ou letra sugerida para acessar sites mais rapidamente. É um recurso muito funcional!

dolphin escritaporgestos
Dolphin reconhece gestos e sugere páginas da internet e favoritos / © ANDROIDPIT

3. Segurança e privacidade 

O Dolphin não é tão integrado com o Android como o Chrome, mas possui recursos interessantes de sincronização e de segurança, que tornam sua usabilidade mais interessante. A opção que eu mais gostei foi a exportação dos dados de navegação, visto que é possível salvar o histórico da web no armazenamento do aparelho. Se você fizer uma limpeza de cache, por exemplo, pode optar em salvar informações mais importantes antes.

A sincronização de abas também é outro ponto bacana, que mantém as abas que estão abertas sincronizadas com outros aparelhos com a mesma conta conectada. Se você está usando o Dolphin no iPhone, por exemplo, pode mudar para o Android e continuar a fazer as mesmas atividades que foram pausadas no outro sistema. É uma espécie de "recurso de continuidade".

dolphin sincronizacao
Sincronização de abas do Dolphin / © ANDROIDPIT

Para quem ainda não possui o Marshmallow, é possível administrar o uso da localização dentro das configurações do Dolphin, o que irá poupar a bateria do celular e evitar que seus dados sejam monitorados por sites suspeitos. Os filtros de segurança também são bem eficientes e alertam sobre sites que sejam fraudulentos ou que não possuem certificados atualizados.

dolphin baixardados
Você pode baixar seus dados de navegação com o Dolphin / © ANDROIDPIT

Vale a pena usar o Dolphin?

Por fim, posso dizer que valeu a pena dedicar alguns dias da minha semana testando o Dolphin. O navegador continua eficiente, econômico, rápido e seguro. Os recursos que personalizam o browser podem tornar sua usabilidade ainda melhor, desde que utilizados com parcimônia.

O Dolphin é leve e também é uma ótima opção para quem possui um celular com 1 GB de RAM ou menos ou tem pouco espaço no armazenamento. Você pode baixá-lo diretamente na Play Store através do botão abaixo:

Dolphin - Best Web Browser 🐬 Install on Google Play

Você já testou o Dolphin? Qual é o seu navegador atual e o que você achou dos recursos do Dolphin?

101 Comentários

Escreva um comentário:
  • Dica, existe o Dolphin Mini.
    Usei bastante ele e um outro que esqueci agora que é cópia descarada.

    Largaria o Opera Mini SE o Dolphin comprimisse dados tal qual, ou se o Opera Max funcionasse com ele, alias, este tem uma boa proposta mas uma gama de softwares que usufruem da compressão muito limitada.

    Não dá para competir com uma economia de 10 vezes menos no consumo de banda pelo Opera Mini.

  • Falam que o chrome, é o melhor dos navegadores para android, particularmente só passei raiva com esse navegador, até o navegador padrão da LG, que dizem que é uma bosta, teve mais serventia para mim...

    No meu celular, o chrome já está desabilitado, desde quando comprei o aparelho.

  • O VC browser e muito bom e brasileiro

  • O que vocês têm a dizer do Mozilla???

  • O Chrome de uma maneira geral nem é tão ruim. O problema são alguns sites. Tentem entrar no GE e vocês vão ver que site ruim de se navegar pelo celular. O do AndroidPIT é bem fluído, carrega logo.

  • Já usei o dolphin, realmente é um ótimo APP, no momento estou usando o Puffin Web Browser. Ele tem recursos interessantes, suporte a Flash Player, uma espécie de mouse que facilita muito os cliques e coisas bem pequenas. Porém, as extensões não são muitas.

  • Já usei e sei que é bom, porém parti para o UC Browser que me parece melhor. Mas cada um sabe o que quer.

    • Concordo,Uc Browser e ótimo para downloads, não tem problema se cair a rede, da pra continuar sem corromper os arquivos

  • O Dolphin cria uma pasta na memória interna chamada TunnyBrowser , eh bom limpá-la de vez em quando pelo próprio navegador.

  • Baixei e não gostei.

  • Na minha não tão saudosa era do Milestone 2 com a bomba MotoBlur, o Dolphin e o Opera eram um sonho em meio pesadelo.
    Transformavam completamente a experiência de navegação.

  • Mozilla Firefox está precisando se reinventar. Após anos considerado como um dos mais seguros e rápidos navegadores, hoje ele representa somente 9,8%

    • Gosto muito do Firefox mobile, mas tanto num smartphone que uso em casa, quanto no tablet que assisto séries, ele fecha sem explicação alguma, e não restaura as abas previamente abertas quando isso ocorre. Não era assim ano passado.

  • No PC alterno entre os dois navegadores: Microsoft Edge(exclusivo para Windows 10) e o Opera. Já no meu dispositivo móvel, uso Chrome.

  • Lembro quando tive um tablet antiguinho, e só tinha o Dolphin como browser. Além disso, não havia Google Play Store, e sim um app da fabricante para baixar apps, mas não consigo relembrar seu nome. Enfim, tive experiências ótimas com o Dolphin, e acho que voltarei à usá-lo!

  • Eu também uso o Dolphin ele foi o único navegador que adaptou bem no meu Smartphone, baixei vários navegadores da Google Play mas foi o Dolphin que teve o melhor desempenho, atualmente uso o Dolphin e o Navegador padrão que vem de fabrica.

    • Dolphin funciona que é uma beleza no meu tablet, mas no smartphone, dá altos pau no carregamento de algumas páginas que ele abre perfeitamente no tablet. :-\

      • Mano, pode ser que a memória RAM do Smartphone esteja cheia com muitos apps abertos em segundo plano, encerrar as atividades desses apps que vc não esteja usando, fazendo isso pode ajudar vc com o Dolphin no SmartPhone. Não se preocupe encerrar os apps não vai dá problema no Smartphone, até as fabricantes aconselha fazer isso

      • Foi a primeira coisa que pensei. Mas não é. Inexplicavelmente, ele funciona muito bem num tablet Genesis, num Foston e num Galaxy Note. E fecha sem explicações no Redmi 2 e no J5. Fiz depuração de processos e ANR em tempo real direto do notebook via usb, e não descobri o porquê de fechar do nada. Sou programador java de apps Android. Mas vou continuar usando nos tablets :-)

  • Gostaria de vim aqui parabenizar o redator que criou esse artigo. Nunca imaginei que isso seria possível, mas o Dolphin virou meu navegador padrão agora, nunca imaginei que poderia substituir um já da Google (o meu smartphone é intermediário, não que o Google Chrome seja ruim, é bom, mas esse novo é bem mais agradável e eficaz).

    Este é o melhor artigo que já li aqui no AndroidPIT, cumpre o que promete no título.

    UPDATE: 6 de Outubro de 2016.

    Eu tenho um smartphone intermediário, e acabei de baixar o Firefox. Eu não sei se é porque formatei meu celular antes, embora eu tenha formatado e também usado o Dolphin, mas o Dolphin depois de algum tempo de uso começa a dar uns lags enquanto rola a página, coisa que o Firefox não faz.

    Firefox é meu navegador padrão.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi