O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
446 Compartilhado 77 Comentários

Se dependesse da nossa comunidade, a Motorola voltaria para o Google

Se você visitou o AndroidPIT nos últimos dias, provavelmente viu a enquete que nós publicamos no último final de semana. Com o tema "A Motorola deveria mesmo voltar para as mãos do Google", vários leitores deixaram opiniões e votos compartilhando experiências sobre ambas as empresas. Aparentemente, 87% dos 5.404 leitores são favoráveis a ideia de que a Lenovo deveria devolver a marca ao Google o quanto antes.

Minha opinião é bem contrária ao resultado da enquete, e deixei isso bem explícito no artigo, onde digo que a Motorola deveria ficar sozinha, se este fosse o caso, visto que nada comprova de fato quais foram as melhorias que o Google trouxe a linha Moto. Meu pensamento é um pouco parecido com o do Lucio Monteiro de Oliveira Santos:

A Google comprou a empresa para garantir acesso a patentes de tecnologia e a vendeu por 1/4 (metade da metade) do preço para a Lenovo. Comprou, tirou o que queria e vendeu a sucata pra Lenovo tentar dar jeito...

O mais interessante foi notar que a maior parte das críticas e insatisfações dos usuários estão ligadas à Lenovo e aos produtos mais recentes da companhia. Falta de suporte no que diz respeito às atualizações e também problemas envolvem a fabricação da série Moto G4, como o burn-in e o ghost touch, foram os mais relatados.

É claro que os problemas que envolvem um dispositivo serão sempre associados à marca, neste caso, a Lenovo, atual gestora da Motorola. Quando se teve acesso a um bom produto por um bom preço, em 2013, críticas também não faltaram, mas elas eram menos difundidas do que essas que circulam hoje.

Motorola deveria voltar para as mãos do Google?
Sim 87% / Não 13% - Total de votos: 5.404

Assim, o bom momento da Motorola no passado foi automaticamente associado ao Google, logo, os usuários acreditam que o Big G seria a saída mais conivente para resolver questões que a Motorola.

Não devia voltar pra mão de ninguém, devia ser a Motorola apenas! - Nivaldo Cavalcante

Ainda com relação ao atual momento da Motorola, alguns elogios foram feitos a gestão da Lenovo que, segundo o Alexsandro Gonçalves, foi capaz de colocar um sensor fotográfico decente nos Moto G e implementar melhorias interessantes ao software:

Vou ser bem sincero, pra mim, a Motorola evoluiu com a Lenovo, em todos os sentidos. O que mais matava os Moto G era a câmera, e a Lenovo resolveu isso. O software é o mesmo quase sem modificações, e as pequenas modificações são ótimas. A única coisa que todos percebem que é da Lenovo é quando liga o aparelho e aparece o logo da Lenovo. Tirando isso é 99% Motorola.

E um complemento bem interessante sobre o comentário acima:

Evolui até demais! Antes a Motorola não conseguia bater de frente com os outros porque só tinha 2 atrativos: preço e software. Hoje ela perdeu o atrativo do preço baixo, mais ganhou outras qualidades que a Motorola nunca teve quando era do Google. - Ray Parker

A questão levantada por esses usuários é bem interessante, visto que mostra que errar também é parte do processo de evolução de uma marca. Também precisamos ter a consciência de que um erro para alguns, pode ser um grande acerto na opinião de muitos outros usuários.

A Motorola nunca deveria ter saído das mãos dá Google, a Lenovo só estragou a Motorola, e o design deles é horrível, além de perder a fama de atualizar rápido os smarts. Se a Google comprasse a Motorola novamente, ainda teríamos Nexus (Google e Motorola) e Pixel convivendo... Isso seria incrível! - Rodrigo Silva

A Motorola levantou a bandeira do software e do preço baixo num primeiro momento e, hoje em dia, os atrativos da linha Moto G, por exemplo, são outros, mas eles não fazem do produto algo pior em comparação com o que ele já foi um dia.

Espero que isso aconteça logo (Motorola volte para o Google) porque ninguém aguenta mas essa Lenovo, ela está perdida. Não liga para os usuários, por isso que não está lucrando o esperado. Está todo mundo correndo de volta para a Samsung - Jailson Maia

Muitas vezes, precisamos nos desgarrar de algumas ideias e convicções para dar espaço as novas propostas que estão chegando. 

Acho que o tempo da Google/Motorola já passou. Assim como o tempo Microsoft/Nokia - Squalo

446 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Luis Gustavo há 6 meses

    " Falta de suporte no que diz respeito às atualizações e também problemas envolvem a fabricação da série Moto G4, como o burn-in e o ghost touch, foram os mais relatados."

    FINALMENTE ALGUÉM COMENTOU NA MÍDIA SOBRE O CASO! Pelo menos já é alguma coisa visto a gravidade dos defeitos de fabricação...

  • Charles Veras há 6 meses

    Acho que o certo seria a Lenovo dar sinal verde para a Motorola e deixar ela produzir suas ideias e inovações sem interferir. Apenas dando suporte, visto que a receita de sucesso todos já sabem, e não creio que se deva mudar: suporte, Android puro ( visto que a Lenovo pensa em modificar que será um grande desastre se isso vier a ocorrer), software de voz ( que já diminuiu as funções no moto z) e atualizações de segurança e atualizações do sistema Android. Até o momento estou satisfeito com o moto, que deveria continuar Motorola. No momento tenho um moto z e estou muito satisfeito, visto que é inovador e de excelente qualidade.

  • AC&MM há 6 meses

    O problema não é a emepresa a qual a Motorola está vinculada (seja Google, Lenovo ou outra qualquer) e sim as ideias conflitantes entre elas. Porque ainda que a Motorola tenha ótimos projetos, se a Lenovo não aprovar, não vai pra frente. Aí fica aquela questão: Manda quem pode e obedece quem é pau mandado.
    Pelo menos, assim eu penso.

  • Marcelo Neri há 6 meses

    Discordo de alguns comentários inclusos na matéria, pois fica parecendo que a Motorola nas mãos da Google só tinha o preço e o SO como atrativos! A qualidade dos materiais usados na época da Google eram superiores aos da Lenovo, prova disso é o Gorilla Glass do Moto G1, que era mais resistente a riscos e nunca precisei usar película como uso no G4! A Lenovo melhorou as câmeras e inovou na questão dos módulos, no restante nas mãos da Google a Motorola era superior. Aliás a Lenovo está mais empenhada em ter quantidade de aparelhos pra rivalizar com a Samsung, do quê qualidade em poucos produtos e com atualizações de software! Quem acha que a Motorola deveria caminhar sozinha, esquece que a Google levou as patentes, e por isso somente um fabricante de smartphones ou uma empresa de tecnologia, teriam condições de tocar o negócio.

77 Comentários

Escreva um comentário:
  • A verdade é que a Motorola só melhorou quando estava coma Google e isso continuou depois que ela saiu das mãos da gigante da internet somente porque o DNA da Motorola continua com a Motorola. A Lenovo infelizmente não sabe o que fazer no universo mobile e tem provado isso com a linha Vibe, o que é triste e tendo isso em vista a Motorola deveria sim voltar pras mãos da Google, pois acredito que ela poderia livrar a empresa dos Moto Z, X e G de problemas futuros que talvez a própria não resolvesse sozinha.

  • O PROBLEMA TUDO QUE É BOM SE FERA...
    MARCAS DE CELULARES CLASSIFICAS PELO ANDROID MELHORES...
    1 º NOKIA MAIS VAI SABER AGORA ... SE O N6 VAI SUPERAR O N95...
    2 º SONY
    3 º MOTOROLA MAS COMO EU DISSE TUDO QUE É BOM SE FERA...
    4 º LG
    5 º LENOVO
    6 º QUALQUER OUTRA MARCA...
    7 º POR ULTIMO SAMSUNG... COMPREI O SAMSUNG S1 COMO EXPERIÊNCIA DEPOIS QUE USEI DESCOBRIR TANTA FALHAS QUE ATÉ HOJE AINDA PERCEBO EM OS VERSÕES DA SAMSUNG... ATÉ MESMO O TAL DO S7....

  • Se dependesse da comunidade a Motorola nunca teria nem saído das mãos da Google.

  • tempo bom o do mito g

  • isso não tem nem dúvidas hehe

  • Vou falar a verdade. Não era a favor dá Lenovo comprar a Motorola, principalmente porque não gostaria de ver a linha Moto sendo estragada com um design sem identidade e um software lotado de porcarias. Hoje concordo com a ideia que a Motorola deve ser uma empresa solo, ou seja, somente Motorola.
    Muitos acham que a Google fez maravilhas na linha Moto, mas só trouxeram custo benefício.
    Antes, quando a Motorola trabalhava sozinha, os celulares eram fora de série. Tinham um design lindo, hardware de ponta, além de um preço justo, exemplo disso era o V3.
    Por isso, acho que a Motorola deveria largar a Lenovo e trabalhar sozinha.

    • Cara, numa boa, você sabe muito bem que a Google e agora a Lenovo não estão enchendo os Moto Z, X e G de porcarias. Já foi ver isso? Concordo que talvez fosse melhor a Motorola voltar a ser uma empresa solo, mas dizer que antes eles faziam hardwere de ponta é uma tremenda bola fora. V3?! Tá louco heim.

  • Pessoal, do Android PT, sou deficiente visual e ontem acabou de chegar atualização do 7.0 no meu aparelho ok, só preciso falar aqui que atualização é muito boa! e só esperarem pessoal para baixar, pois ela já chegou em terra Brasileira!

  • Acabou de chegar o Android Nougat no meu Moto G4 Plus!!!

  • Ainda acho que seria muito bom se a Lenovo vendesse a div de celulares da Motorola para a ... motorola

    CAV

    • Tipo fazer o que fez com a CCE? hehehe
      exame.abril.com.br/negocios/lenovo-anuncia-revenda-da-cce-a-antigos-donos/

  • Há alguns anos eu usava apenas Samsung travava muito e acabei comprando um moto G1 que era ótimo para o qui tinha de celular bom e barato naquela época .. dessa vez tenho um moto g4 plus e cinceramente o celular trava sim, ultimamente ele anda reiniciando do nada e ele carrega muito rápido, com menos de duas hora tá 100% de bateria mais logo após 15 minutos cai pra 79% sem eu usar ele.. vou encaminhar para a assistência técnica e depois disso nunca mais Motorola..
    Lenovo empresa de merda, quer fazer nome usando a Motorola e fudendo com a marca dá empresa qui tinha tudo pra concorrer como por exemplo com a Samsung..

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 6 meses Link para o comentário

    A Lenovo ferrou a Motorola em sua linha mais a famosa, acabou com outra muito conhecida, porém fez uma linha fantástica. Me refiro as linha G, X e Z. A G agora sofre de problemas com carregamento e tela fora os casos de lags com o aparelho recém aberto da caixa, sendo que é o celular mais bugado depois do K5 logicamente. A X pode voltar esse ano porém seria algo difícil. E a Z não tem do que se reclamar. O Z Play tem umas das melhores baterias do mercado fazendo de 10 a 12 horas de tela segundo relatos e o Z tem um dos designs mais bonitos de todo o mercado, fora o conceito modular que emplacou os celulares modulares no mercado. Ao meu ver seria bom ela se manter afastada da Lenovo, porém se manter afastada da Google também.

  • Meu Motorola Startac funciona direitinho...

  • A Motorola é especial, mas a Lenovo trata como se fosse mais uma aquisição sem grande importância. Melhor mudar de postura ou devolver a empresa ao Google.

  • Eu realmente gostaria que Motorola nunca deixasse de ser Motorola sempre amei essa marca tive um verdadeiro choque ao saber de não seria mais ,

  • Tenho moto maxx ate hje minha camera nao pega dps dessa merda att nunxa mais compro mas nada d motorola e minha primeira e ultima vez

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi