O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 Compartilhados Sem comentários

Entrevista AndroidPIT com Julie Uhrman, CEO do Ouya | Parte 2

 

O poderoso console baseado no sistema operacional Android, o Ouya está fazendo muito barulho nos últimos dias no universo Android e, com uma quantidade recorde de financiamento no Kickstarter, o projeto continua atraindo a atenção dos consumidores, desenvolvedores e jogadores. Existem muitas questões em torno do console e, recentemente, tivemos a oportunidade de entrevistar a CEO do Ouya, Julie Uhrman, que compartilhou detalhes interessantes e respondeu às nossas perguntas sobre o hardware, a recepção dos desenvolvedores, o controle, a disponibilidade e muito mais. Hoje vai ao ar a segunda parte da entrevista, onde Julie entra em detalhes sobre os jogos para o Ouya, a compatibilidade, o hardware do console, a disponibilidade e muito mais!

Como Julie foi super cordial respondendo a muitas das nossas perguntas, nós dividimos a entrevista em 2 partes. Na primeira parte, apresentamos as perguntas gerais sobre o console Ouya, recepção dos desenvolvedores, o público-alvo, e muito mais. Você confere a primeira parte da entrevista clicando aqui. A segunda parte vai agora ao ar e trazemos mais especificações, falamos sobre o hardware, a compatibilidade de jogos, o rooting e quando o console estará disponível.

AndroidPIT - Nós entendemos que você está em conversações com a Nvidia e que eles estão ajudando a tirar o máximo de proveito do chipset Tegra 3 que será utilizado no console. O Tegra 3 é definitivamente o chipset usado no console ou existe alguma chance de que outro chip (Tegra 4, talvez?) possa ser usado?

Julie - Nossas especificações permanecem as mesmas.

AndroidPIT - Jogos como Nova 3 e Max Payne muitas vezes necessitam de 1.5 a 2 GB de memória interna para serem reproduzidos em dispositivos Android. Será que a memória interna de 8GB do console Ouya será suficiente para manter os jogadores satisfeitos?

Julie - Temos 8GB de espaço de armazenamento e 1GB de RAM e sim, estamos confiantes com este nível de hardware. Temos o dobro de RAM que o Xbox. E, para aqueles que gostariam de um stream de jogos através da nuvem, fizemos uma parceria com a OnLive para entregar centenas de jogos sob demanda.

AndroidPIT - Qual será a versão do Android utilizada no console?

Julie - Ice Creme Sandwich.

AndroidPIT - Será que vai ser possível remover/adicionar componentes ao console?

Julie - Sim! Parte do "boas vindas hackers" significa "boas vindas hackers de hardware” também. E esta é a parte que me anima mais. Eu mal posso esperar para ver o povo dos periféricos colocando às mãos nisso.

AndroidPIT - O Ouya será capaz de executar outros aplicativos, como Youtube e o Netflix, ou será que preciso acesso root para executar aplicativos padrões do Android ?

Julie - Qualquer coisa que roda Android pode ser suportado pelo Ouya. Na semana passada, anunciamos uma parceria com OnLive - este é apenas um exemplo de como podemos trazer grandes parceiros de conteúdo para a plataforma. É óbvio que também podemos ir além dos jogos, talvez a música ou vídeo. Em última análise, vamos considerar qualquer parceria que vai nos ajudar a oferecer a melhor experiência de entretenimento possível para os nossos clientes.

AndroidPIT - Recebemos muitas perguntas sobre emuladores rodando no console. Eu pessoalmente gosto de ligar o meu Transformer Prime na minha TV via HDMI, e depois usar um controlador de PS3 para jogar N64 e jogos de PS1 na minha TV através do tablet. O Ouya poderia, teoricamente, tornar este processo muito mais fácil não poderia? Supondo que emuladores irão funcionar corretamente com o Ouya, haverá quaisquer funções especiais para emuladores?

Julie - Nós estamos cientes de que emuladores são muitos nas comunidades MOD e hackear. Nós não projetamos o Ouya para rodar emuladores “out of the box” , mas não ficaria surpresa se alguém descobrir uma maneira de fazê-lo, uma vez que estará livre para isso.

AndroidPIT - Vocês tem algum plano especial para jogos online?

Julie - Bem, acabamos de anunciar o OnLive e as pessoas estavam bastante empolgado. Nós não podemos falar qualquer outra coisa que ainda não tenha sido divulgada.

AndroidPIT - Títulos padrão como Angry Birds também terão suporte analógico ou D-Pad ou o controlador tem um touchpad integrado para tais títulos?

Julie - Prevemos que alguns desenvolvedores que queiram portar seus jogos possam oferecer tal suporte. Além disso, o controlador Ouya inclui um touchpad - ganha então todo mundo!

AndroidPIT - Quais são os 3 principais desafios enfrentados pela console Ouya?

Julie - Antes da nossa estréia no Kickstarter, nos perguntávamos se éramos loucos ou se realmente tínhamos uma ideia que pudesse vingar. Claro, tínhamos grandes nomes nos dando apoio: Nós tínhamos Yves Behar projetando o console e o controlador, tivemos grandes desenvolvedores como Brian Fargo e Saltsman Adam saudando-nos e uma equipe incrível de assessores, incluindo Ed Fries, mas até cogitarmos a ideia de forma ampla ainda tínhamos momentos em que questionávamos nossa sanidade. Quando a ideia pegou fogo, sabíamos que estávamos no caminho certo.

Acho que outro desafio é permanecer focado. Kickstarter pode ser esmagadora, porque lhe abre para milhares de tópicos de conversação e pode ser fácil se distrair. Mas ter 45.000 apoiadores respondendo a isso é motivador. Fundamentalmente, somos levados a cumprir nossa promessa. E isso é entregar um grande jogo em Março de 2013, e deixar nossos patrocinadores orgulhosos. Temos mais de 45.000 pessoas que querem ver isso dando certo. Nós não vamos decepcioná-los.

Nessa mesma linha, o ceticismo pode ser desanimador. Não podemos acabar com certas conversas até que tenhamos um produto no mercado. Enquanto isso, vamos continuar adiante. Estamos confiantes no que estamos fazendo.

AndroidPIT - Algum plano para um aplicativo Ouya para celulares e tablets Android? Se sim, o o que o App estará habilitado a fazer?

Julile - Não nesta altura. Estamos 100% focados em trazer o console Ouya ao mercado no próximo ano.

AndroidPIT - Yves Behar, Muffi Ghadiali, e Ed Fries são extremamente bem conhecidos no mundo da tecnologia. Como você mountou uma equipe tão incrível?

Juile - Tivemos muita sorte de ter uma ideia de que as pessoas acreditavam. Quando compartilhamos a ideia, eles estavam entusiasmados e ansiosos pelo participar. Para mim, isso é muito lisonjeiro. É incrível pensar que temos estas grandes pessoas que trabalham em conjunto para dar vida ao Ouya.

AndroidPIT - Você iniciou o financiamento US$150.000, após uma hora. Agora conta com US$5,5 milhões e estabeleceram um novo recorde no Kickstarter. Qual é o papel do Kickstarter para o sucesso do Ouya? O financiamento facilita as coisas ou traz mais pressão para ter sucesso?

Juile - Consideramos o Kickstarter fundamental para nosso sucesso. Sem o Kickstarter não seríamos capazes de tirar o Ouya do protótipo funcional e lançar o produto final no mercado em um tempo razoável.

Certamente, o interesse no projeto é alto e por isso há alguma pressão. Nós temos um monte de gente torcendo por nós e nós queremos deixá-los orgulhosos. Mas, fundamentalmente, estamos muito gratos pelo Kickstarter, não só porque nos ajudou a obter o financiamento que precisávamos, mas ele também criou uma oportunidade incrível de interagirmos diretamente com nossos futuros clientes. É muito raro uma empresa compartilhar ideias com os usuários enquanto o produto ainda está em desenvolvimento.

AndroidPIT - Quando será lançado o Ouya?

Juile - Vamos começar o envio do consoles em Março de 2013!

AndroidPIT - Julie, não podemos agradecer o suficiente pela entrevista. Aqui no AndroidPIT não podemos esperar para chegar em nossas mãos o console Ouya!

Juile - Muito obrigado!

E você, também está ansioso pelo lançamento do Ouya?

 

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi