O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
296 Compartilhados 37 Comentários

Saiba como fechar aplicativos em segundo plano

O que você costuma fazer quando seu computador fica lento? Normalmente, fechamos programas que não estão sendo usados, certo? Bom, com um dispositivo Android o pensamento não é muito diferente. Para aumentar a performance, normalmente encerramos processos em segundo plano. Neste artigo, você irá conferir como encerrar aplicativos abertos e otimizar a performance do sistema.

Vá direto ao ponto!

Fechar aplicativos no multitarefa aumenta performance?

Quando abrimos um app, ele é armazenado na memória do dispositivo. Quando você fecha este aplicativo, ele permanece na memória RAM, para que quando seja lançado novamente, possa ser aberto de forma mais rápida.

Quando você força o fechamento deste mesmo app através do recurso multitarefas do seu Android (onde encontramos os aplicativos abertos recentemente), você irá limpar os dados armazenados em cache e da próxima vez que o abrir, seria como se reiniciasse o mesmo do zero.

Assim, esta ação prejudica mais do que auxilia o sistema, pois ao matar os processos que estão rodando em segundo plano, o sistema terá que reiniciá-los novamente, fazendo com que a CPU entre em ação e passe a consumir novamente determinada quantidade de memória RAM, aumentando assim o consumo de energia do dispositivo.

Remover todos os aplicativos do multitarefa pode diminuir a performance do sistema a longo prazo

Para entender como isso funciona, você pode fazer um teste forçando o fechamento de um aplicativo rodando em segundo plano. Apesar da memória ser liberada logo após matar o app, o processo será reiniciado automaticamente pelo sistema. Para este teste, indico o fechamento do Facebook, WhatsApp ou um aplicativo de mídia.

multitaskquantumredmi
Fechar aplicativos no multitarefa pode ser uma solução a curto prazo / © ANDROIDPIT

Entretanto, caso você tenha cerca de 20 aplicativos rodando no fundo, faz muito sentido fechar um ou outro que você tenha aberto apenas uma ou duas vezes, pois provavelmente não o fará novamente. Isso irá abrir espaço na memória RAM. Pensando desta forma, remover programas recentes do recurso multitarefas pode ser funcional para abrir memória para o uso de outros apps. Porém, remover todos os aplicativos irá diminuir a performance a longo prazo.

Apps que encerram processos em segundo plano funcionam?

Usando este mesmo raciocínio - do tópico acima -, utilizar os chamados "task killers" para aumentar a performance da RAM não é uma boa ideia. O mesmo problema irá surgir neste caso, ao iniciar o aplicativo novamente.

Para liberar RAM a curto prazo, os task killers funcionam bem, mas não os considere como solução definitiva

Se você removê-lo da memória levará mais tempo para lançar, e se você matar o processo rodando em segundo plano, normalmente irá começar de novo em um curto período de tempo. Desta forma, para liberar RAM a curto prazo, estes apps até funcionam bem, mas não devem ser considerados como uma solução para melhorar o desempenho do dispositivo.

Como fechar aplicativos em segundo plano

Consultar estatísticas de processos e uso da bateria

Se você quiser saber quais são os aplicativos que mais consomem memória RAM do seu aparelho, poderá consultar as estatísticas de processos e o uso da bateria. O método mais fácil são as estatísticas da bateria, que mostram os aplicativos abertos e que consomem mais RAM consequentemente. Siga os passos abaixo para encontrar essas duas opções:

  • Para habilitar as "Opções do desenvolvedor", vá até: Sobre o telefone> Toque inúmeras vezes em "Número da versão" e aguarde pela confirmação da habilitação do menu do desenvolvedor;
  • Volte para o menu do sistema e selecione "Opções do desenvolvedor" e localize a opção "Estatísticas de processo".
  • Para localizar as estatísticas de energia, vá até: Configurações do sistema> Energia> Consumo de energia.
androidpit teladebateriaeprocessos
Painel de uso de bateria (esquerda) e painel de estatísticas de processos (direita) / © ANDROIDPIT

Encerrando aplicativos e processos

Para fechar processos, permaneça na tela de "Processos de sistema" (imagem acima) e clique naquele que você deseja encerrar. Lembre-se: não feche qualquer um sem entender sua funcionalidade com o sistema. O rompimento de processos essenciais poderá causar um mau funcionamento do sistema. 

Na tela do processo selecionado, selecione "Forçar parada" e aguarde seu encerramento. Vale lembrar, como mencionamos acima, que o sistema poderá reabri-lo em outro momento.

androidpit encerrarprocessos
Forçar encerramento de processos no sistema / © ANDROIDPIT

Para fechar um aplicativo, além do multitarefa, é possível ir até as Configurações do sistema> Aplicativos e selecionar o app desejado. Clique no botão "Forçar parada" e confirme a informação que aparecerá no pop up. Lembre-se de encerrar apenas aplicativos que não sejam essenciais para o funcionamento do sistema. 

androidpit encerrarapps
Forçar aplicativos no sistema / © ANDROIDPIT

Limitar processos em segundo plano

Uma dica interessante é limitar a quantidade de processos que rodam em segundo plano no sistema. Essa limitação garantirá um desempenho melhor no sistema e o uso otimizado da memória RAM. Para limitar a quantidade de apps que poderão rodar no seu dispositivo, vá até o painel de "Opções do desenvolvedor" e selecione "Limite de processo em segundo plano".

androidpit limitarprocessos
Limitar processos no sistema / © ANDROIDPIT

Você poderá escolher em restringir até quatro processos. Assim, o quinto, quando ativado, encerrará o primeiro para que ele entre em funcionamento. Se você sentir queda de performance do sistema, volte ao painel do desenvolvedor e selecione "Limite padrão".

Como você gerencia os aplicativos abertos no seu celular? 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ilma R. há 1 mês

    Muito bom!

    Eu costumo ir em Dados móveis, e marcar a opção de restringir em segundo plano os apps que uso com menor freqüência, e os que não uso.

37 Comentários

Escreva um comentário:
  • Bom eu sempre que abro muitos aplicativos eu procuro quando termino ir alí "suas telas recentes aparecem aqui" e desativar todas... E vou na memória e começo a eliminar tudo o que não precisa por exemplo: pasta de programas essas coisas... Motorola G2 só avisou que estava cheio uma vez porque o cartão que vinha junto era de 2 GB... Aí troquei para o de 16 que eu tinha e ficou belezinha...

  • Eu não fecho nada fica tudo ali em segundo plano, o celular q ser vire, até hj nunca tive problemas deixo tudo ali em segundo plano sem preocupações, as vezes passa d 20 aps, mesmo assim tudo roda lisinho, meu Nexus 5x vê a bruxa kkk

  • Uso o CLEAN MASTER para liberar RAM do aparelho.

  • Uso o gravitybox e coloquei o botao matar todas as tarefas de uma vez só. Isso é bom ou ruim?

  • Eu fico mais cabreiro com apps que "bebem" memória de forma desvairada considerando seu perfil. Semana passada, por exemplo, verifiquei que não conseguia ficar acima dos 700 MB livres e com tudo fechado. Daí descobri o "vilão": o teclado do Google pegando quase 110 MB. Forcei a parada dele e no seu reinício voltou com cerca de 20 MB. Não é à toa que é necessário reiniciar o Android de tempos em tempos. Outra dica para recuperar memória sem precisar reiniciar é desativar os processos em segundo plano para "limpar" essa área da memória e depois reativar os processos em segundo plano.

    A Google insiste em não oferecer uma forma de controlar o funcionamento em segundo plano dos apps. O Telegram está instalado e à postos para assumir num eventual bloqueio do WhatsApp. Por que ele está carregado na memória sem eu acioná-lo? E isso só para citar um exemplo.

  • mais eu nao gosto de dexar varios app aberto...só deixo o app do androidpit, whats e face..mais nada...não esta lento não. só acho estranho as vesez praticamente 40 app em segundo plano..se for normal beleza.

  • as vesez o meu tem mais de 30 app em 2° plano...oque fazer? sou completamente leigo.

    • Se vc não estiver tendo problemas de lentidão no seu aparelho, não precisa fazer nada. Se estiver, vc pode deixar aberto apenas os apps que vc usa várias vezes ao dia (whatsapp, twitter, instagram etc) e fechar todos os outros que vc usa eventualmente (maps, youtube, jogos etc)

  • O bom de algumas roms custumizadas e isso, da pra deixar automatico.

  • Esse horário de verão me deixa maluco!!.😴🤐🤔😱

  • aonde encontronese oxygenOS?

    • Se tratando de sistema personalizado, OxygenOS encontra se nos aparelhos OnePlus!
      Só não sei te dizer se essa versão pode ser instalada em aparelhos "terceiros", quem faz isso muito bem é a CyanogenMod, mas ambas empresas, romperam o contrato

  • mais é normal tantos app em segundo plano ficarem abertos? as vesez minha ram ta 70% ocupada....

  • O próprio sistema do Android/OxygenOS me permite fazer isso!!
    Show!!..

    Coloco no automático.. e já era!!
    kkk

  • O aplicativo Greenify fecha todos os aplicativos rodando em segundo plano e ainda ajuda a economizar bateria !

  • kkk

  • meu galaxy A5 2016 fica sempre usando mais de 50% da ram, fiz esse esquema de deixar apenas 4 app como padrão e baixou um pouco....msm eu usando apenas whats e face fica usando muito da memoria..porque? tem como resolver?

  • Eu sempre deixo uns 8 apps abertos, pois sempre que eu quiser usa-los, basta clicar no botão de apps recentes, só que por ter apenas 1GB de RAM no meu smartphone, sempre noto que mesmo deixando essa quantidade aberta em segundo plano, eles reiniciam. Isso também se deve ao fato de usar o Greenify que hiberna os mesmos após desligar a tela.

  • Muito bacana essa dica.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi