Samsung Galaxy S2 Lite — COMO ECONOMIZAR BATERIA NO S2 LITE 4.1.2(atualização II )

• Respostas:70
  • AbertoStickySem resposta

1/fev/2013 17:48:15 via Web

Aqui vou relacionar alguns apps que ficam rodando em segundo plano, que podem ser desinstalado,e no kernel personalizado, ajuste no gerenciador da cpu.
Lembrem , sempre façam backup de tudo que forem desisntalar, e façam este procedimento por sua conta e risco.

É preciso acesso root que você ve como faz aqui:http://www.androidpit.com.br/pt/android/forum/thread/503056/Samsung-Galaxy-S2-Lite-ROOT-S2-LITE-JB-4-1-2-atualizado
É preciso de algum app de gernciamendo de aplicativo com acesso root, eu recomendo este:http://www.androidpit.com.br/pt/android/market/apps/app/com.keramidas.TitaniumBackup

É preciso um gerenciador da cpu, eu recomendo este:http://www.androidpit.com.br/pt/android/market/apps/app/it.sineo.android.noFrillsCPU/No-frills-CPU-Control

Apps que podem ser desinstalados sem problemas.

-GOOGLE+: fica rodando em segundo plano,tu pode desinstalar ou apenas congelar ele pelo menu de aplicativos do jb,no gb não existe essa opção.
-GOOGLE MAPS: fica rodando em segundo plano, você pode substituir por um gps offline.
-FACEBOOK: fica rodando em segundo plano, você pode acessessar pelo navegador, é mais lento , mas vale pelo consumo da bateria.
-E-MAIL: cuidado para não desisntalarem o G-MAIL, pois esse está vinculado com a conta google, e você pode perder o acesso.
-KIES WI-FI: fica rodando em segundo plano, a maioria só coloca o aparelho no pc pelo usb mesmo,ele pode ser congelado no gerenciador de aplicativos.
-MEMORANDO: não roda em segundo plano, mas eu pelo menos não uso nunca, então vai livrar espaço na rom.
-PICASSA UPLOADER: fica rodando em segundo plano, serve para compartilhamento de fotos, o G+ não funciona sem ele.
-SAMSUNG ACCOUNT: fica rodando em segundo plano, se tu não fez o cadastro no site da samsung e nem usa o samsung apps, não tem serventia,mas ele é necessario para utilizar o serviço SAMSUNG DIVES, que faz o rastreamento do teu aparelho pelo site da samsung.
-SAMSUNG APPS: fica rodando em segundo plano, se você não usa, não há necessidade.
-SAMSUNGAPPSUNA2: fica rodando em segundo plano, vinculado ao samsung app.
-TECLADO SWYPE: fica rodando em segundo plano, e se você não usa, não faz falta, vai liberar espaço na rom por ser um arquivo grande.
-WEATHER WIDGET: roda em segundo plano , se você não utiliza, não é necessario.
-WEATHER WIDGET MAIN: roda em segundo plano, mesmo cado acima.
-YOUTUBE: fica rodando em segundo plano, aconselho a só congelar, pois se desinstalar, ele fica encomodando dizendo que o youtube travou, para sanar isso é preciso refazer a desinstalação varias vezes e reiniciar varias vezes para sanar esse problema.
-ALLSHARE SERVIÇE: fica rodando em segundo plano, se você não utiliza, não é necessário.
-COMANDOS DE VOZ: fica rodando em segundo plano, se você não utiliza, não é necessário.
-MINI DIARIO: só ocupa espaço, se você não usa, não é necessário.
-SAMSUNG BACKUP PROVIDER ,BROWSER SYNCADAPTER,CALENDAR SYNCADAPTER,CLOUD DATA RELAY,CONTACTSYNCADAPTER: se você desinstalou o samsung account, não tem utilidade, ficam rodando em segundo plano.
-CHAT ON: fica rodando em segundo plano, se não usa, pode congelar pelo gerenciador ou desinstalar.
-WIDGETS EM GERAL: se não usa, só ocupa espaço, só cuidado para não confundir o app relógio com o widgt relógio.
-APLICATIVOS TIM:com exceção do aplicativo tim chip, o resto que tiver palavra TIM podem desinstalar sem problemas.

esses são os apps que podem ser desinstalados .

3G,WI-FI

esses dois são grandes consumidores de bateria, se tiver apps atualizando em segundo plano, selecione o 2g , deixe o 3g só para navegar , mas de preferencia deixe o pacote de dados e o wi-fi desligado , se não haver necessidade.

Tela super amoled

Para entender o por que da dica que vou passar , é preciso uma breve diferenciação dos tipos de telas.

TELAS OLED, AMOLED, SUPER AMOLED.
simplificando ao extremo o funcionamento dela, é o seguinte, cada pixel da tela é um micro emissor de luz, onde o preto não emite luz , ou seja está desligado.nesse tipo de tela não há luz emitida na traseira do painel da tela.

TELAS LCD ,IPS
essas telas são ilunimadas por trás de toda extensão da tela,ou seja, a imagem sendo mais clara ou mais escura a iluminação é sempre a mesma por trás do painel lcd.

Partindo desse breve esclarecimento sobre as diferenças da lcd para amoled, vamos ao que importa para nós, como vimos , a nossa tela , que é super amoled, cada pixel é um micro emissor de luz, e quanto mais forte e colorida for a tela, mais ela emite luz, por consequência, consome energia, pois o preto nesse tipo de tela é formado pela não emissão de luz, ou seja o micro emissor de luz não está ligado, não está consumindo energia.
eu tive que explicar tudo isso para justificar o porque dessa dica, usem papel de parede e da tela de bloqueio totalmente preta.
sei que o aspecto não vai ficar muito agradável, mas o ganho em economia de bateria quando a tela estiver ligada vai ser enorme, pois quanto mais preto for o tema do aparelho, menos micro emissores de luz vão estar ligados(pixels),economizando assim bateria.

WIDGETS

Não usar mais widgets
- Quanto mais os widgets, o mais RAM, mais a bateria será drenada.
- desinstalar os widgets

Desabilite o Adobe Flash

Adobe Flash permite assistir a vídeos em sites, mas drena a bateria muito. A principal razão pela qual adobe interrompeu o serviço a partir do Android 4.1 é o problema da bateria.

Desligar as vibrações

A smartphones faz uso de um pouco de energia para fazer uma vibração, mas quando "Vibração ao pressionar a tecla" está habilitado, ao digitar uma palavra, o telefone produz maior número de vibrações. Ele consome mais bateria. Então, é melhor desativar esse recurso nas configurações de teclado.
- Consumo de energia de vibração. A baixa intensidade de vibração ou até mesmo desativar reduz o consumo de bateria.
- Desativar o feedback tátil.

GERENCIADOR DA CPU

quem colocou os kerneis personalizados , tem como instalar um app de gerenciamento da cpu , e deixando na configuração que está na foto abaixo, fica balanceado em desempenho /economia,mas é bom fazer varios testes para achar a configuração que melhor se adecua.

Com essas dicas , com certeza você vai economizar bateria, se você tem mais alguma dica ,compartilhe conosco.

— alterado em 31/mai/2013 23:57:06

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

21/mar/2013 17:14:05 via Web

Daniel Alves
Teria como parar a execução do Google Maps sem desinstalar ou bloquear?

Vlw.
não , o google maps só para se tu fizer isso mesmo.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

4/mai/2013 15:39:07 via Web

jefferson h.

3G,WI-FI

esses dois são grandes consumidores de bateria, se tiver apps atualizando em segundo plano, selecione o 2g , deixe o 3g só para navegar , mas de preferencia deixe o pacote de dados e o wi-fi desligado , se não haver necessidade.

Jefferson, há como fazer o que sugeriu de modo automático? Me pareceu meio complicado, cada vez que for usar o navegador abrir as configurações, uso de dados, etc.. É isso mesmo?

Obrigado

4/mai/2013 21:21:58 via Web

Hugo Cardoso
jefferson h.

3G,WI-FI

Jefferson, há como fazer o que sugeriu de modo automático? Me pareceu meio complicado, cada vez que for usar o navegador abrir as configurações, uso de dados, etc.. É isso mesmo?

Obrigado
olá, qualquer app para automatizar esse tipo de processo só serve para aumentar o consumo de bateria, tu que escolhe , praticidade ou economia, os dois tu não vai ter , lamento.

21/mai/2013 1:35:54 via Web

olá, exelente tópico me ajudou bastante, gostaria de saber se os seguintes apps podem ser removidos ou causará problemas..

Email 4.0
google play books
google play magazines
google play movies&TV
google play music
google search 1.0 e google search 2.0 (posso fazer pesquisar pelo chrome sem eles ?)
internet 4.1.2 (uso o google chrome)
Polaris viewer 4.1.2-janice_test
Talk 4.1.2
talkback 3.2.1
voice command 2.8.5
yahoo finance
yahoo news

Obrigado pela ajuda.

Device: Sony Xperia Z1 c9643

21/mai/2013 1:56:09 via App

Rykardo Ragazzini
olá, exelente tópico me ajudou bastante, gostaria de saber se os seguintes apps podem ser removidos ou causará problemas..

Email 4.0 - não pode
google play books - pode
google play magazines - pode
google play movies&TV - pode
google play music - pode
google search 1.0 e google search 2.0 (posso fazer pesquisar pelo chrome sem eles ?) - não pode
internet 4.1.2 (uso o google chrome) - não pode
Polaris viewer 4.1.2-janice_test -pode
Talk 4.1.2 - pode
talkback 3.2.1 -pode
voice command 2.8.5 - pode
yahoo finance - pode
yahoo news - pode

Obrigado pela ajuda.
editei teu post pra te responder.

22/mai/2013 3:59:22 via Web

Gente, boa noite.
Bom, atualizei o meu s2 lite para a rom oficial da tim neste último final de semana e o so tem gasto uns 30 a 40% de bateria, POR MADRUGADA quando eu deixo o telefone totalmente descontado e sem mexer.
Atualizei via kies e não fiz os wipes. Ele tá funcionando perfeitamente fora a questão da bateria.
O que eu deveria fazer? Vocês aconselham rootear e por alguma rom modificada? Se sim, qual? Se não, como devo proceder?
Agradeço desde já.

22/mai/2013 15:03:40 via Web

Roberta Lima
Gente, boa noite.
Bom, atualizei o meu s2 lite para a rom oficial da tim neste último final de semana e o so tem gasto uns 30 a 40% de bateria, POR MADRUGADA quando eu deixo o telefone totalmente descontado e sem mexer.
Atualizei via kies e não fiz os wipes. Ele tá funcionando perfeitamente fora a questão da bateria.
O que eu deveria fazer? Vocês aconselham rootear e por alguma rom modificada? Se sim, qual? Se não, como devo proceder?
Agradeço desde já.
olá bem vinda ao fórum, deixa ver se eu entendi, tu não está gostando do consumo da bateria?, tu deixa o 3g ligado? se sim, o consumo é quase normal, pois varios apps ficam atuando em segundo plano nesse caso, se tu não deixa o 3g ligado, realmente o consumo está alto, tu pode especificar mais em qual estado que tu deixa o aparelho de noite? quais apps tu tem instalado? se tu deixa o sincronismo em segundo plano ativado?
assim que tu responder , eu posso ajudar melhor.

22/mai/2013 16:11:55 via Web

Obrigada.
Então, eu desligo tudo: wi-fi, 3g... tudo mesmo.
E antes da atualização eu tinha os mesmos apps, que são o avast(eu sei que este gasta bastante bateria, mas não vejo razão pra estar gastando agora mais do que gastava antes); aquela coisarada toda de usuário noob: instagram, facebook, pinnterest, words for friends...blahblah nada demais.
No caso, eu coloco pra carregar antes de dormir, quando dá 100% eu tiro o telefone do alimentador, durmo... a hora que eu acordo, lá se foi um monte de bateria. o.o

22/mai/2013 16:27:13 via Web

Roberta Lima
Obrigada.
Então, eu desligo tudo: wi-fi, 3g... tudo mesmo.
E antes da atualização eu tinha os mesmos apps, que são o avast(eu sei que este gasta bastante bateria, mas não vejo razão pra estar gastando agora mais do que gastava antes); aquela coisarada toda de usuário noob: instagram, facebook, pinnterest, words for friends...blahblah nada demais.
No caso, eu coloco pra carregar antes de dormir, quando dá 100% eu tiro o telefone do alimentador, durmo... a hora que eu acordo, lá se foi um monte de bateria. o.o
ok, então é o seguinte, pra gente começar do zero, eu recomendaria fazer a atualização seguindo os passos pelo tutorial, pois pelo kies não é feito muitos passos que são vital para uma boa atualização, só assim a gente pode começar a ver o consumo , pois pelo tutorial , tu vai começar com a rom "limpa", e não com a rom toda suja pelo sistema antigo.se tu estiver afim ,começamos por isso, depois tu baixa todos os teu apps novamente , e se o consumo continua alto, vamos aos testes realmente dito.segue o link do tutorial de instalação:
MINI-TUTORIAL-DE-ATUALIZACAO-DO-S2-LITE-PARA-O-ANDROID-4-1-2-REFORMULACAO-II-ATUALIZACAO-FINAL-A-ESPERA-DO-4-2-2

22/mai/2013 22:43:49 via Web

Moço, desculpa incomodar por aqui,
e eu não quis procurar na tread pq tem 61 páginas.

Mas assim, como que eu "1-Faça a formatação da memória usb e do cartão de memória." formato a memória usb e do cartão de memória?

Tem algum tutorial detalhado?

Sou completamente nova com android e ainda morro de medo de fuçar e acabar estragando.
Estou bastante receosa de tentar instalar por odim e fazer meleca, ainda mais pq PODE dar meleca.

Obrigada desde já e novamente, me desculpe o incomodo.

22/mai/2013 23:01:42 via App

Roberta Lima
Moço, desculpa incomodar por aqui,
e eu não quis procurar na tread pq tem 61 páginas.

Mas assim, como que eu "1-Faça a formatação da memória usb e do cartão de memória." formato a memória usb e do cartão de memória?

Tem algum tutorial detalhado?

Sou completamente nova com android e ainda morro de medo de fuçar e acabar estragando.
Estou bastante receosa de tentar instalar por odim e fazer meleca, ainda mais pq PODE dar meleca.

Obrigada desde já e novamente, me desculpe o incomodo.
olá vai em configuração> armazenamento, lá tem a opção de formatação dos dois, depois de instalar a rom volta lá formata denovo.

23/mai/2013 15:12:13 via Web

Fala ai kra tudo bem? Eu acho que widgets gastam muita bateria e no Jelly Bean há muitos. O que queria saber com você é o seguinte: No menu de aplicativos tem as abas né> app/ widget/ download. Nessa aba widgets não tem a opção de excluir só os widgets. Somente os aplicativos juntamente com eles. Sendo que só desinstala os app baixados e não os de sistema. A minha duvida seria: é possivel de alguma forma desativar essas abas widgets e downloads, ou de alguma forma sumir com todos os widgets? Não uso eles pra nada e achei que faltou essa configuração de desativá-los na Jelly.
Falo cara. brigadão desde já.

23/mai/2013 15:28:53 via Web

HeulerPMDroid
Fala ai kra tudo bem? Eu acho que widgets gastam muita bateria e no Jelly Bean há muitos. O que queria saber com você é o seguinte: No menu de aplicativos tem as abas né> app/ widget/ download. Nessa aba widgets não tem a opção de excluir só os widgets. Somente os aplicativos juntamente com eles. Sendo que só desinstala os app baixados e não os de sistema. A minha duvida seria: é possivel de alguma forma desativar essas abas widgets e downloads, ou de alguma forma sumir com todos os widgets? Não uso eles pra nada e achei que faltou essa configuração de desativá-los na Jelly.
olá,widgets só consomem bateria e memória se estiverem ativado na area de trabalho do aparelho, enquanto estiverem lá na aba widget, não consomem nada, 99% dos widgets só desinstala desinstalando o app junto,por exemplo, o widget do face, tem que excluir o app face, e assim por diante, então tu tem que pensar bem o que tu quer desinstalar.
para desinstalar aplicativos do sistema, tem que estar com o aparelho roteado, e um aplicativo capaz de fazer isso, tipo o root manager ou titanium backup.

23/mai/2013 22:26:12 via Web

jefferson h.
HeulerPMDroid
olá,widgets só consomem bateria e memória se estiverem ativado na area de trabalho do aparelho, enquanto estiverem lá na aba widget, não consomem nada, 99% dos widgets só desinstala desinstalando o app junto,por exemplo, o widget do face, tem que excluir o app face, e assim por diante, então tu tem que pensar bem o que tu quer desinstalar.
para desinstalar aplicativos do sistema, tem que estar com o aparelho roteado, e um aplicativo capaz de fazer isso, tipo o root manager ou titanium backup.

Então, eu tenho o titanium. E nele tem um arquivo la escrito ...widgets que não tem opção de congelar.Somente backup e desinstalar. Sei la se posso desinstalar isso achando que vai sumir só os widgets né!? Mas, se você disse que só consome se estiverem na area de trabalho então ta de boa. Sabia disso nao. Valeu pela atenção aew e pelas informaçoes.