O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 223 Compartilhado 94 Comentários

Falha no projeto do Galaxy Note 5 pode quebrar caneta S Pen

Não há dúvidas que o Galaxy Note 5 é um dos melhores projetos da engenharia eletrônica atual, porém, acho que os engenheiros da Samsung faltaram em algumas aulas. Na engenharia não basta criar algo que seja fácil de usar, também tem que ser algo que seja difícil de quebrar e esse não foi o caso do Note 5. Usuários descobriram que uma de suas principais caracaterísticas pode facilmente ser danificada: a S Pen. Basta inseri-lá ao contrário no slot.

samsung galaxy note 5 s pen 2
Defeito no projeto da S Pen do Galaxy Note 5. / © ANDROIDPIT

Durante essa semana, vários editores ao redor do mundo receberam o Galaxy Note 5 para testes, e muitos deles constataram um terrível defeito de engenharia no smartphone da Samsung: é possível inserir a caneta S Pen ao contrário no slot do Note 5. O efeito é que a caneta trava dentro do aparelho e para retirá-la somente com força bruta. Mas o problema vai além, mesmo depois de solta usando muita força, os usuários notaram que a conexão da S Pen com o Note 5 é danificada impossibilitando o seu uso. Vejam no vídeo abaixo um passo a passo do que não deve ser feito com o Note 5:

O problema acontece porque, pensando em uma melhor ergonomia, a Samsung resolveu deixar a caneta exatamente na mesma espessura do começo ao fim. Nas versões anteriores havia uma ligeira diferença, pois o lado da ponta da caneta era mais fino, dificultando os usuários inserirem a mesmo no smartphone pelo lado errado. Como agora ela é igual em ambos os lados, isso é facilmente feito.

Se pararmos para pensar, não seria algo difícil de prever esse problema. Afinal nas versões anteriores eles mesmo devem ter pensando que isso poderia de fato ocorrer. Além disso, se é tão importante ter uma caneta melhor de ser manusear projetando-a na mesma espessura, os engenheiros poderiam projetar facilmente um mecanismo que não prenda a caneta ao ser inserida incorretamente, é o minimo que deveriam ter feito pelo preço que cobram pelo Note 5. Mas mesmo sabendo disso, o que a Samsung fez? colocaram um aviso no manual, só isso. 

Então já sabem, caso comprem um Galaxy Note 5, pensem duas vezes antes de entregar ele para seu amigo desavisado e nem pense em deixar uma criança usá-lo.

Quem de vocês tem alguma versão anterior do Galaxy Note? Já aconteceu alguma vez de, sem querer, tentarem inserir a caneta do lado contrário? E, por favor, para o bem do seu Galaxy Note: resistam a vontade incontrolável de fazer isso depois de ler essa matéria.

223 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • André Luiz 26/ago/2015

    Crianças existem meu caro, e as vezes elas não se satisfazem com o brinquedinho de R$ 5.00 comprado na lojinha da esquina....

  • WALTER ANDRADE CARNEIRO 26/ago/2015

    Absurdo, totalmente absurdo o que eu vi nesse review. Desde quando uma pessoa normal, porque somente pessoas que se consideram normais e muito ricas mesmo podem comprar um produto desse pelo preço que custa, vai fazer a estupidez suprema de colocar a caneta S-Pen de cabeça pra baixo no slot do Note 5. Se a caneta já vem numa posição encaixada qualquer idiota, por mais burro e teimoso que seja, sabe que a S-Pen deve ser encaixada do mesmo jeito que foi tirada, ao ser guardada no slot próprio para ela. Quem fizer o contrário é porque quer estragar, conscientemente, o produto caríssimo que comprou e eu acho justíssimo que arque com as consequências, porque idiotice em excesso tem limites até para um louco varrido. Um lado da caneta é fino, tipo flecha, e o outro lado obtuso e completamente diferente feito para facilitar o manuseio pela excelente ergonomia do produto. AOS QUE NÃO CONCORDAM EU INSISTO EM DIZER QUE O PROJETO ESTÁ MAIS DO QUE PERFEITO PARA A USABILIDADE DO PRODUTO COMO UM TODO, QUE NÃO FOI FEITO PARA SER MANUSEADO POR CRIANCINHAS E RETARDADOS INCURÁVEIS.

  • Lissandro Resende 26/ago/2015

    Pra usar com o celular vovô.

  •   32
    Islan Oliveira 26/ago/2015

    Crianças, pessoas com muito sono... Acredite, não é preciso ser burro pra isso, basta estar desatento.

  • edvando sillva 26/ago/2015

    Ñ confunda burrice com destração.

94 Comentários

Escreva um comentário:
  • Isso não é defeito do aparelho, deixem claro! Isso é MAL USO que é bem diferente. Gente vou dar um exemplo, se eu pegar o cabo do carregador e forçar conectar na posição errada (de baixo pra cima) amassando e danificando a entrada de energia, neste caso, isso é defeito do aparelho?

    Gente, a linha note existe ja faz uns 5 anos e a s-pen sempre foi assim. Quem levantou este problema so está procurando colocar defeito no aparelho

  • Olá,
    So queria deixar bem claro a todos que comprei Note 5 e tou feliz com a aquisição. E pra calar a boca de muitos aqui, só queria dizer que o aparelho VEM COM UM GUIA RÁPIDO onde se EXPLICA COMO INSERIR A SPEN CORRETAMENTE E QUE NÃO SE DEVE COLOCAR AO CONTRARIO. Deixo aqui meu recado, quem não a diferença de um lado o outra de uma caneta não deveria se quer ter um smartphone porque seria demais para essa pessoa. Felizmente o Note 5 não é para qualquer um.

  • Imagine se a entrada USB desse pra plugar de 2 formas, só que só existe 1 forma correta, a outra forma acarretaria danificando a entrada.. Agora me diz, uma USB normal você tem 50% de acertar o encaixe na primeira tentativa sem olhar, mesmo assim quantas vezes você já plugou com no minimo 3 tentativas? FALHA DA SAMSUNG!

  • EH INCRIVEL COMO A GENTE AQUI QUER ENCOTRAR UMA RAZAO OU DESCULPA PARA O ERRADO E FALTA DE ATENCAO.
    PARA QUE COMPRAR ALGO CARO SE NAO VAO CUIDAR BEM? EU CUIDO DO QUE EU COMPRO CARO. ME PERGUNTE SE TENHO MINHAS COISAS CARAS DANIFICADAS... A RESPOSTA EH NAO. SE NAO QUER TER CUIDADO, COMPRE OS BARATINHOS. QUEM NAO CUIDA DEVE SER AQUELES QUE CRESCEM DINHEIRO EM ARVORE, SO PODE!!!!

  • Sera que seriam tao burras a esse ponto ? Não quero acreditar nisso Lucas. A ponta e a traseira são bastantes distintas. A pessoa tem que esta demente no tato para não sabe a diferença.

  • o galaxy note 5 é o nintendo 64 da Samsung

    entendedores entenderão

  • Essa é a diferença entre o idiota e o esperto. Enquanto um erra, outro aprende.

  • Sinceramente, gostaria de saber quem teve a ideia de colocar ao contrário pq é bem difícil de se fazer isso. Mas por outro lado, isso não é ergonomia, no máximo é uma questão de design, pois bastava a Samsung por uma pontinha de plástico atrás ligeiramente mais grossa que toda a caneta e ela jamais entraria ao contrário 😐

  • É uma falha do projeto e ponto! Pra aqueles que dizem que ninguém que tenha um cérebro vai cometer um erro desses, saibam que quem compra um dispositivo desses pra trabalhar, tem grandes chances de inserir essa caneta ao contrário, pois existem outras coisas pra se preocupar do que com uma caneta. A pessoa pode estar com mil coisas na cabeça. Agora quem compra pra ficar brincando em casa, aí é outra história. Quem critica, ou não trabalha ou tem um emprego que não exige o uso da massa encefálica!

    • Bem oportuno esse comentário. Mas infelizmente sempre vão existir pessoas alienadas, que não conseguem admitir que uma determinada fabricante possa errar dessa maneira.

    • Então quem tem mil coisas na cabeça não pode dirigir porque então é um erro de design por o carro também ocupa o mesmo tipo de atenção ao dirigir. Tá ligado na fita, meu rei?

      • Bela analogia essa sua!





        Pena que não faz o menor sentido!

      • Acidentes as vezes são inevitáveis, deve ser por isso que os carros tem mil aparatos pra evitar um acidente, e caso ocorrer, minimizar os danos o maior possível, vide os airbag, controle de tração, controle de estabilidade, abs e por ai vai a lista.

  • Ninguém que compre um Note 5 vai ser tão estúpido ao ponto de não saber que lado meter a caneta. A Caneta foi desenhada para entrar de frente e não ao contrário. Seria como comparar com uma pessoa que sabe que naturalmente se caminha para frente e não para trás mesmo sendo possível.

  • Cara tenque ser muito burro pra por do lado errado

  • Se o Note 6 vier com opção de cartão microsd e bateria removível, volto para a linha Note, caso contrário não.

  • Ah para véi, sacanagem dos engenheiros do Note5 erro muito grande pois oque diferencia o Note Dos S é a SPen...

  • Haters e fanboys a parte, acho que sim poderiam ter repetido a dose e fazer 1mm diferente mas, quem deixa uma criança mecher num phablet de 3426732266 reais? Acho que com bom Uso e costume não teriam problemas.

  • Eu tenho um Note 3 e minha sobrinha pegou meu aparelho para brincar e na hora de enfiar a S -Pen, tentou inseri-la do lado errado e,ao força-la, quase a quebrou. Já imaginou se fosse no Note 5?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi