O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 226 Compartilhados 144 Comentários

A escolha entre Android e iPhone não é mais sobre software e hardware

A interminável “batalha” entre os usuários de Android e iPhone sobre quem escolhe o sistema operacional certo continua diariamente em blogs e nas seções de comentários pela web, mas para mim, a maioria dos argumentos sobre software e funções é falha.

Antes de continuar devo dizer: eu sei que muitos de vocês não concordam (e estão mais do que convidados a eloquentemente deixar suas opiniões nos comentários), mas focar nos elementos de velocidade e força, isso é, no hardware e nas funções acima de tudo, não é a única forma de escolher o seu smartphone.

Quando ambas plataformas eram iniciantes no mercado, pesar as diferenças e funções dos dispositivos fazia muito sentido. Naquele tempo, ambos Android e iOS cometiam erros e deixavam de fora funções importantes. Vocês lembram que por muito tempo não era possível colar e copiar no iOS?

Você não precisa mais escolher entre Android e iOS pela disponibilidade de apps

Agora, a maioria dos telefones alcançou um patamar muito similar de especificações técnicas em cada faixa de preço. Isso significa que você não precisa mais escolher entre ter um telefone com uma câmera decente ou um que consiga guardar todas as suas músicas ou mesmo seja resistente à água. Existem muitos telefones no mercado que têm todas essas funções e, à exceção da resistência à água, existem várias opções na mesma faixa de preço.

Você também não precisa mais escolher entre o Android e o iOS pela disponibilidade de apps. É evidente que um ou outro pode estar faltando em uma das plataformas, mas no mínimo você encontrará algo similar ao que procura.

Os fatores determinantes?

Com hardwares equivalentes, funções similares e os mesmos estilos de apps disponíveis, a escolha entre a Google e a Apple se dá por fatores não tão diretos, ao menos para mim. Por exemplo, o modo como a Apple mantém o seu ecossistema fechado para garantir um controle forte, garante que tenha menos riscos de segurança (teoricamente), mas isso diminui a abertura e a liberdade. Isso tira dos usuários a possibilidade de fazer o que quiserem com o phone de alguns milhares de reais que acabaram de comprar.

AndroidPIT Galaxy S7 Edge vs Pixel XL 0266
Pixel XL (esquerda); Galaxy S7 Edge (direita) / © AndroidPIT

Eu não sou desenvolvedor, mas a opção de apoiar uma iniciativa de código-aberto onde diferentes empresas podem construir hardware e contribuir para a plataforma é uma aposta mais segura para mim do que apoiar uma empresa que notoriamente não te deixa fazer o que quiser com hardware e software, mas proporciona uma experiência mais “simples” como resultado. Ninguém pode negar que parte da fascinação com o iPhone é a simplicidade da linha - são apenas alguns poucos modelos a se escolher. Ainda veremos por quanto tempo isso se mantém.

Contudo, isso significa que quando a Apple decide fazer algo, o usuário não tem voz ativa. Um caso óbvio foi a remoção da entrada para fones de ouvido ou, ainda mais recentemente, a remoção de várias características populares dos seus MacBook Pro - incluindo o MagSafe e entradas USB.

A Apple normalmente planeja muito bem essas remoções - como o fim do drive de CD no MacBook Air - mas isso não muda o fato de os usuários não terem opção a não ser aceitar o que a empresa impõe se quiserem continuar como clientes. Se não, terão que comprar novamente todo o seu conteúdo e aplicativos em outra plataforma, o que para muitas pessoas é impensável.

Tudo se resume a dois fatores: porcentagens e atitudes

Por isso, quando você escolher o “seu time” nesse jogo, essa é uma decisão que permanece com você, e é por isso que eu escolho o Android. Claro, ele nem sempre foi o sistema operacional mais direto, e a natureza aberta o deixa mais propenso a vulnerabilidades de segurança e as atualizações de software têm sido um caos total, demorando uma eternidade para chegar aos usuários, enquanto quem usa iOS as recebe prontamente assim que são lançadas.

Porém, para mim, tudo se resume a dois fatores: porcentagens e atitudes. Nenhuma corporação multinacional como a Apple ou a Google pode ser considerada altruísta de construir produtos por qualquer motivo que não seja o lucro de seus acionistas, e não tenho problemas com isso, mas modo Apple de vender seus produtos - “é mágico” e “o mais rápido, melhor, maior, mais bonito” - não tem mais nenhum apelo. Traz aquele sentimento de quando alguém tenta te convencer de algo que você sabe não ser verdade.

Você até pode sentar e concordar por medo que eles sejam loucos, mas isso não muda o fato de você saber a verdade, só faz com que você confie menos nessas pessoas. Essa atitude de que todo e qualquer aspecto dos seus produtos não são como nada que já existiu na face da Terra é um pouco demais.

O segundo fator, porcentagens, é simplesmente isso: a Apple é a única fabricante de hardware e desenvolvedora de software para o iPhone. O Android tem centenas de opções disponíveis. Não gosta do seu telefone atual? Há vários outros para você escolher. Quando a Apple fizer algo que seus usuários não gostem (outra vez), eles não terão escolha a não ser aceitar calados as mudanças ou recomeçar toda a sua vida digital em uma plataforma diferente.

Então, para mim, escolher o Android ao invés da Apple é uma decisão simples e natural - por que eu escolheria um telefone de uma empresa que limita o que eu posso fazer com ele, remove características e funções quando quer e vende o telefone como se eu nunca tivesse visto um na minha vida?

Exatamente, eu não escolheria. Talvez você escolha, e está tudo bem.

Os comentários favoritos dos leitores

  • David CD há 4 semanas

    O que acontece é... Os telefones que rodam Android já alcançaram os iphones, e digo que os tops de linha desse ano superaram esse novo iPhone. Aliás o iPhone a muito tempo já estava sendo superado. Só não era superado em design... Hj as coisas mudaram, s7, xperia, moto z, são mais bonitos que o iPhone 7,mas é claro, na minha opinião...

  • Rodrigo Silva há 4 semanas

    No android o smartphone é seu, no iOS o smartphone é da Apple

  • Steven Oliver há 4 semanas

    Falam muito sobre as atualizações do Android serem muito mais lentas que do iOS. Porém, isso não é verdade, porque a atualização do Android é feita em duas etapas, sendo que a primeira é o lançamento do android puro para os fabricantes e a segunda é a adaptação para cada aparelho. A Apple faz o iOS puro e o adapta ao iPhone e ao iPad também. A diferença é que o mercado só fica sabendo do novo iOS quando este já está adaptado aos seus modelos, enquanto que o mercado fica sabendo do novo android quando ele ainda não está completo para cada fabricante. E tem mais, eu sempre me pergunto por que a aflição em ter o último sistema operacional se eles são sempre muito parecidos? Além disso, quem mais reclama que não está com a última atualização normalmente nem tem a última versão do Windows no seu computador. Para mim é mais neurose coletiva do que qualquer outra coisa.

  • Márcio há 4 semanas

    Comprar um smartphone caro e saber que será atualizado por 4 anos, e comprar um smartphone caro e não ter a certeza se terá nem a próxima atualização do seu software. É a fundamental diferença que a Google insiste em não mudar.

  • Andreu Vasconcelos há 4 semanas

    Isso é verdade Steven. O que tem de gente apegado ao Windows 7 e até mesmo ao XP não é brincadeira. Eu não sou nada saudosista, qd presta atualizo logo, tanto faz ser no PC ou no Android. Só com esse Nougat que vou esperar por algum diferencial da Samsung.

144 Comentários

Escreva um comentário:
  • Só para lembrar: para usarmos o potencial máximo do iphone é necessário fazer o jailbreak; para usarmos o potencial máximo do android é necessário fazer root; e ambos os procedimentos fazem perder a garantia dos aparelhos. Alguém ainda tem a ilusão de liberdade com os aparelhos comprados????

  • sempre tive curiosidade de ter um celular da maçã, pesquisava bastante e as pessoas sempre diziam que é top. fiquei curiosa pra saber se era isso tudo mesmo que diziam. Hoje uso o ios, mas não deixo de pesquisar outros aparelhos, independente de marca, amo celular, acho que é uma doença, quando pago um, compro outro, assim vai.... hj mesmo estou pesquisando os galaxy s6 edge ou s7 edge, dizem que é top!!! tenho vontade de ter dois celulares. (aloka)

  • Há muitos e muitos tempos não existe nenhum fator técnico de vantagem para nenhum lado, exceto gosto pessoal.

  • uso android desde a primeira vesao,nuca quis usar iphone nao vale o preço que e cobrado por ele e tambem nao dar liberdade ao seu consumidor e android tem a opçao de custo beneficio.

  • Eu usei iPhone e nao me achei "preso" como dito na materia... E no quesito atualização e suporte ao SO eles dão show, se no Android fosse assim a Apple quebraria! Mas esse drama de atualizações no Android se deve que por ser codigo aberto, cada aparelho, fora as operadoras customizam o SO fazendo com que demore ainda mais os updates.

  • Apenas utilizo o android desde sua versão 2.0 em um xperia x10 mini.. enfim melhor sistema na minha opinião, versátil sempre inovando, e ah pros fanboys apple que acha que android e um lixo e trava, uma dica, compre um Oneplus (o do meu uso atual e o Oneplus One 64gb, smart que pra quem entende, e sabe que ele é show, falando sobre o que ele tem e o seu preço diante das configurações a ele agregadas...) e instalem o sistema cyanogen.... cara mais rápido não há, bateria dura quase 2x mais que nos sistemas das montadoras grandes como samsung e Motorola, não e o celular que manda, e sim o sistema, falo isso porque tinha um s3 e vivia travando já após ter instalado o cm12 na época o celular mudou da água pro vinho, rápido n travava, bateria aguentava bem.... já a apple alguns celulares dela são quase um Smartphone fixo pois tem que viver na tomada.

  • Hoje os aparelhos top de linha que usam android não deixam nada a desejar aos Iphones da vida. Muitos que têm iphone o tem por status e talvez essa estrategia da Apple com suas mudanças repentinas e sobre tirar ou botar pouco se importando com a opnião dos seus usuários tb faça parte da extrategia de exclusividade e de sair na frente com "novas modas". Não troco meu S7 Edge por nenhum iphone.

  • "a natureza aberta o deixa mais propenso a vulnerabilidades de segurança", isso não é verdade, é o totalmente o oposto... Com o resto eu assino embaixo! Um ponto que alguns observam na hora da escolha, e que não foi falado, é "status" que o dispositivo te dá, principalmente, pelo preço é pago para tê-lo... O que eu, particularmente, acho uma completa besteria.

  • Nunca usei um iphone e acredito que ele seja realmente muito bom mas acho que a diferença de preço não faz justiça ao desempenho. O moto g4 plus é um excelente smartphone acima da média mesmo não sendo top de linha e custa 1500 reis ,dá quase para comprar 3 com o preço de um iPhone 7. A diferença teria de ser monumental para achar que vale isso , senão a diferença seria apenas como escolher um tênis nike ou um olimpikus. Outra razão para eu não comprar um iPhone é que eu não tenho coragem de andar com 4 mil reais em dinheiro na carteira porque teria um celular com esse valor correndo risco de perder ,quebrar ou ser roubado.

  • Usuário do Jobs desde o Imac G31 tenho uma conclusão sobre isso: A Apple é como ter uma Ferrari V12 pra andar apenas no asfalto com a namoradinha top model do lado, o carro custa uma fortuna, o combustível é ruim de achar além de caro, a manutenção só existe em uma única oficina, as peças são importadas demoram e são um assalto, a namorada custa caríssimo pra manter, tudo que ela vê você deve comprar para agrada-la da mais trabalho que o carro para manter e se ficar grávida você ta fudido, o Android é como uma TROLLER 4x4 Diesel Turbo Intercooler, todo mundo sabe mexer, você anda no asfalto, na terra, na lama, na água, no mar, na areia, na enchente, nos buracos, na merda que tiver na frente, sobe morro, montanhas, trilhas, parede e ainda puxa mais um na corda, e a mulher? não esquente da pra levar 4 dentro e não precisa ser top model mulher de VERDADE gosta é de homem MACHO que trata dela como FÊMEA.

  • Antes de qualquer coisa, sim, a escolha depende do software, o hardware não é mais pivô de "diferenças", mais devemos ser sensatos e apontar que existem diferenças cruciais na USABILIDADE, que podem levar o usuário a usar iOS ou Android.
    Ah, não esqueça, cabe unica e exclusivamente ao usuário e consumidor, definir o que levara para casa.

    Então a Apple deveria abrir uma consulta publica para definir se vai ou não abdicar de alguma entrada (padrão) em seus aparelhos? (e sendo sincero, não é nem necessário abrir uma consulta publica, so precisa olhar para o mercado de telefones, smartphones, tablets, computadores de mesa e notbooks, mp3 (alguém ainda usa?), aparelhos de som de carro, ou o que mais existir que possua uma entrada 3.5mm, ou popularmente entrada de áudio), se ela tomou essa decisão, que arque com as consequências.

    Não faço parte do grupo que acha que remover o conector de 3.5mm, é uma boa jogada, com toda certeza, NÃO, mas se a "Grande Maça" resolveu abdicar de tal conector, o usuário não poderá fazer muita coisa, a não ser, CLARO, não escolher o aparelhinho da maça, que não possui entradas para fones de ouvido convencionais! - Que ela perca usuários ou futuros consumidores -.

    Existem pontos positivos nas duas plataformas, a Apple ultimamente não anda tão bem quando o assunto é inovação na sua linha de produtos, (devemos ser sensatos, mais uma vez!!!), o Google da seus pulos, com o Android (e agora a linha Pixel) e claro, tentando trabalhar com a diversas empresas que usam o seu S.O móvel, da melhor forma possível para os seus diversos usuário!

    A questão é e sempre será, o usuário final! Se você não vê ganhos usando iOS, beleza!!!!
    Se você não vê ganhos usando o Android, beleza!!!!

    Agora, uma sugestão (!!!), vamos ser sensatos, e por a mãozinha na consciência, AndroidPIT.

  • Concordo plenamente. Sempre me senti e me sinto atraído por um iPhone, mas sei tão claramente quanto sei que um iPhone é bom, que meu perfil é Android.

  • Concordo com o Ben Woods e com o Rodrigo Silva,no android o smart é seu,no IOS é da Apple.

  • Ios ano combina nem um pouco com meu uso em celulares, gosto da liberdade mesmo o android pecando muito com essas atualizações sem novidades, o que me salva sao as custons

  • Sou um usuário fiel da Samsung desde o Galaxy S2, atualmente tenho um Galaxy S5 a mais de 1 ano e meio e tava quase garantida a minha compra de um Galaxy Note 7 porém com todos os problemas decorrentes com o aparelho me decepcionei por ela não ter mantido o padrão de qualidade aí tomei a decisão de que meu próximo Smart sera um Iphone, sei que existe várias outras opções no mundo Android mais não gosto de Android puro muito sem graca, as interfaces da Sony e da LG também não me agrada em nada, Marcas como Asus, Xiaomi e Quantum não são vendidas aqui no Paraguay e não confio muito em compras na internet sou mais de ir em loja física e comprar na hora então isso me influenciou em tomar a decisão de migrar pra maçã. Se um dia a Samsung concertar seus erros em futuros lançamentos ai eu volto pro Android mais por enquanto minha decisão e essa 👌

  • Dei um até logo ao android quando adquiri um Iphone. Mesmo assim continuo atento tanto as noticias da apple quando do android. Vejo diferenças nas comunidades de pessoas.. os que usam android sao mais antenados e mais interessados em descobertas do sistema. Não posso negar que a experiencia com o IOS é bastante satisfatoria e é bom ter tudo mastigadinho. A grande questão é identificação com a proposta do sistema. A apple atualiza de forma capada, o android quando atualiza, nao passa de duas versões, mas dão todos os recursos ao smartphone.. Creio que o tempo de " FANBOYZISSE" já passou e as pessoas podem escolher o que querem sem defender a risca uma plataforma.

  • Paguei 760 num Lenovo Z90 e não sei o que um aparelho de 4 mi pode ter de melhor.

  • Liberdade acima de tudo! Essa é a diferença entre o Android e o iPhone

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi