O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 380 Compartilhado 144 Comentários

Queremos sua opinião: Qual fabricante Android foi a melhor do ano?

Os fabricantes de smartphones ditam tendências, fazem parte do nosso cotidiano e representam o real motivo para que alguns usuários adquiriram determinado dispositivo. Quem nunca comprou um smartphone com especificações medianas por confiar na marca? Pois bem, quando gostamos do fabricante, seus defeitos acabam ficando em segundo plano, embora, apenas um entre todos mereça receber o título de melhor marca do ano. E o fabricante será escolhido por você nesta enquete! Participe.

Não tem jeito, quando gostamos do primeiro seguimos firme até o dia de abandonar o barco de vez. O fabricante pode ser interpretado como estilo de vida, associado ao luxo ou será sempre lembrado como aquele mais que é atencioso e próximo de seu fãs. No Brasil, Quantum e Xiaomi chegaram fazendo barulho durante o segundo semestre. Enquanto a Motorola e a Sony ampliaram ainda mais sua gama de dispositivos para segmentos diferentes.

Os preços subiram, poucas reclamações foram ouvidas e muita expectativa foi criada em torno dos lançamentos da LG e da Samsung. Ah, e como não lembrar da Alcatel e da Asus, que trouxeram smartphones incógnitos com bons preços e especificações acima da média.

IMG 5249
Quantum e Xiaomi foram as estreias do ano. / © ANDROIDPIT

Não importa se você é fã ou apenas um apreciador de algum fabricante, essa enquete também é pra você. Vote no fabricante Android que foi o melhor do ano em sua opinião. Ah, se ele não estiver listado em nossa enquete, deixe-nos saber qual é o seu favorito através dos comentários abaixo- iremos computar todos os votos!

Qual fabricante Android foi a melhor do ano?

Vote também nas outras categorias do AndroidPIT Awards:

Os comentários favoritos dos leitores

  • Juliano C. 28/nov/2015

    Deveria tirar a motorola dessa lista, 90% dos membros do site é usuario de moto G. A unica novidade da motorola esse ano foi a tela inquebravel, de resto foi tudo mais do mesmo. A LG se superou com a camera do G4, a Quantum chegou arrebentando no mercado dos intermediario com excelente preço, a Asus é que eu achei o mais injusto, pq ela trouxe celulares muito superiores com o da linha moto e com preços absurdamente melhores. Com destaque ao Zen2 Deluxe. Essa é minha opinião, posso estar errado com alguma coisa. Mas a motorola esta disparada devido aos fanboys da marca.

  •   45
    ............... 28/nov/2015

    Por etapas:
    (estou considerando apenas empresas que atuam no Brasil, pois se considerarmos outras empresas do mundo, com certeza minha lista seria bem diferente)
    Hardware: Com certeza Samsung, ela não apenas evolui seu hardware em apenas um quesito, mas em todos, fazendo com que toda sua tecnologia trabalhasse em harmonia, é difícil encontrar um hardware como o da linha S6 e Note 5 entre os demais smartphones do mercado de Androids.

    Câmera: Apesar da evolução da câmera da Motorola, esta não possui méritos, pois não é a fabricante do sensor. Quem fica no topo deste quesito em minha opinião, é a LG, que introduziu em seu LG G4 um software digno de uso para profissionais.

    Preços: Asus com certeza, pois entregou um Smartphone digno de ser equiparado a um Top de outras empresas, com preços de intermediários.

    Decepção: Motorola, pois a política de preços se modificou de um jeito que pegou a todos de surpresa, e o pior que não entregou produtos que o justificassem.

    Surpresa: O desmembramento da Linha X inicialmente me causou estranheza, mas com o tempo vimos o real objetivo, e encontrei coerência e sentido na proposta (mesmo eu não conseguindo gostar do Moto X Play). O Moto X Force, com sua tela inquebrável foi a maior surpresa do ano com certeza, não é um destruidor em termos de hardware, mas para aqueles que são descuidados e não querem trocar de smartphone anualmente é uma proposta muito bem-vinda.

    Enfim, como a melhor empresa eu fico com a Samsung, pelo fato de ter apresentando não apenas uma novidade em se tratando de hardware, mas sim várias e isto mostra o comprometimento da empresa em busca de novas tecnologias.
    Não considero o ano de 2015 no mesmo nível que o 2013 e 2014 em termos de lançamentos, mas parabenizo todas as empresas que estão correndo atrás para atender a nossa demanda, e por nós dar conteúdo para passarmos tempo debatendo sobre o nosso amado sistema operacional: ANDROID.
    E lembrem-se, não existe a melhor empresa, mas existe sim aquela empresa, que atenderá suas necessidades e lhe trará satisfação.

    Enfim é esta minha opinião.

  • Wallace Marques 28/nov/2015

    Um pouco difícil decidir. Mas a Sony não seria porque não corrigiu problemas, não fez nada de inovador nos tops e só aumentou os preços. Também acho que a Samsung decepcionou, tem gente que com certeza gostou das telas dual edge e tal, mas pra mim a Samsung retrocedeu em relação a micro sd e certificação à prova dágua, ta cobrando mais caro e se quiser mais armazenamento pra compensar o micro sd vc vai pagar muito por isso, então acho que não merece esse título.
    Motorola também aumentou os preços, mas melhorou as câmeras, podendo competir melhor entre os tops e mostrou uma inovação de verdade com a tela do moto maxx. Mas no geral só os mais tops da motorola ficaram com preço competitivo e com tela muito grande, moto g ta se achando valioso demais pra um mid. Então não acho também que o ano da motorola foi uma beleza, principalmente olhando que tem zenfone 2 ali, mas também vão ter fãs da marca que vão preferir o moto x play...
    Asus por sua vez, faz ótimos aparelhos, mas acho que o sucessor de zen 5 não foi tão bom e os aparelhos pecam pelo tamanho das bordas e design na minha opinião.
    Quantum é nova e só tem um aparelho que revolucionou os mid end, mas podia ter câmera melhor.
    Os low end e mid endda LG não são incríveis, mas pelo menos ela lançou um high end novamente com preço competitivo e um dos melhores do ano, então acho que vale o voto.
    Xiaomi pra mim também merece um voto porque todos os aparelhos que ela lança tem ótimo custo benefício e qualidade e a UI também é interessante, apesar de um pouco pesada. Espero ver mais aparelhos dela por aqui.

  • Nícolas Kim 28/nov/2015

    Na minha opinião, a Motorola foi a única a inovar de verdade esse ano ao criar a tela inquebrável do Moto X Force. Só isso já garante o título sem esforço.

  • Diniz 28/nov/2015

    Sou usuário da marca Motorola, porém não considero que nesse ano, ela tenha sido a melhor. As únicas novidades expressivas foram o Moto Maker (que sinceramente, não sei se durará muito tempo no Brasil) e o Moto Force.

    Os outros lançamentos ficaram a dever evolutivamente em relação aos do ano anterior, por economias porcas (Ex. Moto E 2015, deveria vir com flash). E a pequena evolução do Moto G.

    E o pior, na minha opinião: Pulverizar o Moto X: Moto X Play é na verdade a evolução do Moto G e o Moto Force que é o Moto Maxx 2.

    Não bastasse isso tudo, o aumento exagerado nos valores cobrados pelos seus Gadgets.

144 Comentários

Escreva um comentário:
  • A todos que criticam a suposta "perda de Custo x Beneficio da Motorola" gostaria de fazer um convite a analisar os preços que a fabricante está praticando ao redor do mundo, porque eu fiz e vi que o custo beneficio só melhorou, o X style nos EUA custa 400,00 dólares, o mais barato da história da linha X, o X play custa 300,00 dólares e o Moto G custa 179,00 dólares em sua versão mais básica, o Moto G turbo custa 280 no México e 216 dólares na Índia, então eu realmente não entendo essa critica com o custo beneficio, pois um exemplo ,o Moto X force hoje pode ser encontrado na faixa de 3000 reais e ainda está um ótimo preço para um celular com todas as características oferecidas (memória 64GB), então podem criticar a Motorola por não ter inovado, pelo design repetitivo ou qualquer outra coisa, menos o custo beneficio, porque todos sabemos que o preço praticado pela Motorola (lenovo) no Brasil se dá a alta do preço do dólar (e a crise econômica em geral).

  • Sinceramente vem a mente motorola como deve ocorrer com muitos , mas esse ano ela só aumentou os preços e não deu nenhuma novidade, eu acho que a votação devia ser o contrario , qual a pior marca isso sim . Ninguém fez nada de bom esse ano.

  • A grande maioria está indignada com o aumento de preços da Motorola... e isso é justo! Se deixar de lado o CxB como característica "própria" da Motorola, o Moto X Force é praticamente o celular dos sonhos (pra mim, claro...). No final do ano passado resolvi apostar na Asus: comprei o Zen5. Tirando a bateria, amei o aparelho. Gostei tanto q comprei um notebook da marca. Bem, com 10 meses mandei meu Zen5 pra assistência técnica... e meu note com 2 meses e meio de uso está dando pane! Terá q ir pra assistência tbm... Marca boa é aquele q lhe atende. CxB é muito relativo, pois o meu barato está me dando dor de cabeça (e o note foi R$2.000). Voltarei pra Motorola (reza a lenda q o X Force tem 4 anos de garantia... confere, produção?). Será q sou somente um azarado?

  • LG e Xiaomi.

  • Convenhamos, a Motorola não inovou, até parece que quem votou não tem conhecimento algum de Tecnologia, fez mais Downgrade que Uograde, parece que não tem coragem de contratar um Designer e mandar fazer um Design que preste, pois colocaram uma borda feia do caralho na câmera/flash/logo e só, só isso e nais nada, EM TODAS AS LINHAS. Criaram 2 Moto G e 1 deles tem um hardware do X Play, sendo no mesmo preço em varejistas. Software não tem inovação nenhuma, oque a Google fez com o Moto Assist ficou ali, parado. Sério que por conta de colocar uma proteção contra água ( coisa que tem em praticamente todo Xperia ), uma câmera boa ( Coisa que só a Sony faz, SÓ a Sony, até por que quase toda fabricante usa os sensores IMX ), e uma bateria melhorzinha ( Sony de novo na história ). Quem deveria estar no topo era a Sony, por continuar fazendo UPGRADES e corrigindo os erros do passado, só é ver o Xperia C4, Z5, M5, todos smartphones, de linhas diferentes, e todos os melhores de suas linhas.

  • Motorola em primeiro lugar "fala sério " primeiro vamos começar pelo design repetitivo em toda a sua linha ( moto maker achei massa porém o design em toda linha foi o pecado ) 2°dowgrade em quase toda a linha tirou as telas amoled , 75℅ da linha trabalhando com plástico e prq min o pior pecado dela ter tirado o auto falante estéreo do moto g , 3° preço custo benéfico dela sumiu , 4° o vdd moto x vem por mais de 2 mil conto , se a 2°g chegou por 1,400 , 5° lança um moto g com o mesmo processador do xplay , e pedir pra encalhar , na boa como assim tem gente q acha q a Motorola foi inovadora , eles deveriam arrumas os pecados deles porém já tiram o q já está bom ? na boa , gosto da Motorola tenho até o X2° mais isso q vi esse ano foi palhaçada .Esperando pra ver aonde a Quantum pode chegar q pra min foi o melhor lançamento do ano levando em conta q e um smart brasileiro com design prêmio

    • Realmente o moto maker é muito legal, gosto muito do acabamento em bambu, mas do que adianta se o design é saboneteira e mais de 10mm de espessura...
      Acho que o ano da Motorola foi 2014, esse ano foi regular, igual muitas marcas.

  • O quantum é o pipoco de bom, pena que em termos de consumo de bateria é péssimo.

  • Moto G pelo amor de Deus já foi seu tempo

  • É impressionante como a motorola cresceu, e saiu do buraco em que se meteu.

  • Piada a Motorola em primeiro lugar, que mudou a politica de preços que era o diferencial da marca, aumentou e preço e continuou com o mesmo design porco. Salvo a tela inquebrável.
    Eu voto na Samsung que evoluiu muito esse ano em todos os quesitos.

  • Motorola!!!
    Tela inquebrável, intermediários de qualidade com resistência à água ou bateria de longa duração, e principalmente, o Moto Voz!!
    Tenho um Moto G (2a. geração) e estou muito satisfeito, até vou receber a versão Marshmellow nele.
    Tenho também um Xperia Z1 que é bom, mas que vou trocar por um Moto X Style!
    Dá-lhe Motorola!

  • A Samsung conseguiu "se inovar", a fluidez do Touchwiz no S6 (todos), no S5 New Edition, a beleza do aparelho na linha A e a melhoria de fluidez também em aparelhos mais baratos, como a linha J e a popularização do modo "selfie" com câmera boa, mostrou que fizeram um bom upgrade no geralzão, Pra mim ainda foi a Samsung este ano. Quanto à Motorola, fez a tal tela que não quebra. Mas ninguém veio falar das fotos sempre maizomeno. Quantum chegou há pouco, me desculpem: tirei umas fotos não gostei muito, mexi várias vezes no quiosque, a proposta é boa, mas não senti firmeza. Mas pra mim, fica em segundo. Motorola em terceiro, a tal tela que não quebra, mas dependendo do caso quebra. LG, particularmente, não gosto das construções. Aquele botão atrás pra mim nem vai.
    A Sony conseguiu lançar o aparelho dos meus sonhos no conceito: aquele Xperia Z3 plus. Mas eu desisti deste aparelho de tanta reclamação que li, que aquecia de queimar a mão, de ter que carregar desligado (sugestão da Sony), pra mim colocaram a marca lá no final. O aparelho à vista tava 2399 em setembro quando comprei o S5 NewEdition por 1700. A Sony consegue se boicotar, nunca vi...

  • Sem dúvidas Motorola com seu lançamento do X Force e o Moto Maker pro Brasil foi sensacional. Antes que venham comentar meu comentário uso várias marcas e já tive vários modelos menos Apple não curto. Tive alguns tops LG G3, X2, Z3c, S5 Duos, e atualmente com meu Moto Maxx. Show de bola. ::D

  • Bom vamos pra "minha" opinião.
    Primeiro nenhuma foi esse "primor" no ano de 2015.
    A Samsung conseguiu fazer o melhor top de linha, mas continuou sua saga para completar o alfabeto na categoria intermediário.
    A motorola até que construiu ótimos aparelhos, mas perdeu um pouco a sua identidade que era o preço baixo.
    A LG foi uma das poucas fabricantes que manteve a bateria removível e a entrada para microSD no seu top de linha, mas no quesito intermediário, meu Deus é cada engano, aparelhos grandes com resoluções baixíssimas, com pouca armazenamento interno e pouca memória RAM..
    A Sony vixe essa daí conseguiu se superar.. em questão de preço alto, mas no quesito atualização de software teve uma grande melhora na categoria intermediário.
    A Quantum foi uma ótima surpresa pra mim, uma fabricante que conseguiu entregar um ótimo custo benefício nos seus gadgets, vamos ver a longo prazo se eles mantém as qualidades que esperamos, do aparelho e claro do suporte técnico.
    A Huawei é uma pena não ser tão integrada no Brasil, pois uma fabricante tão popular em vendas, (perdendo apenas pra Samsung e Apple), deveria investir mais no Brasil, resumindo; ela consegue reunir em um gadget, hardware potente e design premium.
    A Asus é outra que continuou a oferecer ótimos custo benefícios..
    A Xiaomi é nova no Brasil, mas já conquistou vários usuários, pelo seu preço e pela sua interface diferenciada.
    Bom, é bem difícil dizer qual foi a melhor, em geral este ano as grandes fabricantes ficaram devendo, enquanto as "pequenas" fabricantes cresceram muito..
    galera, vou ficar em cima do muro, pois neste ano nenhuma fabricante mereceu um - "AH ESSA FOI A MELHOR."

  • as únicas fabricantes que me impressionaram foram Asus e Quantum, o resto pra mim foi mais do mesmo.

  • Asus com certeza foi a melhor. Empresas como a Samsung e a motorola só melhoraram seus smartphones como a bateria do Play, a tela do Force (Como o gorila glass) e desempenho com o note 5 e S6. Mas sem dúvidas quem INOVOU foi a asus com 4GB de RAM, celular com 256GB e 13MP com flash na câmera frontal. Quanto ao Moto Maker, a asus também tem 6 capinhas pro Zen 2 e umas com relevo em triângulos nos Deluxe. No futuro isso pode até melhorar
    ! Asus estourou esse ano e com o Zen 3 vai ser outro arregaço com Impressão Digital. (Asus também tem smartphone de 6 polegadas e Launcher própria)... Semana que vem vou comprar o Zen 2, ia esperar o 3 mas já to esperando 8 por esse então vou de zen 2 mesmo B)

    • Desde quando por 4GB de RAM 256GB de memoria é inovação?(já existia antes do Zen smart com flash e câmera de 13 mp frontal).
      Isso ai é apenas evolução que é BEM diferente...
      Sem contar que a adoção de 4 GB de RAM era iminente.

Mostrar todos os comentários
380 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi