O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 29 Compartilhado 21 Comentários

Fixa ou removível: que tipo de bateria você prefere?

Esse assunto divide os smartphones, as companhias e a preferência do mercado: você gosta de celulares com bateria fixa ou removível? O tema é polêmico e encontra defensores ferrenhos de ambos os lados. Vou tentar aqui reunir todos os argumentos a favor e contra cada opção. A última palavra, naturalmente, vai ser a sua.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
© AndroidPIT

Neste ano, os defensores da bateria removível tiveram um belo motivo para alegria - o Galaxy S4. O carro-chefe da Samsung não apenas tem uma entrada para microSD (e obviamente a bateria removíve), ele é também um dispositivo fantástico quando falamos de software.

Já o time da bateria fixa ganhou dois defensores de peso - o elogiado HTC One e o Sony Xperia Z, que se destacam sobretudo pelo design. E aqui as opiniões se dividem: bateria removível e carcaça “barata” de plástico ou design (e material) de primeira linha com bateria fixa?

Tem que ser bonito

Os defensores da bateria fixa gostam sobretudo da maior liberdade de design dos dispositivos. Ao se abrir mão da tampa da bateria, os componentes podem ser melhor distribuídos, o que leva a linhas de design e escolha de material melhores. Além disso, o aparelho pode ter uma forma mais compacta, como o Huawei Ascend P6.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Bateria fixa deixa o dispositivo mais compacto. / © AndroidPIT

Outros argumentos a favor da bateria fixa: sem a tampa removível da bateria, o aparelho estaria também mais protegido contra poeira e água. Como duram em média um dia, as baterias não precisariam ser trocadas, bastando a recarga à noite. Ao permitir a abertura do dispositivo, além do mais, aumentariam as chances de acidentes que o danificariam.

Tem que ser prático

Os opositores da bateria fixa também têm argumentos interessantes: com o uso intenso do smartphone, a bateria se torna menos eficiente, e a troca deveria ser possível a qualquer hora, sem assistência técnica. Quando o telefone “morre”, é mais fácil fazer o hard reset num aparelho com bateria removível.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
A praticidade de uma bateria removível. / © AndroidPIT

Uma bateria extra oferece também mais flexibilidade, é fácil de ser transportada e é mais prática do que um carregador com fio. Celulares desse tipo, em outras palavras, dão ao usuário tem a possibilidade de comprar baterias de diferentes durações, dependendo do seu perfil de uso. E vamos combinar: não é sempre que achamos uma tomada naquele café ou restaurante para recarregarmos nosso dispositivo.

Design versus Uso

Uma coisa é certa: a bateria removível é sempre uma característica apontada pelos próprios fabricantes como uma vantagem extra, a fixa não. Apesar de nunca ter precisado trocar uma bateria, defendo o princípio de maior escolha para o consumidor. Hoje em dia podemos escolher a cor do celular, o tamanho da tela, a memória interna... por que não também a bateria?

Um terceiro grupo é formado naturalmente por aqueles para quem a bateria não representa critério importante para a compra do aparelho. E agora gostaria de saber a sua opinião. Você faz questão da bateria removível ou do design?

Fixa ou removível: qual bateria você prefere?

 

29 Compartilhado

21 Comentários

Escreva um comentário:
  • Na minha opinião existe um outro detalhe que não li alguém comentar aqui, trata-se de um possível defeito no conector de entrada do cabo de carregamento/transmissão de dados, muito das vezes esse ponto fica vulnerável, devido o uso diário do mesmo, deixando a conexão com folga e prejudicando o carregamento do telefone. Bem, neste caso a bateria móvel é bem mais interessante, pois você pode retirá-la e carregá-la num carregador externo. Então eu prefiro a bateria móvel, pois isto já aconteceu comigo.

  • Francamente, o que acham que qualquer fabricante faria? acabar primeiro o celular ou a bateria, assim só totalmente idiotas poderiam pensar em alguma vantagem para a bateria fixa, pois se uma bateria durasse cinco anos (como o meu nokia 500) os fabricantes iriam à falência.

  • Para mim não tem nem discussão, já tive celulares furtados com bateria removível e mesmo com segurança e rastreios instalados nunca consegui recuperar nenhum, o meu atual é de bateria fixa, levaram de uma dependência do meu trabalho onde havia esquecido o mesmo, pedi para colegas ligarem e nada de atenderem..., fui para o PC e rastreei, já estava dentro do carro de um colega que "encontrou" e disse que tinha guardado para "procurar o dono depois", mentira, pois com a tela bloqueada ele não conseguiu desligar o aparelho pois não tinha como remover a bateria, então escondeu no carro no estaciobamento para que outras pessoas não ouvissem as chamadas insistentes...; se deu mal pois tive tempo de localizar exatamente onde estava, mesmo que fosse levado por ladrões profissionais, eu teria algumas horas para localizar o aparelho com os bandidos junto... ou providenciar apagamento remoto da memória...

  • Tem usuário pra cada tipo de smartphone, eu acho que aqueles curtam usar o android ao máximo com rons e kernels bateria removível é essencial , mas pra quem usa do jeito que a fabricante oferece bateria fixa é uma boa, mesmo que com 1 ano a bateria fica ruim o capitalismo não deixa o consumidor ficar com o smart mais que 1 ano ou 2 kkk

  • Tenho o xperia com bateria removível e meu filho o de bateria fixa. Quando o meu deu problema de não ligar comprei outra bateria, hj tenho duas. Meu celular está ótimo. O do meu filho com bateria fixa deu o mesmo problema, sou obrigado a gastar com um técnico para trocar a bateria e ouvir ele dizer que é vírus, que não sei usar o celular e ficar em média um mês esperando o concerto dele, sem ele nesse tempo. Prefiro a removível e não recomendo a fixa.

  • Venho defender a bateria fixa. Sempre tive smartphone bateria removível e o Zenfone 5 foi o primeiro agora que estou tendo com bateria não removível e pela segurança é exelente, pois usando uma combinação de apps com screen lock + cerberus você não deixa o ladrão desligar o celular com tela bloqueada e ainda pega a localização e tira foto caso erre a senha. É bem melhor assim, se for removível a primeira coisa que ele tira é a bateria

  • Não me incomodo com baterias fixas, mas prefiro baterias removíveis, de você ter duas baterias e quando acabar a bateria já ter uma reserva e não deixar você na mão quando mais precisa mas a minha opinião

  • Com certeza prefiro bateria removivel. Ja tive pessima experiencia com um iPhone 3GS, aliás, quem começou com isso foi a Apple, senão me engano, antes de ter o iPhone 3GS tinha o N95 e duas baterias extra, ou seja, sempre achei confortante ter baterias a mais. Creio que as empresas estão fazendo isso obrigando o consumidor a ter que trocar de aparelho, por isso antes de comprar meu primeiro android eu pesquisei bastante, e por fim acabei comprando o Galaxy S4, não me arrependo em nada, ótimo aparelho e ainda posso jogar a vontade, pois tenho duas baterias extras. As pessoas que defendem bateria selada, são muito ridiculas ou anti-samsung, pois a bateria acaba com o tempo, não dura 2 anos, e ter que trocar é inevitavel, ou comprar outro aparelho.

  • Matéria sempre atual. Bateria fixa é obsolescencia programada. Não fosse pela possibilidade de trocar a bateria facilmente teria sido obrigado a trocar de smart depois de um ano e meio de uso.Curiosamente depois que troquei a bateria percebi REALMENTE que eu não precisava de outro SMART. Impressionante como o apelo é enorme. Exercendo uma pressão para que se troque. E ATENÇÃO : NÃO EXISTE BATERIA QUE VÁ SER EFICIENTE DEPOIS DE UM ANO DE RECARGAS. Ou você troca a bateria ou vai ficar tendo que recarregar cada vez mais porque a capacidade se esgota após esse tempo. Alguns novatos acreditam ser culpa de algum aplicativo ou do sistema. Isso só é correto se a bateria tiver menos de um ano de uso. Após isso a bateria jamais durará como antes. Depois dessa minha recente experiência na qual escapei de trocar o smart sem necessidade e apenas troquei a bateria me dando assim mais um ano tranquilamente com meu smart que gosto , não tenho dúvida : bateria fixa É GOLPE. Infelizmente a maioria cai no golpe e ainda aplaude. hehe

  • Sou mais as que durem muito e removíveis, ja tive alguns inconvinientes justamente pelo fato da bateria ser fixa e não ter como substituir no momento em que mais precisava (ela descarregou e não tinha nenhuma opção de por carga, e dai tive que recorrer ao clássico orelhão, o problema foi encontrar um que funcionasse bem). E outra coisa que tambem não abro mão é do uso de cartões de memória, muito prático e simples seu uso, no meu ponto de vista é indispensável.

  •   28

    Bom, eu prefiro baterias fixas, mas, amo.mesmo as que durem. Então na pergunta fixa ou removivel? Eu escolho: durável.

  • Jefferson h,

    Concordo contigo, mas convenhamos que "criptografar o cartão SD" é aramaico pro usuário padrão.

  • Concordo plenamente com o jefferson h.,

  •   60

    +Lucas, se tu usar a criptografia no cartão, ninguém conseguirá acessar, portanto, segurança não é a questão, e mesmo tendo dificuldades para retirar o chip, não impede de desligar p aparelho para depois tentar a retirada, portanto, os argumentos que tu usou não achei um diferencial positivo para as baterias fixas, foi um bom raciocínio.

  • Sempre tive aparelhos com bateria removível e admito que por muito tempo essa questão nunca foi um diferencial pra mim.

    Estou desde o ano passado com um S3, ganhei uma bateria extra e um carregador para esta bateria. A possibilidade de simplesmente trocar de bateria quando essa chegava ao fim é fantástica! Parei de racionar o uso do meu aparelho na rua.

    Em contrapartida, há um detalhe que nunca vi ser discutido e acho uma enorme vantagens de aparelhos cuja bateria é selada. Segurança.

    Qual é a primeira coisa que um ladrão faz ao roubar um celular? Normalmente é abrir o telefone, tirar a bateria e trocar de chip. Em aparelhos como o iPhone, por exemplo, é necessário utilizar uma chave especifica para se ter acesso ao SIM, logo a retirada do chip não é imediata, o que pode dar tempo pro dono do aparelho localiza-lo com o find my iPhone.

    Ainda sobre segurança, não adianta muito ter senhas indecifráveis no telefone, em caso de roubo, basta abrir a tampa e ejetar o cartão sd para ter acesso às suas fotos e de seus familiares, fora outros tipos de arquivos importantes e/ou sigilosos que possam estar na me,proa externa.

    Não estou dizendo que aparelhos sem espancado de memória e com bateria inacessível são melhores, é apenas um ponto que nunca vi sendo abordado.

  •   60

    bom eu venho aqui defender a bateria removível, quem gosta de se aventurar nas custom ROM como eu sabe importância disso, onde tu ter um aparelho em loop infinito e o botão do power não adianta de nada ai o que fazemos? tiramos a bateria, mas como se ela não sai? pois é.....
    tem busg na Sony e na googlerola que para arrumar a solução é retirar a bateria, e conectar o cabo USB....
    e pra finalizar, baterias podem sofrer avarias por temperaturas altas, que no verão dentro de um carro estacionado ocorre facilmente, ela incha ou deforma , e se não for trocada em breve ,pode até explodir, mas como ver se isso aconteceu se tu não tem acesso?
    não acho que uma tampa influencie tanto assim na aparência .

  • Não vejo problema na bateria ser fixa já que a assistência pode trocar caso não segure mais carga, porém um celular pode ser bonito ainda que a bateria seja removível como alguns Xperias da Sony e a assistência não deve ser tão barata quanto uma bateria avulsa.

    Também qualquer problema basta segurar o botão power por alguns segundos para forçar o aparelho à desligar.

  • Vida longa a bateria removivel....

  • Removível sempre! Aliás, foi por esse motivo que ainda não troquei o meu Galaxy Nexus pelas versões recentes, vou adiar ao máximo até sair um com bateria removível!

  • Vejo vantagem da bateria fixa em caso de roubo, pois daqui pra que o ladrão venha dar um reset em seu celular vc já sabe a localização. Já a bateria removível é a primeira coisa que o ladrão tira depois do roubo.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi