O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 125 Compartilhados 80 Comentários

Escolhi o Facebook Messenger em vez do WhatsApp. Saiba por quê

Eu usei o WhatsApp obsessivamente por anos, mas chegou a hora de abandoná-lo. Estou trocando o WhatsApp pelo Facebook Messenger. Sim, eu uso o Messenger há mais tempo, e o Facebook é dono de ambos, mas mesmo assim, isso é uma decisão importante. Se os apps de mensagens são o futuro das tecnologias móveis, o WhatsApp é, ao menos por enquanto, o aplicativo mais importante do mundo. Veja por que eu decidi realizar a troca.

Quando eu comecei a usar o Messenger e por que eu parei

Eu comecei a usar o Messenger em 2007, quando ainda só estava disponível na versão web do Facebook. Eu estudava na universidade e o mundo era um lugar muito diferente. O primeiro iPhone tinha sido lançado no dia 29 de junho daquele ano e nenhuma pessoa que eu conhecesse tinha um smartphone. Apps eram algo que se instalava apenas em PCs.

O Facebook ainda era novo e usado apenas em círculos sociais de universidades. Apenas para contexto: a habilidade de tagear pessoas usando o '@' só foi introduzida em setembro de 2009.

ANDROIDPIT facebook 6
Meu primeiro contato com o Messenger foi há muito tempo / © ANDROIDPIT

O Facebook Messenger foi lançado no dia 9 de agosto de 2011. Na época, o Facebook já tinha explodido em popularidade como uma rede social e ferramenta de trabalho, então um mensageiro dedicado fazia sentido. Entretanto, eu ainda estava feliz em utilizar a versão embarcada no app do Facebook. 

Pulando para abril de 2014, o Facebook fez algo extremamente irritante: ele fechou o Messenger embarcado no app principal, obrigando milhões de pessoas a baixar um aplicativo extra apenas para usar essa função. Eu fui uma das pessoas que não queria baixar um aplicativo extra apenas para continuar conversando com algumas pessoas, então eu não baixei.

Quando o WhatsApp chegou, tomou conta da minha vida

O começo da minha relação com o Messenger se deu na Austrália, onde eu cresci. Na época do boom de popularidade do Messenger, a maioria das pessoas mandava SMS, graças aos planos que incluíam mensagens e texto ilimitadas. Mas tudo mudou quando eu me mudei para Berlim, na Alemanha.

Como em grande parte da Europa, o app escolhido era o WhatsApp, principalmente pela quantidade virtualmente ilimitada de mensagens que ele permite enviar.

Então, menos de uma semana depois de me mudar, eu tirei o aplicativo nativo de mensagens de texto da minha tela principal e o substitui pelo WhatsApp. E esse tem sido o lugar dele até agora. O WhatsApp tem sido o aplicativo que mais uso por mais de dois anos.

Inclusive, escrevi há pouco que o WhatsApp pode até substituir o Android como uma plataforma móvel. Hoje em dia, a maioria dos meus amigos vivem em um mundo do qual o WhatsApp é parte essencial, e não é difícil entender por que ele é o mensageiro mais popular do mundo.

AndroidPIT omar loves Samsung S7 edge 1372 closeup
Abandonar o WhatsApp foi difícil... / © ANDROIDPIT
WhatsApp Messenger Install on Google Play

Como o Messenger voltou à cena

Se meus hábitos sociais mudaram, o meu modo de comunicação digital também mudou. Quando eu conheço alguém, a pergunta sobre como manteremos contato aparece. E qual é a resposta todas as vezes? Simples: "Me adiciona no Facebook".

Trocar números de telefone é um pouco mais trabalhoso, então é sempre a segunda opção; e sem um número de telefone, o WhatsApp é inútil. Agora, uma quantidade diária cada vez maior de mensagens é trocada pelo Facebook Messenger, que decidi baixar depois de um longo hiato. Uma vez que o Facebook começou a ser a principal forma de trocar contatos, o Facebook Messenger começou a ganhar ainda mais força.

androidpit android facebook messenger
Enviando notícias para meus colegas publicarem / © ANDROIDPIT
Facebook Messenger Install on Google Play

Por que eu decidi largar o WhatsApp

As minhas conversas no WhatsApp começaram a juntar pó. Mesmo com novas funções sendo adicionadas - e as chamadas por vídeo cada vez mais perto - eu usava o WhatsApp cada vez menos. Com quantos dos meus amigos eu conversava regularmente pelo WhatsApp? Honestamente, uns dois ou três. Levando em consideração, se eu conheço alguém novo e ele não está no Messenger, como podemos ser amigos?

OK, brincadeiras à parte, a realidade é que não estou mais usando o WhatsApp tanto assim. Eu gosto do app, ele só não é mais tão relevante para mim quanto costumava ser. Ainda não decidi deletá-lo, só não estou mais usando ele ativamente.

Talvez alguns leitores do AndroidPIT sintam o mesmo, talvez tenhamos alcançado o ápice do WhatsApp. Se tivermos alcançado, eu culpo os números de telefone, velhos e ultrapassados. Nomes são mais práticos e fáceis de usar para sociabilizar, essa é a verdade.

AndroidPIT preset horizontal nexus 5 Whatsapp
Quanto mais amigos eu faço, menos eu uso o WhatsApp / © ANDROIDPIT

Como escolheremos as plataformas de mensagens no futuro

Todo mundo tem suas preferências para plataformas de mensagem. Você se comunica com pessoas diferentes em plataformas diferentes? Eu sim: essa é a beleza de escolha dentro do ecossistema do Android. Messenger, WhatsApp, Snapchat, WeChat, Hangouts... a lista é bem maior.

Conheça bem as opções, quais você gosta mais, quais os benefícios de cada uma e escolha a sua favorita. Mas o mais importante de tudo: se divirta trocando mensagens com seus amigos e familiares. Isso é mais importante do que qual plataforma você usa para se comunicar. 

Qual a plataforma que vocês mais usam? Têm usado o WhatsApp cada vez menos?

80 Comentários

Escreva um comentário:
  • Whatsap só para trocar piadas e áudios engraçados, adoro rir. Mas, papo sério, só via skype com familiares e amigos.

  • É verdade para quem tem preguiça de conhecer melhor o que usa em que consome percebe que o WhatsApp é uma das plataformas mais rudimentares se comparadas aos telegram ou até mesmo ao aplicativo mensageiro nativo do Android o Google Hangouts entretanto gosto e gosto massificados são coisas que a gente não tem como explicar empiricamente é extremamente subjetivo

  • Tá essa postagem relata uma experiência quase todo mundo já teve portanto não acrescenta lá grandes coisas a única coisa que eu não entendo é como alguém pode te amo te dê tudo o que quer da vida preferir o mensageiro do Facebook que consome uma quantidade absurda de dados móveis e de bateria em comparação ao WhatsApp que detém um consumo 90% menor

  • Toda forma de expressão de consumo acaba sendo obsessiva. Eu entendo a obsessão das pessoas por recursos pseudo úteis, mas não tomo parte.
    Só acho útil chamada de vídeo em datas como Natal ou aniversário para falar com quem esteja distante

  • juro que não consigo entender a obsessão absurda por chamadas de vídeo.

  • quem disse que pra usar um tem que descartar o outro

  • O WhatsApp precisa muito se reformular. Ainda é um bom App para comunicações, maaasss, essa parada de depender do smartphone ou do número de telefone para funcionar já está ficando chato. Com TODA CERTEZA, se o WhatsApp disponibilizasse uma aplicação para o Windows que não precisasse do Smart, ou ainda se libertasse seu App dos números das operadoras ele ficaria bem mais interessante e dinâmico. E porque não a partir deste ponto torná-lo numa rede social? Seria interessante, tendo em vista que vimos o Facebook se tornar messenger também, um App que fizesse o caminho inverso seria no mínimo interessante!!! Mas claro, o Facebook não vai criar concorrência pra ele mesmo!!! Ou vai? rs

  • Com planos zapzap ilimitado tem que usar

    • Depois do Marco civil no qual a Dilma sancionou a lei que determina ser proibido as operadoras oferecerem pacote gratuitos do WhatsApp Essa realidade vai mudar Infelizmente eu quase concordei com o impitimam depois dessa

  • Longa vida ao Whatsapp!!!

  • Eu também gosto muito do Messenger, por mais que tenhamos sido "obrigados" a baixa-lo eu acho muito útil e prático, e antes disso eu já conhecia pessoas que tinham o Messenger por livre e espontânea vontade, eu mesmo acabei fazendo depois que o Facebook impôs isso, mas pra mim é um ótimo app e junto com o WhatsApp pra mim funcionam muito bem e se complementam de certa forma.

  • Messenger e eu, dois bicudos que não se beijam. Ninguém conversa comigo no Facebook mesmo, dispenso o app.

  • eu só não uso facebook messenger pq eu não gosto do facebook...

  • Eu abandonei ambos, e estou muito feliz com o # Telegram

  • Sem querer bancar o professor de português, mas o certo é "porquê", já que o uso indica razão, explicação.

  • Evito usar tanto um quanto o outro! Desde quando as operadoras passaram a não cobrar os SMSs passei a usar mais. Apesar de não enviar fotos, tem a vantagem de NÃO precisar estar conectado. Meus aparelhos ficam só no WiFi. Não preciso ficar conectado o dia inteiro e, para falar a verdade, aqueles assobios dos avisos de mensagens me irritam...

  • tbm faço isso ai dps pelo facebook eu peço o whats

  • Primeira coisa a destacar: o Autor da matéria vive em Berlim: por mais que o Whatsapp seja popular la, ele não tem a mesma força que aqui no Brasil - aqui é um 'vicio', algo que se você não tem, você não vive no mesmo mundo.

    Segundo: o messenger ainda é um aplicativo inviável para aparelhos de entrada e as funções ainda não são comparáveis com a do WhatsApp, mas a decisão de centralizar a comunicação num app que não depende de números de telefone, é boa. Só ainda não é totalmente viável (concordo com a opinião do autor, no caso)

    Terceiro: é otimo que tenhamos diversas formas de comunicação, mas infelizmente boa parte dos aparelhos sofre com o mesmo problema que citei acima. A grade população nao tem condiçoes de ter um smartphone que rode tranquilamente whats, telegram, messenger, viber, snapchat, hangouts e etc

  • 3 dias depois instalou o whatsapp novamente rs, Facebook juntamente com messenger são carrascos de memória e bateria do smartphone não acho que seja uma boa idéia mudar para o messenger por definitivo

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi