O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 73 Compartilhado 18 Comentários

Facebook Messenger: Solucione os problemas do aplicativo que mais consome o seu dispositivo

Já faz algum tempo que o messenger do Facebook se tornou independente do aplicativo principal da rede social, e começou a competir com o "irmãozinho" WhatsApp. Sua independência também o tornou faminto por bateria e memória, e como a maioria dos aplicativos, veio com uma bagagem de problemas. Mas não se preocupe, nós temos as soluções.

Vá direto ao que interessa:

1. O Facebook Messenger está consumindo muita bateria e memória do meu smartphone

O Messenger do Facebook já tem sua história de consumo de memória e bateria, que ocorre porque o Facebook desenvolveu o aplicativo para buscar obsessivamente por updates e notificações. Mesmo com o celular hibernando ou sem sinal, o app continua procurando alguma razão para fazer alguma coisa. Ele também consome um espaço razoável na memória do dispositivo. No meu caso, ele tomava 100 MB da memória do meu smartphone, mas já ouvi cifras mais elevadas de outros usuários.

Se o Messenger do Facebook não desenvolveu uma amizade saudável com o seu dispositivo, desinstale o aplicativo. No lugar de tê-lo, instale um atalho para o site na versão mobile na sua tela principal e permita à página enviar notificações se você quiser. Uma outra opção é instalar aplicativos como o Metal ou Tinfoil (disponível somente em inglês), que são um pouco mais que camadas para o site. Qualquer uma dessas opções vai economizar espaço na memória, consumo de RAM e bateria no seu dispositivo.

tinfoil
Uma camada extra como Tinfoil ou Metal, pode economizar muita bateria e memória no seu celular. / © ANDROIDPIT

2. Eu não consigo enviar ou receber mensagens pelo Facebook Messenger

Enviar mensagens é o foco principal do aplicativo, não é? Mas não se desespere se o sticker de ursinho que você está tentando enviar para animar o dia do seu amigo não está chegando ao seu destino. A situação pode parecer desesperadora, mas a solução pode ser muito simples.

Primeiramente certifique-se que o aplicativo está atualizado e que você está conectado a uma rede. Para isso abra a Play Store e vá em Menu > Meus apps e jogos > verifique se o messenger é um dos aplicativos esperando o update. Se sim, basta clicar no app e clicar em Atualizar.

Como uma segunda alternativa, se você não está conseguindo conectar o messenger, tente o site mobile.

Você pode clicar aqui para saber se o Facebook está fora de serviço ou se outros usuários estão tendo problemas como você.

atualizarapp
Mantenha seu aplicativo atualizado na Play Store / © ANDROIDPIT

3. Minhas mensagens desapareceram do Facebook Messenger

Se você deletou suas mensagens sem querer querendo (o que, diga-se de passagem, não é fácil de fazer), sinto ser o portador de más noticias, mas, infelizmente, elas foram deletadas para sempre. Mas você pode ter tido sorte e simplesmente ter arquivado as mensagens.

Vá até o site do Facebook, clique em Mensagens > Ver tudo > Mais > Arquivado (para a versão de desktop) ou vá em Mensagens > Ver todas as mensagens > Visualizar mensagens arquivadas (na versão mobile do site ) e com um pouquinho de sorte você verá todas as mensagens que achava que tinha deletado.

4. O Facebook Messenger não está funcionando

Se o messenger não está funcionando no seu dispositivo e você está recebendo milhões de mensagens como “Infelizmente o Facebook Messenger parou”, você pode tentar alguma das alternativas abaixo.

Primeiro verifique se a versão do seu Android está atualizada. Para isso, vá em Configurações > Sobre o telefone > Atualização de software > Atualizar. É recomendado estar conectado à uma rede WiFi e ter mais do que 50% de bateria antes de começar este processo. Este update pode ser suficiente para consertar o erro.

Se o problema não foi solucionado com a atualização do sistema, vá em Configurações > Aplicativos > Todos > Messenger e clique em Limpar dados e Limpar Cache.

limpardados2
Limpar os dados e o cache do aplicativo pode solucionar vários problemas / © ANDROIDPIT

Verifique se o aplicativo está atualizado, indo na Play Store e entrando em Meus apps e jogos.

Se nada funcionar tente desinstalar e instalar o aplicativo novamente. Vá em Configurações > Todos > Messenger > Desinstalar. Depois volte na Play Store e baixe o aplicativo novamente.

E aí, estas dicas foram úteis para você? Conseguiu arrumar o erro do seu Messenger? Conta para a gente nos comentários.

18 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi