O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 67 Compartilhado 48 Comentários

Qual a diferença entre os processadores Exynos e Snapdragon nos aparelhos Samsung?

Desde o Galaxy S2 a Samsung lança duas versões de seus smartphones flagship, uma com processador próprio, o Exynos, e outra com o Snapdragon, da Qualcomm. Mas por que a Sammy faz isso? Qual a diferença entre os dois processadores?

snapdragon 800 back extreme closeup teaser
O processador de um smartphone tem muitas funções. / © ANDROIDPIT

Por que a Samsung usa dois processadores diferentes?

Para quem não sabe, os processadores Exynos são produzidos pela Samsung, e os Snapdragon, pela Qualcomm. A Samsung leva em conta os custos mais baixos da produção in house do Exynos, mas também os mercados e o suporte oferecido. Normalmente, os Galaxy com chips Exynos ficam na Ásia, e os com Snapdragon vão para a América do Norte e Europa; no Brasil, isso varia. 

Como a Samsung é a maior fabricante de smartphones e tablets do mundo, ela precisa ter uma rede de fornecedores confiável e que consiga atender à demanda. Além disso, se um fornecedor apresenta problemas em suprir a cadeia, a fabricante pode realocar suas compras para outra empresa, isso é, se a Qualcomm tiver problemas com a fabricação dos Snapdragon, a Samsung pode aumentar sua produção de Exynos para colocar em seus Galaxy.

qualcomm snapdragon w
Chipsets da Qualcomm são quase onipresentes no universo Android. / © Qualcomm

Essa divisão também permite à Samsung escolher qual chip vai em qual modelo, permitindo ajustes por mercados e funções. Não obstante, há relatos de um contrato entre a Samsung e a Qualcomm. Outro ponto a se considerar é que dificilmente a Sammy conseguiria produzir e dar suporte a chips Exynos o suficiente para abastercer sua própria cadeia. 

samsungexynosocta5420
O Exynos da Samsung. / © Samsung

A diferença entre Exynos e Snapdragon

A diferença mais óbvia entre os dois processadores é o número de núcleos: os Exynos têm oito e os Snapdragon, quatro. Com um número maior de núcleos e com a arquitetura big.LITTLE da ARM, a Samsung consegue produzir processadores com 4 núcleos "maiores" para atividades mais pesadas e 4 núcleos "menores", para funções mais leves. A Samsung também utiliza o Heterogeneous Multi-Processing (HMP), que permite que atividades simples sejam manejadas por até 1 núcleo e que funções pesadas possam "ligar" até os 8 núcleos de uma só vez.

A grande vantagem da arquitetura big.LITTLE é o consumo de energia, já que é possível ligar e desligar os núcleos do processador para que somente o necessário gaste bateria, sem desperdício. Outra diferença é o processador gráfico, enquanto os Snapdragon utilizam GPU Adreno, os Exynos utilizam ARM Mali. 

Samsung 64 bit processor slide
A estratégia de usar os dois chips se manterá com os de 64-bit. / © Samsung

A velocidade de RAM também é diferente entre os processadores. Utilizando como exemplo o Snapdragon 801 e o Exynos 5430 (dois dos mais populares de 2014), temos as seguintes condições: enquanto a velocidade máxima de RAM do Snapdragon é de 933 MHz, a do Exynos chega a 2133 MHz. A velocidade de dados também é maior no Exynos pelo tamanho do semi-condutor, 20nm contra 28nm do Snapdragon. 

O processador da Qualcomm leva vantagem em outro campo: ele tem LTE integrado e capacidade de gravar vídeos a 4K, enquanto o Exynos 5430, não. Além das diferenças apontadas, há algumas outras, por exemplo, a disponibilidade de insfraestrutura LTE, o licenciamento de frequências 3G que a Qualcomm tem feito em alguns mercados; mas cobrimos aqui os principais pontos. A comparação indica que o Exynos se sai melhor que o Snapdragon, só que infelizmente isso importa pouco, já que em poucas situações é possível fazer uma escolha, a não ser que você decida importar um aparelho desbloqueado de outro mercado.

snapdragon 800 back closeup portrait
O processador pode ser pequeno, mas a sua importância é gigantesca. / © ANDROIDPIT

Não podemos esquecer que existem outros processadores no mercado, como o Tegra 4, Intel Atom e, futuramente, o NUCLUN, da LG; também lembre-se que a Samsung é quem fabrica os chips dos iPhones, apesar de a arquitetura ser diferente.

Qual é o melhor dos dois? Seria interessante se a Samsung oferecesse a possibilidade de escolha na hora da compra?

67 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • renan souza 1/nov/2014

    Nunca imaginei q o exynos fosse levar a melhor o.O

    Boa materia, bem interessante... parabéns.

  • Caio Perez 1/nov/2014

    Me desculpe amigo, mas tem sim. Se não sabe o android não suporta processadores 64 bits, esse suporte está vindo com o Android lollipop. Se pesquisar encontrará sobre o que eu estou falando.

  • Deathdoor 1/nov/2014

    A principal diferença entre os dois e que dá vantagem para a Qualcomm são os modens. O mercado ainda é dependente dos modens fabricados e integrados pela Qualcomm, foi por isso que a Samsung teve problemas de produção no passado. Se pudesse a Samsung usaria mais SoC próprios mas ela escolhe dependendo das necessidades (de banda de rádio) de cada mercado.

    Antigamente a Samsung fazia CPUs próprias baseadas no design da ARM para uso dela e da Apple, mas parou. A partir do Galaxy S2 e Note 2 passou a usar design genérico de CPU em seus SoC e praticamente parou de usar GPU PowerVR, o que é uma pena pois elas são as melhores do mercado. Na época do Note 3 que começou a usar em definitivo o esquema big.LITTLE de combinar CPU maior com menor. Esse SoC da LG também é assim. A Qualcomm sempre fabricou suas próprias CPUs com design próprio, no entanto os primeiros chips 64bits deverão usar o design genérico da AMR, como já o usa o último modelo Exynos.

    Tem um erro. Exynos tem capacidades 4K também e quem é responsável por isso são os circuitos de imagem e vídeo integrados no SoC, não é bem a CPU nem a GPU. Mali também tem seus DSP e ISP capaz de processar e gerar imagens em 4K, só não lembro se tem nome próprio. A GPU Adreno usa o Hexagon, que na maioria dos casos já é antiga e bastante recauchutado (acho que a série 400 vem com uma atualização dele). Existe pouca diferença de performance entre eles mas pelo menos a Qualcomm atualiza suporte para novas tecnologias como decodificação parcial para H265 mesmo nos modelos mais básicos.

  • Jonas D. 1/nov/2014

    funs?

  • Junior Pereira 1/nov/2014

    Melhor processador é aquele que tem mais suporte na comunidade de desenvolvimento... um bom exemplo é: nao vemos muitas customs roms pra o Razr I pq ele usa um processador "Intel Atom". Enquanto processadores snapdragon continuar populares, serao a melhor opcao, pois oq salva muita gente sao as customs roms, e sem elas o smart fica defasado mais rapido!
    Ps: viva a obsolência programada das empresas 😒

48 Comentários

Escreva um comentário:
  • Muito interessante essa matéria me tirou muitas dúvidas sobre os chips da Samsung.

  • Baixe no play store app> (CPU-Z) SAIBA MAIS SOBRE SEU CELULAR . ●Android.
    Curta nossa página no Facebook.
    Globo das utilidades.

  • ░█▀░░░░░░░░░░░▀▀███████░░░░
    ░░█▌░░░░░░░░░░░░░░░▀██████░░░
    ░█▌░░░░░░░░░░░░░░░░███████▌░░
    ░█░░░░░░░░░░░░░░░░░████████░░
    ▐▌░░░░░░░░░░░░░░░░░▀██████▌░░
    ░▌▄███▌░░░░▀████▄░░░░▀████▌░░
    ▐▀▀▄█▄░▌░░░▄██▄▄▄▀░░░░████▄▄░
    ▐░▀░░═▐░░░░░░══░░▀░░░░▐▀░▄▀▌▌
    ▐░░░░░▌░░░░░░░░░░░░░░░▀░▀░░▌▌
    ▐░░░▄▀░░░▀░▌░░░░░░░░░░░░▌█░▌▌
    ░▌░░▀▀▄▄▀▀▄▌▌░░░░░░░░░░▐░▀▐▐░
    ░▌░░▌░▄▄▄▄░░░▌░░░░░░░░▐░░▀▐░░
    ░█░▐▄██████▄░▐░░░░░░░░█▀▄▄▀░░
    ░▐░▌▌░░░░░░▀▀▄▐░░░░░░█▌░░░░░░
    ░░█░░▄▀▀▀▀▄░▄═╝▄░░░▄▀░▌░░░░░░
    ░░░▌▐░░░░░░▌░▀▀░░▄▀░░▐░░░░░░░
    ░░░▀▄░░░░░░░░░▄▀▀░░░░█░░░░░░░
    ░░░▄█▄▄▄▄▄▄▄▀▀░░░░░░░▌▌░░░░░░
    ░░▄▀▌▀▌░░░░░░░░░░░░░▄▀▀▄░░░░░
    ▄▀░░▌░▀▄░░░░░░░░░░▄▀░░▌░▀▄░░░
    ░░░░▌█▄▄▀▄░░░░░░▄▀░░░░▌░░░▌▄▄
    ░░░▄▐██████▄▄░▄▀░░▄▄▄▄▌░░░░▄░
    ░░▄▌████████▄▄▄███████▌░░░░░▄
    ░▄▀░██████████████████▌▀▄░░░░
    ▀░░░█████▀▀░░░▀███████░░░▀▄░░
    ░░░░▐█▀░░░▐░░░░░▀████▌░░░░▀▄░
    ░░░░░░▌░░░▐░░░░▐░░▀▀█░░░░░░░▀
    ░░░░░░▐░░░░▌░░░▐░░░░░▌░░░░░░░
    ░╔╗║░╔═╗░═╦═░░░░░╔╗░░╔═╗░╦═╗░
    ░║║║░║░║░░║░░░░░░╠╩╗░╠═╣░║░║░
    ░║╚╝░╚═╝░░║░░░░░░╚═╝░║░║░╩═╝░


    achava que os exynos era podre

  • Lembrando que os novos processadores da Apple, como o A8, não são fabricados pela Samsung.

  • Afinal de contas, qual processador é o melhor?
    Mais potente?

  • parabens ANDROID PIT materia otima

  • Parabéns AndroidPit. Matéria ótima!!

  •   28

    matéria boa pra dar um tempo com as matérias de rumor disso e daquilo

  • Esqueceram de mencionar que o exynos eh usa arquitetura 64bits. O exynos 5433 do note 4 eh 64bits, mas essa caracteristica ainda se encontra desativada pois o android kitkat n suporta 64bits, mas logo isso ira mudar com a chegada do android L

  • Muito boa a matéria. Se querem saber, pra mim a Apple e Samsung são parceiras. Na mais crítica desconfiança, digo que a Apple é dona da divisão mobile da Samsung. Toda essa "briga" que rola entre as duas, colocam elas em evidencia, atraindo mais os consumidores. Não é possível que se processe de um lado, por causa de patentes, e se abra a produção de componentes, principalmente entre produtos rivais. Alguma coisa há ai!

  • Excelente post, bastante esclarecedor!
    Eu estava pesquisando exatamente sobre esse assunto já que pretendo adquirir o note 4 que em sua variante nacional conta com o exynos 5433 que apesar de se sair melhor em testes de benchmark do que o snapdragon 805 eu ainda tinha algumas dúvidas, tipo essa versão usa realmente os 8 núcleos ao mesmo tempo? e no caso da versão 5430 tinha a desvantagem de não ser compatível com o LTE e o 4K mais sei que o exynos 5433 é compatível com o LTE mas e com o 4K?

  • O exynos sé peca por não ter suporte ao LTE até poque filmagem em 4K é bem desnecessário pelo fato de quase ninguém ter aparelhos que reproduzem essa resolução
    pra min, se eu for comprar um aparelho vou preferir o snapdragon pelo suporte ao 4G

  • Eu tenho um S5 com processador Exynos e meu amigo tem um com Snapdragon. A maior diferença que percebemos é que o Snapdragon dele tem 4G e meu Exynos não. Fora isso, o meu Exynos tem uma duração de bateria muito maior. E o Snapdragon dele se sai levemente melhor em jogos. Nos aplicativos em geral não se nota muita diferença.

  • Você errou o nome empresa aí na matéria.

  • Excelente matéria!

  • Já conversei com pessoas que já tiveram em mãos por exemplo o Galaxy S4 com processador Snapdragon e também com Exynos, e o que me foi relatado é o seguinte, além da falta de custom roms para os Exynos, também foi relatado um maior aquecimento dos Exynos e também vários engasgos, algo que já não houve no S4 equipado com o Snapdragon! Particularmente eu não pegaria um Samsung com Exynos, até porque sabemos que TW além de ser pesada, a falta de atualizações nos dispositivos da Samsung é bizarro!

    • Geralmente a GPU no Snapdragon é melhor que a GPU do Exynos, o problema vem daí. Se fosse aqueles modelos de antigamente que as vezes vinham com GPU da PowerVR seria o melhor desempenho, mas parece que a Samsung não quer mais usar essa GPU.

  • Francisco , está errado O Exynos 5430 suporta LTE e filmagem em 4k ; Tanto que o Alpha suporta 4G Cat6 e Filmagem 4K

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi