Como solucionar o erro fatal da câmera do Galaxy S5

samsung galaxy s5 new format
© nextpit

A câmera do Galaxy S5 vinha apresentando problemas desde o lançamento do carro-chefe da Samsung. Segundo a fabricante sul-coreana, o bug estava relacionado a um lote específico do aparelho. Porém, a falha conhecida como "erro fatal" foi identificada em outras unidades e em países diferentes. Se o seu Galaxy S5 está apresentando este erro de câmera, saiba como solucionar o bug.

samsung galaxy s5 new format
© ANDROIDPIT

O que é o erro fatal da câmera do Galaxy S5?

Algumas pessoas têm experienciado um erro na câmera, que traz um aviso onde se lê "erro na câmera". Após o recebimento da mensagem, a câmera é simplesmente desabilitada e a única solução até agora tinha sido a troca do telefone. Não há qualquer motivo aparente para o erro.

A solução

O pessoal do tech4fan entrou em contato com a Samsung Brasil e notificou a fabricante sobre o erro. O suporte da empresa enviou uma solução para o bug e, de acordo com o site, funcionou perfeitamente. Abaixo, você confere um passo a passo para corrigir o erro fatal da câmera do Galaxy S5:

  1. Retire o chip e cartão de memória.
  2. Em seguida, acesse menu > configurações > gerenciador de aplicativos > câmera > forçar parada
  3. Depois clique em Menu > configurações > gerenciador de aplicativos > todos > submenu > gerenciar preferências
  4. E, finalmente, acesse Menu > câmera > configurações > ferramentas > zerar câmera

Depois de seguir este tutorial, o erro deve ser corrigido. Caso contrário, é indicado restaurar o aparelho para o padrão de fábrica.

E aí, funcionou? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Fonte: Tech4fan

Ir para o comentário (59)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
59 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    Arlete Deola Borges 14/09/2018 Link para o comentário

    Eu só tirei e recoloquei a bateria e a câmera voltou a funcionar normalmente.


  • Milena Lima 1
    Milena Lima 14/02/2017 Link para o comentário

    Gente me ajudem, fiz todo esse passo a passo mas a minha câmera frontal continuou com o problema oque eu faço???
    A traseira ficou boa mas a frontal não


  • 1
    lidiane silva 31/12/2016 Link para o comentário

    boa tarde tenho um telefone S5 que deu um aviso erro na camera e nao consigo arruma poderia me orientar por favor so falta fazer o back mais nao quero perde nada ... me ajude grata


  • 1
    Wendel Santos 27/12/2016 Link para o comentário

    Estou com um problema no foco do meu S5... Ele não esta focando direito. A câmera dele é muito boa, mas ultimamente percebi uma baixa na qualidade das fotos. Eu clico na tela pra focar, ele foca e depois embaça de novo. Ele n mantém o foco. Mesma coisa acontece no app Lupa(que é ideal pra tirar fotos de perto) e nos apps de fotos como instagram e snapchat. Meu moto G 2° geração tira fotos melhores do que meu S5... Alguém mais tem esse problema de foco no S5? Ah, e a ferramenta de foco seletivo nunca funcionou nele...


  • Leonardo Lins 4
    Leonardo Lins 30/10/2016 Link para o comentário

    Perfeitamente, no meu s5 android 6.0.1deu certo... Porém tive que seguir um caminho equivalente ao postado, pois trata-se de uma versão anterior a minha...
    Fiz assim: Menu, config, gerenc de aplicações, camera, forçar parada, armazenamento, limpar dados(tbm limpei o cache)...
    Depois fui no app e executei a camera sem mais problemas...
    Só lembrando q antes removi o cartão de memoria e chip...

    Caio Cesar Maciente


    • Caio Cesar Maciente 1
      Caio Cesar Maciente 30/11/2016 Link para o comentário

      Estava com esse mesmo problema, e ao fazer este tutorial que vc passou ai funcionou perfeitamente. Obrigado pela ajuda.


    • Milena Lima 1
      Milena Lima 14/02/2017 Link para o comentário

      Funcionou na frontal tb ???
      pq eu fiz e a minha não prestou, só a traseira ta funcionando


  • Bruno Vilarinho 1
    Bruno Vilarinho 08/03/2016 Link para o comentário

    Tenho um galaxy S4 GT-I9515L e não tem a opção de submenu >>> gerenciar preferências e não consigo resolver o problema do "erro na camêra" de maneira alguma. Já tentei todos os procedimentos disponíveis na internet.


  • 2
    Maria Pereira 27/09/2015 Link para o comentário

    o meu S5 não faz mais foco. Já segui essa receita e não deu certo. Segui outra receita que mandava reiniciar o telefone apagando tudo e também não funcionou

    Izabel KM


    • 1
      Izabel KM 15/10/2015 Link para o comentário

      O meu está com o mesmo problema. Conseguiu resolver?


      • Leonardo Lins 4
        Leonardo Lins 30/10/2016 Link para o comentário

        Eu consegui... fiz tutorial aki


    • Fabio Paiva 1
      Fabio Paiva 19/10/2015 Link para o comentário

      Olá Maria Pereira. Pelo o que eu soube em uma assistência técnica é que devemos trocar a câmera, porém não vale a pena pelo preço e o perigo de perder o celular, já que o procedimento é complicado. Estou no mesmo barco há 7 meses. Viva a Samsung! Viva o Brasil!


  • 1
    Vanessa Carolina 06/07/2015 Link para o comentário

    Meu S4 mini está dando erro na câmera . Eu já fiz o backup nele, mesmo assim não funcionou . Também já instalei o câmera ics e não funcionou.

    Como resolvo esse problema ? Por favor me ajude. Grata.!


  • 1
    joaosilva 21/11/2014 Link para o comentário

    Solução: desinstalar todos os app de câmara de terceiros. TodOs apps de lanterna. Mudar a memória de armazenamento das fotos tiradas para o dispositivo. Resultou comigo. Deixou de aparecer o erro


  • 2
    Roberto Dantas 15/10/2014 Link para o comentário

    Meu S5 estava apresentando este problema de "erro de câmera", ou então a tela na câmera ficava branca. Realizei os procedimentos e o problema foi resolvido. Tenho só uma observação quanto ao item 3, não consegui realizar esta opçao e não achei no meu celular. No entanto conaegui resolver o problema e gostaria de agradecer a equipe pelo tutorial.

    Leonardo Costa


    • 1
      Leonardo Costa 06/05/2018 Link para o comentário

      tb não achei o item 3. outra vez tinha conseguido sem achar o item 3. desta vez não está funcionando.


  • 2
    Lásaro Neto 28/09/2014 Link para o comentário

    E a respeito do tópico?
    Alguém teve sucesso com a câmera, teve solução?


    • 2
      Roberto Dantas 15/10/2014 Link para o comentário

      Sim, eu obtive sucesso. Abaixo o meu comentário.


    • Leonardo Lins 4
      Leonardo Lins 30/10/2016 Link para o comentário

      eu tive... coloquei o tutorial


  • Carlos A. 14
    Carlos A. 04/08/2014 Link para o comentário

    Outra coisa, o ítem 4:

    E, finalmente, acesse Menu > câmera > configurações > ferramentas > zerar câmera

    Seria o redefinir configurações?

    Obrigado,


  • Carlos A. 14
    Carlos A. 04/08/2014 Link para o comentário

    Tenho um S5 e tentei fazer o indicado o ítem 3 indicado no tópico:

    Depois clique em Menu > configurações > gerenciador de aplicativos > todos > submenu > gerenciar preferências

    Ñ achei onde fica esse submenu e gerenciar preferências....

    Poderiam explicar melhor?

    Obrigado,
    Carlos

    Leonardo Costa


    • 1
      Leonardo Costa 06/05/2018 Link para o comentário

      tb não achei o item 3. outra vez tinha conseguido sem achar o item 3. desta vez não está funcionando.


  • 5
    Moscha Iss 02/08/2014 Link para o comentário

    E a atualização do Android no S5 não era pra ser lançada em Julho? Tive 3 aparelhos da família do Galaxy S, mas o S5 foi meu último adeus pra aparelhos Samsung! Deus me livre, tem Bug no Wifi e perda de conexão que ainda sobrevivem desde o S4.


    • 5
      robert costa 03/08/2014 Link para o comentário

      @Moscha ,

      S5 com esse erro ???

      Graças há DEUS o meu aqui estar funcionando perfeitamente , ainda utilizo o acelerador de download juntos , wifi+rede de dados para há conexão ficar mais rápida e nunca tive um caso parecido .

      Calma que há Samsung vai lançar ha atualização , não sei para que tanta pressa em receber ha atualização , já que quando receber vai continuar há fazer as mesmas coisas que vazia com essa mesma versão .

      meu amigo android é o mesmo sempre , só muda o desempenho em algumas circunstância mais vc vai continuar fazendo o que fazia .

      tem pessoas que não gostam da demora que há samsung leva para atualizar seus aparelhos , eu sinceramente concordo que não deveria demorar tanto como demora mais pense por outro lado : Se há samsung atualizasse seus smart em seguida com ha google iria ter uma coisa boa que era há atualização e ia ter uma coisa ruim , poderia vim com mais bugs .

      todo mundo deve lembrar quando saiu o nexus 5 , assim que saiu o povo ficou doido para comprar o aparelho e tal inclusive eu fui um deles que comprei assim que saiu mais depois de alguns dias de uso percebi um monte de bugs na atualização, inclusive na câmera .

      tanto foi um erro que há google teve que lançar de imediado uma atualização chamada 4.4.3 para todos os aparelhos celulares que estavam com essa versão .

      aí te pergunto, se há samsung atualizasse de imediato ia ter mais bugs do que o normal e no final das contas irá utilizar ha mesma coisa.


  • gilberto 36
    gilberto 02/08/2014 Link para o comentário

    ja vi que a samsung nao mudou nada,continua fabricando aparelho em quantidade mais qualidade que bom nada.


    • 21
      Kiko 123 02/08/2014 Link para o comentário

      Hummmm. Grande observação. Parabéns. Só não vale querer que ela seja adequada ao que você considera melhor. Apenas compre o melhor. Rsrs sim porque tem quem goste e compre Samsung. Eu por exemplo.

      Erlei Oliveira Andrade FilhoJoão Vitor


      • gilberto 36
        gilberto 02/08/2014 Link para o comentário

        essa e a realidade goste ou nao.


  • 4
    Nuno Viana 02/08/2014 Link para o comentário

    Perfiro esperar pelo o s6!!


  • 21
    Kiko 123 02/08/2014 Link para o comentário

    Pois é. Se tiver 10 usuários do S5 Por aqui será muito. : )
    Todo tópico do S5 comentam 100 que não tem o S5 e 10 que tem. 10 quando muito. rsrsrs

    Erlei Oliveira Andrade FilhoJoão Vitor


    • 5
      robert costa 03/08/2014 Link para o comentário

      @Kiko,

      Isso mesmo , depois aqueles que não tem um samsung S5 quer optar , e ai começa há meter o pau sem antes testar o aparelho .

      Tem gente que diz que o moto g é quase ha mesma coisa em termo de tecnologia que o samsung s5 , kkkkkkkkkkkkk,

      Erlei Oliveira Andrade Filho


  • leonardo webert 32
    leonardo webert 02/08/2014 Link para o comentário

    Samsung nunca aprende msm!

    Natanael Caetano


    • 5
      robert costa 03/08/2014 Link para o comentário

      @Leonardo , Você tem um SAMSUNG S5 ?

      Realmente há samsung em alguns casos deixam muito ha deseja como muitas outras também .

      Vejo muitos falarem que o S5 é ruim e que prefere nexus apple e tal , acho que esse nunca mexeu em um s5 , também existe sites que compara o S4 com o S5 e dizem que não mudou quase nada , pelo amor de Deus para com isso.

      Há mesma coisa aqui no androidopit, compararam um samsung S5 com um NEXUS 5 isso é para rir .

      Não sou fanático pela samsung nem por nenhuma outra empresa/celular o que realmente sou fanatico é de tecnologia de ponta e esse s5 é maravilhoso .

      Não gostava da Samsung até o S4 mais depois que mexi no S5 , tive vontade de comprar um, comprei , e hoje falo com todas as palavras que só trocarei só da aqui há um ano .

      deixem de falarem merda e comprem um e mexam e depois me diga se gostaram ou não gostaram , muitos falam sem antes nem mexer .

      Erlei Oliveira Andrade Filho


      • 3
        Erlei Oliveira Andrade Filho 07/08/2014 Link para o comentário

        Realmente falam muita merda mesmo. Normalmente quem desdenha quer comprar.
        Também não sou um fanboy da samsung, tive um S4 at&t/desbloqueado e agora estou com um S5 factory unlocked 32gb/versão coreana porque amo tecnologia e num contesto geral pelo que leio e pela minha experiência com esses aparelhos digo que será difícil encontrar algo mais avançado que um S5. A câmera é perfeita, as configurações de abertura da lente e de valor de exposição são perfeitas pra tirar foto em qualquer condição de uso. Pra quem não sabe essas configurações são encontradas em máquinas profissionais, claro que guardadas as devidas proporções. Tenho um amigo que tem um iphone 5s e sempre que estamos juntos ele pede pra eu tirar as fotos e passar pra ele depois. Ficou impressionado com câmera!!! A bateria é algo surreal! A versão sul coreana vem com uma bateria extra e um carregador externo pra ela, quer dizer, bateria não me preocupa. Mesmo que só tivesse uma bateria ficaria tranquilo o dia inteiro, com o 3g ligado, gps, tela em brilho máximo e outras cositas mais. O modo de ultra economia é impressionante! Ficaria o dia inteiro falando das qualidades desse telefone. Confesso que no lançamento não vi também muita diferença para o S4 mas quando coloquei um na mão... Bom, como o amigo aqui disse, se você nunca mexeu num S5 e não está acostumado com dispositivos high-end melhor ficar quieto e comentar lá no tópico do moto g, x entre outras porcarias desse tipo.


      • gilberto 36
        gilberto 07/08/2014 Link para o comentário

        concordo que o s5 e um belo aparelho,mais em questao de camera prefiro o g3 ou o z2 a noite as fotos do g3 e z2 sao superior ao do s5.

        Erlei Oliveira Andrade Filho


      • 3
        Erlei Oliveira Andrade Filho 07/08/2014 Link para o comentário

        O g3 eu não sei mas ouvi realmente que o Z2 está top mesmo.


  • Fabio Henrique Cesar 8
    Fabio Henrique Cesar 02/08/2014 Link para o comentário

    Galera acabou de ter uma atualização pro S5.
    Pelo que percebi, mudou bastante o desbloqueio pela digital.

    Mais alguém atualizou ?


    • João Vitor 36
      João Vitor 02/08/2014 Link para o comentário

      Atualizei, não percebi diferença no leitor de digitais, mais achei que ficou mais rápido para abrir alguns apps, principalmente a galeria.


    • 5
      robert costa 03/08/2014 Link para o comentário

      @Fabio,

      Mudou sim , tenho um SAMSUNG S5 depois que atualizei o leitor digital ficou mais rápido e melhor , fiz um teste aqui com um 5s e não vi diferença em alguns casos foi até melhor depois dessa atualização .


  • Icaro Benjamin 14
    Icaro Benjamin 02/08/2014 Link para o comentário

    já faz um tempo, mas no curso de deireito do consumidor promovido pelo Procon o recall é quando envolve riscos ao usuário. se não me engane.


  • Toni Junior 16
    Toni Junior 02/08/2014 Link para o comentário

    Compre um Xperia Z2.


  • 18
    Johnny Ferreira 01/08/2014 Link para o comentário

    esse erro tambem tem no s3, a unica coisa que solucionou o problema, foi instalar a CM


  • 1
    igor assad 01/08/2014 Link para o comentário

    Galera do S5,a atualização que saiu no início do mês passado já pode ser baixada pelo kies e pelo sammobile, além do OTA(atualização ANG3 para o SM-G900M,galaxy s5 brasileiro)


  • Marcos Rios👊 34
    Marcos Rios👊 01/08/2014 Link para o comentário

    Nossa doeu meu coração na possibilidade de fazer reccal! Ainda bem q o meu n é o S5 ! Imagina pros azarentos donos!!


  • Flávio Prado 14
    Flávio Prado 01/08/2014 Link para o comentário

    Só uma dica, a fonte da matéria é o site Tech4Fan, e não Tech4Fun.


    • Camila Rinaldi 67
      Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      01/08/2014 Link para o comentário

      Opa, desculpa aí ao pessoal do tech4fan. Foi corrigido. Obrigada pelo toque Flávio! ;)

      Flávio Prado


  • Gabriel Victor 19
    Gabriel Victor 01/08/2014 Link para o comentário

    Vai ter gente fazendo recall do coração partido... kk


  • Daniel Moura 22
    Daniel Moura 01/08/2014 Link para o comentário

    recall que é bom nada né,restaurar é gambiarra

    leonardo webertConta desativadaCamila Rinaldi


    • Camila Rinaldi 67
      Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      01/08/2014 Link para o comentário

      Bah, agora tu me fez pensar quem já fez isso? Tem alguma fabricante que já fez recall no passado?

      Henrique MirandaElvis SantosJoão VitorMardemJosué dos Santos J.WeesLucas BorgesJunior FornaziAlekssy Alves SouzaPedro LucasEmerson MarcioConta desativadaMarcelo JotaFernando HenriqueDiego SthepenConta desativadaConta desativada


      • Lucas de Carvalho 26
        Lucas de Carvalho 01/08/2014 Link para o comentário

        O Google não fez isso com o nexus 5? quando ele tava com bugs nos botões e no alto falante


      • Gabriel Victor 19
        Gabriel Victor 01/08/2014 Link para o comentário

        Se não me engano, a Apple já fez.


      • Alekssy Alves Souza 7
        Alekssy Alves Souza 01/08/2014 Link para o comentário

        Primeiro, Camila vc é linda ! E o único erro da samsung ai é não avisar isso de uma forma geral, Softwares mesmo que bem programados podem ter bugs. Nao acho necessidade de um recall, e sim uma atualização de correção.

        Luiz AlexElvis SantosDominique SalomãoJoão VitorJosué dos Santos J.willian AraújoCamila RinaldiVinícius Bürger


      • Camila Rinaldi 67
        Camila Rinaldi
        • Admin
        • Equipe
        01/08/2014 Link para o comentário

        Sim, Gabriel, a Apple fez com o iPhone 5 por causa do botão de energia, andei dando uma olhada!

        Henrique MirandaDominique SalomãoJosué dos Santos J.Wallace MarquesGabriel Victor


      • Gabriel Victor 19
        Gabriel Victor 01/08/2014 Link para o comentário

        Exatamente :)


      • Camila Rinaldi 67
        Camila Rinaldi
        • Admin
        • Equipe
        01/08/2014 Link para o comentário

        Olha Lucas, nós compramos o Nexus 5 logo que começou a ser vendido, três unidades, e não tivemos recall. Lembro que eles disponibilizaram o novo modelo depois de muitas reclamações, mas realmente não lembro de um recall!

        Dominique SalomãoJosué dos Santos J.


      • Marcos Rios👊 34
        Marcos Rios👊 01/08/2014 Link para o comentário

        Nossa! Altas revelações amorosas rolando aqui! :-P

        Carlos FialhoJosué dos Santos J.Gabriel Victor


      • Wallace Marques 42
        Wallace Marques 01/08/2014 Link para o comentário

        Sim, mas nem tudo são flores, minha colega teve o problema e eles disseram q o iPhone 5 dela não era do lote em questão, aff ¬¬


      • leonardo webert 32
        leonardo webert 02/08/2014 Link para o comentário

        Concordo com o Daniel e infelizmente discordo da Camila, o Daniel apenas disse o que deveria ser feito e não que fizeram ou deixaram de fazer.


      • 10
        Elvis Santos 03/08/2014 Link para o comentário

        Camila, que novo modelo do Nexus 5 foi esse? Qual era o problema que tava tendo? Comprei um Nexus 5 vermelho um dia desses.


    • 85
      Conta desativada 02/08/2014 Link para o comentário

      compra uma tekpix 😂😂

      Conta desativadaConta desativadaAngelo Parrellaleonardo webertTharcyzo

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.