O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
98 Compartilhado 53 Comentários

A diferença entre o que as fabricantes de smartphones dizem e a (dura) realidade

Vocês conhecem um site chamado "Gerador de Lero Lero? Trata-se de uma página em que basta apertar o botão "Gerar frase", para que sejam criadas uma série de sentenças, com palavras rebuscadas, chavões corporativos e cheias de pompa. Mas que, na prática, não querem dizer absolutamente nada. E é mais ou menos isso que as fabricantes de smartphones fazem quando querem vender seus produtos. Só que a realidade se mostra bem diferente.  

google exhibit mwc
Que caminhos nos levarão à verdade? / © ANDROIDPIT

Bateria: o mundo real se impõe no mundo fantástico de algumas fabricantes

A Sony é um bom exemplo deste caso. A fabricante japonesa grita aos quatro ventos o seu amor por sua bateria de larga duração. Ainda que a sua bateria tenha uma autonomia bastante boa, a empresa tende a exagerar neste aspecto. Dizem que sua linha Xperia dura até dois dias se usada "nas condições do típico usuário ativo de smartphones". Uma frase que que poderia ser gerada no Gerador de Lero-Lero.

Termos pomposos que não querem dizer absolutamente nada sempre são usados para valorizar os smartphones

Um exemplo: quanto testamos o Xperia M5, notamos que a "bateria de dois dias" da Sony, na verdade, era de três horas e meia. A diferença entre o mundo fantástico da Sony e a realidade é, portanto, de 44 horas e meia. Dito de outra maneia, o mundo da Sony é 92,7% de ficção. 

Além disso, a Sony também adora incluir gráficos para ilustrar sua visão alternativa que, para os terráqueos, é 92,7% ficitícia. Se nos fixarmos no exemplo abaixo, veremos o gráfico de um novo smartphone contra qualquer outro produto anterior. As linhas indicam que o Xperia é, sem dúvida, muito melhor. A expectativa de vida (linha inferior), para Sony, se mede em "anos de unicórnio", e o Xperia X ganha por dois anos unicórnios. Uma cifra impressionante.   

sony battery life graph
A linha rosa é melhor porque é uma cor mais agradável / © Sony

As estatísticas de baterias dos smarpthones são um campo de batalha para o senso comum. Palavras como "advance" tratam de chamar nossa atenção, mas as baterias seguem sendo as mesmas há anos. Otimizar o software e hardware até render um par de horas a mais de autonomia. Mas a realidade é que, enquanto não chegam ao mercado baterias desenvolvidas com novos materiais, estamos encrencados.

Muita gente fica impressionada ao saber que o meu Xperia Z2 dura entre dois e três dias sem precisar ser recarregado. Mas a realidade é que eu tive de desinstalar o app do Facebook (uso a rede social no navegador) e desabilitar algumas coisas que gastam a bateria mesmo quando não estão em uso. Talvez, algum fia, poderemos dizer que a bateria aguenta por uma semana longe da tomada e isso se converta em uma cifra normal e não em um sonho.  

Processadores: a teoria da relatividade vs. aplicativos que abrem um pouco mais rápido

Os benchmarks são, em geral, pouco confiáveis. Além disso, algumas fabricantes já foram até pegas manipulando resultados. E, na maioria dos casos, esses 100% de rendimento extra tão propagados vêm de um SoC isolado em um laboratório, em algum lugar debaixo da terra, a léguas de distância de interferências a que um smartphone na vida real estaria sujeito ou, ainda pior, quando executam apps de verdade. 

exynos
Benchmarks: grandes números = pequenas melhorias.  / © Memegenerator

Mas, justiça seja feita: muitas vezes, o hype gerado pelos benchmarks não são de todo culpa das fabricantes. Existem diversos vazamentos de futuros lançamentos, cujos testes de desempenho são feitos por anônimos, que executam testes em protótipos, em condições totalmente desconhecidas.

Ainda assim, as fabricantes deixam que esses rumores e resultados circulem livremente, dando conta de que o novo processador é 100% mais rápido. Afinal, é um marketing gratuito que pode até ajudar nas vendas. 

Até informações de caráter geológico são usadas para valorizar os smartphones

Em última instância, o abismo entre como se vendem os novos SoC e os benefícios reais é cada vez maior. Mas, na realidade, meu querido amigo,  é que a diferença entre um processador deste ano com o do ano passado é que os apps vão se abrir milissegundos antes no chip mais novo. Ou seja, uma diferença irrisória. 

AndroidPIT Huawei Kirin 950 AnTuTu benchmark
O Kirin 950 teria que se manter encarcerado neste recipiente de cristal para evitar a destruição da Terra. Surpreendente. / © ANDROIDPIT

Informações REALMENTE necessárias? Ou só "lero lero"?

No evento de lançamento do Xiaomi Mi 5, em fevereiro deste ano, na MWC, Hugo Barra,  vice-presidente mundial da empresa, subiu ao palco para apresentar o seu novo topo de linha. Entre os argumentos de venda, Barra disse ao público presente que a parte traseira de cerâmica do aparelho atinge 8H, em uma escala utilizada por geólogos. Esta afirmação foi recebida por alguns aplausos, de uma audiência um tanto confusa, como quando você não entende uma piada e demora uma hora para começar a rir. 

Mas o que diabos significava 8H nesse dispositivo? A resposta é que se trata de um erro tipográfico. Segundo a apresentação de Barra, a cerâmica do Mi 5 tem a dureza 8 na escala de Mohs. De qualquer forma, não existem geólogos que vão a apresentação de um smartphone, logo, essa informação poderia ser facilmente deixada de lado. 

xiaomi mi 5 hardness
Moh...o que? / © YouTubeE

Essa escala de Mohs usada por Hugo Barra é uma forma rudimentar de medir a dureza dos minerais. A partir do que foi dito, poderíamos deduzir que a parte traseira do Mi 5 é mais dura que o aço e mais suave que o diamante. Logo, se há aquele toque científico, então ajuda a valorizar o aparelho, não? 

Outro exemplo: em abril deste ano, a Huawei apresentou orgulhosamente o seu P9 Plus. Como foi dito no evento, o aparelho tem um scanner de impressão digital de nível 4. E você sabia que scanners de impressão digital tinham níveis? Bem, eles sabiam e a Huawei fez um deles no tal nível 4. E, ao que parece, ele é mais seguro.

Mas, quanto mais seguro? Não se sabe, mas ele é nível 4 e que, pelo visto, é um nível alto porque, caso contrário, não haveria porque colocar esse slide no evento. Certo? Pois é...

androidpit huawei p9 plus dual camera
Esse scanner de impressões digitais é nível 4. Pare agora para pensar sobre isso / © ANDROIDPIT

A Huawei também promoveu bastante sua associação com a fabricante alemã de lentes Leica, em uma "parceria histórica", que "reinventaria o modo de se fazer fotos nos smartphones". A câmera da P9 é, de fato, fantástica, mas as descrições evasivas de seu trabalho com a Leica (onde eles diziam coisas como "certificação Leica" e falando de um processo de "co-engenharia") podem dar a entender que se trata de uma colaboração e não uma associação. 

E na imagem abaixo, apresentada na demonstração de um Umi Touch (marca chinesa de smartphones) você pode visualizar um botão e um ângulo de 45 graus. Nesse exato instante, temos uma série de vulcanos super dotados para descobrir o que pode significar isso. 

umi touch angle
Um botão e um ângulo de 45 graus. Apenas uma civilização alienígena avançada pode desvendar o significado disso/ © UMI

E você conhece algum bom "lero lero" de alguma fabricante? Compartilhe com a gente.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Joni Trasel 16/mai/2016

    A matéria não está criticando a porcaria das baterias em si, mas sim a encheção de linguiça nas propagandas dos aparelhos, exageros em funcionalidades e infos que ninguém entende ou liga só pra fazer o aparelho parecer fodão.
    Melhor ler todo o artigo e treinar mais interpretação de texto.

53 Comentários

Escreva um comentário:
  • Legal, os falsário fazem de tudo pra atrair o público.

  • Um dos Lero-Lero atualmente mais difundido no mundo eletrônico tem a ver com a afirmação errônea de que um display de TV 4K tem uma definição na imagem 4 vezes melhor do que a mesma imagem num display tipo FullHD, só porque a quantidade de pixels é, realmente, 4 vezes maior. Errado. O que determina a definição da imagem é a quantidade de linhas verticais, isto é: 2160 linhas verticais para o 4K versus 1080 linhas verticais para o FullHD. Agora podemos afirmar que, sim, o formato 4K é realmente 2 vezes superior ao FullHD, não 4 vezes, na sua definição final da imagem. Caso contrário ficaria muito mais fácil perceber rapidamente a melhoria da mesma imagem nativa 4K numa TV de 65" UHD (4K) comparada a outra de 65" FullHD numa distância de 3,5 metros, o que só é possível chegando-se mais perto de ambas TVs.

  • gerador de lero lero me faz parecer que sou o analfabeto em compreensão

  • parei de ler no segundo paragrafo tu te frustas de mais cara.... fora alguns errinhos basicos de português .... mas gosto muito das suas matérias você traz coisas muito interessantes.

  • A matéria pode ser interessante, mas o escritor tem problemas sérios com frustração. Precisando também de algumas aulas de português e de estudar muito assunto que tratou. Mas foi muito bom em lero-lero.

  • Muito boa a matéria...me diverti um bocado...tudo verdade.

  • A matéria, ao meu ver, é bem esclarecedora. Não adianta ficar falando que tal bateria é melhor ou pior, ou criticá-las. As fabricantes de Smartphone indicam a capacidade de suas baterias em Mili Ampers Hora, o que deve ser realmente esclarecido é que os softwares não estão atualizados como deveriam para ter mais economia de bateria, e como o usuário do Smartphone deve tirar o máximo de proveito em relação a utilização do software, no meu caso por exemplo, ja abri mão de Apps como facebook e Messenger! Mas sou apenas um iniciante nessa tarefa que exige mais conhecimentos, menos regalias e mais autonomia da bateria.

  • Se o seu leitor de digital é nível 3 não se preocupe!!! É só farmar bastante que ele chega lá

  • Muito boa essa matéria, para quem vive em busca de repostas sobre seu sistema operacional, durabilidade da bateria e algumas outras coisas, vale muito a pena ler essa matéria. Obrigado!

  • Os Lero Lero da Apple são os melhores kkkkk

  • A maioria mente mesmo.

  • E nossa dura realidade persiste...

  • Gostei muito da matéria, espetacular!

  • Por mais ruim que seja o produto, nenhum fabricante vai dizer isso. É propaganda, é marketing, é apenas enaltecer seu produto, pois eles sabem que números impressionam, por isso destacam estas informações, que se vc é um leigo, coisa que 90 por cento de nós somos, trazem a sensação de algo surpreendente.

    • Você não deve falar: mais ruim. Deve falar: pior. Assim como não fala: mais grande. Nem: mais pequeno.

      • E eu acho que vc não deve bancar o "cyber-professor de português" internet afora, isso é de uma indelicadeza tremenda! Se a pessoa estiver afim de aprimorar seu português, não vai ser aqui, e nem com vc, ela vai procurar algum profissional competente.
        E quanto à matéria, muito boa por sinal, pior do que o marketing em eletrônicos, é o marketing dos alimentos industrializados.

      • Ei professô, nunca vi vc corrigindo ninguém aqui, então se atenha ao assunto da matéria, entendido?

  • Adorei a matéria, muito boa. Eu usei Sony, e meus Z2 e Z3 duravam dois dias, isso quando eu escutava muita música e mexia só no WhatsApp, Instagram e Chrome, mas se for como um usuário normal, que fica toda hora no 3G ou 4G e só no app do face, não dura até metade da tarde. O mesmo vale para todos os outros. Benchmarks nunca fui fã, um Moto G faz mais pontos que meu One com CM e com certeza ele não é mais rápido em nada, iPhone antigamente não tinha boas pontuações, nem Lumias, mas sabemos que isso não significa nada. Essa atochada de linguiça é só para confundir, no caso da Umi Touch, Huawei e muitos outros, mas no caso da Xiaomi não, eles realmente conseguiram deixar a cerâmica numa dureza bem alta, algo também usado na área aeroespacial, ela dissipa melhor o calor, tem dureza de safira e sai mais barato, os testes com furadeiras e etc só provaram, e como quase ninguém vai andar com um diamante no bolso, a traseira não vai arranhar tão facilmente, uma pena a frente também não ser assim.

  • Na verdade são apenas informações para vender os produtos, quando falam algumas especificações nesse sentido eu nem confio muito pq sei que na verdade só é bom, não completamente excelente como sempre afirmam.

  • Esse Xperia M5 deve ter o modo "stamina de fumante".....

Mostrar todos os comentários
98 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi