O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 203 Compartilhado 57 Comentários

App do Facebook e a farsa do uso offline

Uma atualização do app do Facebook para Android trará uma interessante função: comentários off-line. Além disso, o feed de notícias mostrará informações mesmo quando o usuário estiver desconectado. A idéia é que países onde a conexão não é boa tenham mais facilidade de usar a rede social.

O feed de noticias funcionará da seguinte forma: quando você estiver conectado, ele baixará para o cache do aplicativo notícias que você já viu e outras menos relevantes. Até ai tudo bem, pois de certo modo isso já é feito atualmente, basta rolar para baixo no app e ver noticias antigas. A diferença é que em vez de bloquear o download de novas notícias, como é feito atualmente, ele carregará outras que você ainda não leu, mas foram salvas anteriormente no cache, além é claro do que já foi lido e aparentemente você gostou.

Podemos dizer que o Facebook vai “enganar” o usuário, pois estará sempre mostrando algo para ele ler. Obviamente não é um off-line real. O que não está tão claro assim é a ordem das postagens. Até agora, entendemos que primeiramente os conteúdos já vistos e baixados serão apresentados, depois os conteúdos não vistos e, teoricamente, baseados no seu gosto e na relevância na rede.

fcebook android
Facebook para Android terá funções offline! / © ANDROIDPIT

Outra função que será modificada no app com essas mudanças é que o usuário não precisará mais entrar no Facebook e atualizar o feed para ver o que há de novo. Assim que o app identificar uma conexão boa, automaticamente ele irá baixar os conteúdos novos para o cache e iniciar o novo “ciclo” de atualizações e downloads.

Já o sistema de comentários é algo mais simples, você vai poder comentar o quanto quiser enquanto estiver off-line, daí quando tiver uma nova conexão todos os comentários serão postados ao mesmo tempo. O mesmo vale para as curtidas e compartilhamentos.

Como puderam notar, a idéia do Facebook é manter os usuários ativos na rede social 24 horas por dia mesmo estando desconectados. Resumindo: viciando ainda mais as pessoas na rede social.

Quem irá sofrer, ainda mais, são os smartphones e os pacotes de dados. Atualmente ele já é um dos maiores inimigos das baterias, pois fica em segundo plano consumindo RAM ao fiscalizar suas notificações, mas ao menos podemos escolher abrir ou não o feed. Porém, agora o aplicativo sempre estará em segundo plano baixando todas as notícias que aparecerem no seu feed sem sua permissão, e não somente as notificações. Como ele também irá baixar as imagens, o consumo de dados irá aumentar também.

Obviamente, como se trata de algo que ainda não testamos, os detalhes descritos acima ainda são incertos. Quem sabe o app nos dê maior controle sobre o que ele vai fazer, isso pode acontecer embora ache improvável.

E vocês, o que acharam dessas novidades que estão por vim, são a favor ou contra a essa dependência do Facebook?

Fonte: Facebook

Os comentários favoritos dos leitores

57 Comentários

Escreva um comentário:
  • Não entendo porque reclamam tanto do app do Facebook, aqui ele funciona muito bem, sem travar... Inclusive esse recurso de comentar enquanto está offline já funciona a algum tempo aqui e uso ele direto no metro.

    Sobre o pacote de dados, como uso Claro não tenho com o que me preocupar, visto que não descontam da franquia de dados.

  • Sobre o Facebook ficar acessando a internet o tempo todo, inclusive em segundo plano, para armazenar os posts, e consequentemente drenando a bateria: é só instalar o Doze e problema resolvido (claro que desinstalar o Facebook também resolve, rs)

  • Nunca vi nem usei, eu só ouço falar!

  • Não sei como conseguem manter um aplicativo tão ruim por tanto tempo, pra instalar/atualizar leva mais de 15min e trava o celular inteiro. Acho que o app nem tem mais salvação a não ser que seja refeito do zero.

  • Eu ein! Quanto hater desse app, nossa

    Sempre usei em todos os meus celulares (E foram muitos, desde aparelhos de entrada até tops) e nunca tive problemas. Claro que com um aparelho menos capaz, vemos diferença sim como no scroll da página e nas transições, mas nada que atrapalhasse muito.

  • E assim vai se embora meu plano de dados nesse aplicativo lixo de se usar. Que bom que tem a versão lite dele, pois ela serve para o uso das notificações e a versão mobile do site funciona melhor que nos dois aplicativos!

  • Quando comecei a usar Android, tentei usar esse APP do facebook mas havia percebido como ele suga a memória RAM e drena a bateria. Nunca mais instalei esse APP, uso pelo navegador, assim como no PC, e não sinto necessidade de ter notificações "pipocando" adoidado na tela do meu aparelho...

    • .


      Concordo totalmente... além do Facebook, acesso também o Gmail através do navegador. Funciona direitinho e evito dois apps a mais sugando a bateria e RAM.


      .

  • App horroroso

  • Por isso é bom usar o facebook só pelo navegador.
    Sem encheção de saco com notificações a todo momento de fotos ou posts que você fez ou até mesmo de algum comentário que você mitou na page e fica chegando notificações até 2020 lhe incomodando.
    Recomendo que usem pelo navegador mesmo.

  • Parece até que os desenvolvedores do Facebook montam o app só para quem possui um aparelho top de linha de alto desempenho poder usufruir, pois apesar de todas as reclamações em torno de uso excessivo de RAM e de bateria, a cada atualização eles entopem o app de mais e mais funções pesadas, sem otimização alguma que melhore a performance ou deixe mais leve. Continuo apoiando o uso pelo navegador, mesmo que a experiência não seja perfeita.

  • Por isso que uso Chrome quando uso WiFi e UC Browser nos dados móveis.

  • Quase deixando de vez de usar o App do Face, acho que pra ele não existe mais solução kkk

  • Um aplicativo que passa longe da versão de computador, "baixar conteúdos no cache", claro é só isso que o Facebook sabe fazer: acabar com a nossa memória. Eu uso somente pelo Chrome.

  • Atenção ao modo PRATICO E 100% FUNCIONAL de evitar isso:

    Va em Configurações > Uso de Dados > Encontre o App do Facebook e PROÍBA o uso em segundo plano.
    Consequencias: vc nao receberá as notificações push. Vantagens: evitara todos os problemas que vcs ja conhecem e os provaveis novos que poderiam vir nessa atualização.

    Uso o app do facebook (e alguns outros apps) assim desde que esse recurso passou a ser disponivel.

    • Isso não impede o consumo do hardware do dispositivo quando você não estiver usando a rede de dados 3G/4G (offline nesta nova função ou wifi).

      SOLUÇÃO: bloquear as notificações do app nas configurações do android e instalar o greenify para hibernar o aplicativo (e antes que falem, serve tanto pra quem tem root como para quem não tem). Uso dessa forma e não tenho problemas com este app.

  • App mal otimizado, é muito pesado mesmo em aparelhos top de linha. Ainda é vantagem usar o Chrome.

  • deviam volta o orkut e colocar ele pra android.....muito melhor q o app do facebook q so consome memoria,meu smartpnhone agredece ele n esta instalado...

  • eu nem uso facebook e esse app é horrível

  • Só piora a cada dia que passa, nem para aparecer outra rede social e matar o Facebook.

Mostrar todos os comentários
203 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi