O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
861 Compartilhados 121 Comentários

Adivinhem qual fabricante Android quer limar a entrada padrão de fones de ouvido

Durante a apresentação dos novos iPhones, a Apple disse que foi preciso "coragem" para que a entrada padrão de fones de ouvido (também conhecida como Mini Jack) fosse removida de seus aparelhos. Essa decisão foi criticada por muitos especialistas, visto que, aparentemente, a empresa está procurando lucrar a partir de novos acessórios vendidos separadamente. Agora, uma fabricante do mundo Android também está pensando em adotar essa estratégia em seus próximos tops de linha. 

Fontes do site Digital Music News relataram que ninguém menos do que a Samsung pretende se livrar da entrada mini jack de 3,5 mm em seus próximos modelos. Ao contrário de outras fabricantes, como a Lenovo, a empresa sul-coreana não pretende fazer modificações na porta Type-C ou usá-la como uma saída de áudio. É aí que as coisas ficam mais interessantes (ou não).

Segundo a página, a Samsung pretende desenvolver e emplacar uma porta/entrada própria em seus futuros dispositivos. Dessa forma, ela segue o exemplo da Apple, visto que o padrão de conexão Lightning é exclusivo dos seus dispositivos.

s6 edge plus vs iphone 6 plus usb speaekrs
A entrada 3,5mm do iPhone 6S e do Galaxy S6 / © ANDROIDPIT

Agora, se olharmos para um futuro onde teremos à nossa disposição três tipos de conectores diferentes (Type-C, Lightning e o novo padrão da Samsung), podemos avistar uma situação ainda mais problemática de compatibilidade de acessórios entre marcas diferentes. Contudo, as empresas que desenvolvem produtos com o padrão de 3,5 mm não devem passar por maiores transtornos com essa diversidade, visto que não é a primeira vez que esse mercado terá que passar por adaptações para novos formatos de conexão.

O futuro está na conexão sem fio

A solução mais fácil para os usuários, que terão que conviver com diversos padrões de conector, será a adoção de fones de ouvidos Bluetooth. Ainda que essa tecnologia esteja há muito tempo no mercado, os fones que usam esse formato não ficaram - pelo menos até agora - populares como previsto, até porque boa parte deles está longe de ser barata. 

No entanto, além da "coragem" da Apple, os lucros com um padrão proprietário podem servir de incentivo para que a Samsung abandone de vez o conector mini jack em seus futuros smartphones.

AndroidPIT Speakers 1 2
O futuro livre de fios pode estar mais perto do que você pensa...ou não / © AndroidPIT

A nova escolha poderá ser vista como uma estratégia controversa de mercado pelos usuários da Samsung, que pode tornar seu ecossistema mais fechado se comparado a outras fabricante do Android. Além disso, a marca sul-coreana pode se envolver em novos processos legais, caso implemente recursos idênticos aos da Apple em seus smartphones, como já aconteceu no passado.

Talvez estejamos caminhando para um futuro sem fios....ou para um futuro cheio de adaptadores. O que você acha dessa possível decisão da Samsung?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Giordano Santiago há 2 meses

    Ou carrega o celular, ou ouve música. Descarregou, para tudo. Espera carregar e volta a ouvir de novo. Ninguém em sã consciência aprova isso.

  • jovem tranzante iluminati marxista há 2 meses

    ai vai começar a briga de entradas proproetarias, que você chega em uma loja, e alem de se preocupar somente com a qualidade do produto, também vai ter que ver se é compativel, que saco heim

  • Thiago Rodrigues há 2 meses

    Será que vamos voltar para aquele inconveniente tempo que cada fabricante tinha sua entrada especifica? Era muito ruim.

  • Felipe Lima há 2 meses

    Típico de empresa filha da puta. Alguém aqui é do tempo dos celulares que vinham com fones com a entrada exatamente igual ao carregador? Nessa época era usada quase que exclusivamente para ouvir rádio mas já era um lixo, toda marca tinha seu padrão de carregador e fones, LG tinha o seu, Samsung tinha o seu e somente a Nokia já utilizava o padrão P2. Estamos caminhando para voltar àquele inferno, vamos ter que dizer adeus a pegar fone emprestado, já já a moda do carregador exclusivo de cada marca volta também.

  • Denis Correia há 2 meses

    "Apple disse que foi preciso "coragem" para que a entrada padrão de fones de ouvido (também conhecida como Mini Jack) fosse removida de seus aparelhos. " - Coragem? Vocês já viram os preços dos phones? Coragem é o caramba. Dá mole com os fios do fone, pois se dobrarem e derem uma quebradinha sequer, vão ter que desembolsar uma fortuna pra comprar outro. "O que você acha dessa possível decisão da Samsung?" - Vai na fé, Samsung... boa sorte. Encareça ainda mais o preço final do seus smartphones... os seus fiéis compradores pagam a conta.

121 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi