O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 63 Compartilhado 26 Comentários

Com esta função, você vai gastar mais tempo e dinheiro no Facebook Messenger!

Nesta terça-feira (12/4), aconteceu a conferência para desenvolvedores do Facebook, o F8. Este é um evento que serve para que criadores de aplicativos, como o iFood, por exemplo, possam adicionar recursos aos seus serviços e torna-los ainda melhores em parceria com a rede social. De todos os temas, o que mais impressionou foi uma ferramenta que vai fazer você gastar mais dinheiro, mas, de quebra, vai facilitar a sua vida!

Em primeiro lugar, gostaria de deixar bem claro que não utilizo o Facebook Messenger ou mesmo o Telegram. Meu app para o envio de mensagens instantâneas é o WhatsApp. Em segundo lugar, sou completamente a favor daquilo que otimize o meu tempo e tenho consciência de que, mesmo esses atalhos na vida, não podem ou devem alienar o meu poder de escolha ou julgamento.

Dito isso, abaixo relaciono alguns pontos que acredito serem importantes para entender todo esse burburinho em torno do lançamento da plataforma beta de bot do Facebook Messenger.

Afinal de contas o que é este tal de Bot?

Bots são robôs, também designados como pequenos assistentes em determinados serviços. A função deles é enviar conteúdo especial direto da caixa de mensagem de um aplicativo como, por exemplo, o Facebook Messenger ou o Telegram. Isso torna a plataforma mais funcional e, de quebra, auxilia o usuário na busca de serviços, bem como desenvolvedores e lojistas a ganhar dinheiro, ou meios de comunicação a disseminar conteúdo.

facebook messenger plataforma bot 2
Se você estiver pensando em comprar um tênis, não vai precisar sair do Messenger para achar o seu par perfeito / © Facebook; ANDROIDPIT

Não, o Facebook não é o primeiro serviço a usar um plataforma de bot

Horas antes do Facebook anunciar a sua plataforma de Bot, o Telegram tornava pública a versão 2.0 da sua "loja" de Bot. Agora, usuários podem interagir ainda mais intuitivamente com estes robôs ao usar quatro etiquetas diferentes. Tai como @music, @youtube, @foursquare e @sticker. Um dos diferenciais são os botões embaixo das mensagens, que evitam que o usuário precise enviar uma mensagem para interagir com o robô.

telegram bot versao 2 0
O Telegram oferece a versão 2.0 da sua plataforma de Bot / © Telegram; ANDROIDPIT

Cada um tem seus recursos. Vou usar apenas um exemplo aqui, o da tag "@music". Ao digitá-la, o robô vai oferecer o download de várias composições de música clássica, de artistas como Bach, Mozart e Beethoven. As músicas são oferecidas em listas paginadas, e ele também é capaz de entregar uma composição aleatória. Tudo isso sem enviar qualquer mensagem.

Se faz necessário um cartão de crédito para consumir tais produtos

De acordo com o Telegram, o recurso funciona como um Inline Bot. Isso significa que você pode escrever @music em qualquer conversa e procurar pelo MP3 de compositores renomados enquanto conversa com um amigo. Também é possível ouvir as músicas antes de escolher a melhor para enviar na conversa.

Além disso, serviços como estes são disponibilizados mundo afora, nos quais pessoas fazem as vezes de robôs para fazer pedidos e encomendas. Eu mesmo utilizo uma destas plataformas via SMS, chamada GoButler, e já tive minha vida salva algumas vezes (no sentido figurado, claro). Porém, se faz necessário um cartão de crédito ou uma conta no Paypal para consumir tais produtos.

Por que o plataforma beta de Bots do Messenger é tão importante?

Durante a conferência de abertura do F8, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, disse: "Imagine poder enviar mensagem para um serviço, da mesma forma que você envia mensagem para um amigo"? Bom, isso soa muito mais fácil que ligar para um call center, certo?

Mas se outros serviços já possuem tal tecnologia, porque esse burburinho todo na mídia em torno do Facebook Messenger? Apesar de saber que muitos usuários odeiam ouvir isso, sim o Messenger possui 900 milhões de usuários, e o serviço pertence ao Facebook, que possui 1,6 bilhão de usuários. Aliás, também possui o WhatsApp, outro mensageiro de sucesso utilizado por 1 bilhão de pessoas.

Imagine poder enviar mensagem para um serviço, da mesma forma que você envia mensagem para um amigo

Logo, se você é um desenvolvedor ou um empresário em busca de receita, certamente você vai querer se juntar a equipe de Mark Zuckerberg. Abaixo, você confere um pedacinho da apresentação do Messenger Bot e pode visualizar como o produto vai funcionar em um futuro próximo:

No palco do F8, foram feitas duas demonstrações que fazem tornam a funcionalidade da plataforma de Bot mais fácil de entender. Usando o caso do bots da emissora CNN, será possível obter notícias personalizadas de acordo com o gosto do usuário a partir do Messenger. Na segunda demo, o CEO do Facebook simulou um pedido de flores, no qual até assinou um cartão usando o aplicativo de mensagens.

Não pense que você vai abrir o Messenger agora e contar com estes recursos

A plataforma de Bot do Facebook Messenger ainda está na fase beta e não tem previsão para chegar aos smartphones neste momento. A partir de agora, os desenvolvedores - aquelas pessoas que tornam o uso do seu celular mais simples e intuitivo - passarão a integrar tal serviço aos seus aplicativos. Depois disso, você poderá ler as suas notícias sobre o Android diretamente da tela do mensageiro, bem como pedir a sua pizza predileta enviando apenas uma mensagem "gratuita".

facebook messenger plataforma bot 3
Os desenvolvedores começam a usar a API do serviço hoje e você ainda terá que esperar um pouco para sair usando o Messenger para tudo / © Facebook; ANDROIDPIT

Se você me perguntar o que realmente penso sobre tais plataformas de bot integradas a aplicativos com uso massivo, minha resposta será bem positiva: este é o futuro e tudo estará ao alcance das mãos e em plataformas diversas. O Telegram e o Facebook chegam na frente, mas a partir de agora veremos muitos outros serviços oferecendo a mesma experiência. Vai caber a nós, usuários de tais plataformas, saber lidar com tanta oferta. E claro, o mercado terá que se adaptar a isso, especialmente meios de comunicação, como o próprio AndroidPIT!

E aí, o que você acha deste encurtamento das relações entre usuários e serviços? Este sistema de Bot é positivo ou negativo na sua opinião?

63 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Blind há 11 meses

    Pra galera que tá entrando no Telegram agora, aqui vai uma lista de INLINE BOTS (digita em qualquer chat e aparece) e Alguns BOts (mais parecido com um contato que você conversa e faz determinada função)


    Amostra de bots:

    @gif - Pesquisar e enviar GIFs animados

    @vid - Pesquise e Rapidamente compartilhar vídeos do YouTube

    @bing - Localizar fotos usando Bing

    @pic - Localizar fotos usando Yandex

    @wiki - Compartilhar os artigos da Wikipédia

    @imdb - Localizar e compartilhar detalhes do filme

    @bold - Enviar negrito, itálico ou texto de largura fixa

    @a8bot - Bot tradutor suporta 10 idiomas

    @lmgtfy_bot - O que você deseja pesquisar

    @G0Bot - Você pode procurar por aplicativos na loja do Google

    @UrlProBot - Envie uma URL e o bot encurta o link

    @spotisbot - Este bot pode ajudá-lo a encontrar e compartilhar músicas do Spotify.

    @azonbot - Faça buscas por produtos da Amazon

    @storebot - Pesquisar Bots

    @tchannelsbot - Pesquisar Canais

    @Tweetitbot - Pesquise no Twitter

    @automemebot - Crie memes através de um texto

    @InlineTwitterBot - Pesquise no Twitter

    @vkm_bot - baixa músicas no estilo que quiser

    @getmusicbot - baixa músicas, pesquise videos do youtube ou cole links e faz o download do video ou somente a música do video.

    @@YTAudioBot - faz download só do Aúdio do video do youtube

    @iVideoBot e @utubebot - Fazem Download de videos do youtube


    Obs: Videos do Youtube você pode clicar direto na imagem/play e ele abrirá diretamente no Telegram sem precisar sair.
    Links abrem diretamente dele tbm (um navegador chromium embutido) igual G+, Facebook e Twitter fazem.

26 Comentários

Escreva um comentário:
  • Interessante... Pra quem usa. Mudei para o Telegram e Google+ e pretendo viver sem os serviços do Mark 👎!

  • Raramente uso o messenger. Não acho ele nada interessante.

  • Ainda defendo a interoperabilidade entre apps de conversa. Aí cada um escolhe o que vai usar.

  • Instalar o facebook messenger no celular é como injetar uma vacina cheia de doença!
    Ou seja logo logo seu celular vai começar a ficar ruim!

  • Bom, como não uso o Messenger no celular, não posso dizer nada, apenas dizer que no Telegram, isso já é uma realidade há pelo menos um ano, com vários bots, como os mencionados na lista que o Bruno Cabral postou. Ah, só pra ficar claro para os leitores do site, as possíveis cobranças e custos mencionados nessa matéria, não se referem ao Telegram, é sim ao Messenger do Facebook!

  • Pra galera que tá entrando no Telegram agora, aqui vai uma lista de INLINE BOTS (digita em qualquer chat e aparece) e Alguns BOts (mais parecido com um contato que você conversa e faz determinada função)


    Amostra de bots:

    @gif - Pesquisar e enviar GIFs animados

    @vid - Pesquise e Rapidamente compartilhar vídeos do YouTube

    @bing - Localizar fotos usando Bing

    @pic - Localizar fotos usando Yandex

    @wiki - Compartilhar os artigos da Wikipédia

    @imdb - Localizar e compartilhar detalhes do filme

    @bold - Enviar negrito, itálico ou texto de largura fixa

    @a8bot - Bot tradutor suporta 10 idiomas

    @lmgtfy_bot - O que você deseja pesquisar

    @G0Bot - Você pode procurar por aplicativos na loja do Google

    @UrlProBot - Envie uma URL e o bot encurta o link

    @spotisbot - Este bot pode ajudá-lo a encontrar e compartilhar músicas do Spotify.

    @azonbot - Faça buscas por produtos da Amazon

    @storebot - Pesquisar Bots

    @tchannelsbot - Pesquisar Canais

    @Tweetitbot - Pesquise no Twitter

    @automemebot - Crie memes através de um texto

    @InlineTwitterBot - Pesquise no Twitter

    @vkm_bot - baixa músicas no estilo que quiser

    @getmusicbot - baixa músicas, pesquise videos do youtube ou cole links e faz o download do video ou somente a música do video.

    @@YTAudioBot - faz download só do Aúdio do video do youtube

    @iVideoBot e @utubebot - Fazem Download de videos do youtube


    Obs: Videos do Youtube você pode clicar direto na imagem/play e ele abrirá diretamente no Telegram sem precisar sair.
    Links abrem diretamente dele tbm (um navegador chromium embutido) igual G+, Facebook e Twitter fazem.

  • Bots já estavam sendo ditos como o futuro da automatização de serviços. Lembra quando usávamos no iRC?

    Quando o Telegram lançou ano passado a versão 1.0, já até a Rede elétrica Cemig de MG começou a usar para atendimento ao cliente:

    www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n62565/cemig-atendimento-telegram-falta-de-luz.html


    Agora vemos que a Microsoft está ajudando bastante criando seu próprio framework para criação de bots para diversas plataformas (messenger deverá ser incluso logo, mas já temos o Telegram, #Slack, Skype - nenhum foi comentado aqui no AndroidPit ainda). Isso só agrega valor e facilidades a todos os usuários e serviços .

  • Boa Camila!

    Sò o Fato do AndroidPit criasse um Canal no Telegram já seria ótimo, e pode usar um Bot que já existe na qual pega as postagens daqui, formata da forma que você achar melhor (nós usuários amamos as imagens beeem grandes e com encurtador de links) e pronto, sempre que postarem algo aqui, ele enviará diretamente pra lá.

    ;D


    Um bot com tutorial na qual faz isso para vocês: dev.storebot.me/t/use-ifttt-to-create-an-automated-broadcasting-bot-for-a-channel/490

  • legal...pra quem usa

  • Não tenho o Messenger baixado no meu celular. Nem o Facebook. Acho um absurdo o abuso de privacidade de tais aplicativos!

  • Primeiramente, fico offline no bp do Facebook.
    Segundo, quando me mandam mensagens, visualizou no Chrome.
    E por fim, tchau. 😁

  • Mas o messenger tem tanta demanda assim no exterior pra eles investirem tanto nele? Pq não conheço Niguem que use.

  • Achei interessante...

  • Esperando pelo update do qual o pode-se enviar dinheiro pelo Messenger v:

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi