O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
333 Compartilhado 189 Comentários

Estas são as fabricantes mais comprometidas com as atualizações do Android

Existem muitas fabricantes que utilizam o sistema Android em seus dispositivos. Algumas delas são conhecidas em todo o mundo, enquanto outras são mais famosas em países específicos. Entretanto, todas elas carregam uma missão que é cobrada frequentemente pelos usuários, que são as atualizações do sistema. Neste artigo, você vai conhecer quais marcas oferecem o melhor suporte neste sentido.

1. Google

O Google não é uma fabricante propriamente dita, mas o Big G trabalha em conjunto com algumas marcas na fabricação dos dispositivos Nexus. Assim sendo, iremos considerar o Google como fabricante, mas, estamos falando aqui dos aparelhos que são frutos dessa parceria.

A política de atualizações do Google estabelece que todo dispositivo deve receber atualizações num período de dois anos. Assim sendo, um aparelho como o Nexus 5, lançado em 2014, foi beneficiados com ao menos duas versões novas do SO.

Os modelos Nexus recebem o sistema assim que o mesmo é liberado pelo Google, portanto, nada mais justo que o mesmo fique em primeiro lugar na lista pelo suporte que é oferecido a estes aparelhos.

AndroidPIT Nexus Family
A linha Nexus é a número 1 nas atualizações do Android / © ANDROIDPIT

2. Motorola

Uma das grandes vantagens que nasceu após a compra da Motorola pelo Google, em 2011, foi o Android quase puro que começou a ser implementado nos aparelhos da série Moto. Isso fez com que esses dispositivos atingissem um equilibro entre hardware, software e preço.

A Motorola se comprometeu a atualizar todos os aparelhos lançados em 2014 para o Marshmallow, visto que a empresa é a que mais segue a determinação de dois anos imposta pelo Google. Esperamos que este comprometimento não mude daqui pra frente com a administração da Lenovo. 

costasmotoxstylexforce
A Motorola mantém todos os aparelhos Moto atualizados / © ANDROIDPIT

3. Sony

A Sony é outra fabricante que leva ao pé da letra o período de dois anos para manter seus aparelhos atualizados. O Xperia Z2, por exemplo, foi lançado durante o primeiro semestre de 2014 e recebeu o Marshmallow pouco tempo após a liberação oficial do SO.

Além disso, a Sony mantém uma política muito interessante de programas de testes beta, permitindo que os usuários possam experimentar versões preliminares do Android e assim contribuir com o desenvolvimento do SO junto com a fabricante.

androidpit sony xperia Z3 7
A Sony é muito generosa com os smartphones Xperia  / © ANDROIDPIT

4. HTC

A HTC é uma marca que não está presente no Brasil, mas, se estivesse, você certamente não teria muitos motivos para reclamar do suporte de atualizações dela. Isso porque a HTC distribui updates regulares aos aparelhos da marca, que tornam a interface mais leve e com menos bloatwares. 

AndroidPIT HTC 10 Hands on 5081
A HTC é outra fabricante comprometida com updates do Android / © ANDROIDPIT

5. Huawei / Honor

Não existem muitos aparelhos da Huawei no Brasil, mas a empresa entra na lista por sua fama em manter seus aparelhos atualizados. Atualmente, a Huawei já levou seus modelos mais avançados para o Marshmallow, incluindo o Huawei P7, que foi lançado há quase dois anos.

O quinto lugar da lista não é uma posição de destaque, mas, se considerarmos a quantidade de aparelhos que temos no mercado global, é indiscutível que a Huawei vem se esforçando para manter seus aparelhos atualizados.

androidpit Huawei Mate S 5
A Huawei está no último lugar da nossa lista / © ANROIDPIT

Conclusão

A questão das atualizações é um ponto muito importante para muitos usuários, que as vezes deixam de comprar aparelhos de determinadas marcas que carregam a fama de abandonar seus aparelhos. Os fabricantes que deixam as atualizações de lado são os verdadeiros responsáveis pela fragmentação do Android.

Existe uma leve vantagem quando compramos aparelhos high-ends, visto que esses modelos recebem atualizações primeiramente e com mais frequência. Contudo, essa situação deve mudar em pouco tempo, já que o Google prometeu ser mais duro com as fabricantes para que todos os modelos de aparelhos sejam atualizados.

A Samsung ficou de fora da lista devido ao excesso de aparelhos e a falta de suporte com grande parte deles.

Ficou de fora da lista a Samsung, que dá atenção apenas ao modelos tops da marca, deixando de lado aparelhos que foram lançados com hardware mediano. Não existe um cronograma bem definido quando se trata dos Galaxy. Outras fabricantes menos conhecidas no mundo, como a Xiaomi e a Meizu, por exemplo, atualizam periodicamente aparelhos que possuem especificações idênticas aos modelos da Samsung.

Você já recebeu o Marshmallow no seu aparelho? Algum aparelho seu já foi abandonado pela fabricante?

333 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Steven 11/jul/2016

    E incrível como tem gente que não tem o que fazer. Está cheio de comentário desse tipo. Samsung me atende muito bem. Se para você é Lenovo, Sony ou mesmo a Apple, seja feliz com ela. Uma coisa que você nunca vai ver é um comentário meu desse tipo contra outra marca. Acho muita bobeira.

  • Franco Luiz 11/jul/2016

    Sinceramente eu tiraria a motorola ja foi sim uma grande empresa que atualizava rapido e de forma eficiente hoje em dia nao ta mais assim

  • Yure S. 11/jul/2016

    Que comece a batalha dos Fanboys de marca... 3....2....1

  • Andreu Vasconcelos 11/jul/2016

    Não costumo me preocupar tanto com atualizações, pq meu aparelho msm qd estava no Lollipop tinha muito mais recursos que um da concorrência com MarshMallow.

  • Alexandre M. 11/jul/2016

    Vou ser crucificado mas cá entre nós, a Samsung esta melhorando muito em termos de atualizações.
    Tenho o S5 G900M e ele já esta no Marshmallow 6.0.1 e o J5 da minha mãe atualizou hoje para a mesma versão do S.O.
    Estou muito satisfeito com a touchwiz e também com toda a experiencia positiva que a Samsung me oferece.

189 Comentários

Escreva um comentário:
  • Motorola já pode sair desta lista, depois que foi vendida para a Lenovo virou uma bosta, nunca mais compro aparelhos e nem indico a mesma, perdeu o segmento.

  • os dois primeiros achei obvio, mas sony na frente dessa galara? nossa que bom, só faz aumenta meu respeito, pena que os preços praticados por eles não ajuda optar pela marca

    •   45

      Mas acaba que fica só os Z .... Pois M e C ainda aguardam o MM..

      Mas se não me engano :

      - ZQ/ZL, Z, Z Ultra, Z1, Z1c : Jellybean para Lollipop.
      - Z2 : 4.4.2 ao 6
      - Z3, Z3c : 4.4.4 ao 6
      - Z4, Z5c, Z5, Z5P : Lollipop ao MM

      Pelo que dizem a ideia é de suporte por 2 anos. Neste semestre completa 2 anos do z2, acho difícil ele chegar ao N. O resto é certeza.

      Outro exemplo, o M2 tem mais hardware que o Moto G2 e morreu no L.
      O C1 veio com 4.2.2 e nem ganhou o 4.4

      CAV

  • Acho que o real problema nem seja os fabricantes, mas sim o pais. País sem dono, sem lei, sem controle, sem concorrência, enfim sem nada. Então pra que atualizar...

  • Falando em atualização, enfim chegou aqui em meu aparelho, Moto Maxx, a atualização pra o Marshmallow

  • Samsung atualiza só os Tops. e olhe lá.

    • E a LG nem os tops.....lixo !!!

    • concordo, pura jugada de marketing. te obrigam indiretamente à adquirir outro celular, pois o seu atual não receberá atualização. outra forma seria alguns modelos da samsung ter bateria não removível, ou seja após ciclos de recarga, vc será obrigado a dispensar seu aparelho e adquirir outro

  • Tire a Sony e coloque a Samsung aí. Sony só atualiza os tops

  • Resumindo, estamos perdidos...

  • kakakakakk E a ASUS nem de longe ela aparece na lista .

  • Podem meter o pau na Sony...mas minha mãe comprou um Sony (não lembro o modelo) que sempre que liga o WIFI tem várias atualizações disponiveis, e foi um dos primeiros a ter o Lollipop disponivel...

  •   47

    Já se foi o tempo em que eu me importava com atualizações no android.

  • É Samsung, ter centenas de aparelhos no portfólio tem o seu preço! E a Motorola falhou no Moto Maxx.

  • Afinal, a motorola vai continuar sendo uma fabricante? e a Lenovo nesta história?

    •   45

      Anna, a Motorola tem nome forte. Por exemplo se aparecer um modelo linha Moto e um Lenovo com as mesmas especificações e até o mesmo design, o Moto vende mais na América.

  • bem... well... xiiii....
    O galaxy S5 que hoje é intermediário, foi top de linha em 2014, já recebeu o android 6.0
    Enquanto que o meu Xperia C5 Ultra, lançado ano passado e por preço exorbitante,
    ainda está no 5.1...
    Ou seja, todas são a mesma M. Só atualizam top do top do top.

  • Discordo totalmente com o termo de que a Motorola é comprometida com atualizações, pois meu Moto Maxx que tem um Hardware totalmente capaz de rodar versão 6.0/7.0 e derivados infelizmente irá ser abandonado na versão 6.0, versão que até hoje nem ainda recebi, enquanto isso quando eu tinha um moto X2 na época já desfrutava do 6.0, como assim? Um aparelho que ainda hoje custa nas lojas R$2300 intitulado de "top de linha" pode ser ultrapassado por um aparelho intermediário (Moto X2) quanto a questão de atualizações? Pra mim, sinceramente, os últimos e melhores aparelhos da linha que tiveram o peso equivalente de carregar esse nome "Motorola" foram o moto X2 e o moto Maxx, enquanto que esperávamos com ansiedade um Moto X3 um Moto Maxx 2, a lenovo desapontou matando esses modelos, e deixando no esquecimento aparelhos com Hardware infinitamente capazes de rodarem versões e mais versões do sistema da Google.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi