O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
13 Compartilhados 2 Comentários

Como o Facebook ajuda a aumentar as vendas do Android?

Para quem acompanha diariamente o AndroidPIT, existe um assunto que não é mais novidade: o fato de que o aplicativo do Facebook para Android é uma porcaria. Muito dos nosso leitores, inclusive, já deram sugestões muito mais criativas capazes de deixar os desenvolvedores de Mark Zuckerberg no chinelo. O fato é que a reclamação é mundial. Entretanto, parece que as coisas estão prestes a mudar, imagens de uma campanha interna do Facebook, intitulada Droidfooding, pretende rever o aplicativo da rede social para Android e, de quebra, ainda ajuda a aumentar as vendas dos dispositivos que utilizam o OS da Google.

Confesso que a ideia está sendo trabalhada de uma maneira bem criativa. A Droidfooding - um jogo de palavras com Dog Food e Android - tem por objetivo fazer com que os funcionários “provem da própria comida”, ou seja, utilizem o aplicativo do FB em aparelhos Android. Neste momento, é razoável que usuários Android fiquem chocados com esta notícia, mas, ao que tudo indica, a empresa oferecia um iPhone aos empregados no primeiro dia de trabalho, desta forma, a experiência dos funcionários da casa se resumia a este dispositivo.

A campanha é tão desesperadamente objetiva que um dos cartazes mostra um gráfico comparativo com os números de crescimento dos sistemas operacionais (Android, Google/ iOS, Apple) para, talvez, persuadir os funcionários para que troquem de aparelhos:

 

Posso até estar equivocada, mas me parece que claramente os usuários Android estavam sendo negligenciados pelo Facebook. Segundo depoimento de um porta-voz do Facebook ao site TechCrunch, a ideia não é obrigar os funcionários a trocar de smartphone:

Nós não encorajamos um dispositivo sobre o outro. Nós vamos escolher os funcionários (para testar e reportar erros no aplicativo para Android).

A ideia do Droidfooding é fazer com que os funcionários da casa utilizam o aplicativo e possam reportar erros e bugs desconhecidos em prol da melhoria do app. Para isso, contam com a ajuda de um aplicativo chamado “Rage Shake” que reporta erros automaticamente quando o usuários chacoalha o dispositivo de um lado para o outro. Detalhe é que a equipe do Google+ já utiliza este recurso há algum tempo e, inclusive, disponibilizou a função ao usuário final.

Enfim, a meu ver, esta ação já deveria ter sido implementada há algum tempo no Facebook, caso tivesse acontecido, muitos dos problemas com o app da rede social de Zuckerberg já teriam sido resolvidos. Entretanto, ainda está em tempo de corrigir essa situação, por isso, 4.000 funcionário irão testar o aplicativo para Android. Nos resta aguardar o resultado.

E aí, o que você acha, existe uma chance de melhoria para o app do Facebook?

Imagens: TechCrunch

Fonte: TechCrunch

2 Comentários

Escreva um comentário:
  • dÉ mesmo

  • interessante logo após eu ter publicado um review do facebook,meio que fazendo a caveira do mesmo,acabei por me deparar com está notícia,que tinha receio de nunca ouvir...
    E que agora me faz ter "esperança de um face melhor".
    espero que problemas como tamanho e armazenamento de cache possam ser melhorados.

    obrigado pela ótima notícia.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi