O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 530 Compartilhado 99 Comentários

Entenda a função dual-chip inteligente da Motorola

Durante o evento de lançamento do Moto X Play e do Moto X Style, ouvimos falar do recurso "dual-chip inteligente" que acabou gerando certa curiosidade sobre como a fabricante fará uso de dois cartões SIM e ainda oferecerá um slot para memória expansível até 128GB para ambos os aparelhos. Bom, aqui vai uma explicação sobre isso.

A primeira coisa que deve ser mencionada é que ambos os dispositivos possuem entrada para cartão microSD e ambos possuem suporte para dois cartões SIM, de acordo com o que é informado pela assessoria de imprensa da Motorola:

Os novos Moto X agora contam com capacidade para dois SIMs independentes, além de cartão de memória.

O que é o dual-chip inteligente da Motorola

O recurso dual-chip inteligente da Motorola, presente nos novos Moto X Play e Moto X Style, funciona da mesma forma que nos dispositivos mais recentes das linhas Moto G e Moto E. Ou seja, a partir desta função o aparelho seleciona automaticamente o chip para a fazer ligações de voz e usa a tecnologia mais rápida para conexão de dados. Esta funcionalidade é automatizada com o tempo; assim, quanto mais você utilizar seu dispositivo para ligações, mais inteligente será o gerenciamento dos chips SIM. 

Para ativá-la, você precisará ir até as configurações do sistema e procurar pela opção "Cartões SIM", logo abaixo das configurações do Bluetooth. A partir dessas configurações, habilite a chave "Seleção automática do SIM". Ou basta inserir os dois chips ao Moto X Play ou ao Moto X Style e, ao ligar o aparelho, você será notificado sobre a funcionalidade e poderá ativá-la. Vale ainda lembrar que os dois celulares fazem uso de cartões nanoSIM. 

mejor smartphone doble sim
Se você possui um smartphone com suporte para dois cartões SIM, certamente vai querer o recurso Dual-Chip Inteligente. / © ANDROIDPIT

Desta forma, o chip selecionado para conexão de dados será automaticamente definido como 3G/4G, e usará a tecnologia mais rápida de conexão de dados, independente do slot em que o SIM card esteja inserido. O chip sem conexão de dados é automaticamente definido para somente 2G, de acordo com a tecnologia atual de funcionamento para aparelhos Dual Chip.

Suporte para cartão de memória

Apesar da página oficial dos aparelhos no site da Motorola identificar apenas o Moto X Style com suporte para cartão microSD até 128GB, o Moto X Play também oferece a capacidade de expandir a memória até 128GB.

moto x style moto x play headphone jack
Ambos os cartões SIM e SD estão localizados no slot superior dos novos dispositivos da família Moto. / © ANDROIDPIT

De acordo com um dos engenheiros da Motorola, com quem conversei durante o evento de lançamento da semana passada em Londres, o cartão microSD e o chip da operadora estão localizados no mesmo slot; neste caso, na parte superior dos dispositivos. Contudo, no caso dos modelos dual-SIM comercializados no Brasil, na parte traseira da bandeja para os cartões SIM temos a entrada para microSD! Lindo assim.

E aí, ficou mais claro como funciona o dual-chip inteligente da Motorola no novos dispositivos da família Moto X?

530 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Luiz Felipe R. 5/ago/2015

    Quem diz que dual SIM é bobeira é pq nunca precisou de usar um pessoal e um corporativo.

  • Willian Belizario 5/ago/2015

    motorola arasando corações androids ^__^

  • Michel jhonatan 5/ago/2015

    Povo idiota ,não quer usar 2 chips só colocar 1 chip só ,se a função dual chip não e importante para VC ,então fica calado seu bosta

  • Alexsandro Gondim 5/ago/2015

    A Motorola mandou muito bem nesse slot único, antes os aparelhos melhores não tinham opção de dual sim, vi em um vídeo no Youtube e é assim mesmo na parte superior do slot ficam os dois sim cards e na parte inferior o espaço para o micro SD (é assim que se faz viu Samsung). Ainda bem que a Motorola percebeu que a grande maioria dos brasileiros utilizam mais de uma linha de celular e ficar andando com mais de um dispositivo não é nada confortável, principalmente para os homens que nem sempre andam com mochila ( não é prático nem seguro). A Samsung em minha opinião errou feio quando fez aquele "dual chip" híbrido, onde vc tem que escolher entre dois sim cards ou 1 sim e o micro SD. Ponto para a Motorola!

  • Igor Cardoso 5/ago/2015

    Tem gente que que ainda se pergunta o porque de um smart dual-sim? Bom eu por exemplo contra minha vontade, tenho dois números de telefone. Um dedicado somente ao plano de internet e um que eu preciso ter eventualmente para poder receber chamadas, uma vez que o outro é somente para internet. Hoje em dia as operadoras cobram preços abusivos para você ter tudo em uma unica linha, como um ótimo plano de dados, fazer chamadas, sms e por ai vai. Não vejo lucro investir em tudo isso, tanto é que quem quer falar comigo, ou me manda mensagem pelo whatsapp ou me liga, simples.

99 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi