O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 101 Compartilhado 62 Comentários

Gerente de produto da Motorola fala abertamente sobre o futuro da bateria da linha Moto

A Motorola foi uma das primeiras empresas a investir na tecnologia de carregamento rápido da bateria. Em 2014, a fabricante anunciou os smartphones Moto X 2ª Geração e Moto Maxx com o TurboPower, recurso que prometia até oito horas de bateria em apenas 15 minutos de carregamento. Em 2015, o Moto X Style e o Moto X Force chegaram com velocidades de carregamento ainda mais rápidas. Nesta semana, conversamos com Renato Arradi, gerente de produto da Motorola, e ficamos sabendo um pouco mais sobre o que esperar da próxima geração de baterias da linha Moto. Confira todos os detalhes da entrevista abaixo.

Recentemente, a Motorola foi cotada como uma das empresas capazes de oferecer uma tecnologia de carregamento inovadora através da carga remota de um smartphone. Contudo, a empresa parece estar muito mais interessada em oferecer a maior quantidade de carga possível no menor espaço de tempo necessário. Mas qual será a visão dos executivos da fabricante em relação ao futuro da bateria da linha Moto? Nós fomos atrás desta resposta!

AndroidPIT - Qual é a atual visão da Motorola em relação à tecnologia de carregamento rápido em dispositivos móveis?

Renato Arradi - Apesar de a Motorola sempre se preocupar em desenvolver aparelhos otimizados para um consumo eficiente de energia, as baterias são dimensionadas de forma que o aparelho tenha um balanceamento correto entre tamanho, peso e duração da bateria para um dia normal de uso.

Mesmo com as novas funcionalidades dos aparelhos, como telas maiores, acesso a redes de dados, GPS, uso eficiente da energia e soluções que diminuem o seu consumo, necessitamos de baterias com maior capacidade que a de aparelhos de alguns anos atrás. Isso faz com que a carga desses aparelhos seja mais demorada quando utilizada a partir de carregadores convencionais.

carregadordamotorola
Com o Moto X 2014, a Motorola trouxe a tecnologia de carregamento rápido. / © ANDROIDPIT

Levando em consideração que as baterias precisam ser recarregadas em algum momento, entendemos que a melhor experiência para o usuário é que a carga seja feita o mais rápido possível. Pensando nisso, a Motorola introduziu em 2014, por meio dos smartphones Moto X 2ª Geração e Moto Maxx, a tecnologia TurboPower. Em 2015, trouxemos uma tecnologia ainda mais rápida com o Moto X Style e Moto X Force.

AndroidPIT - Como a Motorola ainda não trouxe a tecnologia de carregamento sem fio aos novos Moto em 2015, com exceção do Moto X Force, existe um interesse por parte da equipe de engenharia da Motorola em trazer tal tecnologia aos próximos dispositivos, visto que a fabricante foi uma precursora na adoção do carregamento rápido da Qualcomm?

Renato Arradi - A Motorola trouxe a tecnologia de carregamento sem fio em 2014 para os modelos Moto Maxx, o smartwatch Moto 360 e, mais recentemente, com o Moto X Force. Embora as tecnologias de carregamento wireless ofereçam a comodidade de poder carregar o aparelho sem uso de fios, elas utilizam um tempo de carga maior. Por isso, entendemos que, do ponto de vista de experiência e benefícios para o usuário, é mais importante ter um carregamento mais rápido e eficiente, mesmo que utilize um carregador com fio.

Embora as tecnologias de carregamento wireless ofereçam a comodidade de poder carregar o aparelho sem uso de fios, elas utilizam um tempo de carga maior

AndroidPIT - Recentemente, temos visto novas tecnologias na área de carregamento de smartphones. Uma das mais interessantes diz respeito ao carregamento remoto de celulares. Um exemplo disso é o aparelho chamado WattUp, que possibilita o carregamento remoto de um eletrônico em determinado raio de alcance (dentro de casa ou no carro, por exemplo) que é desenvolvido pela empresa Energous. Os engenheiros da Motorola veem o carregamento remoto como uma alternativa a ser adotada em seus smartphones nos próximos anos? 

Renato Arradi - Apesar de entendermos que o carregamento remoto tenha benefícios de comodidade, a potência liberada hoje com essa tecnologia ainda é baixa, fazendo com que o tempo de carga seja mais demorado. Assim, consideramos mais vantajoso o uso da tecnologia TurboPower, juntamente com a opção de carregamento sem fio para alguns modelos.

turbopowerchargermotoxstyle
De acordo com a Motorola, o carregamento TurboPower oferece horas de uso em poucos minutos de carga. / © ANDROIDPIT

No entanto, é importante ressaltar que estamos sempre pesquisando e acompanhando as evoluções tecnológicas com o objetivo de resolver problemas reais das pessoas e melhorar a experiência de uso, incorporando novas tecnologias quando as mesmas fizerem sentido.

A potência liberada hoje com essa tecnologia ainda é baixa, fazendo com que o tempo de carga seja mais demorado

AndroidPIT - Na sua opinião, o que é mais vantajoso para um usuário de smartphone: um celular com uma capacidade imensa de bateria em números absolutos (4000mAh-5000mAh), ou variadas opções de carregamento e modos de economia de energia?

Renato Arradi - Consideramos que o mais importante para o usuário é ter sempre o aparelho pronto para uso sempre que necessário e isso pode ser alcançado de diversas maneiras. Como nem sempre estamos perto de um carregador, independente da tecnologia, é importante que os aparelhos tenham autonomia suficiente para ficar ligado por um tempo que seja compatível com o estilo de vida da pessoa que o utiliza.

Por isso, na Motorola aliamos capacidade da bateria com processadores, projeto de hardware e software otimizados para um consumo eficiente de bateria. Dessa forma, possibilitamos a um usuário médio que ele não se preocupe em carregar seu aparelho durante todo o dia, se preocupando com isso apenas na hora de dormir. Além disso, para os usuários mais exigentes temos aparelhos com bateria de maior capacidade que permitem ainda mais tempo de autonomia, casos do Moto Maxx, Moto X Play e Moto X Force.

Para aquele momento em que for necessário recarregar a bateria do aparelho... entendemos que o mais importante é que esta carga seja feita da maneira mais rápida possível

Para aquele momento em que for necessário recarregar a bateria do aparelho, seja uma emergência ou não, entendemos que o mais importante é que esta carga seja feita da maneira mais rápida possível. Por isso, lançamos a tecnologia TurboPower no Moto X (2ª geração), Moto Maxx e nos novos modelos de 2015 da família X (Moto X Play, Moto X Style e Moto X Force).


E aí, o que você acha da decisão da Motorola de continuar investindo em formas cada vez mais rápidas de carregamento da bateria? Você concorda com a visão do gerente de produto da Motorola?

Agradecimento: Renato Arradi.

101 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Gilberto Lúcio 15/nov/2015

    Não entendo o porque o pessoal acha a bateria removível tão imprescindível. Ninguém anda com duas bateria e, vamos falar a verdade, quantas vezes vc precisou trocar a bateria do seu smartphone? Geralmente, o aparelho da defeito, trocamos ou vendemos antes mesmo da bateria dar problema. A única vez que resolvi ficar com duas baterias, uma delas nunca foi usada. Dinheiro jogado fora. Ter o poder de trocar a bateria caso atual de algum tipo de problema é legal, mas isso frente aos tantos outros ponto é bem menos importante na minha opinião. Os aparelhos durarem mais tempo com uma carga e terem telas mais resistentes são bem mais importantes e urgentes do que bateria removível. Hoje, dificilmente alguém fica mais de 3 anos com um smartphone e, se usado com o mínimo de bom senso, as baterias duram bem mais. Minha opinião.

  • Daniel 15/nov/2015

    Meu moto X Force carregou de 9% a 100% em 50 minutos, simplesmente top!

62 Comentários

Escreva um comentário:
  • queria que ele falasse abertamente sobre o esquecimento das atualizações para o moto e 2015 😤😤😤😤😤😤😤😤😤😤

  • queria que ele falasse abertamente sombre o esquecimento das atualizações para o moto e 2015 😤😤😤😤😤😤😤😤😤😤😤

  • O dia tem 24 horas, normalmente dormimos 6 as 8 horas então uma bateria que dure 18 horas de uso moderado ou intenso, é mais que o suficiente afinal enquanto dormimos só deixar o smart na tomada e pronto
    não entendo porque querem bateria pra 4 dias....

  • Estou com ele, prefiro muito mais um carregamento super rápido do que uma bateria que dure mais de 1 dia de uso.
    Até pq, por mais que vc seja completamente anti social e/ou não estude e nem trabalhe e fique pendurado no smart praticamente o dia inteiro, chega uma hora em que vc vai ter de dormir, né?! 😏
    Então basta vc botar pra carregar na hora de ir dormir que ao acordar de manhãzinha ele já estará devidamente carregado e pronto pra mais um dia de uso, ó que legal.
    Mais do que isso, salvo raras exceções como uma viagem longa ou qualquer outra adversidade, eu acho desnecessário baterias que aguentem 2 ou 3 dias de uso intenso como muitos pregam aqui.
    E a vida "lá fora", como é que fica?
    Isso sim deveria ser vivido "intensamente " e não o uso de um smart.
    Quando a bateria do cel estiver acabando que tal guardá-lo no bolso e ir ao cinema, andar de bike, ler um livro, etc...? 😉

  • Bateria de 3000 numa tela fhd 5:polegadas com Android puro está bom pra mim

  • Pra mim, quanto mais capacidade de bateria um smartphone tem, melhor, poderiam focar também nos usuários mais "hardcore" e oferecer uma bateria grande, mas beeeeeeeeeem grande mesmo, junto com um processador de excelente desempenho também na questão de gerenciamento da energia e um carregador turbo (os dois últimos citados já temos atualmente), um sonho de vários consumidores; sem dúvidas. Enfim, só falta a bateria mesmo... =(

  • Sony.

  • Vejo muitas empresas perdendo oportunidade de fazer rios de dinheiro. Ta na hora de alguma empresa fazer um celular focado em bateria sem se preocupar muito com a espessura do produto final.

  • Entrevista excelente, mas na minha opinião eu prefiro um carregamento mais eficiente do que uma bateria que dure mais de um dia...

  • Ótima entrevista Camila parabéns !
    E que pensamento do Gerente em...
    "Como nem sempre estamos perto de um carregador, independente da tecnologia, é importante que os aparelhos tenham autonomia suficiente para ficar ligado por um tempo que seja compatível com o estilo de vida da pessoa que o utiliza."
    "Para aquele momento em que for necessário recarregar a bateria do aparelho, seja uma emergência ou não, entendemos que o mais importante é que esta carga seja feita da maneira mais rápida possível."

    TUDO O QUE TODOS QUEREMOS, APARELHOS COM MUITA BATERIA E CASO PRECISE CARREGAR QUE CARREGUE RAPIDAMENTE !

  • É uma atitude digna. Muito melhor carregar um aparelho em 15 minutos conectado a um fio do que ter que esperar uma hora carregando ele por proximidade.

  • O que eu gostaria mesmo é que saísse o smartphone Oukitel K10000... esse sim, Ô CARA, em se tratando de bateria ... São apenas 10000 mAh de capacidade para passar longe da tomada uns 3 dias... Só me resta aguardar.

    • Só acho que não compensa ter isso tudo de bateria se ele demorar umas 5h pra carregar. Será uma perda de tempo imensa. Sou mais uma tecnologia como a da Motorola ou pesquisas que usem outros tipos de tecnologia pra desenvolver baterias melhores.

    • Pra quê isso tudo? Eu não me incomodo nem um pouco em deixar o telefone carregando a noite.

      Pelo que vi das especificações técnicas desse aí nem vale tanto a pena assim. Além de ser feio pra burro.

  • falando em carregamento meu carregador queimou. Moto X2. alguém sabe se a garantia me descola outro...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi