O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 Compartilhados 2 Comentários

FBI fecha três sites ilegais de Apps para Android

Nesta quarta-feira, 22, o Departamento de Justiça dos EUA, em cooperação com o FBI, apreendeu três domínios que operavam ilegalmente como lojas de Aplicativos Android: applanet.net, appbucket.net e snappzmarket.com. Em comunicado, o Departamento de Justiça dos EUA informou que esta foi a primeira vez que o FBI fechou sites por pirataria relacionada ao mercado móvel. Os tempos estão mudando pessoal!

Se você acessar um site fechado pelo FBI, você encontrara esta mensagem

O que fez a primeira ação contra a pirataria móvel ocorrer foi o fato de que aplicativos são parte importante e crescente da economia americana, bem como envolvem o trabalho criativo da nação, e isso motivou o Ministério Público a agir. O direito autoral protege aplicativos para smartphones e tablets, bem como software de música ou texto. “Combater a pirataria de conteúdo protegido por direitos autorais, incluindo aplicativos populares, é uma grande prioridade da Divisão Criminal”, afirmou o general responsável pela ação.

Sites piratas são nossos velhos conhecidos, aqui no AndroidPIT relatamos, há alguns meses, o caso de uma loja de aplicativos na Índia que, incrivelmente, oferecia produtos pagos da Google Play Store ao lado de aplicativos piratas. Assim como nós testamos a loja para ver até onde ia a “coragem” dos infratores, os agentes do FBI baixaram milhares de apps e confirmaram o crime. A investigação foi realizada em parceria com outras agências dos EUA, investigadores holandeses e franceses:

Os servidores que armazenam os aplicativos vendidos por estes mercados alternativos online foram sendo hospedado em outros países, e nossos parceiros de aplicação do direito internacional ajudaram na obtenção de evidências ou apreensão armazenados nestes servidores.

Até o momento, as autoridades norte-americanas executaram nove mandatos de prisão, mas, aparentemente, nenhum dos operadores dos sites foi encontrado.

Por causa da pirataria, muitos desenvolvedores são obrigados a tornar seus aplicativos livres de custo, como foi o caso do jogo Dead Trigger. Talvez este seja o início de uma série de ações relacionadas ao mercado de aplicativos para dispositivos móveis, o que traz segurança para desenvolvedores e usuários, pois muitos aplicativos piratas escondem malwares e diferentes vírus que podem danificar seriamente o seu dispositivo.

Na minha opinião, até que demorou muito tempo para que as autoridades agissem, especialmente, no que toca a participação da Google nisso. Você concorda?

Deixe-nos saber a sua opinião nos comentários a baixo.

 

Fonte: PC World

2 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi