O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK

Muito tem se falado do Flipboard. E muita gente não entende por que tanto rebuliço em torno deste app. Afinal, para que ele serve se notícias podem ser vistas e lidas em outros apps de redes sociais e jornais? Vejamos, portanto, o que faz do Flipboard um dos apps de maior sucesso.

Avaliação

Versão testada Versão atual
1.9.6 Varia de acordo com o dispositivo

Funções & Utilização

Dispositivos:
Samsung Galaxy Nexus
Versão do Android: 4.1.1
Root: Sim
Mods: Sim / Popcorn Kernel 5.11

Samsung Galaxy Tab 10.1
Versão do Android: 4.0.4
Root: Sim
Mods: Nenhuma

Detalhes do app
Roda a partir do: Android 2.2
App2SD: Não detectável no Galaxy Nexus
Tamanho do app: aprox. 4 MB
Otimizado para Ice Cream Sandwich e JellyBean: Sim
Otimizado para tablet: Não, a visualização em um tela de 10” é muito grande

Permissões
Comunicações de rede
Memória do dispositivo

Qual é a sacada do Flipboard? Aqui uma breve resposta: o Flipboard coleta notícias de tópicos de interesse do usuário, inclusive as últimas publicadas em diferentes redes sociais existentes. E para visualizar tudo isso, você não precisa ter um app para cada uma das redes. Na verdade, com o Flipboard, você terá toda a informação que lhe interessa em um app só.

Quais as redes sociais suportadas pelo app? Citamos as mais importantes: Facebook, Google, Twitter, YouTube, Instagram, Linkedin e Google Reader. E a integração destas com o Flipboard é perfeita. Melhor ainda é constatar que você pode tanto selecionar uma categoria específica destas redes, como ter todas as informações. Sem contar que é possível adicionar quantas fontes de informação você quiser.

O Flipboard é muito prático, sem dúvida. E o que ainda chama a atenção é o seu design. Este app já estava disponível para o iOS há tempos. Há poucos meses ele foi lançado para Android. O seu design foi descrito como um mix audaz entre uma revista e o Windows Phone, descrição que não está muito longe de ser verdadeira.

Na tela principal do app, um fundo branco é realçado com diferentes células retangulares. Estes retângulos contêm as diferentes revistas, páginas e redes sociais de interesse do usuário. Estas, por sua vez, quando têm um update de um novo artigo, por exemplo, sincronizam com o Flipboard.

No fim, o app realmente parece uma revista. Na categoria de notícias, por exemplo, você pode navegar para a direção que quiser e ler os artigos folheando, como se fosse um revista de verdade. É aí que mora um dos aspectos que faz do Flipboard um belo app.

Você ainda pode dividir as diferentes células baseando-se nas fontes de proveniência ou ainda selecionar os artigos a serem lidos mais tarde. Na maior parte dos casos, uma versão móvel de uma certa página aparece como default. Mas isso não é um problema: você pode abrir a página original da web. Já adiantamos que o browser do Flipboard é ótimo para a leitura de notícias. E para retornar à página inicial, basta clicar sobre o botão correspondente ou ainda passando o dedo na tela, da direita para a esquerda, simulando um gesto de voltar para trás.

Navegar pelo Flipboard é a coisa mais simples do mundo. Isso graças aos gestos intuitivos e rápidos que o app desperta no usuário. Conjugando navegação e design sofisticado, explica-se de onde vem o sucesso do Flipboard. Sem contar que a integração do app com as redes sociais é muito eficiente.

Conclusão:
O Flipboard nos empolgou de verdade. No entanto, essa percepção é bastante subjetiva e cada um de vocês terá sua opinião. Objetivamente, o que torna o app tão interessante é seu belo design e a praticidade de reunir num app só todas as suas fontes de leitura.

Tela & Controles

O Flipboard é excelente. Há, no entanto, aspectos a serem melhorados. Por exemplo, o botão “Voltar” do Android funciona de acordo com a ocasião, quer dizer, se você está lendo um artigo, pode ser que o botão o leve de volta ao site a partir do qual se lê em vez de voltar para a página inicial do Flipboard. Em situações de compartilhamento de um artigo, podem acontecer problemas com as fotos. Apesar disso, o app funciona muito bem em geral.

Velocidade & Estabilidade

O Flipboard não apresentou problemas de estabilidade durante nossos testes. Os updates das páginas, no entanto, não são tão rápidos em algumas ocasiões.

Relação Preço/Desempenho

O Flipboard está disponível para download no Google Play Store: tudo de graça e sem banners!

Screenshots

Flipboard Flipboard Flipboard Flipboard Flipboard

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi