O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
233 Compartilhado 59 Comentários

O fim do Cyanogen OS foi uma perda necessária para o ecossistema Android

No final do ano passado, a Cyanogen confirmou o que muitos usuários não queriam ouvir: o sistema operacional e os serviços como conhecemos estariam encerrados a partir de 31 de dezembro. Além de levar alguns usuários a se perguntarem sobre o que isso significava para o futuro das atualizações da CM, este também pode ser considerado um momento triste para o ecossistema Android. Contudo, era algo que precisava acontecer.

Segure a sua indignação por alguns instantes e analise os meses que precederam ao anúncio.

Durante um ano em que a Cyanogen Inc. substituiu o seu ex-CEO, Kirk McMaster, pelo (então) Diretor de Operações, Lior Tal, e disse adeus a um dos pilares da empresa, ninguém menos que o co-fundador Steve Kondik, ficou claro que a companhia estava passando por algumas dificuldades e indo para outra direção.

Com o fim da Cyanogen e da CyanogenMod - sua famosa ROM construída pela comunidade -, significa que as empresas que usam o Cyanogen OS ou a CyanogenMod precisam fazer seus acertos e parcerias para realizar essa transição ou mesmo começar a construção seus próprios forks da CM. Isso poderá resultar em variedade e melhor experiência do ecossistema Android.

Sinais de alerta antecipados

De certa forma, o relacionamento da empresa com um dos seus maiores parceiros, a OnePlus, terminou rápido, e depois do lançamento de apenas um aparelho. Isso foi um sinal de alerta antecipado para um negócio que teve como objetivo único perturbar significativamente a visão do Google sobre o Android.

A parceria com uma empresa jovem de hardware, que também tentava mudar o universo de dispositivos móveis, foi uma jogada inteligente de muitas maneiras, mas o fim desse relacionamento devido a visões conflitantes não foi um bom sinal, especialmente por acontecer logo depois que começou.

Outros parceiros terão agora que fazer o que a OnePlus fez antes, construir suas próprias plataformas e voltar a usar o Android que chega do Google. Se diferentes OEMs construírem a sua própria ROM, isso fará com que tenhamos uma maior variedade de software no mercado móvel. Bom, pelo menos mais do que se estas usassem o da Cyanogen. Isso vai levar tempo e dinheiro, mas o usuário final não perderia necessariamente. É um processo que Wileyfox já começou no Reino Unido, e que a Micromax poderia realizar na Índia.

AndroidPIT rom cyanogenmod 1311a
A CyanogenMod está desistindo do seu logo, bem como do seu nome / © AndroidPIT

Em nenhum momento quero desconsiderar o recém ressuscitado projeto da CyanogenMod assinado pela Lineage OS como uma continuação deste trabalho de código aberto. Contudo, vai ser um longo caminho, os voluntários e a equipe que permaneceu terão que reunir esforços e recursos para construir um SO personalizado e, até o momento, ainda não tem sequer uma forma oficial de receber doações financeiras. Mas, francamente, apenas a mudança de nome será algo bom para o futuro do que já foi a CyanogenMod.

Embora não seja um fato que você necessariamente gosta, a remoção dos serviços do Google - a única coisa que muitos usuários associam a um smartphone que tem o Android no seu núcleo - não é uma boa jogada para fabricantes de hardware ou software. Claro, se uma empresa conseguir reproduzir com êxito (e, em seguida, melhorar) estes serviços continuamente, diria para seguir em frente. Entretanto, não existe startup no mundo que possa dedicar recursos da mesma forma que o Google. Assim, tentar tirar o BIG G do próprio sistema operacional nunca dará muito certo.

Opinion by Ben Woods
O fim do Cyanogen pode ser bom para usuários do Android a longo prazo.
O que você acha?
50
50
1095 participantes

Três meses antes de tirar seus sites do ar e encerrar seus serviços, a Cyanogen Inc. disse que iria oferecer uma abordagem modular do seu software. Assim, ao optar pelo Cyanogen Modular OS (como estava sendo chamado o projeto), as fabricantes poderiam escolher partes do software do Cyanogen OS e aplicar em suas ROMs proprietárias. Sem nenhuma indicação do contrário, essa parece ser outro serviço que está por um fio. Nossas tentativas de entrar em contato com a antiga empresa não tiveram êxito, logo, não sabemos como anda este projeto até agora.

Dadas as mudanças internas na empresa - que também incluíam demissões e o fechamento de um escritório em Seattle - a Cyanogen como uma empresa comercial estava presa em uma terra de ninguém, entre ganhar lucro ou permanecer fiel às suas raízes e usuários. Agora, temos outra empresa responsável por continuar o trabalho inicial da CM, a Lineage OS, que promete permanecer fiel aos usuários, bem como o fim de uma instituição comercial que já não fazia mais sentido.

De certa forma, o fechamento de Cyanogen e da CyanogenMod é uma triste passagem para uma empresa que esteve sete anos trabalhando para redefinir o Android para "usuários diferentes". Porém, olhando sobre uma outra perspectiva, isso poderá resultar em variedade e melhor experiência do ecossistema Android.

Você vai dar suporte ao novo projeto Lineage OS? Você sentirá falta do CyanogenMod?

233 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Luís Fernando B. há 1 mês

    Na boa, não teve conclusão alguma a matéria. Tudo bem, que você deve elaborar um título que convença as pessoas a clicarem no link e desperte o interesse do leitor, mas o título deve ser condizente com o texto.
    O redator não explicou o porquê acha que o fim da cyanogen seria algo bom.

  • AC&MM há 1 mês

    Nessa história há três pontos que se devem levar em consideração:
    1 - Foi mostrado, na prática, que não é a toa o ditado que diz que o aluno sulera o mestre. Quanas vezes vimos recursos do Android desenvolvi dos e/ou aperfeiçoados pela Cyanogen. Recursos esses que só apareceriam um tempo depois no Android desenvolvido pela Google.
    Ou seja, serve de incentivo para aqueles que tem coragem de aperfeiçoar e inovar o Android seguirem a diante.

    2 - O ruim é o fato de que alguns aparelhos que são deixados de lado pelas fabricantes e Samsungs da vida no que diz respeito a atualização, agora sim, vão ficar literalmente esquecidos. Pois quantos aparelhos que não eram mais atualizáveis para o Android da época tinham como uma forma de consolo a Cyanogen como refúgio.

    3 - Não desenvolveram, ainda, um Nokia 3310 mais evoluido.

    Mas se a LineageOs vier pra trabalhar a altura ou melhor que a Cyanogen devemos agradecer. Pois é no momento de maior dificuldade que aparecem as grandes ideias.

  • Jairo rios há 1 mês

    Óbvio que estarei acompanhando o Lineage OS com prazer. A verdade é que nós consumidores necessitamos com urgência de um 3o OS relevante , possuir somente o Android e iOS a nossa disposição é péssimo , as 2 empresas já estão acomodadas , a inovação estagnou.

  • Marcio S. há 1 mês

    Pode sumir o nome, mas as roms customizadas sempre irão existir......

  • Vinicius Da Silveira há 1 mês

    Não entendi como o Fim da CyanogenMod seria algo bom. Ao meu ver, os únicos que ganham com isso são as Fabricantes com suas ROM proprietárias. Com o suporte da CM as pessoas ficavam muito mais tempo com os seus androids, porque com o SO da CM, na maioria dos casos, geralmente tops de linha antigos, acabavam tendo um android mais leve, mais otimizado e mais customizável, e atualizado pela CyanogenMod, enquanto pela fabricante, você tem um sistema cheio de coisas inúteis, uma péssima otimização, um péssimo gerenciamento de ram, e uma garantia de obsolência programada. Então quem ganha com o Fim da CM são as fabricantes, pois terão mais pessoas se desfazendo de seus aparelhos precocemente obsoletos graças ao sistema e a fabricante que não da um suporte descente. Mas o Lineage OS vem forte, como a Fênix ressurgindo das cinzas. E android, por ser um sistema livre, sempre terá ROMs customizadas.

59 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi