O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Escrito por:

O melhor do Facebook no seu Android em 15 dicas

Escrito por: Lia Martos — há 3 meses

O Facebook é a maior rede social do mundo e vem aprimorando cada vez mais seus serviços. Porém, algumas vezes, estas melhorias podem ser também bastante irritantes ou até passar desapercebidas. Por isso resolvi juntar todas as dicas e truques neste artigo, para você aproveitar o melhor que o Facebook tem para oferecer e evitar estresse com o aplicativo.

Vá direto ao que te interessa: 

Gerencie seus aplicativos

Sabe todos aqueles aplicativos ou sites que você entrou com a sua conta de Facebook? Pois é, eles ficam gravados no sistema da rede social e tem acesso a tudo o que você faz lá dentro. Mas isso é fácil de "corrigir". Para eliminar os aplicativos e evitar que eles tenham acesso à sua conta, entre no aplicativo do Facebook > Menu > Configurações da conta > Aplicativos > Conectado com o Facebook > Clique no aplicativo que deseja eliminar > Remover aplicativo > Remover. 

FB apps
Evite que os apps e sites continuem a ter acesso ao seu perfil do Facebook / © ANDROIDPIT

Dica extra: Para evitar receber convites para jogos e notificações faça o mesmo processo acima, mas agora entre em Plataforma > e tique o Não.

Use as Facebook Reactions

As reactions, ou "emojis fofinhos do Facebook", como eu chamo, são a febre do momento e muito práticos para reagir aos post de amigos e familia, já que os símbolos deixam transparecer seu sentimento com a publicação. A reações disponíveis no momento são curtir, amar, rir, assustado, triste e bravo. Para usar os emojis fofinhos basta manter o botão de curtir clicado por alguns segundos e deslizar o dedo até a reação que você quer usar.

facebook emojies
Demonstre suas reações / © ANDROIDPIT

Coloque um vídeo como foto de perfil

Agora você pode colocar um vídeo ao invés da sua foto de perfil e se sentir no primeiro filme do Harry Potter descobrindo as fotos que se mexiam. Como fazer? É muito fácil. Entre no seu perfil e clique na foto. As opções para personalizar a imagem de apresentação aparecerão, entre elas, a de "Fazer um novo vídeo do perfil". Se você escolher fazer um vídeo na hora, não se esqueça que, quando aberto, ele sai com som. Portanto, não faça barulhos estranhos para a câmera. 

facebook video perfil update
Adicionar um vídeo é muito fácil, clique na sua foto de perfil e grave um vídeo / © ANDROIDPIT

Controle sua marcações

Está cansado de ser marcado nas imagens "fim de festa" do sábado anterior e ter que reviver a história toda vez que entra nas suas fotos? Seus problemas acabaram!  Você pode analisar as publicações nas quais você foi marcado e dizer sim ou não para o post. Entre em Menu > Configuração da conta > Linha do tempo e marcações > Analisar as marcações nas quais seus amigos marcam você antes de serem exibidas na sua linha do tempo? > Ativar.

marcacoes
Controle as fotos nas quais você está marcada / © ANDROIDPIT

Controle a privacidade do seu perfil

Você tem 99% de autonomia no seu perfil do Facebook e pode controlar o que, quem, quando e como as pessoas visualizam seu perfil e postagens. Para controlar tudo isso, vá em Menu > Configurações da conta > Privacidade, então escolha quem pode ver suas publicações futuras, quem pode entrar em contato com você, quem pode te procurar com seu e-mail ou telefone. 

configuracoes FB
Não deixe que qualquer um possa ver o que você posta / © ANDROIDPIT

Entrando em Linha do tempo e marcações também no menu de Configurações da conta você pode escolher quem pode publicar na sua linha do tempo, quem pode ver o que outras pessoas publicam nela e quem pode ver as publicações nas quais você foi marcado.

Encontre lugares interessantes nas proximidades

O aplicativo do Facebook para Android pode fazer alguns truques que a versão para desktop não consegue – um deles é como fazer melhor uso da sua geolocalização. Você pode descobrir estabelecimentos que estão próximos e que fazem parte dos interesses em seu perfil na rede social. 

É uma maneira prática de descobrir restaurantes, bares, lojas, entre outros estabelecimentos, em qualquer lugar do mundo. E clicando nos ícones correspondentes, você pode obter mais informações. 

FACEGEOLOCALIZACAO
Ache lugares que você gosta com o geolocalizador do Facebook / © ANDROIDPIT

Para acessar o recurso, vá no seu perfil e clique na opção Locais nas imediações, localizado no menu Aplicativos. A seguir, o Facebook já passa a transmitir todos os estabelecimentos que estão ao seu redor. 

Verifique a segurança da sua conta

No app do Facebook, clique em Configurações de contas > Segurança > Sessões Ativas. Nessa opção, você poderá verificar todos os dispositivos e lugares onde a sua conta foi acessada. Caso note algum login suspeito, você poderá encerrar a sessão não autorizada a partir de um ícone com um pequeno “X” ao lado de cada registro de entrada. 

SEGURANCACONTA
Veja se alguém está bisbilhotando sua conta no Facebook / © ANDROIDPIT

Desabilite os chat heads do app do Facebook Messenger

Os chat heads são aquelas pequenas cabecinhas voadoras do Facebook Messenger, que ficam flutuando pela sua tela, te atormentando e atrapalhando um bocado o manuseio do smartphone em algumas ocasiões. Mas elas podem ser desabilitadas facilmente.  

Para isso, basta ir em Configurações e desabilitar a opção Ícones de bate-papo. Fim do problema!

FACEDESATIVARCHATHEADOK
Desative as "cabecinhas flutuantes" do Facebook Messenger / © ANDROIDPIT

Priorize o feed de notícias de seus amigos mais próximos

Parar de ver o conteúdo daquele mala do Facebook (sem bloqueá-lo) você já sabe fazer. Mas como fazer para priorizar as postagens do amigo mais gente boa?

É simples também. Vá até o perfil da pessoa e clique na opção Seguindo. A seguir, três ícones aparecerão. Escolha o que está escrito Ver Primeiro. Pronto! As publicações mais recentes da pessoa sempre aparecerão no topo do seu Feed de Notícias. 

FACEPRIORIZARFEEDOK
Priorize os conteúdos mais legais de seus amigos / © ANDROIDPIT

Use um aplicativo de terceiros mais leve para acessar o Facebook

Como bem sabemos, o aplicativo do Facebook não apenas é pesado, como também devora recursos consideráveis do smartphone, como a memória. Mas você pode acessar a rede social por meio de aplicativos de terceiros, mais leves, rápidos e que não fazem seu telefone “suar”. 

Boas alternativas são o Metal e o Tinfoil, que são basicamente skins customizados da versão web do Facebook. O Metal tem o design um pouco mais refinado e oferece mais recursos, como um guia de notificação e uma janela flutuante. 

Se você não quiser outro app, é possível adicionar um atalho para a versão web do Facebook em sua tela inicial. Ou ainda, via Chrome, é possível ativar notificações do site. Para isso, vá em Configurações > Configurações do site > Notificações e ative o recurso, certificando-se de que ele está desbloqueado para o Facebook. 

FACEBOOKWEBOK
Receba notificações do Facebook a partir da versão web / © ANDROIDPIT

Bloqueie a reprodução automática de vídeos

O seu feed pode ser invadido por vídeos inúteis, que podem ser ativados automaticamente enquanto navegamos pelas publicações. Isso faz seu smartphone consumir dados inutilmente, o que poderia resultar em perda de dinheiro, gasto de bateria, etc. É possível desativar essa função de uma vez por todas com uma operação muito simples:

  • Abra o menu à direita;
  • Vá até as Configurações do Aplicativo;
  • Clique em “Reprodução automática" e escolha entre três opções: se você não quer que os vídeos reproduzam automaticamente; apenas quando estiverem em redes Wi-Fi; ou quando estiverem em Wi-Fi e em redes de dados móveis
BLOQUEARVIDEOOK
Bloqueie a reprodução automática de vídeos no Facebook e chega de gastar dados / © ANDROIDPIT

Agora quando você quiser realmente abrir um vídeo, basta clicar em “Play” no aplicativo.

Modifique as legendas de fotos

Essa dica vale para quem quer alterar uma legenda que não ficou legal. Para consertá-la antes ou depois da publicação, faça o seguinte:

  • Entre na seção Foto;
  • Ao selecionar a imagem que deseja mudar a legenda, clique longamente sobre ela;
  • Ao fazer isso, aparecerá a opção Editar Legenda. Clique nela e altere a frase.

EDITARLEGENDA

Edite a legenda da sua foto sem dificuldades / © ANDROIDPIT

Contato herdeiro: espero que você nunca tenha que usar esse recurso

Como o próprio nome diz, o Contato Herdeiro será aquele que cuidará do seu perfil no Facebook caso você venha a falecer.  Nesse recurso, a pessoa poderá fixar uma publicação na sua linha do tempo, atualizar sua foto de perfil e responder solicitações de amizade. No entanto, ela não poderá fazer publicações ou visualizar suas mensagens.

HERDEIRO
Contato herdeiro: que você nunca precise desse recurso / © ANDROIDPIT

Para escolher o “felizardo”, vá em Configurações da Conta > Segurança > Contato herdeiro.  A seguir, escolha o amigo que vai cuidar do seu perfil e envie uma mensagem a ele, avisando-o da tarefa. Claro que seria de bom tom você alertar a pessoa antes, para que ela não tome um susto. Resolvido!

Ative a autenticação dupla

Essa vai para quem empresta o smartphone com frequência. Uma maneira um tanto longa permite que você configure uma autenticação dupla para o app. Dessa forma, sempre que alguém fizer o login na sua conta, deverá também inserir um código extra para ter acesso a ela. Eis como fazê-lo:

  • No menu do Facebook, entre na seção Configurações da conta;
  • Vá até Segurança e em seguida clique em Aprovações de login ativadas;
  • Clique em Iniciar configuração e insira o seu número de telefone;
  • Após receber o código de confirmação, digite-o na janela correspondente e clique em continuar.
AUTENTICACAODUPLA
Configurando um código extra de segurança no app do Facebook / © ANDROIDPIT

Agora você ativou o código de segurança e pode obter a senha quando quiser. É possível gerar o código utilizando o aplicativo do Facebook, e o gerador criará um novo código a cada 30 segundos para assegurar que ninguém mais possa acessar o app. Para acessar essa função, basta clicar em Gerador de códigos.

Como destravar o aplicativo

Se o app do Facebook ficar bloqueado ou não funcionar normalmente, podemos entrar nas Configurações do Android > Aplicativos > Facebook e limpar o cache do app. Essa medida simples poderá aumentar a fluidez do serviço.

CACHE
Limpe o cache e livre seu app do Facebook de travamentos / © ANDROIDPIT

Estas dicas funcionam com a última versão do aplicativo do Facebook para Android. Para ter sempre a versão mais atualizada do dispositivo vá na Play Store > Menu > Meus apps e jogos e veja se há alguma atualização disponível ou clique no botão abaixo.

Facebook Install on Google Play

E aí, você gostou das dicas? Conheçe mais algum truque? Comente aqui.

Apaixonada por tudo que é novo, tecnologia, cultura e por este mundão. Tropeçando pelo mundo desde 2009 e curtindo cada momento. Viciada em Youtube e tutoriais e aprendendo todos os dias um pouco mais sobre o amplo universo Android.

30 Comentários

Escreva um comentário:
  • Queria muito poder ter mais tempo. Apesar de estar conectada a muito tempo, sou muito crua. Adoro as dicas do AndroidPit tenho aprendido muito. A respeito de antivírus o CleanMaster deixou meu Android travando muito e baixei o MoseLite é péssimo e não consigo achá-lo para desinstalar, me ajudem por favor. Obrigada.

  • Tinha o Facebook instalado no meu moto x mais vi que ele estava esquecendo e a bateria estava acabando muito rápido desistalei o Facebook e meeseger o meu moto x está muito melhor roda mais rápido e bateria dura bem mais sem esse apps aí que são pessados de mais até mesmo em aparelho tops de linha

  • Uso facebook no desktop, pois sou obrigado a usar a rede social , cof cof, mina kkk, quero é ficar longe do aplicativo.

  • @edit, dual-post

  • Facebook ame ou deixe-o...ha ha

  • Eu só uso isso pra comentar onde o discus não existe!

  • Desinstalei isso! Tava 501MB, bem pesadão no meu telefone. E a memória sofrendo. E como já não tava mais usando a rede social (já que lá virou uma batalha campal política), me despedi dele. Melhor coisa que fiz, já que o aparelho tá rodando bem mais fluido.

    • Lia Martos
      • Equipe
      há 3 meses Link para o comentário

      Oi Ligia,
      Com certeza o app do Facebook ocupa muito espaço e acaba com a bateria também. mas muitas das dicas que dei no artigo podem ser seguidas no Facebook versão desktop mesmo. Eu recomendo as dicas de privacidade da conta para qualquer um, por que vai saber né, quantos sites você já não ficou com preguiça de cadastrar e entrou com o facebook? Esses sites e apps ainda tem acesso a uma grande parte da sua conta, por exemplo.

  • O app é uma merda!!

  • O app Facebook para Android M está péssimo. Além de pesado, atualiza a todo momento e atrasa o início do celular qdo desligado. Estou usando apenas o Facebook Lite. Espero que melhorem o app.

  • legal mas cancelei Facebook tem anos...prefiro o G+

    • Como cancelou, se nem ao menos tem uma assinatura?, você deixou a conta inativa ou a deletou, é isso né?, desculpa, alguns termos eu não entendo, e fico confuso.

  • Sei lá... ainda acho usar o Facebook pelo Chrome mais vantajoso.

  • Vou procurar saber do Metal, o app do Facebook gasta muitos recursos.

  • boas dicas ...

  • 15 Dias boas porém não tenho vontade de instala o apk do Facebook to usando normalmente ele através do Firefox mobile 📱

    • Lia Martos
      • Equipe
      há 3 meses Link para o comentário

      Oi Emerson,
      Com certeza entendo você não querer instalar o aplicativo no seu Android, mas muitas das dicas podem ser usadas no desktop ou versão mobile também, principalmente as dicas de segurança da sua conta.

  • nossa! eu achei estas 15 dicas super! mega! utra importante é interessante! com estas dicas aí sim vale muito apena baixar esse aplicativo do Facebook na play store! super! hiper recomendo!!!

  • Interessante...
    Mas nada substitui meu Google+!

  • Dica 1: Remover o app de seu aparelho android.
    Dica 2: Ir ao FB através do navegador do seu aparelho androuid.
    Dica 3: NÃO INSTALE o APP pois sua bateria drena mais que ligar uma lâmpada 110v numa fonte 220V.
    Dica 4: ¬_¬

    P.s: App do FB no Galaxy S6 a bateria consome 17% em seu ciclo. (Android MM - ROM TTT)

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi