Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Facebook Messenger - uma ameaça para o WhatsApp?

Mauro Feola
0

A tal da comunicação móvel tornou-se a marca registrada de uma geração. Tudo começou com o já "velho" hábito de enviar mensagens de textos por meio de um celular. Ou até mesmo fazer chamadas com celulares... Mas com a chegada dos smartphones e seus apps que substituem os conhecidos torpedos ou SMS, o Whatsapp e aplicativos do gênero tornaram-se a última moda.

Qual a desvantagem de se ter o Whatsapp? É que não é todo mundo que tem um smartphone. E mesmo aqueles que têm um, não são todos que têm o aplicativo instalado. O problema se agrava justamente porque o Whatsapp não tem uma interface web disponível.

É aí que entra a grande sacada da maior rede social do mundo: o Facebook resolve lançar o Facebook Messenger. Afinal, quem é que não tem Facebook? Seria o fim do Whatsapp? Vamos ver o que a análise a seguir tem a dizer a esse respeito.
 

3 ★★★☆☆

Avaliação

Versão testada Versão atual
1.5.005 Varia de acordo com o dispositivo

Funções & Utilização

O Facebook Messenger é simplesmente sua caixa de correio do Facebook e seu chat do Facebook funcionando juntos. Ou seja, você pode enviar mensagens para seus amigos, estando eles online ou não.

E isso é tudo? Sim, quase tudo. O que o Facebook vem tentando fazer é separar as funções de chat e e-mail de seu já conhecido aplicativo, algo que faz bastante sentido. Sobretudo se se pensar que mandar mensagens fica muito fácil se estiver independente das outras funções que o Facebook oferece. E além disso você pode compartilhar sua localização com seus interlocutores em um mapa (atenção: esta opção já vem ativada por default). Sem contar que é possível formar grupos de chat e compartilhar fotos.

Ao acessar o Facebook Messenger (alguns usuários reclamaram de ficar com o status de estar online o tempo todo), todos os seus amigos do Facebook poderão ver que você está online. Mas o que faz a diferença aqui é que eles verão um pequeno ícone de um celular, o que torna compreensível caso você não os responda imediatamente: eles saberão que você está online, mas em seu smartphone, e que talvez não possa responder instantaneamente.

Mas nem tudo são rosas... O Facebook Messenger pode mexer com os nervos de certos usuários. Para aqueles que iniciam o aplicativo será sempre enviada uma notificação, avisando que uma nova mensagem chegou. Isso pode não ser um grande incômodo para aqueles que deixam seu telefone em modo vibratório. Se não é o seu caso, você poderá se sentir um pouco incomodado...

E se você tem aquele amigo super adicto em chats e que, ao vê-lo online, vai imediatamente enviar-lhe mensagens, então prepare-se: não há como se livrar do inconviniente dos bips produzidos por tais mensagens... E o problema maior é que o Facebook não lhe permite ajustar suas configurações de notificação individualmente. Ou seja, você pode ajustar o modo silencioso por uma hora ou um dia, mas não há como ajustar um período específico para o modo silencioso - exemplo: se você estiver no cinema.

Diferente do Google Messenger ou do WhatsApp, o Facebook Messenger não funciona nada bem no ambiente 2G. Ou seja, em algum momento, enviar mensagens pode se tornar um grande pesadelo.

E mais: o aplicativo não faz uma boa sincronização com seus contatos do Facebook, não apresenta qualquer opção de personalização das janelas de chat. Além disso, nem todos os tipos de arquivo são compatíveis com a opção de compartilhamento e não há atalhos para a tela principal.

É claro que se deve ter em mente que tudo isso são atributos extras, os quais não foram pensados ou concebidos para os propósitos do aplicativo em questão.

Um último e importante aspecto a ser salientado: utilização de bateria. Nesse quesito, o Facebook Messenger é bastante eficiente, tendo como referência o já bem conhecido WhatsApp. Mas não se esqueça de deslogar de seu Facebook convencional para Android. Caso contrário você receberá duas vezes as mesmas mensagens e terá, por isso, duplo gasto de bateria.

Conclusão:

O Facebook Messenger apresenta, digamos, um enorme potencial e vem se tornando um hit entre os usuários Android. Só para se ter uma ideia: enquanto o WhatsApp precisou de toda a sua história para alcançar a marca de 10 milhões de downloads, o Facebook Messenger a alcançou em apenas dois meses!!!!

Espera-se, tendo-se em vista uma marca tão impressionante, que o aplicativo seja com o tempo aprimorado. Se o WhatsApp periga entrar na obsolescência? Talvez...

Tela & Controles

O layout do Facebook Messenger é interessante e, honestamente, é o que há para se dizer quanto a esse quesito. Ele lembra totalmente o layout do aplicativo convencional do Facebook. Portanto, nada de novo.

Velocidade & Estabilidade

Como já dito anteriormente, o Facebook Messenger não funciona nada bem em ambientes de rede 2G, por exemplo. Na verdade, o aplicativo para de funcionar. Em outros ambientes mais velozes, porém, tudo funciona muito bem.

Relação Preço/Desempenho

O Facebook Messenger é gratuito e está disponível para download no Android Market. O bom é que ele não vem com qualquer banner ou anúncio do gênero.

Screenshots

Facebook Messenger - uma ameaça para o WhatsApp? Facebook Messenger - uma ameaça para o WhatsApp? Facebook Messenger - uma ameaça para o WhatsApp? Facebook Messenger - uma ameaça para o WhatsApp? Facebook Messenger - uma ameaça para o WhatsApp?

Apps semelhantes

Desenvolvedor

Facebook