O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
219 Compartilhado 94 Comentários

Eis por que ninguém se preocupa com o Android O

O seu smartphone já roda com Android Nougat? A menos que você tenha comprado um dispositivo que venha com Nougat de fábrica, você pode precisar esperar vários meses até tirar proveito das novas características da versão mais recente da plataforma. Enquanto isso, a primeira prévia do Android O para desenvolvedores já está disponível. Mas alguém realmente se importa com isso?

Android O: com o que já podemos contar?

Até foi uma surpresa agradável quando o Developer Preview do Android O foi anunciado há algumas semanas. O nome oficial para a nova versão Android ainda é desconhecido (embora o nome 'Oreo' tenha sido mencionado múltiplas vezes), no entanto, já sabemos quais são algumas das suas características que, como de costume, podem não ser necessariamente incluídas na versão final do SO.

AndroidPIT android O Oreo 2056
Apostamos que p Android 8.0 será chamado de Oreo / © AndroidPIT

Alguns recursos, como a capacidade de abrir o menu principal ao deslizar o dedo na tela, foram removidos. Além disso, vários elementos foram simplificados e algumas opções, como "Usuário" e "Conta" foram unificadas. As notificações agora são classificadas por tipo, o que permite aos usuários gerenciá-las com mais liberdade.

O backup de mensagens de texto faz a primeira aparição e permite que as informações atuais do aplicativo possa ser armazenadas. O gerenciador de arquivos agora pode ser acessado de forma mais simples e fácil: basta clicar diretamente no aplicativo em vez de navegar pelas configurações.

A próxima versão do Android O para  desenvolvedores será anunciada em maio

O Google também está pensando no consumo de recursos e desempenho, por isso, decidiu dar limite para aplicativos que são executados em segundo plano. Este é um pequeno toque que muitos usuários irão apreciar.  Além disso, existem ícones que se adaptam de acordo com a interface do dispositivo, há conectividade melhorada (suportada pelo codec LDAC).

O Google está tentando melhorar o seu software para os usuário e não apenas lançar outra versão do Android. A próxima versão do Android O para desenvolvedor chegará em meados de maio, durante o Google I/O. Os novos recursos parecem interessantes, e esperamos que os melhores estejam disponíveis no lançamento da versão final, mas esse não é o problema aqui. A questão é quem realmente consegue ouvir falar sobre o Android O neste momento?

Opinion by Jessica Murgia
É muito cedo para falar sobre o Android O.
O que você acha?
50
50
1251 participantes

Um sabor agridoce

Sem dúvida, os fãs do Android, jornalistas de tecnologia e desenvolvedores estão mais interessados ​​neste tópico. No entanto, a maioria dos usuários ainda está esperando para receber o Nougat em seus smartphones (e alguns nunca vão conseguir, pois a maioria dos smartphones intermediários ou de gama baixa não irão receber este update).

Outros usuários que possuem um smartphone Android não têm a menor ideia de qual versão do SO seus aparelhos usam. Não estou falando sobre você, mas olhando ao seu redor, quantas pessoas acha que realmente sabem a versão do Android (ou iOS) dos seus aparelhos?

Como você sabe, a fragmentação é um dos principais problemas do universo Android. A Google e as fabricantes de dispositivos Android têm suas deficiências, e são os usuários que sofrem as conseqüências, as mesmas pessoas que estão prontas a pagar por um smartphone. É uma vergonha a gigante das buscas não recompensar os usuários por lealdade.

AndroidPIT survive android updates 7654 2 1
Nem todo smartphone roda com Android Nougat ainda, e talvez nunca terão o Android O / © AndroidPIT

O resultado poderia ser diferente caso as atualizações de software fossem lançadas, simultaneamente, em todos os dispositivos rodando com Android, logo após o seu anúncio oficial. É interessante ter uma noção dos novos recursos e otimizações nas quais a equipe da Google está trabalhando, mas dado que estes não se tornarão uma realidade por, pelo menos, mais cinco meses, é difícil manter o entusiasmo.

Esta é a razão pela qual, como redatora, quando tenho de escrever os primeiros artigos sobre o Android O, me sinto culpada por todos vocês, todos os usuários que esperam meses pelo Nougat, ou pior, aqueles que nunca receberão nem o Nougat.

Por outro lado, não podemos ignorar os desenvolvimentos do Android, e quem sabe, talvez logo estaremos falando sobre atualizações mais rápidas e disponíveis para todos. Ou melhor ainda, não vamos mais falar sobre isso porque o problema deixará de existir. 

Enquanto aguardo uma ação concreta da Google, quero saber o que você pensa sobre o Android O?

219 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Augusto Silva há 3 meses

    Na verdade desde o Lollipop pouco foi adicionado, e desde então tem sido muito forçada essa passagem de versão. Se analisarmos os acréscimos do Marshmallow com relação ao Lollipop, podemos ver que o Mashmallow deveria ser um 5.4 ou 5.5 ao invés de 6.0. Me lembro que quando o android chegou no 4.0 (Ice Cream Sandwich) ele passou para o 4.1 (Jelly Bean) e depois 4.4 (Kitkat) exatamente pelo fato de que as alterações não justificavam um salto para o 5.0.
    Tenho a impressão de que a Google muda as versões simplesmente pra tentar passar a impressão de que vale a pensa ter um celular capaz de rodar as novas versões e não pelas reais funcionalidades e recursos que são adicionados ao sistema. Logo o interesse por novas versões tem caído, passou a se criar muita expectativa pra no fim das contas termos poucas e pontuais novidades.

  • Jeffersom Benvindo há 3 meses

    Google tinha que lançar isso de 2 em 2 anos

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 3 meses

    Depende do que se refere a atualizado. Se for atualizado com os patches de segurança, então é segurança tão igual quanto ao iOS. Bloqueio do Gmail, verificação de APKs maliciosos, criptografia de ponta-a-ponta e muito mais. A Samsung e Asus são as que mais mandam o f@#@-se pra segurança. Ambas tem a mesma brecha do downgrade e nenhuma das duas resolvem e por causa desse tipo de falha o Android ganha essa fama de inseguro e bugado.

  • Sidney Piesco há 3 meses

    Google deveria se preocupar mais com a segurança do que com novas versões. Seria mais interessante passar dois ou três anos com cada versão, melhorando a sua segurança e estabilidade.

  • Sidney Piesco há 3 meses

    Mais uma vez vejo comentários exigindo da Google e dos fabricantes atualizações constantes. E mais uma vez pergunto onde está escrito que o fabricante é obrigado a atualizar a versão do software do seu aparelho? E outra pergunta muito interessante é o porque de tanta ansiedade por atulizações? O que vejo é muita gente trocando um sistema que já está estável por algum com vários bugs só porque ele é o mais recente. E, quando chamo isso de neurose por atualizações, muitos ficam irritados comigo. Mas tem outra denominação para isso?

94 Comentários

Escreva um comentário:
  • Será que a maioria dos usuários de Android são realmente leais a Google? Acredito que a utilização do sistema tem relação a outros fatores (preço, disponibilidade no mercado, direcionamento dos vendedores nas lojas). Utilizo o meu exemplo: já é o meu "terceiro momento" com Android e acredito que só agora estou conseguindo usar melhor o sistema. E mesmo assim, se eu parasse pra pensar em lealdade, esta estaria direcionada a Motorola. As duas versões do Defy, Moto X e agora o Moto Z. Se a Microsoft pudesse ser levada a sério com o Windows Phone e a Lenovo resolvesse aderir a plataforma, provavelmente eu não usaria tão cedo um smartphone que não fosse Motorola...

  • O estranho é que ainda nenhum hater "letrado" escreveu: O de "Orrivel"!

    Vamos aguardar. :)

  • 'O' = ovomaltine, 'P' = pé-de-moleque, 'R' = rapadura.

  • Eu estou vendo e a empresa OREO dando horrores de dinheiros para a GOOGLE

  • Android precisa recomeçar do Zero e abrir mão do Java pra poder voar.

  • Acredito que o Android em si está sendo produzido rápido demais. Entendo que um sistema precisa ser atualizado sempre, para oferecer melhorias aos seus usuários, e sei que o Google tem todas as ferramentas para fazer do Android um sistema totalmente versátil, atraente e prático mas o que acaba estragando é o tempo: 365 dias são um prazo muito curto para trabalhar em cima do SO que domina praticamente 80% ou mais de todos os dispositivos do planeta.

    Se a gigante de Mountain View dedicasse mais um pouco de tempo em cima do seu sistema operacional, o trabalho em cima dele seria muito mais caprichado.

  • eu não estou me importando pq a versão atual (7) esta suficiente.
    Vai chegar o dia que se chamará Android , . ~~@

  • Se continuar nesta mesmice não me empolgo...

  • Não se tem grandes mudanças nessas atualizações faz tempo, só espero que tenha um bom gerenciamento de bateria e memória ram, ou seja, estabilidade do sistema.

  • Eu quero android mais estável e não uma nova bolacha ou doce.

  • Terceiro paragrafo: "informações atuais do aplicativo possa ser armazenadas." O certo seria: "informações atuais do aplicativo POSSAM ser armazenadas.
    So uma pequena correção, afinal todos erramos neh. 😉😉

  • O sistema Android é interessante e promissor, mas a falta de atualização e a teimosia dos telefones em apresentar lag após algumas semanas de uso, me fizeram mudar de plataforma, uma bem mais limitada, mas que roda sem travamentos.

    A propósito, sempre usei flagships.

  • As pessoas não se importam pelo simples fato de estarem esperando atualização pro android 7.0 ou versões mais antigas

  • Sinceramente eu to 0% de empolgação com o Android O , to de boas na Lineage 6.0.1 , na minha opinião o google deveria lançar uma versão a cada 2 anos e enquanto isso lançar patchs de segurança pra versão atual , pois o Android 5.0 ate o 7.1.2 são praticamente iguais só q com míseras polidas .

  • Todas as atualizações quase nunca trazem funções interessantes, pelo menos não tanto que justifique tantas versões assim do android. Do android 4.3 para o 4.4 e do android 4.4 pro 5.0 são poucas exceções. Muitas pessoas pedem as versões mais novas do sistema, e elas estão certas. Mas a verdade é que, desde o android 5.0 as mudanças foram relativamente pequenas se for contar que essa foi lançada há quase 3 anos atras. Então, a pergunta que eu sempre faço é: A Google realmente está preocupada com a fragmentação do android? Porque parece que ela nem liga muito pra isso, ja que as medidas para contornar esse problema são pouquíssimas e as que existem parecem nem ter surtido efeito. Não excluíndo a responsabilidade das fabricantes, mas a gente percebe que até a lenovo parece ter cansado de lidar com tanta atualização de sistema. No caso de samsung e LG da pra tirar boa parte da culpa da google, porque ambas lançam muitos, muitos aparelhos durante o ano, muitos já nascem "mortos", como o galaxy J1 e J1 mini ou o J3 (que eu tenho). No caso da LG, pelo menos ela lança esses aparelhos com a versão mais nova do sistema (dos males o menor), como o caso da linha K e X de 2016 (embora claramente todos foram abandonados pela empresa, até mesmo os sucessos K10 e X Power). Enfim, eu nem ligo pra esse android, pois sei q pra eu ter ele vou ter que desfazer desse aparelho e gastar mais dinheiro, então dane-se Android O!!!!!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi