O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 Compartilhados Sem comentários

Erro de Software | O segundo que balançou a Internet

 

Um minuto com 61 segundos. Isso foi o suficiente para nos sacudir a terra, como se não fosse uma incompatibilidade total dizer que 1+1 é 3. No mundo da tecnologia onde cálculos são precisos, essa mudança pode afetar drasticamente o universo. Como a Terra está levando um pouquinho mais de tempo para dar a volta sobre o seu eixo, os dias estão ficando um pouquinho maiores também, ou seja, em vez de 24h, o dia leva alguns segundos a mais. Por causa disso, há uma semana, foi inserido um segundo adicional em todos os relógios atômicos do mundo. Isto “insignificante” segundo resultou em um erro de software que não caiu muito bem para o mundo virtual.

Esta mudança de horário, realizada pelo International Earth Rotation and Reference Systems Service foi necessário para manter os relógios atômicos de acordo com a desaceleração da Terra em sua rotação. Desde 1972, dezenas de segundos já foram adicionados na virada dos meses de junho e julho. Porém, na década de 70 a Internet era menos famosa que Rolling Stones, assim, a experiência não foi a mesma de antes.

Vários sites foram abaixo com a mudança. Por exemplo, Mozilla, culpou o segundo extra pelos problemas que teve com o Hadoop, outra plataforma de código aberto construído com Java. A plataforma Linux também caiu naquela noite. Outros sites foram afetados como o StumbleUpon, Yelp, FourSquare e LinkedIn.

Mas espere um segundo, esta mudança foi intensamente divulgada. O International Earth Rotation and Reference Systems Service anunciou e divulgou o fato. Então, por que essas empresas não se preparam e se organizam para atender as premissas? Como esta não foi a primeira vez que um segundo adicional foi inserido nos relógios atômicos mundiais, as empresas tinham o conhecimento desde 1972, certo? Por exemplo, o Google vai progressivamente acrescentando milissegundos para chegar em 1º de julho sem problemas do tipo. Amenizando, assim, o impacto. Não queremos ficar dando sermão em empresas de software e plataformas de Internet, mas é hora de definir as coisas, certo?

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi