O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
95 Compartilhados 45 Comentários

O Google quer acabar com as senhas para os smartphones Android

O Google vem trabalhando para eliminar as contra-senhas em favor de outros tipos de padrões de segurança, como a forma de escrever e caminhar do usuário, bem como a sua geolocalização. O projeto - chamado Abacus - estará disponível aos desenvolvedores até o final do ano. E é provável que em 2017, a biometria como fator de autenticação se transforme em algo habitual nos dispositivos móveis.  

A segurança baseada em contras-senhas tem bastante pontos fracos. Por este motivo, o Google apresentou durante o Google I/O 2015 o projeto Abacus, cujo objetivo é eliminar contra-senhas e trocá-las por padrões biométricos. Este ano, o Google ATAP, a divisão de pesquisas da "Big G" ofereceu uma atualização deste projeto, que está cada vez mais próximo de virar realidade. 

Os usuários desbloquearão seus dispositivos ou apps com base em um acúmulo de "pontos de confiança"

Atualmente, acessar ambientes que trabalham com dados sensíveis, como bancos, exige a autenticação de dois fatores: uma combinação de algo que você sabe de cabeça (sua contra-senha) com algo que você tem em mãos (um smartphone ou tablet). Se você quer fazer uma transferência online, por exemplo, necessitará ainda de uma chave de acesso, junto com um PIN único (ou token) que o a instituição financeira enviará via SMS ou email. Ou, às vezes, no próprio app. 

ANDROIDPIT Camila on the phone texting
Autenticação de dois fatores. / © ANDROIDPIT

O projeto Abacus aperfeiçoará esses acessos, tornando-os muito mais seguros. Os usuários desbloquearão seus dispositivos ou apps com base em um acúmulo de "pontos de confiança" (trust score). Os pontos são calculados através de uma variedade de fatores, como padrões de digitação, velocidade, reconhecimento facial e de voz, entre outros.  

Não é a primeira vez que o Google trabalha com esse tipo de tecnologia. Vale lembrar que com o lançamento do Android 5.0 Lollipop, foi introduzido a função SmartLock, que permite manter o smartphone desbloqueado se o usuário está em uma localização segura, enquanto você mantém contato com ele via reconhecimento facial ou se ele está conectado via Bluetooth a outro dispositivo de confiança. 

smartlock android marshmallow
O SmartLock  está presente desde o Android 5.0/ © ANDROIDPIT

O Abacus dá um passo além, executando-se continuamente em segundo plano, com o objetivo de recolher informações sobre o usuário, para somar os pontos de confiança. Esta pontuação serve para verificar que você é quem diz ser. Se um aplicativo considera que sua pontuação não é suficientemente alta, ela pode voltar a pedir contra-senhas. Dependo do app, os requisitos de pontos variam, ou seja, o nível de segurança para acessar um app de banco será muito maior que o de um jogo. 

Os engenheiros do projeto Abacus trabalham na criação de uma API de confiança que está sendo testado por algumas instituições bancárias. Se tudo funcionar bem, é possível que os primeiros apps ou dispositivos com as novas funcionalidades de segurança cheguem ao usuário final já no segundo semestre deste ano.

Em suma: você será a sua própria senha. 

E o que você acha deste projeto do Google?

Os comentários favoritos dos leitores

45 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi