O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 38 Compartilhado 12 Comentários

Facebook pode comprar empresa de aviões não tripulados por $60 milhões

Como um dos principais apoiadores da iniciativa internet.org, que busca tornar a internet acessível a todo o mundo por um preço justo, o Facebook pode estar prestes a dar um passo importante nesta causa. Segundo o site TechCrunch, a rede social de Mark Zuckeberg estaria disposta a investir US$ 60 milhões, cerca de R$140 milhões de reais, para comprar a empresa Titan Aerospace, que fabrica aviões não tripulados. Os drones seriam usados para levar internet a regiões pobres e de difícil acesso, como na África e algumas regiões da Ásia e América do Sul.

s50 farm 1366
Drones podem levar internet a mais de 5 bilhões de pessoas / © Titan Aerospace

A Titan afirma ser capaz de construir milhares de drones alimentados por energia solar, que teriam autonomia de cinco anos, sem a necessidade de reabastecimento. Os modelos funcionam como "satélites atmosféricos" utilizados para operações mais baratas e versáteis de comunicações em órbita. Estes drones podem ainda ter outras utilidades, como monitoramento do clima e geração de imagens de locais de difícil acesso que podem ajudar a conhecer melhor nosso planeta.

Confira no vídeo abaixo uma demonstração do Solara 60, um dos drones da empresa revelado em 2013:

Drones ou Balões? Facebook vs. Google

Um projeto que concorre com o internet.org, que também tem como apoiadores empresas como Samsung, Opera Software e Nokia, é o Projeto Loon, que pretende levar a internet para todos através de balões, ao invés de aviões. O Projeto Loon é uma iniciativa do Google e a ideia é que os balões do Loon se organizem na estratosfera, cerca de 20 km acima da superfície da Terra, e utilizem algorítimos de software para se deslocar. Com a ajuda do vento, eles formariam uma grande rede de comunicação.

É claro que o interesse destas empresas em levar internet a mais pessoas não se limitada à causa social. Estima-se que ainda existam hoje cerca de 5 bilhões de pessoas desconectadas. Com acesso à internet, estas pessoas podem se tornar valiosos usuários dos serviços de empresas como as de Mark Zuckeberg, que além do Facebook ainda inclui Instagram e o WhatsApp, por exemplo. Com a fabricante de drones no grupo, a difusão da internet a áreas remotas pode se acelerar. E você, o que acha da iniciativa?

Fonte: TechCrunch

12 Comentários

Escreva um comentário:
  • Observo isso de uma maneira um pouco diferente. Com o advento do WhatApp, Viber, Telegram e afins, e uma internet disponível globalmente, as Cias de telefonia celular vão a pique. E não é só aqui, Todas irão. Será uma revolução imensa nos meios de comunicação. Tomara que consigam implementar em todo o mundo não só nos países menos desenvolvidos.

  • nao vejo a hora do Facebook falir

  • Uma ato de bondade com fins lucrativos ou um plano para dominar o mundo?kkk

  • Acho meio inútil isso, não que a ideia seja ruim, ela é muito boa mesmo porém, em um país onde metade da população passa fome acho que internet é o de menos. Não estou me doendo por eles mas acho que a internet não é a prioridade mor do país. A pergunta que não quer calar, vão ficar fazendo manutenção nos aviões e o retorno financeiro daquele país vai ser ridículo, quanto tempo será que vão continuar tentando arrancar dinheiro deles?
    Só pensar um pouco para perceber que eles querem muito que todos se conectem, mas se o cara não tem nem prato de comida ou água, imagina ter um celular/tablet/pc pra se conectar, acho que as vezes as pessoas viajam até d+.
    Se eu fosse o zuckerberg pegaria essa grana toda faria alguma coisa interessante para a economia deles e dai investir em algo maior, afinal quem quiser investir por lá sempre vai ter outras empresas querendo ajudar e teria uma grande repercussão.
    Isso é o que eu acho.

    • falou tudo...mta gente passando fome e eles querem que usem o facebook...

    • A ideia é estar presente na Africa quando começarem a se conectar e virar um sinônimo de Internet.
      Mas ali também tem as regiões da América do Sul. Segundo a Qualcomm, existem mais de 60 milhões de smartphones no Brasil, deste total 20 milhões nunca acessaram internet a partir dele e outros 20 milhões usaram apenas uma vez a conexão 3G.

    • verdade, apesar que estou vendo pessoas deixarem de se alimentar, de ter contato social para ficar conectado o tempo todo. o mundo está louco.

  • Quem mais além do Google e Facebook querem dominar o mundo?

  • 5 bilhões de pessoas? isso não e a população total do mundo?

  • Vamos pensar positivo. Vai ser muito bom

  • se fosse só pra isso estava bom, logo eles colocam uma metralhadora e começam a eliminar pessoas pelo mundo.

38 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi