O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 Compartilhado 5 Comentários

Que tal dar uma chance para a versão beta do Edge: Quick Actions?

O Edge: Quick Actions é um aplicativo que reúne vários atalhos para funções como dados, som, wi-fi, junto com uma lista de aplicativos usados recentemente e comandos como home, acesso à gaveta de apps e os controles de música. A ideia por trás do aplicativo é genial, porém, como ainda está em fase beta, ele peca em estabilidade.

LV1A0171
 Edge: Quick Action é customizável e super fácil de acessar! / © AndroidPIT

Que tal trocar o plano de dados pela rede wi-fi com apenas um toque ou acessar o Google Play Music a partir de qualquer tela ou aplicativo? Mais, que tal ter acesso rápido aos aplicativos acessados recentemente sem ter que usar os botões capacitivos? O Edge pode ser a resposta para estes desejos. O aplicativo foi disponibilizado ontem na Google Play Store, ainda está na fase beta, mas demonstra um excelente potencial para quem utiliza as ROMs de fábrica no dispositivo Android, visto que muitas destas funções já são usadas em ROMs customizadas.

O Edge é personalizável do topo à base. Você é quem vai ditar que tipo de atalho deseja entre as possibilidades oferecidas pelo aplicativo.

Edge app
O Edge: Quick Action possibilita a otimização do uso das funções do Android. / © AndroidPIT

Como funciona?

Depois de instalar o Edge: Quick Actions, basta deslizar a partir da borda do seu Android e os controles irão se sobrepor a qualquer aplicativo ou tela ativa. Você pode reordenar os controles de ação rápida e mudar o número de aplicações recentes que você deseja exibir ou mesmo configurá-lo para ter o que você precisa acessar constantemente ao seu alcance em todos os momentos.

O aplicativo é acima de tudo funcional, pois imagine que você está lendo um artigo no AndroidPIT e lembra que precisa colocar um alarme para determinado evento. Usando o Edge, em vez de ir para a tela inicial, acionar a gaveta de apps, percorrer entre eles até encontrar o alarme, você poderá acessar a gaveta de apps a partir da janela ativa do App do AndroidPIT e percorrer a lista atrás do alarme.

Edge quick actions
O Edge possibilita acesso rápido a atalhos a partir de qualquer tela ativa! / © AndroidPIT

É importante salientar que este aplicativo ainda está na versão beta, por isso, é comum a ocorrência de bugs e lags. Abaixo, listo alguns dos bugs que relatei em cinco horas de uso do app:

  • lags
  • redirecionamento para ações opostas
  • congelamento da tela
  • falha ao acionar o app a partir da borda esquerda
  • no Nexus 4 fez desaparecer aplicativos dos painéis por alguns segundos

Também existe a versão Pro do software, que oferece mais opções como a expansão do número de aplicativos recentes listados, a mudança da borda de lançamento da esquerda para a direita ou mesmo a troca do esquema de cores. Porém, aguardaria a estabilização da versão gratuita antes do upgrade que custa aproximadamente R$ 6,60.

Dito isso, o Edge: Quick Actions pode ser baixado de forma gratuita na Google Play Store, não requer acesso root e roda em dispositivos com Android 4.0.3+. A versão Pro pode ser encontrada através App Center do AndroidPIT e algumas funções exigem acesso administrativo do dispositivo.

E aí, você daria uma chance ao aplicativo ou acha a versão beta do Edge: Quick Actions ainda não é utilizável? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

5 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi