O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1.035 Compartilhados 159 Comentários

Com o Android 6.0 Marshmallow, sua bateria vai durar de 2 a 3 vezes mais - fizemos o teste!

Diferentemente do Lollipop, o 6.0 Marshmallow é uma versão do Android que promete mudanças significativas no que diz respeito à bateria. Aqueles que já instalaram a atualização sabem do que estou falando. Estou testando o Android 6.0 no meu Nexus 5 desde que a versão final foi lançada, e hoje vou mostrar como se comporta a função Doze de gerenciamento de energia. Já adianto que os resultados impressionam.

O que é o Doze?

Descoberto na época da prévia para desenvolvedores do Android M, o Doze é uma das duas funcionalidades de economia de energia introduzidas pelo Android 6.0. A segunda se chama App Standby. Enfim chegada à maturidade, a função Doze visa principalmente a otimizar e reduzir as atividades do processador e da rede quando o aparelho não for usado por um determinado intervalo. Além disso, a segunda função se dedica a limitar a sincronização de aplicativos em segundo plano.

comment android 6 0 marshmallow ameliore batterie autonomie doze image 00
Eis aqui um primeiro funcionamento do Doze, implementado com o Android 6.0 Marshmallow. © Google

Confirmados pelo Google, o Doze e o App Standby são partes integrantes do Android 6.0 (API 23) e serão adotados nas próximas versões do SO a serem lançadas. Depois dos resultados magros do ProjectVolta, seu sucessor Doze é uma das melhores novidades do Marshmallow.

Como se comporta o Doze?

Tomemos o exemplo de um usuário que deixa o smartphone desligado e colocado sobre uma mesa por um período de tempo. Depois de certo ponto, a tela do aparelho é desligada e é nesse momento que o Doze atua.

No modo Doze, o sistema tenta economizar a bateria limitando o acesso dos aplicativos a redes sem fio e tarefas pesadas que demandam muito do processador. Depois de um intervalo (e periodicamente) o Doze se desativa e abre uma janela para os aplicativos acessarem a rede para atualizarem suas informações. Dessa forma, economiza-se energia sem que se perca a funcionalidade de cada app.

comment android 6 0 marshmallow ameliore batterie autonomie doze app standby image 00
Este gráfico mostra como o Doze abre janelas de funcionamento para a sincronização de apps e serviços. © Google

Quando essa janela se fecha novamente, o sistema volta ao modo Doze e suspende o acesso à rede dos aplicativos, bloqueando as eventuais sincronizações e as notificações. Com o tempo, e dependendo do seu uso, a função aprende e evolui para melhorar a economia de bateria em caso de inatividade mais longa e quando o aparelho estiver conectado a um carregador.

Quando o usuário desbloqueia seu smartphone, o Doze se desativa automaticamente e permite a utilização normal do dispositivo.

android m nexus 5 vs nexus android lollipop tableau table battery batterie autonomie greenbot edit par tony balt image 01
Aqui você pode ver a evolução da autonomia  desde o Android 5.1.1 Lollipop até o Android 6.0 no Nexus 5. © Greenbot

Meu teste com o Doze

Primeiro dia - utilização normal

Sendo um proprietário do Nexus 5, não perdi tempo e instalei o Android 6.0 Marshmallow no dispositivo para conhecer todas as novidades do modo Doze.

Conhecendo a autonomia catastrófica do Nexus 5 (em todas as versões do Android precedentes), posso dizer que a nova versão me conquistou. No passado, tinha de recarregar o meu Nexus 5 no meio do dia. Graças ao Doze e ao App Standby, meu Nexus 5 se tornou realmente menos dependente do seu carregador e agora é capaz de suportar um dia inteiro sem precisar de recarga (com um uso normal do aparelho).

comment android 6 0 marshmallow ameliore batterie autonomie nexus 5 novembre 2013 test autonomie image 00
O Android 6.0 Marshmallow enterra literalmente todas as outras versões precedentes do Android no quesito autonomia. © ANDROIDPIT

Para inaugurar o primeiro dia com o Android 6.0 no meu Nexus 5, eu queria preservar os meus hábitos, que se resumem a:

  • 2 horas de navegação (nos aplicativos e na internet);
  • 20 a 30 minutos de Hearthstone;
  • Música pelo Play Music que ocupa 3/4 do dia.
comment android 6 0 marshmallow ameliore batterie autonomie nexus 5 novembre 2013 test premier jour utilisation normale image 00
Primeiro dia: teste de autonomia em utilização normal. © ANDROIDPIT

Acredite ou não, o Nexus 5 ainda tinha 41% de bateria às oito e meia da noite (tendo sido carregado até as 3 da manhã). Isto é ainda mais impressionante se levarmos em conta que o meu Nexus 5 foi comprado em novembro de 2013. Desde então, a pessoa que me vendeu disse que o usou todos os dias e nunca substituiu a bateria. Falando nisso, pretendo trocá-la em breve.Quem sabe a nova pode durar até um dia e meio?

Segundo dia - utilização limitada

No dia seguinte, decidi moderar a minha utilização para melhor compreender o funcionamento dessas duas novas funções. O resultado foi ainda mais incrível. Depois de um dia completo, a porcentagem da bateria era de 25%. Como no teste anterior, eu havia carregado o dispositivo ao máximo e desconectado do carregador às 3 da manhã. Durante o segundo dia, realizei as seguintes atividades:

  • 1 hora e 30 minutos de navegação (aplicativos e web);
  • De 15 a 20 minutos de Hearthstone;
  • Música ativada em 3/4 do dia.
comment android 6 0 marshmallow ameliore batterie autonomie nexus 5 novembre 2013 test deuxieme jour utilisation normale image 00
Segundo dia: teste de autonomia em utilização limitada. © ANDROIDPIT

Terceiro dia - utilização pouco intensa

Para o terceiro e último dia do teste, resolvi usar o meu Nexus 5 de maneira leve. Isso permitiu que a função "Doze" do Android 6.0 Marshmallow realmente mostrasse a que veio. Depois de um dia de uso leve, ainda havia 55% da bateria às nove e meia da noite. Eu havia desconectado o carregador às 2 da manhã. Neste dia, eu fiz o seguinte:

  • 1 hora e 10 minutos de navegação (aplicativos e web);
  • Música ativada em 3/4 do dia
comment android 6 0 marshmallow ameliore batterie autonomie images 06
Terceiro dia: teste de autonomia em utilização pouco intensa. © ANDROIDPIT

As funções Doze e App Standby não estão disponíveis apenas para os dispositivos Nexus. Elas serão distribuídas juntamente com o Android 6.0 Marshmallow para todos os aparelhos que receberem a nova versão do Android. Os resultados podem variar, mas podemos esperar uma melhora significativa na autonomia dos smartphones Android. Para mais informações, confira a página do Android Developers.

Os comentários favoritos dos leitores

159 Comentários

Escreva um comentário:
  • Olha, achei que depois do marshmallow meu Samsung tá gastando mais bateria. ...

  • Tudo que o "doze" reduza quando eu "DEIXAR", parar de usar o aparelho, mas e se eu usar o tempo todo, o doze vai ficar desativado e o consumo será alto. No modo Stamina, mesmo usando o aparelho ele desabilitava o trafego de dados e diminuía o processador.. Se isso não vai acontecer com o "doze", pra mim nao vai servir para nada, alias vai piorar o desempenho. O "doze" então seria bom apenas para quem usa pouco.

  • Pelo menos pro meu Moto g 2 (2014) a duração da bateria caiu consideravelmente.
    Depois da atualização, a betaria dura apenas 5 horas independente de como estiver usando. Alguém já conseguiu resolver esse problema?

  • Pelo contrário apos atualização a bateria ta durando bem meno e esquenta pra caramba

  • parece que o doze so foi feito mais para smart com bateria ruim... no meu moto x 2014 eu consegui quase 10hrs de uso intenso com o doze(antes consegui 8hrs no max)... porem vi pessoas com moto x play que fazem mal 1 dia com uso moderado...

    • Uso intenso?? A matéria diz que o modo doze é ativados assim que a tela apaga, se você está usando o aparelho então ele não está atuando.
      Obs: Também tenho um Moto X 2014

  • Meu Deus.. Isso vai ser um milagre de tão boa....
    kkkkk
    Chega Marshmallow

  • Como ativa no moto x play?

  • Na teoria tudo é lindo né. Na prática o Marshmallow se mostrou péssimo no quesito bateria. O wifi chega a consumir muito mais de 1000mah. Procurei me informar com outros usuários e todos estavam reclamando da mesma coisa...

    • 19

      Pensei que o marshmallow ia resolver o gasto excessivo de bateria em stand-by no período da noite... que nada! Já fiz de tudo (restauração, wipe cache, só ainda não parti pra root ou baixar algum app de bateria) e ainda assim chega a consumir até 5% com o celular COMPLETAMENTE PARADO, com tudo desativado, no período entre 22h e 07h30min, coisa que no Kit Kat não ocorria, pois chegava a perder no máximo, algo em torno de 2%.

  • Sério que o android M está trazendo a função Stamina dos celulares da Sony?

  • Atualizei o meu Moto G XT1069 ontem a noite. Fiz root e habilitei novamente o Greenify, Lux e o Gravity Screen off. Eles vão ser mais alguns aliados desse novo sistema de duração da bateria. Hoje de 8hs da manha comecei minha rotina de uso com o wifi sempre ligado e um pouco de música via bluetooth. Ela chegou aos 25% as 13hs da tarde. Achei pouco o tempo de duração, mas acho que deve ser devido a customização do sistema com o meu habito de uso. Vou fazer mais testes pra ver se realmente é melhor do que quando eu estava no KitKat 4.4.4, pois nesse sistema, eu praticamente passava o dia todo em uso moderado e as vezes até dois dias com pouco uso. Detalhe: sempre com o wifi ligado.

  • Como ativar essa função no moto x 2014 ?

  • Bom dia já estalei não vi a opção doze não

  • Aguardando o doze no meu Moto X Play! Não vai ter pra ninguém

  • Aguardando ansiosamente o Android 6.0 pro meu Motomaxx. A bateria já dura bastante, imagina com o novo android.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi